Por Brian and Keisha Pihl
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1427841/nauticus-review-english
Nauticus é um jogo euro peso médio que está atualmente disponível apenas em alemão. Os jogadores agem como construtores de navios, e também como compradores e transportadores de mercadorias. Regras em inglês estão disponíveis
aqui.
Objetivo
O vencedor é a pessoa com mais pontos de vitória, que são adquiridos principalmente através da construção de navios e entrega de mercadorias.
Visão geral
Os dois principais mecanismos de
Nauticus são a seleção de papéis e coleção de componentes. A seleção de papel é semelhante ao
Puerto Rico onde o seletor recebe um bônus, mas todos os jogadores executam o "papel". Já colecionar componentes entra em jogo de duas maneiras: 1) coletando correspondentes peças do navio (cascos, mastros e velas) para completar um navio e 2) entregando mercadorias de um mesmo tipo para maximizar pontos de vitória. Note-se que o elemento-chave de
Puerto Rico está em quando pegar os "papéis", mas em
Nauticus esse elemento é menos crítico para a vitória. A complexidade do
Nauticus vem da construção dos navios com peças correspondentes. Uma diferença interessante na seleção de papel é que o bônus não permanece constantemente com um papel específico.
O jogo é de 4 rodadas para 2 jogadores e 5 rodadas para 3-4 jogadores. Em cada rodada 7 das 8 ações serão selecionadas. Os jogadores terão a sua própria área de jogo que contém um armazém com espaços limitados, trabalhadores, dinheiro (talers) e um espaço aberto para a construção de navios. O armazém é necessário porque a qualquer momento você pode receber algo de graça (como bônus) e ele precisa ser colocado no armazém. Note-se que esta é uma regra que pode ser facilmente esquecida. Outra regra que perdemos no primeiro jogo é que você precisa construir um mastro sobre um casco existente e uma vela em um mastro existente.
Há oito ações potenciais mostradas em uma roda que também lista o bônus e os trabalhadores temporários que vêm de graça com a ação. Cada "entrega" precisa de um trabalhador, porém todos os trabalhadores em excesso são pagos a partir do estoque dos jogadores. Por exemplo, comprar 3 peças de navio requer 3 trabalhadores, mas algumas delas poderiam ser livres utilizando ações, e as outras poderiam ser pagas com o estoque dos jogadores.
Ações azuis custam talers (bem como os trabalhadores) para serem executadas. O primeiro item custa 0-3, dependendo de onde eles estão na roda e o segundo do mesmo item sempre custa 4 talers. Você pode comprar tudo o que quiser desde que tenha o dinheiro e os trabalhadores necessários:
1. Comprar peças do casco (frente, trás, meio e um mini barco completo)
2. Comprar peças do mastro (um dos quatro tipos)
3. Comprar velas (um dos quatro tipos)
4. Comprar itens (4 tipos)
Se acontecer de você comprar todos os 4 tipos diferentes de navios, mastros, etc. então você começa uma rodada livre, sem precisar de um trabalhador (parte vai no armazém e não pode utilizar nenhuma coroa).
Algumas ações são livres, mas exigirão trabalhadores:
5. Transporte das mercadorias do navio entre o armazém e o estaleiro
6. Ganhar dinheiro
7. Entregar mercadorias a partir de navios concluídos
8. Ganhar pontos de vitória com base em coroas mostradas em sua área
Uma vez por jogo os jogadores podem usar um tile de ação extra que vem com 2 trabalhadores livres. Este é mais freqüentemente usado no último turno do jogo. Você também pode passar uma ação que vai deixar um tile com ponto de vitória negativo. Coroas darão mais pontos durante a ação citada. A primeira passagem em uma rodada remove um tile -3, segunda passagem remove um tile -2 e a terceira passagem remove um tile -1.
Os navios podem ser de 1,2,3 ou 4 partes. Um navio maior vai ganhar mais pontos de vitória no final do jogo, mas você vai demorar um pouco mais para construí-lo e ser capaz de usá-lo para entregar as mercadorias. Depois de concluir um navio o jogo é interrompido e você ganha um bônus especial (peças de navios, pontos de vitória, dinheiro, trabalhadores ou bens). Este bônus é a única maneira que permite você de conseguir um mastro ou uma vela com coroa. Mastros e velas com coroas são coringas que podem combinar com qualquer um dos 4 tipos de peças do navio.
O fim de uma rodada fará com que tenha muitas coisas para repor. Os trabalhadores livres e bônus que vêm com ações, mudarão aleatoriamente. Perto do fim do jogo os jogadores renunciarão a compra de itens e correrão para transportar mercadorias ou capitalizar os pontos de vitória. Quaisquer navios inacabados, bens e dinheiro, contarão como pontos de vitória, e em seguida, a pontuação final ocorre.
Qualidade dos componentes
Os componentes são realmente grandes e o esquema de cores faz tudo parecer realmente legal. Ter o seu próprio tabuleiro e criar os navios dá aos jogadores um sentimento de posse. Os tabuleiros e a roda ajudam para facilitar a jogabilidade intuitiva.
Tema
Este é um euro, e embora o tema de transporte já tenha sido muito utilizado, nesse caso ele faz sentido. Tudo funciona da maneira como você acha que funcionaria. Acontece que eu gosto do tema, mas entendo que outros podem não gostar.
Regras
A cópia em Inglês das regras é excelente, não muito longa e fácil de entender ao lê-la uma vez. Eu não acho que você tenha que revisar nada (exceto a quantidade de dinheiro no começo do jogo) antes de jogar a primeira vez, que pode ser porque elas estão muito bem escritas ou apenas porque são intuitivas.
Jogabilidade
A jogabilidade realmente lembra-me
Puerto Rico, em que há decisões convincentes para se tomar cada vez, mas não um número esmagador delas que poderia deixar um jogador novo perdido. Há um pouco de tempo de inatividade, pois o jogador inicial sempre tem várias opções e realmente precisa maximizar sua escolha. Esperamos que outros jogadores estejam planejando seus movimentos durante esse tempo de inatividade.
Considerações finais
Acho
Nauticus um grande jogo, que eu estou ansioso para jogar mais vezes. É semelhante a Puerto Rico, mas tem algumas peças novas que eu realmente gosto. Eu amo jogos que você pode aprender em 20 minutos, mas que fornecem estratégia profunda o suficiente para jogar 200 vezes. Os dois possíveis argumentos negativos são a baixa interação entre os jogadores e a dificuldade de combinar as peças do navio. Desejo que a Kosmos o lance em inglês apenas para que mais pessoas estejam cientes do jogo. Com mais algumas partidas eu poderia colocá-lo no meu top 10 de jogos.
Tradução por mgstavale