Lançado em 2010 pela Fantasy Flight Games, Horus Heresy é um wargame para 2 jogadores, com partidas épicas cuja duração varia de 2 a 3 horas, baseado na famosa franquia de jogos de miniaturas e de RPG Warhammer 40.000 da Games Workshop.
Na verdade, Horus Heresy reproduz uma batalha decisiva para a criação do universo Warhammer 40.000, passada dez mil anos antes do cenário atual, quando parte do império humano se voltou contra seus governantes, lançando um brutal ataque final contra a Terra para destruir seu imperador. Essas hostes traidoras são comandadas pelo antigo braço direito do imperador, Horus, corrompido pelas malignas forças do Caos, os deuses vilões tanto da franquia medieval de Warhammer (vista em outros jogos, como o excelente Chaos In The Old World, da mesma editora), bem como da sua faceta de ficção científica, Warhammer 40.000.
Horus Heresy é um jogo diferenciado. Um wargame que dispensa a utilização de dados em prol de cartas de ação e combate, valendo-se de formações de exércitos e personagens especiais com poderes diferenciados, cartas eventos que influenciam cada turno, dois mapas idênticos dos arredores do palácio imperial na Terra e da nave insígnia do traidor em órbita, porém em escalas distintas (um em nível tático, com peças em 3D do terreno; e outro em nível estratégico, dividido em regiões, uma das quais é a mencionada nave de Horus, a Vengeful Spirit).

Agora, a mecânica realmente diferenciada do jogo é a sua trilha de iniciativa, arduamente disputada pelos 2 exércitos, pois, aquele com seu marcador posicionado mais próximo do início da trilha detém a iniciativa tática e estratégica. Assim, Horus Heresy não se vale da clássica mecânica de alternância de turno. De fato, um jogador imprudente que exagerar nos seus pontos de iniciativa pode ficar por um longo período à revelia das ações de seu oponente.
Esse é, de fato, o grande barato do jogo, afinal um exército ou seus personagens com poderes especiais somente são ativados mediante o emprego de cartas de ação (cujo custo varia de 0 a 3 pontos de iniciativa), que podem ser descartadas diretamente da mão dos jogadores no mapa tático ou empregadas para uso posterior no mapa estratégico, a um custo usualmente mais baixo do que na primeira opção.

Essa inteligente e bem equilibrada combinação de diversos mecanismos cria um jogo de elevado grau de complexidade tático e estratégico, demandando uma boa compreensão do intrincado livro de regras. Contudo, depois de duas ou três rodadas, as regras, a despeito de sua complexidade, provam-se bem intuitivas e de fácil assimilação, ainda que as dominar seja outra história: a montagem de uma estratégia efetiva de longo prazo consumirá ao menos uma ou duas partidas da maioria dos jogadores, pois Horus Heresy cobra um preço elevado pela falta de planejamento ou um erro grave cometido por um jogador. Notadamente, o traidor é aquele com a menor margem para falhas ou falta de visão de longo prazo, uma vez que ele é o motor da batalha, operando contra o avanço da trilha de iniciativa, que termina na vitória automática do jogador imperial.
Outras condições de vitória são a eliminação de um dos líderes de cada jogador: o imperador (do lado imperial) ou Horus (do lado traidor). Uma última condição é controlar os quatro portos espaciais localizados ao redor do palácio imperial no mapa tático, condição esta que se torna ativa em um determinado ponto da trilha de iniciativa.
Uma característica adicional de Horus Heresy é a sua beleza pujante. Bastá-la levá-lo à mesa para se deliciar com as expressões de encantamento de adultos e crianças. O jogo é um dos últimos coffin boxes da Fantasy Flight (jogos de caixas grandes da editora), que costumam abusar do espaço limitado dos armários dos jogadores mais inveterados, ainda que valha cada centavo investido nos incontáveis componentes de alta qualidade típicos da Fantasy Flight.
Por fim, cabe ressaltar que o jogo apresenta uma significativa dependência de idioma (língua inglesa, no original da Fantasy Flight) e se encontra esgotado no catálogo da editora, porém, felizmente, ele ainda é fácil de encontrar nas lojas online, mesmo no site da Amazon.