Top 10 em 18.10.18
Atualizado em 25.01.19 (troca entre os ## 1 e 2).
30.01.19: Resolvi adicionar aqui na descrição alguns jogos que podem eventualmente entrar no TOP 10. Sem ordem específica: Brass: Birmingham; Arboretum; Schotten Totten; Condottiere.
22.02.19: Com a chegada do Brass: Birmingham alguém tinha que sair pra abrir espaço, o escolhido foi o Puerto Rico depois de muita análise. O que contou contra foi uma característica apenas: a ordem de jogo no PR importa demais, o que acaba criando um desbalanceamento "por sorte". O jogo continua muito bom, praticamente um top 11. Com isso, Agrícola foi para 6, El Grande para 7 e o Brass: Birmingham tá na 8, acima do Glass Road, 9, e Skull, 10. Outro novo forte candidato a entrar em breve no top 10 é o The Estates.
23.03.19: Food Chain Magnate fora da lista por alguns motivos bem específicos, incluindo os fatos de eu já ter jogado muitas partidas e não achar ele mais tão divertido ou cativante (aka não quero mais jogar ele). Brass: Birmingham foi pro 5 (antigo lugar do FCM). No 8 (antigo lugar do B:B), The Estates faz sua estreia no top 10. Por enquanto, sem previsão de outro jogo entrar.
25.03.19: Depois de mais algumas partidas de Terra Mystica e Projeto Gaia, decidi por colocar o PG como o "titular" da posição 2, o TM passa a ser o "suplente" na mesma posição. As raças do GP são mais interessantes do que as do TM, talvez essa impressão se deva ao fato de que eu joguei muito mais o TM, mas é a minha sensação atual.
29.06.2019: Várias mudanças! Root chegou apavorando, foi para o 2º lugar direto. Talvez caia, talvez suba, dependendo das próximas jogatinas. Feudum já tinha caído para 2 (atrás do Projeto Gaia), agora caiu para 4 (Age of Steam subiu para 3) em razão da extrema dificuldade de ver mesa... e nas últimas vezes não foi tão recompensador, mas ainda é um ótimo jogo. Além disso, El Grande foi defenestrado pelo Hansa Teutonica (novo 7) e saiu da coleção, os jogos não são tão parecidos mas, para mim, exigem o mesmo humor para jogar... e o novato (na coleção) foi o preferido em todas as últimas vezes. Outro que saiu da lista foi o Glass Road, pela dificuldade de ver mesa (não pelo peso, mas por não ser pesado o suficiente para uma noite exclusiva e nem leve o suficiente para servir de filler/jogado na mesma noite com outros jogos) e foi substituído pelo Keyflower, que já tinha saído do top 10 e voltou em razão de novas jogatinas com 4 jogadores (antes, a maioria das vezes era com 6, o que acabava prejudicando o jogo). Brass: Birmingham tomou a quinta posição do Container. Em razão da entrada do Root, Skull que era o número 10 acabou saindo da lista.
18.09.19: O Top 10 acabou virando um Top 5. Considerando a quantidade de jogos que já experimentei até hoje (cerca de 200) cheguei à conclusão de que não faz sentido ter um "Top 5%" e que um "Top 2,5%" seria mais adequado. Além disso, há algum tempo há pequena diferença entre o meu sexto preferido e o décimo primeiro. Além disso, Projeto Gaia definitivamente se isolou na liderança, fazendo o Terra Mystica sair da coleção. Brass: Birmingham pulou para a quarta posição e o Hansa Teutonica foi para a quinta, tirando Feudum do top 5.
10.02.20: Essa atualização marca uma mudança do meu perfil como jogador. Depois de quase um ano sem jogar Age of Steam (por ter vendido uma cópia para comprar a edição nova), quando reencontrei o jogo tive certeza de uma percepção que pouco a pouco surgiu no último ano: minha tendência em gostar de jogos bastante punitivos acabou se esvaindo e deu lugar à apreciação de jogos bastante interativos mas não tão cruéis. Age of Steam é um jogo maravilhoso, mas sua a interação negativa, que era há algum tempo um grande atrativo, acabou me afastando. Com isso, o jogo acabou saindo do top 5, sendo que Brass: Birmingham e Hansa Teutonica subiram uma posição cada. Nesse contexto, Tapestry acabou entrando na quinta posição. Sua interação positiva, facilidade de regras e alta variabilidade entre partidas me ganharam. Além disso, olhos abertos para o recém-chegado (na coleção) Keyper, que, ao que tudo indica, é um Keyflower em que a interação é quase que puramente positiva entre os jogadores.
O post chegou no limite dos caracteres! As atualizações estarão nos comentários!
-
{{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
-
{{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
-
{{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
-
{{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
-
{{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
-
{{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}