Esta nova edição de Greenland inclui o pacote de expansão Sea Sami para que seja jogável com até 4 jogadores.
Os quatro jogadores de Greenland representam as tribos Tunit (Jogador Verde), Norse (Jogador Vermelho), Sea Sámi (Jogador Azul) e Thule (Jogador Amarelo) que habitavam a Groenlândia dos séculos 11 ao 15.
Como tribo, você tenta garantir alimentos, recursos e tecnologia para aumentar o tamanho de sua tribo e dar suporte para crianças, idosos e animais ao mesmo tempo em que também aniquila espécies concorrentes ou coleta recursos para coletar pontos de vitória. Você deve contornar o clima e a extinção dos recursos naturais, bem como negociar acordos para proteger suas esposas enquanto decide entre o monoteísmo ou o politeísmo. Neste jogo de construção de tableau, você vai mandar sua população para caçar espécies nativas da Groenlândia - mas algumas podem não voltar. (Historicamente, o clima tornou-se frígido e todos, exceto o Thule (Inuit), morreram).
O jogo acontece em seis fases; todos os jogadores completam cada fase na ordem do turno, então a próxima fase começa. Cada turno é uma geração. Em ordem:
Resolver eventos: os exemplos incluem mortes de idosos, migrações de animais, feudos ou resfriamento global. Se um navio comercial chega, um leilão é realizado por suas mercadorias.
Designar caçadores: Os caçadores são designados para locais de caça, coleta de recursos, colonização do Novo Mundo, invasão de outras tribos para esposas ou animais ou promoção para um ancião.
Negocie: Os jogadores podem subornar outros para que retirem pacificamente os caçadores, inclusive casando-os com suas filhas. Jogadores com um Elder War Chief podem usar caçadores para atacar outros no mesmo cartão. O Novo Mundo se torna hostil se houver muitos colonos.
Resolva a caça: role um dado para cada caçador e modifique-o para tecnologias e casamentos. O sucesso pode resultar em novos caçadores, recursos, cartões de mão, esposas e/ou tecnologias. Cuidado, pois alguns animais podem ser confundidos pelo relacionamento predador e seus caçadores podem não retornar. Alguns sucessos deixam suas cartas da área de jogo central em sua mão se estiverem dentro do limite de mão.
Manter o gado: Pague para manter os animais que você já domesticou.
Faça ações mais antigas: Exemplos incluem invenção, domesticação, proselitismo e queima de bruxas. Se você não tem anciões, pode se converter ao monoteísmo.
Dependendo da visão de mundo teísta final de cada jogador, ele tem uma pontuação variável baseada em caçadas bem-sucedidas (politeísmo) ou coleta de recursos (monoteísmo).
72 homens da tribo
4 homens grandes da tribo
32 discos laranja
12 discos brancos
12 discos pretos
10 dados de seis lados
63 cartas
4 placards
1 player aid
1 livro de regras
63 (57.5 mm X 89.0 mm)
Living Rules (https://docs.google.com/document/d/1GvpQej7ttnN5N23x9T1gZGJH_dd535wl6ZjtxUMdT6A/edit) |
Site oficial (https://ionsmg.com/collections/dominanta/products/greenland-3rd-edition) |
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