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  3. Shakespeare (I)
  4. O que há de especial em Shakespeare?

O que há de especial em Shakespeare?

Shakespeare (I)
  • avatar
    Ricardo Gama15/01/16 05:50
    avatar
    Ricardo Gama
    15/01/16 05:50
    4575 mensagens MD

    Por Pierre Beri
    Fonte: https://boardgamegeek.com/thread/1428865/o-ystari-ystari-wherefore-art-thou-so-brilliant

    Shakespeare é um grande eurogame da Ystari Games. É um jogo com temática muito forte onde os jogadores se esforçam para criar o mais belo espetáculo para Sua Majestade a Rainha. Eu já joguei 5 vezes até agora e estou realmente ansioso para jogar mais, porque isso, mais uma vez, é impressionante, é Ystari.

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/32244_m.jpg


    O que há de especial em Shakespeare?

    O jogo é um Eurogame padrão, com uma mecânica bastante familiar. No entanto, ele tem algumas coisas que o tornam muito emocionante e viciante:

    - Quanto mais ações você fizer, mais tarde você vai jogar, ou seja, iniciativa inferior e maior custo de oportunidades. Além disso, o jogador que escolhe jogar menos ações ganha 1 PV (ver terceiro tópico abaixo).
    - No final de cada dia (rodada), todos os personagens que foram ativados nesta rodada, exceto um, estarão indisponíveis para a próxima rodada. Um bom motivo para jogar algumas ações ao longo do tempo.
    - A pontuação final é baixa (você pode ganhar tendo marcado de 10 a 20 pontos durante o jogo), então todas as oportunidades de pontuação são únicas, cada PV é fundamental e significativo.
    - O dinheiro não pode ser gasto durante o jogo, você vai usá-lo para pagar seus trabalhadores no final.
    - Um grupo justo de opções estratégicas diferentes.

    Setup

    Coloque o tabuleiro principal no centro da mesa. Cada jogador coloca um disco no espaço inicial de cada faixa de ato e no espaço 5 PV’s da faixa de pontuação.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/388/9bppo4.jpg

    Tabuleiro principal no final de um jogo para 3 jogadores


    Além disso, 3N* marcadores de trajes e 3N marcadores de cenários são colocados nos espaços dedicados do tabuleiro principal.
    Revelar N + 2 personagens do baralho de personagens e colocá-los perto do tabuleiro principal.
    * N significa "o número de jogador", assim 3N significa três vezes o número de jogadores.

    Cada jogador começa com um tabuleiro pessoal, que mostra seu camarim de teatro, composto de 14 espaços para cenários e 4 espaços fictícios, onde eles tentam construir a mais bela paisagem.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/058/947add.jpg

    Tabuleiro do jogador no final de um jogo para 3 jogadores



    O tabuleiro do jogador também têm uma trilha de ambiente, para manter o controle de como as pessoas se dão bem, voltando à posição neutra depois de cada dia.

    Impresso em ambos os lados do seu tabuleiro estão 2 atores (O autor e Falstaff) e 2 não-atores (um Faz-Tudo de valor 4 e a Rainha).
    O autor ajuda a avançar as trilhas de ato, Falstaff ajuda com o ambiente, o faz-tudo vai construir seus figurinos e cenários e a Rainha que fornecerá dinheiro ou objetivos que podem valer de 1 a 2 PV’s no final do jogo.

    Antes do jogo começar, é determinada a ordem de jogada de forma aleatória e a iniciativa (em breve você entenderá o que isso significa) segue a mesma ordem.

    Agora na ordem do turno inverso, os jogadores recrutam um personagem a partir do N + 2 disponíveis. Os dois restantes são descartados e substituídos por outros N + 2 personagens.

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/32248_l.jpg


    Jogabilidade

    Shakespeare é jogado em 6 rodadas (dias). Os dias 4 e 6 são os ensaios gerais, durante os quais os três "atos" (faixa vermelha, faixa amarela e faixa azul) estão marcados. No final do sexto dia, você deve pagar os salários de seus trabalhadores, há uma pequena pontuação final (ouro e objetivos) e quem alcançar o maior numero de PV’s é o vencedor.

    Cada dia divide-se de 5 a 6 fases:

    1) Ordem do turno

    Você tem 5 marcadores de ação. Escolha quantos você deseja colocar e esconda em seu punho. Todos os jogadores revelam simultaneamente quanto estão segurando. O jogador com o menor número de marcadores de ação jogará primeiro, o segundo menor número em seguida e assim por diante.
    Quaisquer empates são resolvidos em favor do jogador que tem a maior iniciativa.
    O novo primeiro jogador ganha 1PV.
    Todos os discos na trilha de iniciativa são removidos.

    2) Ações

    Na ordem do turno recém-determinado, os jogadores fazem uma ação de cada vez, o jogo prossegue até que todos tenham jogado todas as suas ações ou passado. Uma ação é tanto recrutar quanto ativar.

    Você tem uma, e apenas uma ação recrutar obrigatória por dia. Para fazer isso, pegue um personagem dos que estão disponíveis perto do tabuleiro principal e coloque a sua carta de recrutamento em seu lugar. Isso não custa nenhum de seus marcadores de ação disponíveis (aqueles que foram selecionados na fase 1).

    Você sempre pode virar a carta de personagem que você está recrutando para revelar o lado "extra". Extras não exigem nenhum salário, para que eles não tenham desvantagens.

    Lembre-se que você terá de pagar todos os seus trabalhadores no final do jogo e quanto mais forte um personagem, mais caro ele fica.

    Você pode ativar um dos seus trabalhadores colocando um de seus marcadores de ação disponíveis em seu ícone de efeito.

    A rainha permite que você ganhe £ 4 ou compre 3 objetivos e pegue 1. Cada objetivo irá conceder-lhe 1 ou 2 PV’s no final do jogo. Os objetivos incluem: recrutar 3-4 atores (o mesmo com não-atores), gastar de £ 2 a £ 5 antes de pagar salários, ter um cenário com valor total de 26-40, etc.

    Artesãos permitem comprar fichas de trajes (6 ou 8) e marcadores de cenários (6 ou 8) até o seu valor total. Por exemplo, com um artesão de valor 8 você pode levar um armário de valor 4, um de dois e dois marcadores de cenário de valor 1. O faz-tudo de valor 4 (incluindo sua base) permite comprar tanto marcadores de trajes e de cenários até um valor combinado de 4, por exemplo, 2-v traje, 1-v traje, 1-v cenário.

    Assistentes não podem ser ativados, mas aumentam o valor de cada um de seus artesãos em um.

    O joalheiro permite que você pegue um marcador de cenário de ouro ou um marcador de traje de ouro. Somente o joalheiro pode acessar esses marcadores de ouro. Cada símbolo de ouro vale 1PV no final do jogo.

    Cenário: deve ser construído observando a "gravidade" e a simetria esquerda direita. Não só os marcadores de cenário dourados concedem 1PV no final do jogo, eles também agem como símbolos no que diz respeito à simetria.
    Ao colocar um novo marcador de cenário, você ganha o bônus impresso nele (em ordem crescente de valor: nada / £ 1 / -1 ambiente para os adversários / 2 ambientes para você / e um marcador de tiro único com "valor 3" para impulsionar um dos seus artesãos). Se você cobrir um ícone de "vela" impresso em seu teatro, ganha um 1PV.

    Trajes: quando um personagem (ator ou adicional) tem 3 marcadores de traje sobre ele, você ganha um bônus que depende do valor total destes 3 marcadores. 6-7: £ 2 / 8-10: £ 1 + 1PV / 11-12: 2PV’s / 13-15: 3PV’s. Além disso, um personagem com um traje completo irá acionar o seu efeito no ensaio dos dias 4 e 6.

    Atores fornecem principalmente penas. Quando você ganha uma pena, move um espaço para frente na faixa de cor correspondente ao ato. Se a pena for branca, escolha qualquer faixa. Faixas de ato serão utilizadas na fase 4 (o vestido rehearsal) dos dias 4 e 6, logo após os trajes completos de seus atores serem "acionados". Atores também podem conceder pedaços de trajes, pedaços de cenários, impulsionarem o seu ambiente, ou (Hamlet) diminuir o ambiente de seus oponentes.
    Somente Falstaff não afeta faixas de ato, apenas aumenta o seu ambiente em 2 espaços.

    IMPORTANTE: a primeira vez que ativar um ator em um dia, coloque o seu disco de iniciativa sobre o espaço livre no nível superior da trilha de iniciativa. Este é um incentivo para ativar atores cedo, embora você realmente queira usar seus artesãos assim que puder, quando os marcadores de trajes e cenários ainda estão disponíveis. Tennnnnnsssssssssssssoooooo!!!
    A iniciativa é o mais importante na fase 1 (para desempatar), mas tem outros pequenos usos.

    Você também pode optar por passar sua vez, descartando quaisquer marcadores de ação restantes. Isso faz sentido para a fase de descanso. Uma vez que cada jogador tenha recrutado pelo menos uma vez e usado todos os seus marcadores ou passado, vamos para a fase 3.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/983/kdv4nq.jpg


    3) Ambiente

    Para cada 3 valores de cenário á esquerda do tabuleiro principal, cada jogador perde 1 ponto de ambiente, movendo seu marcador de ambiente um espaço para a esquerda, se possível.
    Em seguida, na ordem do turno, cada jogador aplica seu bônus ou penalidade correspondente ao seu estatuto de ambiente: -1 PV / -1 pena / nada / + £ 1/1 pena branca / 1 PV.

    Em seguida, defina seu status de volta para o espaço "vazio".

    4) Ensaio com Fantasias (dias 4 e 6 somente)
    Na ordem definida pela trilha de iniciativa, cada jogador aciona o efeito de cada personagem fantasiado (3 fichas). A maioria fornece penas, uma fornece £ 2, e uma fornece 1PV. Extras sempre fornecem uma pena branca (escolha qualquer faixa de ato).

    Após isso, marcar o correspondente em cada faixa de ato:
    - Ato I (vermelho): ganhar £ 0, 1, 3 ou 5, dependendo da sua posição.
    - Ato II (amarelo): ganhar 1PV se for de segundo grau, ganhar 2PV’s se for primeiro escalão. Se empatado, o disco inferior (primeiro a chegar) ganha, daí a importância da iniciativa aqui.
    - Ato III (azul): ganho de 1, 2 ou 3PV’s dependendo da sua posição.
    - Cada ato: perder 1PV se você estiver em um deles mais de 3 espaços à esquerda.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/354/efaqhb.jpg


    5) Manutenção

    Remova qualquer traje restante, marcadores de cenário e personagens não recrutados do jogo e substitua-os com o número apropriado (3N, e 3N + 2).
    Pule esta fase no dia 6.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/673/kmemrg.jpg


    6) Descanso

    Remova todos os marcadores de "descanso" do dia anterior, em seguida, coloque um marcador de "descanso" em cada personagem que você tenha ativado durante o dia, com exceção de um. Você não será capaz de ativar esses personagens no dia seguinte. Então, se você investiu pesado em ações neste dia, você será forçado a ser mais razoável no dia seguinte.

    O fato de que a fase de manutenção ocorre antes da fase de descanso permite que você saiba exatamente o que estará disponível para que escolha sabiamente. Por exemplo, se não houver fichas douradas no dia seguinte você pode deixar seu joalheiro descansar com nenhuma desvantagem / se não há sinal de um cenário azul significa que o Rei Lear (um ator específico) não será muito eficiente.
    Pule esta fase no dia 6.

    Final do jogo

    Após o ensaio geral do dia 6, cada jogador revela as pontuações de seus objetivos em primeiro lugar. Com um lembrete, você atinge objetivos ao ativar a rainha, e pode marcar 1 ou 2PV’s para cada ativação. Com apenas um objetivo você pode obter 3PV’s: aquele que lhe dá 1PV para cada um que ocupa o primeiro lugar nas faixas de ato. Ser o primeiro em todas as três faixas é um grande desafio.

    Em seguida, marcar 1PV para cada cenário de ouro / símbolo, fantasia em seu teatro / em seus atores e figurantes.

    Finalmente, pagar salários. Cada personagem que você recrutou vem com um salário (exceto para extras). Para cada personagem que você não consiga pagar, perde 2PV’s, o que é bastante significativo, sendo responsável por mais ou menos 10% de sua pontuação.

    Ganha o jogador com mais PV’s. Se empatado, o dinheiro que sobra serve de desempate.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/962/miyfta.jpg


    Pensamentos finais

    Shakespeare é um jogo incrível. Não há muita novidade lá (recrutamento e ativação, avançar em trilhas), mas os poucos pontos originais são realmente grandes e o jogo traz ótimas sensações. Ele tem regras simples e um tema forte, não que seja comum a criação de uma peça de teatro. Mesmo os não-jogadores podem ser capazes de jogar e de desfrutar este jogo.

    O tempo de jogo é ok. Com 2 jogadores, é bastante rápido (cerca de 45 minutos para as minhas três partidas).

    O que eu particularmente adoro é a pontuação baixa. A pontuação mais baixa com que eu ganhei foi 15PV’s, que é de apenas 10 a mais do que a posição inicial (cada jogador começa com 5PV’s) e a maior foi 22. Portanto, cada PV conta muito.

    Além disso, em meu único jogo com 3 jogadores, havia tantas fichas de cenário que fomos incapazes de removê-las, porque nenhum conjunto de armários estava disponível para recrutamento, que todos nós perdemos um monte de ambientação e tivemos “baixas de ambientação" nos primeiros 4 dias. Enquanto eu consegui me manter sem perder concretamente nada, meus adversários perderam 2PV’s cada. Portanto, as pontuações foram particularmente baixas (15-14-10). É muito legal ver como os fatores aleatórios (que estão lá apenas para fazer com que não haja dois jogos semelhantes) criam jogos e sensações diferentes.

    Finalmente, este jogo oferece um número de diferentes caminhos estratégicos. Você pode tentar apostar alto - extras, trajes, cenários, personagens de altos salários, nas faixas dos atos 1, 2 ou 3 e objetivos. Muita diversão e um monte de partidas para explorar tudo. Pelo menos, eu acho, porque eu só joguei 5 vezes. Mal posso esperar para voltar a jogar novamente!

    Traduzido por mgstavale
    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/686/714cbd.jpg

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    Comentários:

  • Csaerbeck
    87 mensagens MD
    avatar
    Csaerbeck15/01/16 07:46
    Csaerbeck » 15/01/16 07:46

    Entrou na minha Wishlist...
    Me parece ser muito bom.

    4
  • leandrofvaz
    1243 mensagens MD
    avatar
    leandrofvaz15/01/16 11:22
    leandrofvaz » 15/01/16 11:22

    É um jogo que estou observando esse ano, mas confesso que achei as ponderações do autor da análise muito apaixonantes (não que isso seja ruim, mas gosto de análises um pouco mais sóbrias).

    Um ótimo post e é sempre bom esse material traduzido, sempre muito atual.


    Vou aguardar para ver como serão as avaliações e tudo mais, então decidirei sobre ele.

    4
  • rodolfolondero
    252 mensagens MD
    avatar
    rodolfolondero15/01/16 11:46
    rodolfolondero » 15/01/16 11:46

    Joguei quatro vezes e concordo com o comentário acima.

    5
  • leandrofvaz
    1243 mensagens MD
    avatar
    leandrofvaz15/01/16 11:51
    leandrofvaz » 15/01/16 11:51

    Então rodolfolondero e Alison Arantes, pois é por isso que prefiro análises mais sóbrias do que as apaixonantes demais, quando se fala que o jogo é bom porque é ystari eu já fico ressabiado. Mas é isso aí, cada um gosta do que gosta conforme suas experiências, pode ser que para o autor do tópico (que não é o Gama), o jogo seja realmente incrível.

    Tirando isso é muito bom ter esses materiais traduzidos, isso movimenta muito o site e agrega muitas informações boas.

    6
  • rafa.soliveira
    1226 mensagens MD
    avatar
    rafa.soliveira15/01/16 11:59
    rafa.soliveira » 15/01/16 11:59

    leandrofvaz::É um jogo que estou observando esse ano, mas confesso que achei as ponderações do autor da análise muito apaixonantes (não que isso seja ruim, mas gosto de análises um pouco mais sóbrias).

    Um ótimo post e é sempre bom esse material traduzido, sempre muito atual.


    Vou aguardar para ver como serão as avaliações e tudo mais, então decidirei sobre ele.


    esse é um dos grandes problemas dos reviewers por ai, a maioria faz muito hype, não que eles não falam de alguns problemas dos jogos, mas a maioria das vezes isso acaba se perdendo no meio dos elogios.

    Por isso acabo vendo pelo menos uns 3 ou 4 reviewers diferentes, para ver se consigo ter uma ideia mais real se o jogo é pra mim ou não.

    4
  • hzpnotoad
    144 mensagens MD
    avatar
    hzpnotoad15/01/16 17:04
    hzpnotoad » 15/01/16 17:04

    leandrofvaz::Então rodolfolondero e Alison Arantes, pois é por isso que prefiro análises mais sóbrias do que as apaixonantes demais, quando se fala que o jogo é bom porque é ystari eu já fico ressabiado. Mas é isso aí, cada um gosta do que gosta conforme suas experiências, pode ser que para o autor do tópico (que não é o Gama), o jogo seja realmente incrível.

    Tirando isso é muito bom ter esses materiais traduzidos, isso movimenta muito o site e agrega muitas informações boas.

    Concordo plenamente. A maioria das vezes que vejo um review de board game me parece que tou vendo um sales pitch da empresa e não um review.

    PS: Acho que "apaixonadas" ou "emotivas" talvez fique melhor na frase :)

    3
  • pseudoluke
    86 mensagens MD
    avatar
    pseudoluke16/01/16 10:54
    pseudoluke » 16/01/16 10:54

    O mérito do Shakespeare é entregar muito jogo em pouco tempo. Neste ponto o jogo é certeiro mesmo.

    0
  • akaguto
    40 mensagens MD
    avatar
    akaguto17/01/16 23:07
    akaguto » 17/01/16 23:07

    Foi um jogo que vi tanto review que perdi a vontade, mesmo sendo positivos..

    0
Responder
Shakespeare (I) - O que há de especial em Shakespeare?
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