Discordo totalmente. Pra mim ele tem papel negativo.
Muito do preconceito com o hobby vem do fato que pra muitos war e o "jogo" da vida são os únicos contatos da pessoa com o hobby. Como ambos são jogos muito (mas muito mesmo) ruins a pessoa assume que o resto do hobby não é muito diferente. O número de vezes que eu tive esse diálogo é enorme:
-Ahhh.... jogos de tabuleiro como War?
-Sim war é um jogo de tabuleiro, mas os que eu jogo são como war assim como Skyrim é como Pacman.
O problema do war não é só que depende de sorte: Tem eliminação de jogador, muitos jogadores vão estar efetivamente eliminados mas não completamente mortos fazendo eles ficarem na mesa sem motivo (pior que eliminação de jogador), que a "estratégia" é na verdade fazer manobras políticas (que tipicamente deixam o jogo desagradável), e principalmente demora horas (profundidade de jogo da velha com tempo de jogo de 5 jogos de xadrez).
Nunca tive a experiência de jogar war e no final pessoal perguntar: "Tem algo parecido com isso, mas diferente?". Minha experiência é: Começa o jogo, ninguém se diverte, jogo é interrompido na metade, e todos envolvidos só jogam novamente quando esquecerem o quão miserável foi a experiência.