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  2. Detalhes frustrantes em jogos que por outro lado são bons.
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Detalhes frustrantes em jogos que por outro lado são bons.

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Rhedrun07/04/2015 às 18:52
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Rhedrun
MD

Quem nunca jogou aquele jogo muito bom, que se amarrou, até descobrir uma carta, uma regra, algum detalhe que seja, que quase estragou o jogo, ou ainda que estragou efetivamente o jogo pra você?

Tentem entender que o objetivo da lista n eh postar jogos que vc n goste, mas sim jogo que você no fim das contas até gosta, mesmo que pouco, mas que tem algum detalhe, uma carta chata, ou alguma exceção de regra que raramente acontece, ou qualquer detalhe que às vezes nem ocorre em todas as partidas do jogo, mas que quando ocorre te incomoda de alguma maneira.

Sintam-se à vontade para postar os jogos e os detalhes que vocês consideram brochantes =)

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Itens (23)

1 - Twilight Struggle 0

Ir para o jogo Rhedrun 07 Apr 15, 18:06
0

O Detalhe: A carta Wargames (#100)

Top 1 do BGG, jogo super bem criticado, e sim, um jogo que eu achei bom na primeira partida que joguei, e até o finalzinho da segunda.

No final da minha segunda partida, eu estava 7 pontos a frente do meu adversário, e em um determinado turno, veio na minha mão essa carta Wargames, mas cujo efeito eh que vc da 6 dos seus pontos pro seu adversário, e o jogo então imediatamente termina. Eh, eu ganhei por 1 ponto, mas de uma maneira meio... sei lah... sem graça.

Achei extremamente brochante e desnecessária a carta. O jogo terminar assim tira toda a graça de plano a longo prazo, dominação global e etc. do jogo.

Ainda n joguei o jogo uma tarceira vez, mas se jogar, acho que vou tirar essa carta do baralho da late war. =(

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2 - Dragon's Gold 0

Ir para o jogo Rhedrun 07 Apr 15, 18:14
0

O Detalhe: A pedra de 10 (ou seriam 15?) pontos

O jogo tem tudo pra ser muito bom. A ideia é muito bacana, as regras simples, e o jogo flui muito bem.

Não fosse a maldita da pedra de 15 pontos (ou 10, nem lembro, tem tempo que n jogo). 

Joguei apenas duas partidas do jogo, e em ambas me diverti muito. Em ambas, a pedra de 15 (ou 10) pontos simplesmente destruiu o jogo. A galera se estressou, discutiu quase num nível pessoal, e a sala chegou a ficar com uma aura de tensão. 

Resultado: um jogo ótimo que tive que vender porque a galera competitiva levou a sério demais na hora de dividir as pedras quando tinha essa pedra mais valiosa :'(

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3 - Star Wars: Imperial Assault 3

Ir para o jogo Rhedrun 07 Apr 15, 18:28
3

O Detalhe: Mais do mesmo

Novamente, antes que me taquem pedra, o jogo não eh ruim!!

Mas eu fiquei meio frustrado quando joguei ele, simplesmente porque achei o jogo "igual" demais.

Deixe-me explicar: Jogo board games há mais ou menos 8 anos, e já joguei uma penca de Dungeon Crawler. Se o Star Wars Imperial Assault tivesse sido meu primeiro Dungeon Crawler, provavelmente eu seria apaixonado por ele. 

Mas depois de jah ter jogado Descent, Space Hulk, Mice & Mystics, Dungeon Run, dentre outros, o Star Wars Imperial Assault não me mostrou nada excepcional, nada que valesse a pena jogar os outros parecido com ele fora, e ficar soh com ele, nem nada inovador, que valesse a pena manter os outros E ele juntos na mesma coleção.

Uma pena, pois quando foi anunciado eu acreditava que os elementos de Star Wars pudessem render algumas características únicas a ele, que nenhum outro Dungeon Crawler teria... Nesse sentido, apenas as minituras são apelativas, mas pra mim, n vale a pena soh por isso.

Um bom jogo pra se comprar, recomendadíssimo se você não tem nenhum Dungeon Crawler na sua coleção. Mas se você, como eu, jah está cheio de Dungeon Crawlers, esse eh soh mais um, nada de novo a oferecer. Pelo menos foi essa a minha sensação.

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4 - Stone Age 1

Ir para o jogo Rhedrun 07 Apr 15, 18:34
1

O Detalhe: A estratégia Starvation

Essa entrada não é minha opinião, mas sim de dois camaradas do meu grupo, e também um assunto que rendo discussões infinitas nos fóruns do jogo. 

Você consegue apresentar esse jogo pra uma pessoa, e fazer ela amar o jogo, jogar 50 partidas dele super feliz e querendo jogar mais. Até o dia em que vc resolve tentar, de brincadeira, a estratégia Starvation contra seus amigos. 

Essa estratégia tem algo incompreensível que faz o pessoal passar a odiar o jogo quase instantaneamente quando você usa ela contra eles. Eu continuo amando o jogo, mesmo depois de saber dela, e jogaria ele muito mais vezes. Mas meus amigos nunca mais quiseram jogar o jogo depois que descobriram essa estratégia.

O fato interessante eh que sim, eles gostavam do jogo antes de saber dela hahaha.

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5 - Bohnanza: Por um Punhado de Feijões! 0

Ir para o jogo Rhedrun 07 Apr 15, 18:37
0

O Detalhe: A possibilidade e recorrência de trocas bizarras.

Me amarro muito em Bohnanza...

...Até o momento em que um desgraçado na mesa troca um Cocoa Bean por um Wax Bean (ou troca bizarra semelhante), assim, pau a pau, 1x1.

Na boa, da vontade de virar a mesa :dizzy:

Fato interessante: O mesmo grupo quando joga Catan, nunca faz nenhum tipo de troca bizarra, são sempre trocas de valor justo. Aparentemente eh algo pessoal com o Bohnanza.

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6 - 011 0

Ir para o jogo Rhedrun 07 Apr 15, 18:42
0

O Detalhe: A possibilidade de ninguém ganhar, e a facilidade de isso acontecer.

Velho, que ideia maneira de jogo. Criativo, um jogo de investigação com bastante personalidade.

Uma jogabilidade simples e interessante, com uma tomada de decisões bem legal.

O jogo tinha tudo pra ser um dos meus nota 10, e eu continuei pensando isso durante as 2 primeiras horas da única partida que joguei.

Até o momento em que vc descobre que, ou na sua vez você revela a localização do Orgão, e na vez do seu adversário ele chega no orgão e ganha a partida, ou ele na vez dele revela o orgão, e ai na sua vez você que vai chegar no orgão e ganhar.

Resultado, ninguém revela o orgão soh pro outro não ganhar. E o jogo tem um final determinado, onde se ninguém chegou até o orgão ainda, todos perdem. E sim, fui ler mais sobre o jogo, e aparentemente isso acontece na maioria das partidas.

Uma pena, pois como falei, tirando esse final brochante, o jogo eh muito interessante.

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7 - Puerto Rico 0

Ir para o jogo Rhedrun 07 Apr 15, 18:46
0

O Detalhe: Vantagem ao Sentar à esquerda do novato.

Nunca aconteceu comigo, mas eh bastante difundido na comunidade o conceito de que quem senta do lado esquerdo de um novato tem uma vantagem imensa no jogo.

Um detalhe talvez chato, num jogo que apesar disso eh excelente. Um dos Euros que eu mais gosto até hoje, mais de 5 anos depois de ter jogado ele a primeira vez. Por sorte, todas as partidas que eu joguei, ou eu era o novato da mesa (então n senti o efeito ruim disso ocorrer, porque nem tinha noção), ou a mesa inteira era de experientes.

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8 - Rex: Final Days of an Empire 1

Ir para o jogo Rhedrun 07 Apr 15, 18:49
1

O Detalhe: Possibilidade do jogo acabar no primeiro turno.

A galera tem que vacilar muito, mas já aconteceu e foi bastante brochante. Existe uma raça no jogo, e apenas uma delas, que pode ganhar no primeiro turno, com menos de 30 minutos de jogo. 

Pra um jogo que tem uma certa promessa de semi-épico (afinal, ele eh uma espécie de filhote do TI), e que tem duração média de 3 horas, poder acabar em 20 minutos eh bem tosco.

Nas partidas "normais" porém (onde isso n ocorre), o jogo se mostra um ótimo jogo, muito bom mesmo, digno de ser chamado de filho do TI :D!

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9 - Lewis & Clark: A Expedição 3

Ir para o jogo Hugosan 08 Apr 15, 08:17
3

Joguei o jogo e achei bem legal o contexto e a administração das ações. Porém me deparei com uma estratégia de um jogador que achei ser realmente "brochante" (seguindo a idéia do título da lista).

Logo no início, o cara simplesmente fazia as melhores ações que poderia fazer para se "bombar" e tomava todas as penalidades possíveis, fazendo o regredir no rio até o ínicio (5 casas antes da largada). Contudo, como existe um limite para a regressão, ele não era mais penalizado e continuava se enchendo de recursos. Até que ele conseguiu fazer uma jogada em que saiu lá de trás e pulou já para o início das montanhas... EM UM ÚNICO TURNO!

Os desenvolvedores poderiam ter evitado isso se tivessem criado o rio com muuuuito mais casas antes da largada.

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10 - Midgard: The Card Game 2

Ir para o jogo Clemerson 08 Apr 15, 11:57
2

eu gosto muito desse jogo, ainda mais por ser brasileiro.
Tem uma mecânica muito interessante, temática também. Depende um pouco da sorte, e tem um downtime elevado, mas é um ótimo jogo. 
Porém, tem duas coisas nele que me incomodam. Lutar contra outro jogador não é muito vantajoso, você apenas ganha recompensa (que pode ser bem ruim), e o jogador derrotado não perde sua tropa.
Outra coisa é que viajar pelos mundos dá recompensas, e como você pode ter 5 tropas na mesa, você pode fazer um combo só viajando e ganhar várias recompensas com pontos de vitória, e se sair melhor que um jogador que enfrenta um desafio. Exemplo:

Jogador X e Y (os dois tem 3 tropas na mesa, praticamente iguais):

Jogador X decide enfrentar um desafio que dá 6 pontos de vitória. Engaja uma tropa e ganha do desafio. A regra diz que ele perde toda a tropa (foi para valhalla). Ok.
Ainda restam duas tropas. ele então viaja, engajando as duas tropas restantes, e ganha recompensas por viajar. Tira 1 ponto de vitória.
TOTAL: 7 pontos

Jogador Y decide viajar. Ele engaja duas tropas e viaja. Tira uma recompensa de dois pontos de vitória. 
TOTAL: 2 pontos.

Até ai parece que esta tudo bem. Mas lembrando que jogador X perdeu uma tropa por batalhar, no próximo turno ele terá uma tropa a menos, e talvez as duas tropas que sobraram não serão suficientes para combater um desafio. Pode demorar 3 turnos até ele conseguir batalhar novamente. 

Jogador Y usa a estrategia de ficar viajando, e a cada turno ganha 2 pontos de vitória por exemplo. Ao final de 4 turnos ele já tem 8 pontos de vitória. 

Não sei se ficou bem explicado para quem ainda não jogou. Eu joguei 5 partidas e já fui derrotado pelo jogador "viajante".
Quem já jogou várias vezes, pode explicar melhor se isso é mais comum, ou menos comum do que eu percebi.

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11 - Dogs 3

Ir para o jogo MOITA1980 08 Apr 15, 12:02
3

Acho Dogs um euro leve muito bacana, com uma temática que traz bastante não-gamers para a mesa.  E abre muitas portas para euros mais pesados.  Até escrevi um review sobre ele no site do Onboard.  Nesta mesma review eu já comentava dessa regra brochante da pontuação por recursos.  Quem é o primeiro jogador na fase de alocação de trabalhadores e tem algum dinheiro sobrando, é muito roubado ocupar o pet Shop e estocar toneladas de ração e remédio.  Já ganhei muitos jogos apertados com esta regra, é um pouco fora de contexto já que durante o jogo todo você é forçado a administrar bem o seu Centro de Resgate Animal.  Entendo um pouco de administração na vida real e não vejo sentido em um estoque abarrotado... 

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12 - Zombicide 3

Ir para o jogo MOITA1980 08 Apr 15, 12:08
3

Esse vocês podem achar que é mimimi meu, mas uma regra que me irrita muito é que seus tiros são teleguiados para o amiguinho que está num espaço com outro(s) zumbi(s).  Até onde eu sei uma das características dos Ameritrashes é amarrar o tema com a mecânica.. e isso não acontece nesta regra.  Acredito que seria bem mais verossímil que você acertasse seu amigo somente se errar os zumbis.  Mas ainda assim adoro Zumbicídio.

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13 - Bang! 1

Ir para o jogo leofrossard 08 Apr 15, 13:06
1

Carta de Dinamite!

A carta é divertida, mas a pessoa que usá-la é a mais prejudicada, visto que ela é a primeira a fazer o teste de explosão.
Pode até ser útil caso você seja o Renegado ou já esteja no tudo ou nada, mas no geral não é uma jogada inteligente.

Jogo com a house rule que o dono da carta não faz o primeiro teste.

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14 - Istanbul 1

Ir para o jogo danieldofig 08 Apr 15, 17:14
1

Primeiro jogador vence.

Não se se já aconteceu com vcs, mas no nosso grupo é recorrente.
Se montamos o jogo na configuração para jogadores iniciantes, a mais fácil, existe uma tendência forte do first player ganhar. Ele já sai direto para recolher recursos e trocar por habilidades.

Acontece com vcs?

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15 - Change Horses 1

Ir para o jogo Neno 08 Apr 15, 22:43
1

O First Player no primeiro leilão gasta menos cenouras! 

O jogo é muito bom! Divertidamente competitivo, a turma adora o jogo por aqui;

MAS...

No início não há uma concorrência, nem é algo muito estratégico ser o último jogador, então o q geralmente acontece (num jogo de 4P por exemplo) o 1o. Aposta 1 cenoura, o 2o. Aposta 2 cenouras, 3o. Aposta 3 cenouras e o 4o. Aposta 4 cenouras, confirmando-se assim essa ordem na 1a rodada, e essa diferença de cenouras apostadas PODE refletir nas rodadas finais. 

O fato do número de cenouras ser a 1a condição de desempate no final do jogo também acentua ainda mais o bug.

Criamos uma House Rule pra dissipar esse desequilíbrio! Postado na ficha do jogo.

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16 - Talisman: O Mágico Jogo de Aventura – 4ª Edição Revista 1

Ir para o jogo Drikun 08 Apr 15, 23:25
1

Personagem: Anão.

Sim!! Gosto deste jogo. Ele me lembra o banco imobiliários de fantasia medieval, deve ser por isso que me apeguei a ele (RPG também tem seu mérito aqui...). É muito nostálgico!
Sei que é um jogo de pura sorte e os personagens são desbalanceados. Mas o anão é muito, mas muito apelão! Nunca vi um personagem tão overpower como ele: tem bons atributos e deve possuir umas 5 habilidades todas boas, enquanto a maioria possui 2 a 3 habilidades, às vezes inúteis!!

Uma vez, um amigo jogando com anão (tinha duas escolhas: o anão ou o guerreiro que também é um outro apelão) terminou o jogo tão rápido e tão fácil que minha frustração com o jogo me afastou do Talisma por muito tempo... Sempre que dava uma rolagem ruim nos dados, alguma habilidade do anão o ajudava! Foi assim até o final, e para finalizar, o anão tem uma habilidade mais apelona de todas: rolar um dado a menos ao tentar passar no porta para o mundo interior!!! É de doer!

Resumindo, se vc escolhe o anão e não tira nenhuma rolagem ruim (não precisa nem tirar rolagem boa) da pra ganhar fácil com o anão. Sem precisar evoluir.

Eu sei que com sorte, e só, com sorte, você ganha qualquer partida com qualquer personagem, mesmo contra o anão... Mas me pergunto até hoje, porque ele é tão desbalanceado assim !!???

Adoro jogos de sorte, principalmente com dados. Estou acostumado a perder ou ganhar por causa de uma rolagem específica... Mas esse dia do anão foi marcante!!  :(

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17 - Alien Frontiers 3

Ir para o jogo iabadabadu 09 Apr 15, 11:53
3

Eu considero que todas as ações do jogo tem uma cara de Euro, o que torna o jogo uma mistura de puzzle com gerenciamento, tudo isso imerso em controle de área e combos de habilidades. Tudo no jogo me agrada bastante!

Agora, a ação de roubar recursos/carta é muito broxante na minha opinião.
Eu suporto jogos com mecânicas "take that" (ou "tome isso"), mas essa do AF é uma mistura de sorte nos dados com permitir que em uma rodada um jogador te destrua... Acho ela muito OP e totalmente desconectada do restante do jogo.

É horrível passar rodadas pensando no que fazer, tomando boas decisões, bloqueando os oponentes... e de repente, por causa de um 4, 5, 6, tudo vai para o ralo. Broxante. Acho a mecânica muito na contramão do restante do jogo.

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18 - Power Grid 1

Ir para o jogo Descolado 10 Apr 15, 16:28
1

Acho um jogo ÓTIMO, não tem nem o que discutir. Comprei o jogo quando ele estava em 2º lugar no BGG atrás do PUERTO RICO. Após várias partidas, o sistema de LEILÃO me deixou extremamente frustrado. Aliás descobri que simplesmente DETESTO isso num jogo, seja qual for [risos]. 

Sempre que tem leilão e envolve "dinheiro", pode esquecer: Pegue lápis, papel e comece a fazer CONTAS para tentar saber qual o preço máximo você pode (ou deve) pagar para obter tal recurso. Não é preguiça mental (mexo com computadores então fazer contas faz parte do meu cotidiano), apenas acho ruim porque tira o foco do jogo que é tratar tática e estratégia e não ficar fazendo projeções matemáticas. Achei isso BROXANTE o que me fez vendê-lo. É um ótimo jogo, mas leilão definitivamente não me agrada.

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19 - Sid Meier's Civilization: The Board Game - Fame and Fortune 3

Ir para o jogo viniciusjf 11 Apr 15, 13:53
3

Primeiro, adorei a lista, a ideia é muito boa.
Civilization é um dos meus jogos preferidos, tanto o jogo em si quanto o conceito, uma obra prima mesmo. Sento para jogar e nem vejo passar as potenciais 3, 4 ou 5 horas de jogo.
Mas... por mais que a gente saiba que todo jogo com com variable player powers é sujeito a discussões sobre balanceamento, esta expansão do jogo, apesar de indispensável, traz o tal do Árabe, que é escrotamente roubado e todo combado em si mesmo!
Aí e gente tem que tirar ou fazer remendo na civilização, o que me desanima bastante.
É um problema, aliás, que também vejo na expansão do Terra Mystica.

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20 - As Lendas de Andor 1

Ir para o jogo viniciusjf 11 Apr 15, 13:58
1

Um cooperativo belíssimo, mecânica boa, mas acessível, com boa imersão, desafiador... Muitas qualidades.
Mas aí toda vez que você mata um monstro a porcaria da lenda anda, isso é muito chato.

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21 - DungeonQuest (third edition) 0

Ir para o jogo professor 12 Apr 15, 07:19
0

O jogo é bom. É um dos que mais ganha mesa aqui em casa. Diverte uma ou duas partidas. Mas a dependência exagerada da SORTE estraga a experiência. O tempo todo você joga dado ou pega cartas que te manda pegar outras cartas apenas pra não fazer nada ou pra jogar um ou dois dados e verificar so você morreu ou não. 

Outra coisa bastante ruim é o combate. Nunca joguei algo com combate tão mal elaborado. É chato, lento, irreal e aleatório. 

Sinto falta da opção para 5 ou 6 jogadores.

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22 - Shadows Over Camelot 0

Ir para o jogo Rafael Sales 17 Apr 15, 10:30
0

Para um jogo cooperativo, não faz sentido algum não poder compartilhar qual a carta que está sendo colocada em cada missão. E pior ainda: não é que vc não pode falar nada, vc pode dar "dicas"... Oi??? Então, no lugar de falar "a carta que eu coloquei é um 5", que no caso é o maior número, vc só pode dizer "a carta ali é mto boa"... Gosto mto desse jogo, mas prefiro jogar ignorando a regra!

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23 - Tzolk'in: O Calendário Maia 0

Ir para o jogo Antonioxxx 10 Jul 15, 19:18
0

Eu nunca joguei esse, mas estou bem interessado. Mas tenho uma dúvida que é bem pertinente com essa lista: Já li e ouvi algumas pessoas dizendo que o negócio pra ganhar esse jogo são as tais caveiras de cristais. Ele é dependente de um caminho pra vitória mesmo ou é como o Stone Age que se jogado com pessoas experientes um único caminho já num é a única alternativa??

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