Por Andy Szymas
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1613850/costa-rica-love-child-incan-gold-and-hey-s-my-fish
Você balança o seu facão através das videiras, ignorando os macacos que balançam em uma árvore próxima. Bem, já vimos tantos macacos antes que estas fotos provavelmente serão inúteis. Você sabe que se for apenas um pouco mais, o seu grupo pode achar algo legal - talvez um jaguar ou um tucano. Cara, um jaguar iria levá-lo para a capa da National Geographic!
Enquanto você corta as videiras, você tropeça e chega a uma clareira de repente. Na sua frente aparece... o seu colega Hitchens e seu grupo. Atherton fez você andar em círculo, e isto não é bom
.
Bem vindo a
Costa Rica.
Em
Costa Rica, 2-5 jogadores estão liderando expedições na floresta para recolher animais. As regras fazem parecer que você está tirando fotos desses animais raros (e não tão raros), mas eu prefiro acreditar que você está capturando-os e enviando-os para
Zooloretto.
A primeira parte do jogo é basicamente um
Incan Gold /
Diamant. Se você é o líder da expedição, você escolhe a direção que quer ir. Depois de cada local, os jogadores fazem uma escolha - passar pelo local ou fugir. Se eles fogem, eles pegam todos os tiles revelados, mas deixam o grupo e não podem mais obter novos animais com esse grupo. Se todos eles passam, o líder da expedição mantém o movimento - a menos se estiver em perigo.
Um passo em falso não é um grande negócio. Vocês são exploradores saudáveis... mas se você liderar o grupo para uma segunda cascata, todo mundo achará que você é um líder porcaria e o chutará para fora. Você começa a recolher todas as peças não-perigosas que revelou e então está fora desse grupo.
Até agora, isto é quase um Incan Gold, um jogo que eu gosto bastante. A principal diferença é que a escolha de fugir está na ordem do turno (uma pessoa de cada vez), e apenas o líder da expedição tem de se preocupar com o perigo. Uma vez que alguém tenha reivindicado os tiles (por fuga ou pelo líder da expedição ser um idiota e levar-nos a outra cachoeira), o token de líder da expedição passa para o próximo jogador, que, em seguida, começa a ativar o grupo. A expedição continua no último espaço que foi revelada.
E é aí que
Hey, That's My Fish! entra neste jogo - porque há seis grupos, e é bem possível abandonar um grupo e deixá-los com a parte mais estúpida da selva.
Uma vez que você é o líder da expedição, você está no comando. Você pode direcionar a expedição (contanto que tenha pelo menos alguém junto) em qualquer direção que quiser. Quer diminuir o seu grupo e deixar os outros com um único besouro de estrume? Claro, por que não? Você é o próximo na linha após o atual líder da expedição e quer cortá-lo? Claro, fuja e, em seguida, ative outra expedição para deixar o grupo anterior (sem você) na poeira!
É claro que qualquer jogador na sua expedição pode optar por interromper a sua fúria pela selva fugindo como um demente (e receber alguns tiles), mas ao fazê-lo, ele deixa o grupo - e se um dos grupos ficar com uma pessoa, essa pessoa pode limpar metade da selva por si mesma.
No final do jogo, você ganha pontos para os animais que você fotografou. É padrão a pontuação da coleção de componentes - quanto mais macacos você ver, mais pontos eles valem. Se você pegar todos os 6 tipos de animais, isso é um bônus de 20 pontos.
Este é um ótimo jogo de pressione sua sorte. A tensão delicada é o que torna este um excelente jogo.