Por Tina McDuffie
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1415083/glass-meeple-illuminates-dimension
Dimension é um jogo em tempo real no qual os jogadores, correndo contra o relógio, tentam construir uma pirâmide de 11 bolas sem quebrar qualquer uma das 6 regras ativas. Ganha o jogo aquele jogador que for mais bem sucedido nisso após 6 rodadas.
Os jogadores começam o jogo com uma carta de referência de regras, o seu próprio tabuleiro, e 15 bolas: 3 de cada cor preto, branco, azul, verde e laranja. As bolas têm uma sensação tátil agradável e robusta, embora isso não impeça que de vez em quando uma tente escapar rolando para fora da mesa. Os tabuleiros são muito bons em mantê-las na linha, na maioria das vezes.
A cada rodada, 6 cartas de regras são viradas para cima de um baralho de 60 cartas. Existem basicamente três tipos de regras: as regras de proximidade, regras de quantidade e regras de empilhamento.
Cartas de proximidade
Regras de proximidade especificam quais cores de esferas podem ou não podem se tocar. Por exemplo: a primeira carta mostrada aqui diz que cada bola verde em seu tabuleiro deve tocar uma bola laranja e cada bola laranja deve tocar uma bola verde. A segunda carta indica que nenhuma bola verde pode tocar em qualquer bola laranja em seu tabuleiro e vice-versa.
Regras de quantidade especificam quantas bolas de uma determinada cor (s) deve ser usada. Por exemplo: a carta logo abaixo à direita especifica que você deve usar exatamente uma esfera azul, enquanto a carta do meio indica que sua soma de bolas azuis e verdes deve ser 4. Ou seja, você pode ter uma bola azul e 3 verdes, 2 de cada cor, ou 3 azuis e 1 verde. Claro, se ambas as cartas vem na mesma rodada, você terá que seguir com a primeira opção de uma bola azul e 3 verdes, a fim de respeitar as duas regras. A carta à esquerda diz que você deve ter bolas mais alaranjadas do que bolas pretas. Se há uma ou mais bolas laranjas e não há bolas pretas isso satisfaria a condição, assim como 2 laranjas e 1 ou 0 pretas, 3 laranjas e 2 ou menos pretas.
Cartas de quantidade
As regras de empilhamento especificam se, ou não, quaisquer outras bolas podem ser colocadas em cima ou por baixo de uma bola com um colorido particular. Por exemplo, a carta a esquerda mostrada abaixo diz que você não pode empilhar as bolas em cima das bolas azuis, enquanto a carta a direita diz que você não pode empilhar bolas laranja em cima de todas as outras bolas.
Cartas de empilhamento
Agora, com essas regras tudo pode parecer simples o suficiente por si só, mas quando você combina 6 delas de forma aleatória, a verdadeira diversão do quebra-cabeça começa. É possível ter regras contraditórias. Nós muitas vezes jogamos com uma regra da casa que, se uma carta contradiz outra regra anterior, nós compramos uma nova.
Para jogar uma partida de
Dimension, basta comprar 6 cartas e em seguida, virar a ampulheta. A ampulheta de areia fornecida é de cerca de 1 minuto. Os jogadores então se esforçam para construir uma pirâmide, usando tantas bolas quanto puderem sem quebrar qualquer uma das regras exibidas no momento. Quando o tempo se esgota, os jogadores devem parar imediatamente.
Fichas de pontos são distribuídas, máximo de 11, para cada jogador com base no número de bolas utilizadas. Se você colocou 10 bolas em seu tabuleiro, você ganha 10 pontos; 5 bolas, 5 pontos. Em seguida, verifique a regra de cartas uma de cada vez. Se você quebrou uma regra, você perde 2 pontos e tira as fichas apropriadas. Se você colocou bolas de todas as 5 cores no seu tabuleiro e você não quebrou nenhuma regra, você recebe uma ficha bônus. Você precisa ter pelo menos 3 fichas de bônus até o final do jogo, ou você perderá pontos. Se você conseguir adquirir a totalidade de 6 - eu não consegui até agora - você ganha 6 pontos de bônus. Aqui está o gráfico:

A minha única queixa sobre o jogo é que eles não imprimem este gráfico sobre as cartas de referência. Eu recomendo o livro de regras aberto nessa página ou imprimir sua própria referência. Eu também recomendo o uso de um aplicativo de tempo com um aviso sonoro durante os últimos 10 segundos. Caso contrário, é fácil que a areia escorra sem que ninguém perceba: você está tão ocupado concentrando-se em seu tabuleiro - que ninguém se preocupa com a ampulheta!
Dimension traz um monte de diversão. Você pode jogá-lo de uma forma descontraída, dando um tempo para discutir cada carta e dando a todos a chance de absorver as regras atuais antes de virar a ampulheta. Ou você pode virar as cartas rapidamente e começar a cronometrar imediatamente, fazendo todos se sentirem frenéticos para ganhar. Eu recomendo o primeiro estilo de jogo, com uma rodada de prática antes para uma introdução de
Dimension aos novos jogadores. Acople o seu estilo de opções de partida - do lazer para o frenesi - com a aleatoriedade das combinações de cartas e tenha uma grande rejogabilidade.
Dimension suporta de 1 a 4 jogadores com idade acima de 8 anos. Você pode jogá-lo sozinho! No entanto eu não o recomendo para crianças com menos de 4 - as bolas são pequenas o suficiente para apresentar um risco de asfixia - crianças e jovens devem ser capazes de jogá-lo muito bem.
Dimension é muito rápido e fácil de ensinar e aprender. Na verdade, após ter acabado de ler este artigo, você deve estar pronto para jogar. Para ser mestre, no entanto, pode demorar algum tempo. É assim que funciona a pilha de bolas.
Traduzido por mgstavale