Muitos dos jogadores treinam (ou, pelo menos, tem certo amor pelas artes marciais). Enquanto as Artes Marciais são freqüentemente vistas como referindo-se apenas às artes marciais orientais (ou seja, kung fu, karatê, tae kwan do, muay thai), na verdade é um conceito muito mais amplo que pode se referir a qualquer forma de artes de combate, do boxe até o krav maga. Quando um lutador combina vários elementos das artes de combate, é popularmente conhecido como um lutador de artes marciais mistas (MMA) e, com a ajuda do Ultimate Fighting Championship, tornou-se o segundo esporte mais assistido nos EUA, atrás apenas do futebol americano.
O designer Alex Lim (da Artistic Justice Games) foi exposto às artes marciais chinesas quando criança através de seu pai, e achou que havia espaço para um jogo de cartas que usaria as artes marciais para criar duelos realistas. Quando seu pai faleceu tragicamente, a ideia de fazer este jogo para homenageá-lo queimou com mais intensidade, levando Lim a uma campanha Kickstarter de sucesso em 2014.
Desde então, a Indie Game Company e a Green Brier Games tem realizado uma parceria com a AJA para liberar este jogo para o público.
A ideia de misturar e combinar artes marciais para criar um estilo de luta que é exclusivamente seu é o princípio por trás de Martial Arts: The Card Game (TCG). Para fazer isso, você deve construir um baralho de 50 cartas com a mistura das cartas de 4 decks temáticos baseados em Boxe (EUA), Muay Thai (Tailândia), Jeet Kune Do (China), e Karate / Aikido / Kendo (Japão), bem como com a ajuda de um baralho especial com cartas que incluem estilos sem armas de Tai Chi até Sambo e estilos baseados em armas que vão de Butterfly até Rapiers.
Componentes
Tive a oportunidade de testar este sistema de jogo na Gen Con do ano passado e fiquei realmente impressionado com ele. Mas qualquer jogo pode impressionar em uma demonstração, agora como ele se sairia numa avaliação completa com horas e horas de partidas? Embora existam alguns pontos fracos que não se apresentam na demo original, as soluções são bastante simples e, agora, com estas coisas em mente, estou ainda mais confiante em dar-lhe a minha recomendação!
A aparência e estilo das cartas de Martial Arts: The Card Game são bonitas, com artistas qualificados como Odysseas Stamaglou, Guszulrus, Ameen, e Salomão Au Yeung cuidando da pintura. Cada carta representa um movimento único na arte marcial da qual faz parte. (Enquanto a maioria dos artistas trabalhou bem nas ilustrações do jogo, a sensação exclusivamente oriental da obra de Salomão Au Yeung realmente me atraiu.)
Uma vez que você compreenda plenamente as regras do jogo, o layout das cartas é maravilhosamente direto e fácil de ler.
Suas quatro principais disposições de cartas são: Cartas de ataque - Estas cartas comandam a ofensiva e podem ser encadeadas em combos, mas também podem ser usadas para defender (embora não tão intensamente como uma carta dedicada a defesa). Cartas de defesa - Estas cartas minimizam os danos e podem permitir que você contra-ataque, realizando o encadeamento de uma nova combinação contra seu adversário. Cartas de Estratégia – Estas cartas lhe dão habilidades especiais associadas com adrenalina e devem ser pagas com pontos ganhos de adrenalina. Cartas de Eventos - Estas cartas são uma faca de dois gumes. Que podem mudar o ambiente para ambas as partes.
Na ordem do relógio: Cartas de Ataque (A), Defesa / Cartas de adrenalina (B), e layout de configuração do jogo (C).
Apesar de quão bem definido o jogo é, há apenas dois vídeos de instruções associadas ao jogo finalizado que podem ser encontrados online. Adoraria vê-los corrigir essa situação, para que mais pessoas pudessem desfrutar do jogo, uma vez que alguns vídeos instrutivos possam ser realizados, ajudaria a superar algumas das limitações das regras escritas. (Uma vez que muitos artistas marciais são cinéticos, ou pelo menos aprendizes do áudio visual, o vídeo seria uma maneira muito melhor para ensinar do que as instruções escritas. Isso fica ainda mais evidente quando percebemos que as regras ficaram um pouco vagas, algo que vamos cobrir na sessão de jogo.)
A outra coisa que adoraria ver a partir de um modelo de caixa seria a disponibilidade de alguns modelos para download a partir do site, e caixas de cartas em branco (assim você pode colocar seus baralhos feitos nelas) e alguns templates para criação de novas cartas, assim, os entusiastas podem fazer suas próprias cartas e imprimir através de uma gráfica, por exemplo. (Embora seja claro que este jogo inicialmente começou com a intenção de ser um jogo de cartas colecionáveis, como Magic: The Gathering ou Yu-Gi-Oh! Trading Card Game, mas o custo da criação e venda de boosters randomizados ficou alto para os criadores, por isso é provável que o pool atual de cartas seja tudo que existirá, especialmente depois que Alex Lim, o criador, mudou sua atenção para dois outros jogos, Fairytale Games: The Battle Royale e, agora, Dragon Tides. Como tal, dar aos fãs a possibilidade de imprimir cartas adicionais para personalizar ainda mais os seus decks com movimentos mais representativos de seu próprio conhecimento em artes marciais seria realmente uma boa propaganda.)
Jogabilidade
As noções básicas de Martial Arts: The Card Game envolvem cada jogador tendo um baralho de 50 cartas personalizado e 15 pontos de vida. Indo e voltando entre quem é o atacante e quem é o bloqueador, o seu objetivo é fazer bastante dano para diminuir a vida do seu oponente a 0.
Para os jogadores não terem prejuízos, devem ser capazes de bloquear totalmente o dano que é causado a partir de uma carta de ataque com sua própria carta de defesa. Se não podem bloquear o ataque completamente, os pontos de ataque (menos os pontos de defesa bloqueados) são subtraídos da sua vida. E, se o atacante planejar bem o ataque, pode encadear cartas em uma combinação de ataques, ganhando pontos de adrenalina para cada elo da cadeia. Quando os defensores bloqueiam com sucesso todos os danos, eles podem transformar os contra ataques em cadeias de combinações contra seu oponente.
Quando você tem a chance de jogar Martial Arts: The Card Game com uma regra mais bem definida e um deck de cartas construído sob encomenda, é uma alegria absoluta de se ver! As lutas são agressivas, mas táticas, e os jogos podem virar com um golpe em minutos. Não sou apenas um entusiasta de jogos que adora jogos de estratégia como Magic: the Gathering, eu também sou um faixa preta em Karatê. Ambas as partes da minha mente tem se encontrado neste fascinante jogo.
Dito isso, o conjunto de regras que vem com Martial Arts: The Card Game é francamente um pouco confuso e difícil de entender, com muitas coisas que precisam ser esclarecidas sendo deixadas vagas e em aberto. (O número mínimo de vídeos disponíveis não ajudou a selecionar estas questões.)
Quando finalmente descobrimos todas as regras, percebemos que havia algumas regras que achamos que não foram totalmente testadas, ocasionalmente, levando a situações que poderiam causar uma parada drástica no jogo. Por exemplo, nas regras oficiais, você pode contra-atacar alguém, mesmo se não conseguir bloquear todos os danos causados a você, mas sem realmente parar os ataques encadeados que continuam contra você. Neste processo, pode-se começar a encadear combos, entre você e seu oponente. Embora existam situações reais de luta, onde este tipo de coisa acontece, é algo que precisa ser removido de um jogo de cartas, já que isso cria um colosso de matemática que lhe dá uma enxaqueca e desliga a diversão do jogo. (Para não mencionar que é extremamente raro um lutador atacar com sucesso um adversário enquanto está ativamente recebendo golpes.)
Felizmente, existem algumas soluções muito simples para a maioria desses problemas, como somente permitir um contra-ataque, isso se você bloquear totalmente os danos recebidos. (E não permitir que o atacante continue, caso ele seja totalmente bloqueado.) Outras estranhas questões são com as cartas de estratégia que só podem ser jogadas em determinados momentos em uma rodada, em vez de sempre que se tenha adrenalina suficiente.
Criamos um guia com as regras livres da casa que, em nossa experiência, melhora radicalmente a jogabilidade e desbloqueia o potencial deste jogo incrível. (Se os criadores optassem por adotar estas regras como as oficiais do jogo, o resultado final seria facilmente elevado para um 4,5 ou até mesmo um 5.0. Estamos felizes em convidá-los a adaptar e utilizar quaisquer elementos de lá livremente em seu trabalho oficial, já que só queremos que muitas pessoas obtenham o máximo de prazer possível com este jogo!)
No futuro, adoraria ver alguns baralhos duplos de sparring ativamente equilibrados, projetados para uma luta equilibrada. (Os baralhos temáticas que foram incluídos são mais como um arsenal de diferentes ataques e de diferentes estilos, mas eles raramente são equilibrados, e surpreendentemente, incluir umas quatro cartas a mais pode ser bem legal para a jogabilidade. Ter um deck afinado pré-construído e pronto para jogar define o que podemos comprar, ou, se não existir novo conteúdo para este jogo, pelo menos, incluir algumas "receitas" para fazer encomendas legais de kits dos baralhos que os fãs poderiam baixar em seu site oficial, seria uma ótima maneira de torná-lo muito mais fácil para novos jogadores conseguirem entrar neste grande mundo!
As bonitas cartas deste jogo podem levá-lo a um passeio com muitos estilos diferentes de artes marciais.
Artes Marciais com um estilo Gótico
Poucas culturas têm mais reverência para artes marciais do que a comunidade gótica, já que muitos de nós tem encontrado nelas uma salvação dos problemas das nossas vidas americanas, pois nos fornecem auto-conhecimento e habilidades para se manter seguro em um mundo perigoso, e uma forma de canalizar seguramente os impulsos caóticos e artísticos de muitos de nós, que lutam com uma perspectiva atemporal sobre o mundo bem ligado com a mentalidade gótica.
Martial Arts: The Card Game leva todos a reverência apropriada para as artes marciais que amamos e, em seguida, faz com que possa experimentar uma nova moda com amigos que não podem ser treinados nas artes marciais. Além disso, ele dá aos jogadores um método para desconstruir e explorar táticas e técnicas que seriam impossíveis de outra forma.
Considerações Finais
Martial Arts: The Card Game é um jogo incrivelmente vibrante e emocionante. Enquanto as regras precisam de algum trabalho, as regras da casa que desenvolvemos permite que o jogo possa ser totalmente apreciado. Esperemos que algumas coisas que adicionamos acabem adicionadas às regras oficiais, bem como a opção de modelos de cartas para download a fim de expandir o seu jogo.