Obs - Meu objetivo aqui não é afirmar que Agrícola ou Fields ou Caverna é melhor. Apenas relatar como foi minha experiência na busca de um Uwe para 2 players. Estou totalmente aberto a comprar e jogar os outros no futuro. Tenho certeza que são ótimos jogos. Boa leitura! :-)
Vou começar o review dizendo o seguinte – este não é simplesmente um jogo de fazenda. Fields of Arle olha para você e te diz “Aqui está sua fazenda – faça o que quiser com ela”
Um pouco de (muito) contexto:
A escolha
Eu não tinha nenhum jogo com o tema. O máximo que eu sabia era que Uwe era o cara que criou o Agricola e o Caverna. Mas, depois de mais de 2 anos de hobby, e com a coleção com o tamanho e a diversidade perto do que eu queria, achei que faltava um jogo do designer (talvez a forma mais honesta de colocar isso seja – eu queira um jogo com vaquinhas, cavalinhos e ovelhas – me julgue).
Meu único pré-requisito – Eu reúno meu grupo de board em média 1 vez ou 2 vezes por mês para jogar, por isso queria algo que fosse muito bom com 2 players, para jogar com a esposa, que é quem está na mesa de jogo comigo todo fim de semana.
O que eu sabia do assunto – Existe o Agrícola, o jogo é fodão, tem gente que acha que o Caverna é melhor, tem gente que não.
Assisti alguns reviews, mas a ansiedade não ia me permitir pesquisar tanto assim. Constatei algumas coisas:
- O Uwe tinha muito mais jogos primos ou irmãos do tema, além do Agricola e Caverna, e, incluindo os dois, meu universo de escolha era o seguinte:
1. Agricola
2. Ora et Labora
3. Agricola: All Creatures Big and Small (“Agricolinha”, exclusivo para 2 players)
4. Caverna
5. Fields of Arle
- Descartei o Ora et Labora – parecia que se aproximava mais do Le Havre
- A maioria dos Reviewers dizia que Fields of Arle era bem próximo do Caverna, mas com muito mais opções. Que Caverna era melhor porque jogam mais pessoas, mas que Fields of Arle é um jogo mais completo para 2 players. Como escolher entre os dois?
o Caverna tem dependência da língua, mesmo que moderada, meu grupo não fala inglês.
o Fields of Arle no BGG – 8.3, Caverna – 8.2
o São similares, os mais próximos entre si em jogabilidade
o Fields é melhor em 2 players
Ok, Caverna tá fora.
- Isso me deixou com Agricolinha (adorei esse termo que alguém usou no BGG para o All Creatures), Agrícola e Fields. Bom, agricolinha parecia que precisava das expansões para atingir todo seu potencial, e eu queria algo que impressionasse quando eu colocasse na mesa. O jogo era muito “pequenininho”, por assim dizer.
- Agricola e Fields pareciam a escolha final.
Agricola x Fields of Arle – Who is the best in Town?
A essa altura, a escolha óbvia me parecia o Agrícola:
- O jogo já está em português
- Não precisa importar, é bonito o suficiente, ia chegar mais rápido
- E eu gosto de pressão, não dou a mínima para a famosa tensão de ter que alimentar a crescente família.
- Mas foi o final Thoughts do Rahdo (talvez meu reviewer favorito) sobre o Fields, onde ele explica porque gostava mais do Agrícola, que me fez tomar minha decisão final. Eu explico:
- Ele dizia que o Uwe vem numa trajetória que parte de jogos mais direcionados, que quase que te obrigam a tomar algumas decisões, mantendo o jogador sobre constante pressão (Agricola sendo o primeiro), e segue em direção à jogos mais “abertos”, estilo “Sandbox” que te deixam livre para fazer o que quiser (Caverna e Fields)
- Para ele, pareceu algo meio sem objetivo jogar Fields of Arle, se comparado com Agrícola. Ele sentiu falta das “correntes do Uwe”, te “apertando” o tempo todo.
- Fields seguia mais na linha – “Aqui está sua fazenda, faça o que quiser”, frase que eu me apoderei no começo do texto (review).
- E foi essa frase final que me ganhou. Eu já tenho muitos Euros com “pressão”, e apesar de gostar bastante, não era o que eu buscava no momento. Fields of Arle não é melhor que Agricola, só segue o extremo oposto em abordagem, é simplesmente diferente. Exatamente o que eu queria. Algo relaxante para jogar, sem pressa.
Comprei o bendito. Com Agrícola lançado no Mercado nacional, ele não ia a lugar nenhum, eu tinha espaço para trocar no futuro se mudasse de ideia.
O risco – Uma das principais qualidades do jogo poderia se mostrar seu maior defeito - o risco de ser "aberto demais" e "sem objetivos". O fato de se poder fazer pontos de tantas maneiras diferentes também me incomodava.
Bom o jogo chegou (foi taxado – is better be good), eu montei o setup, me encantei demais com o visual dele, literalmente me senti com uma fazenda na sala. :-)
Vamos ao que interessa, a resenha:
Fields of Arle - Review
O jogo é um woker placement, com tema de fazenda, pegada econômica. Se passa na região em que o Uwe foi criado na Alemanha. Basicamente, você vai expandir sua fazenda, ajudar na construção e no crescimento da região, construir diques, cortar turfas, madeira, criar animais e praticar muito comércio com as cidades vizinhas.
Os Componentes
São incríveis. Tabuleiros firmes, peças bem feitas, Animeeples. Olhem essas vaquinhas e as ovelhas ali do lado. É tudo de encher os olhos.
Cuidado -> quando for destacar os tiles, principalmente os de veículos (carroças) destaque devagar, contra o corte, acertando com o estilete ou tesoura depois. Achei o corte meio ruim em algumas peças (pelo fato de serem tiles bem grossos, o que é bom), se você tentar destacar a partir da parte de trás vai correr risco de rasgar o impresso.
Adesivos – vi gente dizendo que descolam. O que eu fiz foi passar bem a unha em cima de cada adesivo depois de colar. Foi garantido.
As regras
Vou tratar das regras, mas a intenção não é ensinar a jogar ok? Mas vai dar para ter uma ideia do que estamos falando aqui.
- O manual é muito bem escrito, não há nada que fique pendente. Um guia na última pagina sobre recursos, somada às duas fichas de referência (1 para cada jogador), deixam bem claro como acontecem os turnos e contém o que você precisa saber para não se perder.
Qualquer detalhe adicional está descrito no manual de forma clara, com exemplos.
- O jogo segue uma macro estrutura de turno que envolve:
- Preparação – você posiciona os 4 trabalhadores (família) de cada player, para selecionar as ações no tabuleiro central,alternadamente, começando pelo que jogador que tem o token de player 1
- Work phase – É quando cada jogador irá de fato escolher quais ações tomar.
- Inventory (fim das estações) – Aqui você irá, recolher o fruto do estoque do que você acumulou até aquele turno. Comida, mais animais, etc
- Você irá notar estrelas amarelas espalhadas por todos os tabuleiros. São pontos, que serão contabilizados no final, para determinar o vencedor.
Tabuleiros & Recursos
- São 6 tabuleiros no total, 2 de fazenda, 2 de Celeiro (garagem), 1 das ações e outro dos recursos.
- O tabuleiro de recursos serve apenas para armazenar tiles disponíveis para compra.
- A área de trabalho de um jogador é essa aqui (Tabuleiro e Celeiro)
- O tabuleiro verde à esquerda é a sua fazenda. Aqui dá para ter uma ideia do tipo de atividade que você terá ou poderá executar.
Não posso deixar de falar dos Diques. Se você notar, acima daquele quadradinho amarelo (plantação de grãos) existem uns pinos verdes na horizontal. Aquilo são diques. Toda área dali pra cima, está alagada e inutilizada. Existem ações que você seleciona no tabuleiro central, que permitirão que você suba esse diques em direção ao mar e expanda sua fazenda. Bem interessante.
Além disso, o que temos:
- Esses quadrados maiores retangulares são áreas de lamaçais que você deve limpar se quiser liberar aquele espaço para plantio ou gado.
- Logo acima no quadrado do meio, uma área (boardwalk) que conta com Turfas (peat) que terão que ser cortadas, um recurso importante do jogo.
- À esquerda no tabuleiro, você começa com um estábulo pequeno e 1 cavalo.
- À direita temos os dois tipos de campos do jogo de Linhaça e de grãos
- E aqueles marcadores redondos coloridos representam parte dos recursos do jogo. Comida (basicamente funciona como dinheiro), grãos, Pele de couro não tratada, Linhaça e lã. Existem outros materiais como madeira, tijolo e outros que são representados por tokens, e que também deverão ser coletados e administrados.
Para não me estender muito, veja essa imagem com os recursos (em natura e processados) e transportes do jogo:
Os veículos
O tabuleiro da direita, é a sua garagem, onde você irá guardar os veículos (carroças e afins) que você comprar. Esses transportes servem para entregar mercadorias em cada cidade (simbolizadas pelos tiles brancos logo acima no celeiro) e para processar a matéria prima (Argila vira tijolo, Madeira vira tábua para construção, Linho vira roupa entre outros)
Note quantas opções só de recursos e transportes esse jogo te oferece, eu achei incrível.
O tabuleiro Central, worker placement e uma jornada de 36 turnos
- Verão e Inverno – O jogo se passa em 4 anos em meio, sendo cinco verões e quatro invernos. Esse conceito é sensacional, porque, das 30 (!!!) opções de ações (escolhidas alternadamente entre os jogadores), metade estarão disponíveis no verão e a outra metade apenas no inverno. Existe uma sacada no entanto. Uma vez por período (turno), um dos dois jogadores pode escolher executar uma ação da estação oposta. O custo disso é que ele perde o player 1 no próximo turno.
- As ações selecionáveis via worker placement são inúmeras, aqui você vai basicamente coletar seus recursos e matéria-prima, veja abaixo, o tabuleiro central do jogo:
Os tiles à esquerda (já falo deles) são as construções. À direita, temos as ações do inverno e as do verão. No meio do tabuleiro (onde estão os marcadores vermelhos e amarelos) as ferramentas – esse conceito também é interessante e algo novo para mim, elas funcionam como multiplicadores de recompensas coletadas nas outras ações.
Tematicamente, você está comprando mais equipamentos para a sua fazenda. O que te permite fazer isso, é uma ação selecionável nas duas estações, chamada Master. A partir dela, você pode pegar mais machados, mais pás, mais fornos e por aí vai.
Vamos pegar a ação de cortar madeira por exemplo – Ela te dá 1 madeira por pá. Você começa com 3 pás. Cada vez que você evolui essa ferramenta, aumentando o número de pás via Master, você irá coletar mais madeiras quando colocar seu trabalhador lá.
Esse conceito de incremento de ferramental é bem bacana, e dependendo do quanto você investir, você ganha pontos adicionais no fim do jogo por evolução de equipamentos (Tools)
As construções
São tiles que você compra (com matéria-prima ou processada + comida), e coloca na sua fazenda. São segmentados em cores, e representam melhorias que você faz na sua propriedade ou mesmo na comunidade. Você poderá construir desde Moinhos até Castelos (como eu disse, representando que sua família ajudou a levantar um castelo na região).
Na prática, existem 2 tipos básicos de construções
- As 4 construções verdes do topo do tabuleiro, são baratas e te dão “poderes especiais” - ações grátis adicionais, sem precisar recorrer ao tabuleiro central. Elas podem ser executadas quantas vezes você quiser, desde que você pague o preço em recurso sinalizado no tile. É uma ação que só você terá o privilégio de executar.
- São esses tiles iniciais que podem te dar um direcionamento no jogo sobre que caminho e que tipo de produção seguir, porque é o que te fará único em relação ao seu oponente e vice-versa
- -As demais construções te dão somas variadas (bem mais altas) de pontos e prêmios imediatos em recursos, mas são bem mais caros que os iniciais.
50% das construções vão variar por partida, esse é um dos fatores que incrementam a rejogabilidade.
O fim do Turno / Estação
Ao fim do verão:
- Suas vacas e ovelhas lhe proverão leite (comida)
- Seu campos lhe renderão Linhaça e Sementes
- Suas florestas lhe fornecerão madeira
Ao fim do inverno:
- Seus animais em estábulo reproduzirão
- Suas ovelhas serão tosquiadas e te fornecerão lã
Pontuação Final
Praticamente tudo te dá ponto nesse jogo:
- O quanto você viajou fazendo entregas às cidades
- A quantidade de animais que você tem
- Quantidade de recursos
- Quantidade de roupas
- Quantidade de carroças e veículos.
- O quanto você evoluiu suas ferramentas
Recapitulando
Temos um jogo extremamente aberto, que te permite focar em:
- Agricultura
- Agropecuária
- Comercio e produção de roupas
- Investimento em Tecnologia de Equipamentos
- Investimento em Construções
Tudo isso com poderes especiais variáveis por jogador (via construções base)
Observações Finais
- Componentes – Topo de linha são demais.
- Fator Sorte – Não há sorte nesse jogo, ponto final. Ele é pura tática e estratégia de direcionamento
- Rejogabilidade – os tiles variáveis e a infinidade de possibilidades a seguir garantem a esse jogo uma vida longa a perder de vista
- Tempo médio de partida – Entre 2 a 2,5 horas em média.
- É para você?
- Como qualquer jogo, aí depende. Fields é um jogo aberto, não é um jogo de alto confronto direto, é um salad points, um “sandbox” mesmo.
- Mas ele conta possibilidades estratégicas quase que infinitas, para você tentar e testar. Altamente mergulhado em tema, um boargame AAA na minha opinião. Fantástico e recomendado para quem gosta de Euro.
Complemento - O primeiro fim de semana com o jogo:
Evolução durante de sentimento em relação ao jogo durante as 4 primeiras partidas. :-P
- 1ª partida (solo) – “Jogo bem legal, é Top 10 com certeza (vai ficar em 9º com 8,7 de nota), mas quanta coisa para administrar, talvez seja aberto demais mesmo. O manual diz que perto de 110 pontos seria uma pontuação decente no modo solo. Fiz só 69” (Será que eu devia ter pego o Agrícola? :-P )
- 2ª partida (2 players) – “Agora peguei o jeito, ficou interessante”. A esposa aprendeu rápido, como sempre, por volta do 3º inverno ela me solta um - "Que legal, gostei desse jogo" – Ufa, se não tivesse curtido seria dinheiro jogado fora. Perdi por 84 x 76. Bom, pelo menos minha pontuação aumentou.
- 3ª partida (2 players) – “Que jogo delícia, vai subir mais no meu ranking, não tem como eu perder com uma fazenda linda dessa (veja abaixo)” – Derrota por 84 x 68. Ela me ferrou nas ferramentas DE NOVO. Até aí tudo bem, mas 68 pontos???? Jogo miserável, rs (mas sou masoquista, eu gosto)
- 4ª partida (solo) – 108 pontos!!!! 108 pontos !!! \o/. Now I get it! Menos é mais! Nota 9,2 – Top 4, e o Tzolkin que se cuide no TOP 3.