Por ColdFury
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1561103/mega-man-honest-review-mega-fan
Quando soube da notícia de Mega Man: The Board Game, fiquei em êxtase! A Capcom praticamente esqueceu a Bomba Azul, além de sua divisão de propriedade licenciada, por isso desde então guio a Bomba Azul para a vitória no vídeo game. Portanto, a chance de fazê-lo em formato de tabuleiro foi emocionante quando soube do anúncio.
Arte
Este Kickstarter demorou muito, e a qualidade da arte foi o motivo. Cada modelo é perfeito. Cada miniatura em 3D modelada chega a perfeição. Cada bônus de Mega Man, cada robô Mestre, todos os Aliados, são todos fantásticos. Não sou como um grande fã que quer estátuas cobertas de ouro, mas particularmente eu me importo com a qualidade. A arte das cartas e o tabuleiro são fantásticos, e apresenta-se maravilhosamente. A arte dos quadrinhos está muito bem feita, e tudo isso combina em uma exibição maravilhosamente atraente.
Produção
Os modelos são grandes, as bases são robustas e tudo se encaixa bem. Alguns dos pinos caem facilmente, mas isso é perdoável, depois de algumas partidas nada se quebrou, mas eles facilmente caem, e isso me aborreceu um pouco.
As cartas de ação são um pouco frágeis, com as suas bordas planas e curvas. Para os veteranos Kickstarters, lembra dos problemas de produção de cartas que assolaram
Storm the Castle!. É o mesmo tipo de problema. As cartas são muito frágeis para se embaralhar e ter em sua mão constantemente.
Os dados, também, são lindos, feitos com imagens do jogo original (ou aproximações dos mesmos), mas há alguns problemas de impressão em seu processo, e um pouco da arte não chegou a aparecer aqui ou ali. Apenas em um par de dados, e não o torna ilegíveis. Basta um pouco de controle de qualidade.
Tema
Aqui é onde o jogo se destaca. Cada uma das mecânicas do jogo é trabalhada exclusivamente em torno da ideia de honrar o conceito do vídeo game Mega Man. Primeiro tem que escolher qual Mestre Robô vai derrotar. Seis, se comprar a versão comercial, oito se tem o Kickstarter luxo ou a Expansão. Os mestres robôs são a base de Mega Man I, ou Oil Man & Time Man, que eram as novas adições de Mega Man Powered Up, a reinicialização da série Mega Man.
Depois de escolher o seu estágio, tem que passar por uma série de desafios, que pode envolver correr, saltar ou quebra-cabeças de tiros, todos resolvidos com os dados. Pode matar minions, cair nas armadilhas do Dr. Wily, ou lentamente pegar bolinhas de energia para recuperar a vida. Chegue longe o suficiente para enfrentar o mestre robô em um combate um a um!
Depois de derrotar dois mestres robôs, pode então proceder para ao castelo do Dr. Wily, que é uma versão remix da toca de um Mestre Robô (onde também pode haver lutas com um mestre robô aleatório), onde continuará até enfrentar o chefe Diabo Amarelo (se tem o Kickstarter / Expansão) e, finalmente, o Dr. Wily, em uma longa luta.
Você realmente se sente como no jogo de vídeo game. E o jogo suporta até seis ou oito jogadores ao mesmo tempo!
Mecânica
E, aqui está o problema! Fiz você se sentir como se estivesse carregado de boas notícias? Pois é. O problema é que eles gastaram todo esse tempo tornando a sensação de estar jogando um jogo de vídeo game, sendo que a experiência de jogo de tabuleiro não é igual.
É um jogo de sorte, mas é extremamente mais lento.
Para os desafios: você tem 9-10 dados dependendo do seu personagem. Joga cartas em um círculo para tentar ajudar a si mesmo, ou com um adversário emulando Wily, impedindo o jogador ativo. Uma vez que todas as cartas de ação são reproduzidas (desafios têm um limite de pontos de ação), o jogador ativo decide quanto precisa (dados) para passar o desafio. Uma vez decidido isto, não pode ser alterado.
Rolam os dados, e se não passar ou não gostar dos resultados, podem usar armas de energia para re-rolar. Enquanto isso, tem que avaliar as cartas de ação, os especiais de personagens, os asseclas, os especiais inimigos e a carta de desafio para interpretar os resultados.
Um desafio pode ser pegajoso. Se não passar, e tiver dados suficientes para isso, pode testar sua sorte e ir novamente!
Devo mencionar os dados. Os dados são de seis lados, todos idênticos, e cada resultado tem uma em seis probabilidades. Você precisa de três resultados "hit" para derrotar alguma coisa... É basicamente um jogo de
Yahtzee quando tira o tema vídeo game, com todas as probabilidades e sortes envolvidas ao tentar preencher uma parte específica da sua carta em Yahtzee.
As lutas contra os chefes não são muito melhores. Chefes tem 28 de vida, e se não tem nenhuma habilidade, você tem um 1 em cada seis chance de causar 2 pontos de dano a eles com qualquer um dos seus dados. Contra um chefe suas jogadas de dados são fixas de seu personagem, rola-se 5-6 dados, normalmente. Todo mundo tem diferentes habilidades para aumentar suas chances, juntamente com as cartas que pode jogar para ajudar. As habilidades são geralmente dependentes da energia da arma, que é um recurso limitado, e só pode jogar uma carta por rolagem.
Então, está jogando 5-6 dados e só acertou um hit, e só fez 2 pontos de dano. Enquanto isso, o chefe está jogando dados variáveis, geralmente um hit causa entre 5-10 danos, um resultado saltar causa 2 pontos de dano, e um resultado Wily normalmente causa pouco dano, ou então uma habilidade estranha como tirar os dados dos jogadores, ou curar o chefe, ou dar ao chefe mais dados, etc.
Quando derrotar um chefe, ganha uma habilidade, e há o elemento tradicional "pedra, papel e tesoura" como no jogo com os chefes que ajudam a derrotar outros chefes, mas novamente é preciso energia na arma... e para ler o livro de regras você tem que gastar essa energia antes de jogar. Então poderia fazer 6 de dano para cada sucesso com a minha arma de gelo contra Chama, mas tenho que ativá-la antes de usar, então reze.
Adicione o fato de que os chefes começam com vida cheia, e quando chegar a um chefe pela primeira vez você não tem sua vida cheia. E no caso do Dr. Wily você tem que vencê-lo duas vezes com uma vida para ganhar.
O jogo é muito difícil de vencer, mesmo com cartas, habilidades de chefes, etc.
Miscelânea
As regras foram bem escritas. Joguei o jogo duas vezes até agora, e tivemos algumas dúvidas sobre as regras, mas meu grupo é formado de jogadores veteranos que tendem a ser muito técnicos sobre as regras corretas quando os efeitos acontecem, esse tipo de coisa, por isso, acabam olhando na Board Game Geek à procura de FAQs. Três de nós jogamos ontem à noite, e tivemos um pouco de problema para descobrir o uso de algumas habilidades especiais (realmente estão redigidas de forma ambígua em vários lugares), e jogamos um pouco mais lentamente. Começamos depois das 21:00 na última noite e durante cerca de quatro horas na noite passada dois de nós tombamos, e apenas um de nós tinha uma chance real de derrotar o Dr. Wily, e nós ficamos para ver se ele o derrotou.
Ele não conseguiu. Terminamos o jogo às 4:45 sem vencedor.
Conclusões
Com uma vida longa como fã de Mega Man, comecei a jogar Mega Man III, realmente queria amar este jogo. Comprei assim que ouvi sobre ele, e fiquei realmente animado quando finalmente fui capaz de obtê-lo. Meu melhor amigo e minha noiva corajosamente jogaram comigo. Não acho que o meu melhor amigo esteja ansioso para jogar outra vez, e sei que a minha noiva nunca vai pegá-lo novamente, mas *acho* que ela ainda está disposta a casar.
No final, este jogo é muito bonito, e adorável, e bem intencionado, mas quando joguei por seis horas com menos da metade do conjunto completo de jogadores, mesmo que o meu grupo seja lento, pude chegar a uma conclusão... acho que o jogo está um pouco quebrado.
Quando o adicionei à minha coleção, tive que ser honesto, e o classifiquei com nota 3 de 10. Como se costuma dizer, provavelmente não vou jogar este jogo novamente, embora possa ser convencido. O jogo é apenas ruim.
Como um mega fã, admito que fiquei mega triste.
Traduzido por mgstavale