Logo Ludopedia
Novidades
  • Informações
  • Ludonews
  • Lançamentos
  • O que vem por ai
  • Em Breve
  • Anúncios
  • Financiamento Coletivo
Jogos
  • Pesquisa
  • Todos os Jogos
  • Editoras
  • Domínios
  • Categorias
  • Temas
  • Mecânicas
  • Ranking
  • Board Games
  • RPG
  • +Rankings
  • Por Dentro
  • Ludozine
  • Análises
  • Dúvida de Regras
  • Aprenda a Jogar
  • Jogatinas
  • Ludopedia
  • Prêmio Ludopedia
  • Censo Ludopedia
  • Colaborar
  • Cadastro de Jogo
Comunidade
  • Fórum
  • Todos os fóruns
  • Tópicos Recentes
  • Últimas 24 horas
  • Listas
  • Todas as listas
  • Listas Mais Vistas
  • Mídias
  • Canais
  • Podcasts
  • Conteúdo
  • Grupos
  • Arquivos
  • Imagens
  • Videos
Mercado
  • Ludostore
  • Marketplace
  • Leilões
  • Todos os Anúncios
  • Quero Vender
  • Smart Trails
  • Todas as Categorias
  • Lançamentos
Jogos ({{totalJogos}}) Mercado ({{totalAnuncios}}) Tópicos ({{totalTopicos}}) Usuários ({{totalUsuarios}}) Canais ({{totalCanais}}) Listas ({{totalListas}})
Nenhum Jogo Encontrado
  • {{jogo.nm_jogo}} ({{jogo.ano_publicacao}}) {{jogo.nm_distribuidora}} {{jogo.qt_jogadores_str}} {{jogo.tempo_jogo}}
Nenhum Anúncio Encontrado
  • {{anuncio.nm_item}} {{anuncio.qtde}} anúncios A partir de {{anuncio.vl_venda|formataValor}}
Nenhum Tópico Encontrado
  • {{topico.titulo}} Por {{topico.usuario}} {{topico.nm_jogo}}
Nenhuma Lista Encontrada
  • {{lista.nm_lista}} Por {{lista.usuario}} {{lista.qt_itens|plural('item', 'itens')}}
Nenhum Usuário Encontrado
  • {{usuario.usuario}} Membro desde {{usuario.dt_cadastro|mesAnoExtenso}}
Nenhum Canal Encontrado
  • {{canal.nm_canal}} {{canal.qt_postagens|plural('postagem','postagens')}} Última {{canal.dt_ultima_postagem|dataHoraHuman}}
Ver todos os resultados ({{totalJogos}}) Ver todos os resultados ({{totalAnuncios}}) Ver todos os resultados ({{totalTopicos}}) Ver todos os resultados ({{totalUsuarios}}) Ver todos os resultados ({{totalCanais}}) Ver todos os resultados ({{totalListas}})
Entrar Cadastre-se

Acesse sua conta

Crie sua Conta
Ou acesse com as redes sociais

Crie sua conta

Ou utilize suas redes sociais

Menu de Navegação

  • Novidades
    • Informações
    • Ludonews
    • Lançamentos
    • O que vêm por aí
    • Em Breve
    • Anúncios
    • Financiamento Coletivo
  • Jogos
    • Pesquisa
    • Todos os Jogos
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
    • Ranking
    • Board Games
    • RPG
    • +Rankings
    • Por Dentro
    • Ludozine
    • Análises
    • Dúvida de Regras
    • Aprenda a Jogar
    • Jogatinas
    • Ludopedia
    • Prêmio Ludopedia
    • Censo Ludopedia
    • Colaborar
    • Cadastro de Jogo
  • Comunidade
    • Fórum
    • Todos os fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Últimas 24 horas
    • Listas
    • Todas as listas
    • Listas Mais Vistas
    • Mídias
    • Canais
    • Podcasts
    • Conteúdo
    • Grupos
    • Arquivos
    • Imagens
    • Videos
  • Mercado
    • Ludostore
    • Marketplace
    • Leilões
    • Todos os Anúncios
    • Quero Vender
    • Smart Trails
    • Todas as Categorias
    • Últimos Lançamentos

Minha Conta

Avatar

0
  • Usuário
  • Perfil
  • Coleção
  • Partidas
  • Partidas Pendentes
  • Badges
  • Chamados
  • Grupos
  • Canais
  • Edições
  • Seguindo
  • Meeps
  • Saldo Meeps
  • Atividades Meeps
Ver tudo
  • {{notificacao.dt_notificacao|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{mensagem.assunto}} ({{mensagem.resumo}})
    {{mensagem.usuario}} - {{mensagem.dt_mensagem|dataHoraHuman}}
Ver tudo
  • {{config.descricao}}
  • Como Comprador
  • Meu Mercado
  • Minhas Compras
  • Avaliações Pendentes
  • Reembolsos
  • Endereços
  • Como Vendedor
  • Minhas Vendas
  • Meus Anúncios
  • Meus Leilões
  • Pergunta não Respondidas
  • Aguardando Envio
  • Meu Saldo
Fale conosco Ajuda Sair da conta
  • Menu
  • Jogos
    • Lançamentos Nacionais
    • Ranking
    • Prêmio Ludopedia
    • Cadastrar um jogo
    • Pesquisa
    • Pesquisa Avançada
    • Editoras
    • Domínios
    • Categorias
    • Temas
    • Mecânicas
  • Canais
    • Últimas Postagens
    • Últimas Postagens - Inscritos
    • Canais
    • Canais - Inscritos
    • Meus Canais
  • Fórum
    • Fóruns
    • Tópicos Recentes
    • Tópicos que sigo
    • Últimas 24 Horas
    • Tópicos Não Lidos
    • Tópicos Favoritos
    • Criar um Tópico
  • Listas
    • Listas Recentes
    • Listas Não Lidas
    • Minhas Listas
    • Listas Favoritas
    • Criar uma Lista
  • Mercado
    • Ludostore
    • Meu Mercado
    • Anúncios
    • Leilões
    • Trocas
    • Criar um anúncio
    • Criar um Leilão
  • Vídeos
    • Todos os Vídeos
    • Análise
    • Customização
    • Entrevista
    • Evento
    • Jogatina
    • Regras
    • Unboxing
    • Subir um vídeo
  • Multimídia
    • Arquivos
    • Imagens
    • Subir Arquivo
    • Subir Imagens
  • Podcasts
    • Todos Podcasts
    • Últimos episódios
  • Grupos
    • Pesquisar um Grupo
    • Meus Grupos
    • Criar um Grupo
  • Partidas
    • Minhas Partidas
    • Cadastrar uma Partida
  • Sobre
    • Fale Conosco
  1. Fórum
  2. Fora da Redoma
  3. O Mercado Não É o Facebook

O Mercado Não É o Facebook

  • avatar
    Lukita23/06/16 18:25
    avatar
    Lukita
    23/06/16 18:25
    790 mensagens MD

    por Lucas Andrade - PUBLICADO ORIGINALMENTE EM http://onboardbgg.com/2016/06/23/o-mercado-nao-e-o-facebook/


    A internet e suas manifestações de integração social ao longo dos anos, desde os fóruns específicos e salas de bate-papo dos anos 90, passando pelo finado Orkut e chegando às redes mais populares de hoje como Facebook, twitter etc. tem como um de seus objetivos primordiais agrupar pessoas que compartilham um interesse em comum. As mais diversas contas, páginas, comunidades, grupos e perfis atreladas a um gosto, produto, comportamento ou ideia pode atrair centenas, milhares ou até mesmo milhões de aficcionados. Numericamente, é uma amostra do conjunto formado pelas pessoas interessadas, obviamente, mas como toda amostra pode não ser o medidor ideal. Não quero transformar estas linhas em análises estatísticas, apenas refletir sobre um comportamento que observo frequentemente em nosso meio.

    Somos um nicho! Lemos e ouvimos isto semanalmente e qual o número de jogadores de tabuleiro pelo país parece ser cada vez mais um mistério. Podemos analisar as vendas de um título arrasa quarteirão de uma grande editora? Os pedidos de todas as lojas? Os frequentadores de um evento ou convenção? Quantas pessoas formam ou seguem determinado grupo virtual? Ótimos indícios, claro, mas são apenas mais amostras. A venda de um único exemplar de um jogo já levanta questões, pois, diretamente, não sabemos quantas pessoas usarão o produto. O comprador jogará sozinho, em dupla, com mesa cheia? Com jogadores regulares de um grupo fixo ou mostrará para vários novatos? Emprestará para colegas? Levará em eventos? Afinal, quantas pessoas terão acesso direto àquele único exemplar? E, indiretamente, quantas pessoas terão despertado seu interesse ao ver uma foto em rede social ou ouvir algum colega comentar que conheceu algo muito legal no final de semana passado?

    Temos dois grandes agregadores virtuais de interessados no Brasil, a Ludopedia e o Facebook. A Ludopedia é, quase sempre, um contato para iniciados, já o Facebook…


    Ah! O Facebook! A ágora moderna, onde todos categorizam, no sentido literal grego da palavra e defendem suas posições e verdades com tanta convicção que os embates ideológicos já são quase condição sine qua non da própria rede. Mas não quero falar das contas pessoais e seus palanques, quero falar do maior grupo do Facebook destinado ao hobby, o Boardgames Brasil. Seus mais de 14 mil membros podem ser o termômetro do mercado, certo? Errado!
    http://oliverwebguy.com/wp-content/uploads/2016/04/exclusive-content.pngAssim como não sabemos quantos jogadores um único exemplar atinge, fica a pergunta: quantas pessoas acessam o citado grupo? Com que frequência? Quantas são realmente jogadoras ou interessadas? Quantas leem os tópicos? Ou você não tem aquela impressão de ver sempre os mesmos rostos postando ou comentando? Dia após dia! Então? Quantos são os leitores assíduos? Metade dos 14 mil? Um terço? Um décimo? Apostaria em menos ainda.
    Faz pouco tempo que percebi o que é, de fato, o Facebook e suas manifestações em subconjuntos. É a rede para postar foto, seja daquela refeição ostentação que você consome de quando em vez ou de filhotinhos fofinhos fazendo coisas engraçadas, ou para bajular e invejar estas mesmas coisas. Claro, fotos de jogos de tabuleiro também são bem-vindas. Mas depende da época. Já vi momentos em que postar foto de caixa era desonra, pois jogo é para ser jogado e há momentos em que “tá tranquilo”. Por enquanto, estamos nessa última. E, claro, fotos sempre com nome. Além disso, é desperdício de tempo e energia. Textão político, militância, discurso? Não! Tem lugar melhor para isso, nem que sejam nos bares com amigos. Quando entendi que esta rede é sobre as amenidades da vida, mudei minha postura sobre ela e até meu humor! 



    http://cdn.lookanimals.com/pictures/www.theblogismine.com/wp-content/uploads/2011/10/Boo-the-Dog-is-Definitely-the-Cutest-Dog-in-the-World-02.jpg
    Para isso, serve!



    Sobre o Facebook e os jogos de tabuleiro queria comentar três óticas. A primeira é a do consumidor que ainda prefere jogar uma pergunta sem sabermos nada de seu perfil para que um grupo de estranhos indique como gastar seu dinheiro. Mesmo com dezenas de produtores de conteúdo no Brasil e no mundo. Já falei sobre isso aqui e falarei mais em uma coluna próxima, sobre o fascínio místico do Dr. Estranho, aquela cara desconhecido do outro lado da tela cuja resposta em uma palavra em um questão em múltipla escolha define o comportamento de compra. 


    A segunda é a das empresas, que não sei se perceberam, não estão nem aí para o Facebook. E com razão. Facebook não é atendimento ao consumidor, nem portal de anúncios. As menores ainda utilizam, pois precisam de um contato mais direto com seus clientes, mas mesmo assim, sabem (espero) do que estou falando no título deste texto. Isso é mais comum em campanhas de financiamento coletivo onde o recente apoiador quer sugerir mil coisas, sem se preocupar que o jogo em questão possa ter sido testado sem aquilo tudo, mas o apoiador se sente meio dono do projeto, deixando a empresa em situação delicada. A empresa finge que gostou e a vida segue. Muitas vezes, isso parte dos próprios criadores, fazer o quê?


    A terceira é o do designer que, quando em vez, consulta a “comunidade” sobre o que ela prefere? Esse se confunde em muitos pontos com as empresas acima, mas aqui é pior. Tema A ou tema B. Arte X ou Y. Mecânica alfa ou beta? Quem pergunta isso só pode estar querendo maximizar o retorno de seu projeto, se é que posso chamar de projeto algo sem a menor diretriz, pois estas são perguntas cruciais para determinar o nascimento de um jogo. Quantas pessoas você espera que respondam isso? E quantas têm real interesse em seu jogo? E se quem votou em A não for atendido porque B foi escolhido? Já vi designer wannabe receber menos de dez respostas e orientar seu projeto naquela direção. Quer entrar nessa? Pesquise MUITO, estude MUITO e converse MUITO com quem tem know-how no assunto! Seja sobre produção, o design em si, distribuição etc.


    http://i.huffpost.com/gen/2091062/images/o-DOUBT-facebook.jpg
    Para concluir, conheço tantas pessoas que não usam Facebook, tantos jogadores e compradores que não têm Facebook, ou que até tem conta, mas não integram grupo algum e você iria se espantar com quantos são se houvesse um jeito fácil de se perguntar isso. Costumo dizer que a grande maioria dos brasileiros não gosta de Carnaval, mas como estão espalhados em seus afazeres são ofuscadas pelos foliões aglomerados nas ruas e nos clubes. Temos estes aglomerados virtuais nos grupos, mas não sabemos quantos estão fora deles. Imagine qualquer outra atividade e o quão representativos são seus grupos. Pense em cinema, séries, música, esporte, futebol. Um grupo define a prática, a criação ou o consumo dessas atividades? Pense nisso quando quiser fazer ou saber algo sobre sua relação com os jogos de tabuleiro e o Facebook. Seja pessoal, artística ou comercialmente. Parte do mercado, aquele que nem sabemos ao certo qual o tamanho real, está no Facebook, não há dúvidas, qual parcela, entretanto, é muito mais difícil precisar.


    NOTA: As opiniões dos autores da seção Analysis Paralysis são pessoais e não refletem, necessariamente, a opinião dos demais colaboradores do site.

    3
    0
    36

  • Canal

    Veja Também

    Meeple Tv

    Veja Também

    TOP 5 - História 01 - Era Mesozóica e Pré História
    Oceanos: OverView
    Pergunte ao Jack, pergunte ao Lukita!
    ANALYSYS PARALYSIS: TAMANHO IMPRESSIONA?
    Sobre a Mesa: Shadowrun Crossfire

    Comentários:

  • Lexicos1973
    1075 mensagens MD
    avatar
    Lexicos197323/06/16 18:53
    Lexicos1973 » 23/06/16 18:53

    Excelente reflexão, bom trabalho, @Lukita. Se tivesse uns emoticons (como é que chama agora? Ah! Emoji!) fofinhos, ia postar alguns aqui! rsrsrsr

    Faço parte desses jogadores, amantes do hobby, comprador compulsivo de jogos, mas não faço parte do grupo do FB. Já fiz, mas minha permanência durou pouco. Lugar de falar de boardgame tem sido aqui e só. 
    Facebook me parece só lugar de postar foto exibindo-se mesmo. Tem exceções, claro, mas a maioria das coisas que vejo frases de efeito e desejo de ser notado. Naquele grupo era quase isso. 

    Ainda assim, não só o FB, mas as mídias sociais nesses nossos tempos têm produzido um tipo estranho de personagem. Personagem mesmo. A pessoa cria alguém que ela não é na vida real, vive esse conto de fadas social, são conhecedores profundos de temas e defensores ferrenhos de suas opiniões, mesmo estando errados ou simplesmente tendo pensamentos que não aceitam ser contrariados. Talvez seja ler o texto todas as vezes, que provoque isso. No caso das palavras, o vento leva e desaparecem rapidamente, mas o que está escrito, como faca ou fogo, parece que fere alguns repetidas vezes. 

    Difícil evitar de ler as meninices de alguns por aqui também, mas no geral, parece que aqui vêm em maioria, realmente querem conhecer esse universo mais a fundo. Afinal, fórum quase não serve de palanque para quem quer aparecer. Tem um ou outro que parece que vem para cá só para postar o quanto é mais que os outros por ter esse ou aquele jogo, essa ou aquela opinião, mas ainda bem que não vejo isso todo dia. 


    5
  • Rodrigo Neves
    1716 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Neves23/06/16 19:13
    Rodrigo Neves » 23/06/16 19:13

    Parabéns pela bela reflexão. Bem argumentada e bastante coerente. Infelizmente o Facebook está se tornando um espaço de maioria para ostentar, reclamar e buscar informação sem esforço... E nem da para reclamar sem ser hipócrita. Quem não ostenta, reclama ou da uma preguiçoso de vez em quando? Eu não posso me isentar desta culpa.

    Como produtor de conteúdo, mesmo que amador e sem amparo profissional, tenho condições de notar que compartilhamentos de resenhas, vídeos ou análises nem de longe conseguem a mesma audiência que perguntas sobre qual jogo comprar, melhor X ou Y, reclamações de tokens descascados ou atrasos de pré venda.

    Mas... não se tem muito o que fazer para alterar o cenário. Apenas refletir e tentar não desanimar. Infelizmente vivemos uma fase histórica onde prevalece aparência, ego e busca incessante por influência. São características sociais. Nada disto tem sentido em isolamento, e se elevam proporcionalmente ao montante de pessoas reunidas. E qual a maior ferramenta digital social a disposição no momento? E qual o maior grupo de boardgames do cenário nacional atualmente? ...

    5
  • edilsoncs
    228 mensagens MD
    avatar
    edilsoncs23/06/16 20:48
    edilsoncs » 23/06/16 20:48

    Excelente reflexão. Muito bem retratados os espaços e supostos perfis.

    2
  • fersim
    680 mensagens MD
    avatar
    fersim23/06/16 21:22
    fersim » 23/06/16 21:22

    Excelente texto Lukita. Acredito que muita gente (como eu) não têm facebook mas usa a Ludopedia direto. Em geral as discussões são de alto nível e aprofundadas sobre vários temas de board games.

    Aqui têm muitos compradores em potencial e acho que poucos apenas curiosos, é um termômetro forte para as editoras. Meu facebook é  a Ludopedia, sempre tá aberto, sempre to dando refresh nos tópicos. Até mesmo quando as pessoas acabam com o meu sonho sobre o Rebellion aqui no Brasil eheh :).

    Parabéns Lukita!

    3
  • DiscoPanda
    164 mensagens MD
    avatar
    DiscoPanda24/06/16 01:34
    DiscoPanda » 24/06/16 01:34

    Interessante, Lukita, eu percebi um pouco desse comportamento com relação ao famigerado atraso do Terra Mystica. Enquanto aqui na ludopedia até os mais exaltados detratores da Funbox eram, de certa forma, moderados em suas reclamacoes, no facebook não demorou 20 minutos no tópico de atualização mensal da editora para que a chamassem de "trambiqueira", "caloteira" e coisas muito piores :(

    1
  • May_Irving
    13 mensagens MD
    avatar
    May_Irving24/06/16 07:22
    May_Irving » 24/06/16 07:22

    Ótimo tópico. 
    Eu posso dizer que sou nova no mundo dos Board Games e vim parar diretamente aqui no Ludopedia. Foi aqui que angariei informações e comprei alguns jogos.
    Depois do post, fui dar uma verificada no que vocês estavam falando e entrei no Facebook. 
    Falando da comunidade em si... só ví fotos de mesas... tretas... mais fotos de mesas... reclamações... uma pessoa falando bem da editora gringa... mais fotos de mesas... Enfim, nada de útil,rs.
    Já quanto ao facebook,eu acho que os grupos são imensamente inferiores as comunidades do Orkut e Forums. O caos reina. Os tópicos não são agrupados, cada um posta o que quiser, e fica sempre aquela impressão de zona, por mais que o moderador tente fazer um bom trabalho. As perguntas normalmente são sempre as mesmas pois a lupinha de busca foge ao mouse, e as respostas repetidas inúmeras vezes até os antigos não aguentarem mais... Nunca irei acostumar ... E nunca será a minha fonte de informações.

    4
  • joaoclaudio
    3451 mensagens MD
    avatar
    joaoclaudio24/06/16 07:42
    joaoclaudio » 24/06/16 07:42

    Nosso erro é não ampliar a nossa visão de mundo. Sempre caímos na armadilha que nosso microcosmo representa uma amostragem do todo. 

    Na maioria das vezes mantemos laços com pessoas semelhantes a nós. Até quando entramos em um grupo que achamos que terão pessoas que são estranhas, aos poucos vamos notando que compartilhamos mais do que o simples gosto pelo tema do grupo. 

    Parabéns Lukita por mais um tópico  interessante para reflexão. Alguns vão achar que é simplesmente uma tentativa de ditar regras, mas a gente tem o exemplo do criador do Quissama que não participava da comunidade veio e trouxe um jogo bem bacana. 

    2
  • gravitypool
    672 mensagens MD
    avatar
    gravitypool24/06/16 09:16
    gravitypool » 24/06/16 09:16

    Apenas queria parabenizar pelo excelente texto e reflexão muito saudável para a comunidade.
    Certamente, a Ludopedia para mim é muito mais veraz no retrato do hobby que o facebook. Muito mais moderada e usuarios mais tolerantes na expressão de suas opiniõens.

    1
  • Victor
    2511 mensagens MD
    avatar
    Victor24/06/16 09:23
    Victor » 24/06/16 09:23

    gravitypool::Certamente, a Ludopedia para mim é muito mais veraz no retrato do hobby que o facebook. Muito mais moderada e usuarios mais tolerantes na expressão de suas opiniõens.

    Morra.

    :D

    1
Responder
  • 1(current)
  • 2
  • 3
  • 4
O Mercado Não É o Facebook
  • Logo Ludopedia
  • LUDOPEDIA
  • Ludopedia
  • Quem Somos
  • Fale Conosco
  • Apoiador
  • Mídia Kit
  • API
  • LudoStore
  • Acesso a Loja
  • Leilões
  • Meeps - Cashback
  • Quero Vender
  • Ajuda
  • Políticas
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade
  • Devolução e Reembolso
  • Redes Sociais
  • Mee - Mascote da Ludopedia
LUDOPEDIA COMERCIO LTDA - ME | CNPJ: 29.334.854/0001-96 | R Dr Rubens Gomes Bueno, 395 - São Paulo/SP | contato@ludopedia.com.br

Este site utiliza cookies, conforme explicado em nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concorda com as condições.