Por M.P. O'Sullivan
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1475699/my-first-game
Depois de dois dias de planos destruídos, minha esposa e eu finalmente conseguimos trazer
The Horus Heresy: Betrayal at Calth para a mesa. Começamos com o primeiro cenário, Wrath of Veridia. O setup do jogo era simples; nós apenas tivemos que organizar três tabuleiros para fazer o cenário, e cada peça é diferente na cor e no design.
Nós pegamos dois minutos para estudar as regras. Elas são extremamente simples e concisas; regras simples sobre o movimento, ataques, e o número de figuras que pode ocupar um espaço, e algo sobre os valores que compartilham num único espaço no tabuleiro, que é chamado de unidade. Um layout agradável das cartas de comando; um baralho de cartas que são especializadas para o exército do jogador e que, quando jogadas, permitem que o jogador faça uma jogada única que é ao mesmo tempo muito poderosa e muito atmosférica. O jogador leal recebe cartas que são sobre como usar seu treinamento mariner e o uso astuto das coisas ao seu redor, enquanto as cartas do jogador traidor são todas sobre ser subserviente ou usar magia do caos.

O primeiro cenário começa na superfície de um planeta chamado Calth. Veja você, os bandidos fizeram algumas coisas e o sol de Calth, Veridia, está superaquecendo e foi assim que acabou matando todos sobre a superfície do planeta. Agora os meus rapazes, os leais Space Marines, e caras da minha esposa, os Space Marines traidores, foram presos na superfície do planeta. Nossa salvação: três portas de segurança que levam a uma cidade profundamente entranhada sob a superfície do planeta, no entanto as portas estavam fechando rapidamente. Foi uma corrida para atravessar nossos homens por aquelas portas antes da superfície do planeta ser queimada e nos afastarmos dos estertores da morte pelo sol.
Cada jogador começa em uma seção do mapa; para esta missão cada um de nós começou no mesmo lugar, grades separavam nossos esquadrões. Na outra extremidade do tabuleiro, as portas de segurança onde precisávamos chegar para sobreviver. Em vez de uma batalha, foi uma corrida. E foi emocionante!
A missão começa com os traidores marines reivindicando a iniciativa, e minha esposa imediatamente bloqueando minha corrida para as portas. Depois que cada um de nós correu com nosso plantel de sargentos, e estávamos a uma curta distância das portas de segurança, ela mandou uma unidade de seus marines para ficarem presos com os meus em uma passagem estreita, bloqueando a minha passagem! Ela usou as regras de aprisionamento contra mim. Você vê, quando uma de suas unidades está ao lado de uma unidade inimiga, suas unidades só podem usar a ação Avanço para mover um espaço, invés da ação de Executar para mover dois espaços! Eu estava preso e bem devagar no meu caminho pelo corredor, e tive que atirar nos traidores para avançar. Foi um banho de sangue.

Meus marines presos neste espaço lutaram com esta unidade de traidores enquanto, com o espaço livre, os marines da minha esposa fizeram uma corrida livre. A luta foi uma confusão sangrenta; os traidores haviam enviado um fuzileiro naval com um lançador de mísseis e ele estava transformando meus fuzileiros navais em destroços e chamas. Ainda pior, minha esposa recebeu uma carta de comando que profanou a área circundante com magia do caos, tornando mais difícil de revidar!
Enquanto isso, o portador da bandeira da minha esposa levou outro marine para a segurança atrás das portas!
Eu finalmente fui capaz de derrubar o mariner traidor, mas isso custou-me quatro marines e um tempo precioso! Eu só tinha mais três rodadas para levar meus fuzileiros navais para a segurança.
Corri até o lado do tabuleiro e vi uma abertura para derrubar o líder do esquadrão traidor. Eu dei um tiro desesperado, rolando os dados que tinham me traído tantas vezes na luta com aquele traidor com o lançador de mísseis... e acertei! O sargento caiu morto junto com seu defensor.
Depois de mais uma rodada a segunda porta de segurança estava prestes a se fechar e eu tinha apenas mais uma chance de mandar uma unidade de fuzileiros navais para trás dele. Os marines traidores da minha esposa não estavam progredindo, porém, ela jogou a carta de comando "Lured by Voices", usando magia negra para sussurrar nos ouvidos dos meus marines, confundi-los e mandá-los para longe das portas um espaço. Aquele espaço significava que eu não podia levá-los pra dentro antes das portas fecharem!
Havia apenas uma chance de sobreviver agora: a última porta de segurança, defendida pelo último mariner restante da minha esposa.
Meu líder de esquadrão correu para a porta, enquanto o traidor atirou de volta. Homens morreram naquele momento, crivados por balas fogo, mas os leais foram finalmente triunfantes, envolvidos em um ataque corpo a corpo. Eu usei “sergeant's Lightning Claw” para atravessar o mariner traidor, e ele caiu por uma pilha de dados que rolaram um monte de acertos críticos.
A última porta estava aberta, e espaço vazio. Eu solenemente caminhei com meu sargento e dois de meus homens para trás das portas. Foi só então que eu percebi que meus dois outros homens, os outros fuzileiros navais que lutaram tão valentemente para chegar aqui comigo... não caberiam no quarto. Veja bem, cada espaço pode conter apenas certo número de miniaturas, e há apenas um espaço por trás das portas de segurança.
Quando as portas foram fechadas, protegendo três dos meus fuzileiros navais, dois outros foram deixados para trás para morrer quando o fogo do sol destruiu a superfície do planeta. O seu sacrifício não será esquecido.
Minha esposa e eu passamos vinte minutos apenas conversando animadamente sobre o jogo. Nós dois amamos! Nós adoramos a rapidez com que pegamos as regras, e como as regras simples levam a escolhas de estratégias complexas. Cada um de nós lia em voz alta nossas cartas de comando, assentindo sabiamente com as cartas leais tenazes e estratégicas e rindo da corrupção vil das cartas dos traidores.
Enquanto arrumávamos tudo, fizemos planos para jogar o segundo cenário.
Este jogo é absolutamente fantástico! É mais do que estávamos esperando. Eu tenho certeza que vamos jogá-lo por um tempo, e que os jogos que jogamos serão uma experiência compartilhada da qual falaremos por um longo tempo. É um jogo perfeito para recém-chegados ao universo 40K. Sinceramente, como alguém que costumava jogar 40K, é o jogo perfeito para me manter envolvido. Há uma tonelada de coisas aqui que você sente como sendo uma revolução do jogo padrão de 40K. Eu realmente espero ver este jogo obtendo mais apoio da Games Workshop.
Traduzido por mgstavale