Por Michael Becker (BGG).
Este relato foi feito com base em 1 partida de 4 jogadores.
Projeto Kickstarter:
Xia é um projeto Kickstarter e embora tenha saído 2 meses atrasado, eu colocaria 5 estrelas se o KS possuísse um sistema de classificação. Em primeiro lugar, este é um verdadeiro projeto, e não um recurso de pré-venda para um grande fabricante. Cody Miller é o homem por trás de Xia, e em cada minuto do projeto você podia sentir que foi uma obra de amor. Através de atualizações, os apoiadores estavam envolvidos em cada detalhe do planejamento, produção e transporte e até mesmo uma olhada na vida privada de Cody. E, no final, tudo foi entregue exatamente como prometido. Na Europa, o jogo custou US$ 130, que inclui 30 dólares de frete para um jogo que provavelmente seria vendido por cerca de US$ 80-90 se fosse de um grande fabricante como a FFG, mas tudo bem, isso é KS e consegui-lo mais cedo do que no varejo.
Componentes:
Não se engane, este é um jogo de caixa realmente grande. Todos os componentes variam de bons a ótimos. Um destaque para a moeda do jogo - moedas grandes, pesadas e especialmente feitas de metal.
Em seguida, estão as miniaturas de espaçonaves. O jogo vem com 20 figuras mais ou menos modeladas individualmente e pré-pintadas na caixa (sem montagem, exceto para fixá-las em seus estandes). Eu sou cético sobre coisas pré-pintadas na China. Mesmo que a pintura não apresente qualidade, as minis fizeram grande diferença para nós ao jogar e entramos no clima espacial facilmente.
Os componentes de papelão e papel também são muito bons, punchboards são muito fáceis de perfurar para fora, a impressão é nítida e obras de arte e cor são agradáveis.
Os cubos de plástico representando carga, marcadores de madeira e dados são bons, mas não especiais. Nós provavelmente vamos acrescentar um par de dados extra para o próximo jogo, pois há uma grande necessidade de rolamentos de dados.
Setup:
Embora eu considero um grande jogo, a configuração é agradavelmente rápida. Jogamos com quatro jogadores e se você deduz o tempo para a primeira configuração e toda a consulta de manual que normalmente fazemos, eu diria que você pode sentar e começar a se arrastar através do espaço em menos de 10 minutos. Nós não usamos a configuração recomendada para novatos, e inserimos as naves NPC. Pretendíamos fazer apenas um jogo rápido de 5 pontos de Fama no início, mas rapidamente decidimos mudar isso para 10 durante o jogo. Minha sensação seria a de que para obter o sabor completo do jogo (especialmente com todos os três níveis de naves) você precisa percorrer a distância total de 20 pontos.
Jogabilidade:
O manual descreve Xia como um "sandbox espacial" e é exatamente isso o que você recebe. Você viaja pelo espaço a explorar, negociar, cumprindo missões legais e não-tão-legais e, claro, atirar em outras espaçonaves com raios e mísseis. A comparação mais direta com os jogos que eu joguei recentemente provavelmente seria com o jogo de tabuleiro Firefly e o relançamento da FFG Merchants of Venus, mas também reavivou lembranças de Privateer no PC. Para mim, Xia supera facilmente os dois concorrentes, sendo mais ágil e divertido.
A coisa sobre Xia que imediatamente me pegou foram as próprias naves. Existem três níveis, e você tem um verdadeiro sentimento de realização quando atualiza a sua para uma maior e melhor. Dentro de uma camada, todas as naves são ligeiramente diferentes no layout, pontos de casco e velocidade e cada nave tem uma única habilidade especial. As naves são diferentes, mas equilibradas, tornando a seleção da nave uma escolha significativa e agradável.
O resto do jogo tem um monte de aleatoriedade, dividida em diferentes elementos, o que torna mais agradável para os tipos de jogos casuais em nosso grupo. Vou tentar quebrar os elementos aleatórios e explicar como eu me sentia sobre eles.
Exploração. Quando você explora uma das bordas do tabuleiro, você compra aleatoriamente uma placa da reserva (cerca de 20 placas) e coloca-a de uma forma pré-determinada, de modo que este é um elemento aleatório sem escolha do jogador envolvido. As placas têm "valor" diferente, algumas sendo totalmente vazias e outras com elementos importantes do jogo. A aleatoriedade se sente bem lá, dando uma sensação de vastidão do espaço.
Fichas de exploração. A maioria das placas do tabuleiro têm um espaço em que uma única ficha de exploração é colocada, onde o primeiro jogador a se mudar para lá pode pegar de graça. As fichas dão-lhe qualquer coisa, como Ponto de Fama (Vitória - dependendo da duração do jogo 5-20% do que você precisa para ganhar), 1000 créditos (um VP custa normalmente 5000) ou nada. Como resultado, este sorteio tem um grande impacto, especialmente em um jogo curto, e o risco está envolvido em pegá-la. A diferença aleatória sente muito forte lá, mas é aceitável, já que leva os jogadores a explorar o espaço rapidamente, construindo o tabuleiro.
Missões. As missões são uma outra maneira de obter pontos de fama. O jogo vem com deck de mais de 50 cartas de missão em vários tipos que normalmente requerem que você voe para uma placa específica, faça alguma coisa e, em seguida, ir para outra placa. A carta aleatória comprada na aquisição de uma missão tem um senso de controle, porque você tira três cartas e escolhe uma. Com o layout do tabuleiro sendo também aleatório, as diferentes missões podem ter graus muito variados de dificuldade. Além disso, a maioria das missões envolvem uma rolagem de d20, que tem um forte impacto sobre a recompensa que você começa (variando de nada até mesmo para cerca de 5000 créditos). Completar a missão dá-lhe um ponto de Fama e mais uma recompensa. Rolando um simples 20 também lhe dá um outro ponto de Fama adicional.
Elementos do Tabuleiro. Vários elementos do tabuleiro forçam você a rolar um d20 para ver se sofre dano. Normalmente, uma rolagem de 1-10 causa uma quantidade similar de dano (as naves podem levar 10-20) e uma rolagem maior significa nenhum dano, mas um 20 natural dá-lhe um ponto de Fama novamente. O dano é um risco que vale a pena, e por vezes, pode ser mediado através de escudos, mas marcar um ponto de Fama aleatória sente um pouco demais aqui.
Habilidades. A maioria das habilidades (obtidas a partir de sua escolha da nave) envolvem uma rolagem d20 para ser mais ou menos bem-sucedida. Alguns custam recurso, e como de costume, um resultado 20 dá um ponto de Fama.
Equipamentos. Esta é a parte do jogo onde a aleatoriedade se sente mais forte e menos controlável. Normalmente, cada jogador na sua vez, inclui 3-4 rolagens de dados que regem o movimento, os danos causados nos ataques e danos bloqueado por escudos. Equipamentos pequenas (ou seja, peças da nave) permitem que você role D6, e versões maiores (que custam mais) dão-lhe dados maiores (geralmente D8 ou D12). Todas essas rolagens são simples, para que o seu movimento em um turno ficasse entre 1d6 para 3d12 dependendo dos equipamentos e número de utilizações. Com um motor maior o seu movimento pode ser algo como 3d12 + 3 pontos. À medida que se deslocam rapidamente sobre o tabuleiro, isso tem uma grande importância no jogo e a possibilidade de re-rolagens é muito limitado, isso é muita aleatoriedade para mim. Rolamentos baixos três vezes consecutivas com o seu grande motor caro d12 pode ser um divisor de águas. Além disso algumas estratégias são mais dependentes de rolagens do que outras. Comércio requer somente movimento, missões exigem movimento e a rolagem da missão, mas o combate exige que você pegue o seu alvo (ou seja, o movimento) rolando bastante dano e seu alvo rolando para defesa, por isso o combate é extremamente aleatório. No geral, os equipamentos são a única verdadeira decepção no jogo para mim. Há quatro categorias deles com apenas três opções em cada categoria que, essencialmente, diferem apenas no tamanho da dados (d6-d20) e os espaços que eles ocupam em sua nave. Há um número suficiente de cada modelo para cada jogador, então escassez também não é um fator. Teria sido ótimo adicionar a mesma escolha de equipamentos como na escolha de naves. Sinto uma grande oportunidade para uma expansão legal do jogo aqui.
Títulos. Os títulos são cartas especiais que são uma espécie de super missões disponíveis para todos ao mesmo tempo, com o primeiro jogador a ganhar eles recebem uma recompensa muito grande. No nosso jogo de 10 pontos, havia apenas 2 deles e ninguém buscou completá-los, pois ambos pareciam tão difíceis que ninguém realmente tentou. Eles teriam valido a pena pois concediam 3 pontos de Fama, o que significaria a vitória imediata mais ou menos a partir do meio do jogo em diante.
O único outro aspecto sobre o jogo que eu realmente não gosto é a clássica ordem de turno "eu vou, depois você vai". Um jogador faz todas as ações do seu turno antes do próximo jogador, e depois o jogo gira em torno da mesa em uma ordem fixa que não muda. Especialmente com cinco jogadores e um pensamento envolvido, pode demorar algum tempo até que você começa a fazer algo novo, especialmente se você estiver para ser eliminado ou tem que perder um turno.
Ajustes:
A aleatoriedade é um elemento central do jogo e também faz parte da diversão, por isso não é muito um problema. Para mim, pessoalmente, eu pensaria em abandonar a regra de "Sorte" (1 ponto de Fama para cada 20 rolado) e aprimorar os equipamentos para rolar d6, d6 + 2 e d6 + 4 ou similar em vez de rolar d6, d8 e d12 . Eu também estou inclinado para atualizar as fichas de exploração de valerem 2.000 créditos em vez de 1000.
Resumo:
Todos nós apreciamos jogar Xia e vamos certamente jogar novamente em breve. Definitivamente não é um jogo de estratégia pesada, mas um divertimento, um jogo mais leve com muitas decisões, interação e um grande elemento de acaso.
Michael Becker