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  4. Labyrinx - Primeiras impressões

Labyrinx - Primeiras impressões

Labyrinx
  • avatar
    Rodrigo Deus18/02/16 08:20
    avatar
    Rodrigo Deus
    18/02/16 08:20
    2306 mensagens MD

    NOTA 29/03/2017: Você pode conferir uma versão atualizada desse postagem no blog Meeple Divino, junto com novas artes finais do jogo! Clique e confira!


    Aqui é Rodrigo Deus, colaborador da Ludopedia e resenhista On Board BGG, trazendo as primeiras impressões do jogo Larybinx depois de duas partidas: uma pela metade (infelizmente) e outra completa.

    https://storage.googleapis.com/ludopedia-posts/1dccf_tw7y0u.jpg


    Labyrinx é um jogo ainda em fase final de protótipo da Rednerds Games, grupo de 6 amigos cariocas que tem por objetivo criar jogos próprios e trazer ao nosso mercado mais diversidade e qualidade em jogos de tabuleiro. O jogo é muito bonito e de longe dá para reparar a dedicação dos camaradas mesmo ainda em fase de protótipo.
     
    No final de semana dos dias 30 e 31 de janeiro, eu pude ver de perto o jogo, tirar dúvidas, jogar por completo e conhecer todos os personagens do jogo na partida que rolou no evento Expo Geek aqui no RJ. O jogo já tem um ótimo visual e mecânica e se encontra na fase final de testes onde tudo é colocado a prova, erros e acertos aparecem, assim como sugestões dos jogadores. O "pano de fundo" possui clima de RPG, personagens de habilidades variadas e bem interessantes. O objetivo é conseguir 5 tesouros (até o momento são as fichinhas amarelas) da forma mais rápida possível. Logo, Labyrinx tem um toque de corrida.

    Todos estão em um labirinto cheio de armadilhas, monstros e baús de tesouro, porém com uma névoa espessa que permite enxergar quase nada à frente. A primeira coisa que cada jogar faz é expandir o labirinto colocando uma carta virada para baixo sem olhar a mesma. Isso vai expandir a possibilidade de movimento de todos, e adiciona mais mistério ao que está por vir em cada carta. Logo a seguir, o jogador pode realizar até 3 ações ou decansar (descartar a mão para pegar uma nova mão). Por fim, as cartas que são de caminho são viradas para baixo (efeito de "retornar a névoa" do labirinto) e o turno do jogador acaba.

    A primeira impressão que tive foi do jogo ser grande e complexo. Eu avistei o jogo em uma partida já avançada com várias e várias cartas viradas para baixo e a mesa cheia com todos disputando na marra os 5 tesouros. Os autores também jogavam e incentivavam o pessoal a seguir em frente. Porém, durante a minha partida, pude notar que o jogo possui algumas decisões bacana se fazer, porém a sorte é o fator crucial de diversão no jogo.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/545/bjlhbm.jpg 

    Exemplo de partida avançada


    Uma rolagem de dados ruim e você pode ser jogado do outro lado do labirinto ou ainda perder um tesouro. Porém, ao contrário de muitos jogos de sorte, em Labyrinx é possível se recuperar facilmente. Tesouros de baús que não são resgatados com sucesso ficam onde estão e podem ser resgatados por você (ou pelos oponentes) logo em seguida, assim como também é possível atrapalhar os oponentes e até roubar os mesmos com o personagem correto.

    O jogo já possui vários personagens, porém como o Felipe Vinha (Turno Extra) disse muito bem, falta uma rerolagem de dados no jogo. Nada que atrapalhe a diversão e certamente, para quem gosta de jogos de sorte, fica o gosto de quero mais.


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/512/3g7p9m.jpg

    Exemplo de personagem


    Recomendo conhecer o jogo (até porque jogar é graça! :D) e também dar as sugestões para os autores. Joguei com dois dos "Rednerds": Thiago Matos (quem tirou a foto) e Heitor Furtado (boné bege na foto abaixo). Acredito que ainda esse ano deva entrar em financiamento coletivo ou pré-venda e existe inclusive potencial para expansões e novos personagens. O jogo funciona bem para 2, mas acredito que deva brilhar mesmo em 4 ou mais jogadores. A minha partida para 6 durou coisa de 1 hora, existiu um certo downtime com alguns jogadores, mas nada que "arrastasse" o jogo. Para mim é compra garantida!

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/577/mfcj0a.jpg

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    Comentários:

  • Groo
    488 mensagens MD
    avatar
    Groo18/02/16 08:47
    Groo » 18/02/16 08:47

    Uma dúvida, Rodrigo: essa fase de virar as cartas de caminho para baixo ao final do turno envolve a mecânica de "memória" no jogo?

    4
  • Rodrigo Deus
    2306 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Deus18/02/16 08:55
    Rodrigo Deus » 18/02/16 08:55

    Groo::Uma dúvida, Rodrigo: essa fase de virar as cartas de caminho para baixo ao final do turno envolve a mecânica de "memória" no jogo?

    Olha! Mestre Groo me fazendo pergunta :D

    Eu acredito que sim, pois a cada vez que o jogador chega ao final do seu turno, vira as cartas de caminho e o que não foi resolvido (baús, monstros) para baixo. Nisso, quem tem boa memória consegue facilmente se lembrar dos melhores locais para ir no próximo turno, caso nenhum outro jogador vá primeiro.

    6
  • dbraga2000
    81 mensagens MD
    avatar
    dbraga200018/02/16 09:36
    dbraga2000 » 18/02/16 09:36

    Oi pessoal, meu nome é Daniel Braga e sou um dos game designers do Labyrinx.

    Rodrigo, primeiro de tudo obrigado pela resenha sobre o jogo e sua experiência. Espero poder jogar com você qualquer dia destes!

    Na questão levantada pelo Groo e muito bem respondida pelo Rodrigo, é sim. As cartas que não possuem personagens sobre elas e as cartas de desafios Armadilha e Monstro não resolvidas são viradas, quando a Névoa retorna. Isto cria sim a mecânica de memória dentro do labirinto e os mais distraídos podem acabar se perdendo!

    Os desafios de Baú não resolvidos ficam virados com uma peça de tesouro sobre eles. Qualquer jogador pode tentar correr lá e tentar pegar o tesouro.

    As cartas de desafios já resolvidas ficam permanentemente viradas criando um engessamento do labirinto o que incrementa a complexidade da movimentação.

    E o labirinto se expande...

    7
  • edsonpb
    119 mensagens MD
    avatar
    edsonpb18/02/16 09:36
    edsonpb » 18/02/16 09:36

    Gostei do jogo, com certeza vou adquiri-lo.

    5
  • E2EK1EL
    2393 mensagens MD
    avatar
    E2EK1EL18/02/16 09:46
    E2EK1EL » 18/02/16 09:46

    Interessante.

    Só achei o labirinto um tanto "futuristico".

    Acho que o tema de "cavernas" seria mais interessante.

    Ficarei de olho.

    4
  • tmatos2001
    9 mensagens MD
    avatar
    tmatos200118/02/16 09:52
    tmatos2001 » 18/02/16 09:52

    Fazendo coro com o Daniel eu quero agradecer ao Rodrigo Deus, a quem eu to devendo outra partida de Labyrinx! ;)

    Acompanhem a gente em https://www.facebook.com/rednerdsgames/

    Abraços,
    Thiago Matos
    Game Designer Rednerds

    E o labirinto se expande...

    3
  • MOITA1980
    983 mensagens MD
    avatar
    MOITA198018/02/16 09:52
    MOITA1980 » 18/02/16 09:52

    Tive a oportunidade de jogar com o Daniel em Florianópolis,  achei muito bom.   Vou colar aqui o que postei na Eurogamers Brasil:

    Tive a oportunidade de jogar aqui em Florianópolis,  o protótipo do Labirinx.   Ótimo jogo,  acho que agradará os fãs das diversas "escolas".   Tem a pegada estratégica dos tile placement,  bem como um bom gerenciamento de mão,  movimentos ponto-a-ponto e habilidades variáveis,  ou seja,  tende a agradar fãs de estratégicos/euros.   Tem uma boa dose de temática e elementos randômicos que também agradará os fãs de jogos da escola americana,  e ao mesmo tempo tem alguns elementos minimalistas (tanto nas regras,  quanto na arte,  de bom gosto por sinal) que devem agradar os fãs de abstratos.   Tudo isso em 10 minutos por jogador.   Parabéns Daniel Ferreira Braga

    5
  • dbraga2000
    81 mensagens MD
    avatar
    dbraga200018/02/16 10:04
    dbraga2000 » 18/02/16 10:04

    MOITA1980::Tive a oportunidade de jogar com o Daniel em Florianópolis,  achei muito bom.   Vou colar aqui o que postei na Eurogamers Brasil:

    Tive a oportunidade de jogar aqui em Florianópolis,  o protótipo do Labirinx.   Ótimo jogo,  acho que agradará os fãs das diversas "escolas".   Tem a pegada estratégica dos tile placement,  bem como um bom gerenciamento de mão,  movimentos ponto-a-ponto e habilidades variáveis,  ou seja,  tende a agradar fãs de estratégicos/euros.   Tem uma boa dose de temática e elementos randômicos que também agradará os fãs de jogos da escola americana,  e ao mesmo tempo tem alguns elementos minimalistas (tanto nas regras,  quanto na arte,  de bom gosto por sinal) que devem agradar os fãs de abstratos.   Tudo isso em 10 minutos por jogador.   Parabéns Daniel Ferreira Braga

    Moisés,
    Tenho de deixar aqui o prazer que foi te conhecer cara! Foi uma honra tê-lo como playtest do Labyrinx e espero poder estar no mesmo papel nos teus jogos que são lindos!
    Buscamos exaustivamente trabalhar a questão do tempo de jogo. Ser um jogo rápido era um quesito muito importante para nós. Juntamos com a estratégia do tabuleiro modular criando rejogabilidade infinita visto que cada labirinto será sempre único!
    Que bom que gostou meu amigo!

    4
  • tmatos2001
    9 mensagens MD
    avatar
    tmatos200118/02/16 10:14
    tmatos2001 » 18/02/16 10:14

    E2EK1EL:: Interessante.

    Só achei o labirinto um tanto "futuristico".

    Acho que o tema de "cavernas" seria mais interessante.

    Ficarei de olho.


    Oi E2EK1EL,

    O jogo Labyrinx se passa em um mundo fantástico que mais se assemelha ao Numenéra do que com o D&D, por isso o visual diferenciado! ;)

    Um abraço,
    Thiago Matos
    Game Designer Rednerds

    E o labirinto se expande...

    5
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