Hoje a gente sai um pouco do japão e vai para Taiwan. Os dois jogos que nos ocupam hoje são do designer independente taiwanês Sneakybear.
Sneakybear apresentando Bluffing fighter em uma convenção (foto por
smoox)
Recebi hoje os dois jogos, Bluffing Fighter e Slime Adventure, comprados os dois na lojinha do boardgamegeek. De primeiras já achei muito boas as caixas dos dois em papelão duro e com um design que recorda videogames. Até tem o "Games for Tabletop" escrito no topo.
Um dos pontos hilários da caixa é a lista de requerimentos do seu sistema operacional para rodar o jogo.
Bluffing fighter são algumas poucas cartas e um manual.
A caixa do Slime adventure abre lateralmente e lembra os velhos cartuchos do nintendo.
Nas duas caixas cabem os jogos sleevados mas no Bluffing Fighter possivelmente tenha que tirar a divisoria para conseguir colocar.
As cartas dos dois jogos são de boa qualidade e as ilustrações são excelentes.
Bluffing Fighter
Em Bluffing Fighter cada um dos jogadores é um heroi de tokusatsu, que tem que enfrentar varios vilões. Os jogadores lutam juntos, porem usam os seus ataques em segredo e tem que ir gestionando os seus recursos. Se você estiver sendo mão de vaca e não se esforçando o suficiente, os teus colegas de time podem te punir, e sua fama pode ser prejudicada com os fãs do show, porem se você se esforçar muito lutando contra os minions, provavelmente você não terá força para encarar o chefão.
Aind não testei o jogo mas parece um jogo divertido de dedução. Me lembrou um pouco ao
Dungeon Guilds.
O jogo comporta 5 jogadores com idades 8+.
Os 5 heróis do jogo
Alguns dos vilões e ataque especiais dos heróis. (Não percam o do ranger azul (XD))
A versão que BGGStore vende é a japonesa, mas a versão original está em inglês e chinês. De qualquer jeito o próprio Sneakybear disponibilizou paste-ups e regras do jogo em inglês na BGG.
Slime Adventure
Slime Adventure é um jogo de 3 a 5 jogadores com idades recomendadas de 15+ (o tema do jogo pode incomodar alguns).
Nesse jogo cada jogador joga como um Slime, um dos clássicos monstros de RPG. Sim aquelas babas ácidas que sugam você antes de digerir você lentamente.
Os cinco tipos de slime, cada um com habilidades próprias.
A premissa do jogo é a seguinte, os slimes estão em fase de mutação para evoluir em um tipo de slime absoluto (Slime King). Para isso, eles estão devorando todo o que eles acham no caminho. Para acabar com eles, os aldeões mandaram uma guilda de aventureiras para o bosque para enfrentar eles. No caminho elas encontram um cara completamente pelado (slimes aqui só devoram a roupa e equipamento, mas não a pele). Enquanto elas conversam com o estranho cara que afirma ser pesquisador, elas se vem surpresas por uma emboscada de slimes!
6 heroínas e um cara pelado...
O jogo começa nesse instante, com os jogadores fazendo o papel dos slimes, e atacando cada turno as aventureiras para devorar todo o seu equipamento. Cada vez que eles conseguem se alimentar, eles podem conseguir novas evoluções que fazem eles mais fortes, com acesso a novas habilidades.
As cartas das heroínas vão mudando conforme vão recebendo dano.
Conforme elas vão perdendo equipamento as cartas vão ficando com corte meio-erótico, pelo que certamente não é um jogo para criança.
Algumas das cartas de evolução.
O jogo prossegue jogador por jogador até que algum deles consiga 6 evoluções, tornando-se o rei dos slimes.
Esse jogo foi bastante comentado no passado no boardgamegeek alegando que fazia apologia do estupro. Não vou entrar a comentar os gostos ou ideais de cada um. Eu particularmente comprei convencido de que a guerreira e a ladra eram caras na verdade, e comprei na boa sabendo que todo mundo ia acabar pelado. Eu acho que não ter colocado alguns heróis masculinos foi uma mancada por parte do Sneakybear. Teria mantido o tom cômico do jogo, com essa premissa de deixar todo mundo pelado e evitado as acusações de sexismo. O jogo ja tinha o Doutor North (o cara pelado), não custava nada colocar mais algum. Acho que ia ajudar o jogo ser melhor recebido pelo público feminino.
O Slime Adventure sim que está em inglês (na sua versão taiwanesa), mas lamentavelmente já esgotou na loja da BGG.
Bom espero que tenham gostado e a gente se lee no proximo Big in Japan!