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Análise: DRCongo

DRCongo
  • avatar
    Ricardo Gama08/12/15 05:50
    avatar
    Ricardo Gama
    08/12/15 05:50
    4575 mensagens MD

    Por Lutz Pietschker
    Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1414838/longish-look-drcongo

    Uma palavra de cautela para começar: este é um artigo que fica entre uma avaliação e um relatório de "primeiras impressões", com a minha experiência sendo baseada em não mais do que cerca de oito jogos solitários e duas partidas de quatro jogadores. E graças a Ian e Stephan que enviou as imagens que eu as incluí neste artigo!

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/24088_m.jpg


    A ambientação de DRCongo é que somos investidores de grande porte que estão tentando desenvolver algo na República Democrática do Congo, ajudando a nação ao longo do caminho para a estabilidade e a prosperidade... enquanto nós mesmos prosperamos à medida que avançamos. Depois de um número variável de rodadas nossos méritos serão julgados por nossas contribuições para o desenvolvimento industrial em todo o país, infraestrutura (transporte), desenvolvimento urbano e participação em missões de manutenção da paz. Começamos com algum dinheiro, mas deve-se ganhar muito mais durante o jogo para pagar o que nós queremos fazer.

    Tudo isto é feito num espírito de oportunismo desavergonhado, já que devemos realmente pagar os principais ministérios do país para fazer o seu trabalho da maneira que deveria ser feito. Curiosamente, o jogo não traz a suposição de que a única "esperança" para o Congo é a clonagem das idéias ocidentais altamente sofisticadas da democracia e suborno (normalmente chamado de lobbies), mas a cooperação pragmática por baixo dos panos "para benefício mútuo” também poderia definir o Congo no caminho para um desenvolvimento que eliminaria alguns dos horrores da vida diária que vemos lá atualmente.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/402/7q4je5.jpg


    O tabuleiro do jogo mostra 11 províncias; o único desenvolvimento pré-jogo é em Kinshasa, onde o governo possui um nível de cidade 3 (a capital), uma linha ferroviária e uma linha de transporte. Esta é também a única província que nunca será insurgente; as outras 10 províncias começam com uma pequena insurgência cada. Cada província mostra que tipo de indústria pode ser desenvolvida lá e se é possível estabelecer ferrovias e linhas de navegação através de suas fronteiras. Algumas províncias fornecem linhas de exportação; há uma linha bem remunerada no exterior a partir de Matadi e quatro linhas de exportação no interior, no sentido leste, com retornos mais baixos. Algumas províncias são marcadas com valiosos ícones de diamantes.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/992/qjaq33.jpg


    Também presente no tabuleiro está uma tabela que exibe possíveis e atuais preços das commodities para os 4 tipos de indústrias no jogo: produtos agrícolas, energia hidroelétrica, minerais e petróleo; cada caixa nesta tabela mostra 2 preços, o mais elevado para as exportações no exterior a partir de Matadi, o outro para as exportações do interior através das províncias orientais.

    Finalmente, uma faixa numerada funciona em volta do tabuleiro para anotar as rodadas jogadas, o nível de desenvolvimento da cidade, e as medalhas (pontos de vitória) que os jogadores já ganharam. Andando de trás para frente a partir do final da linha existe um "marcador" para os limites de tempo de jogo: quando ele se encontrar com o marcador de desenvolvimento da cidade, o jogo termina.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/081/qxrv3p.jpg


    Um importante elemento do jogo são os "insurgentes", as forças militares irregulares que aparecem aleatoriamente e podem ser suprimidos ou eliminados pelos jogadores e as forças de paz do governo; eles vêm em 2 tipos, maior (cinza, valor combate 6) e menor (brancos, valor de combate 4), e apenas uma figura insurgente pode estar em uma província de cada vez. Você não pode fazer quase nada nas províncias controladas por um insurgente de qualquer tipo, e as ações são restritas se um insurgente está lá, mas será "reprimida", ou seja, desde que exista a oposição de, pelo menos, um defensor da paz.

    O combate é simples: ao número total de tropas de paz, adicione o valor de cidade da província (se houver), e adicione a rolagem de um dado de 6 lados; se o resultado excede o valor de combate do insurgente, ele é removido, caso contrário, cada força participante remove um pacificador. O combate é obrigatório apenas quando grandes insurgências estão funcionando; ganhar contra estas também dá há todos os jogadores participantes uma medalha para cada um, e um diamante (minúsculo, mas olhando de perto, genuíno) se esta é uma província de diamante.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/278/h3id7s.jpg

    Diamantes


    As regras são divididas em subconjuntos para permitir uma curva de aprendizagem menos íngreme, introduzindo a mecânica do jogo em 4 etapas. Eu só joguei o jogo "Ragnar" inteiro porque as regras do jogo solo são baseadas nele, mas eu acho que em qualquer caso você deva jogar o jogo completo, porque só aí você terá a experiência completa do bloqueio das peças que fazem do jogo uma experiência única e tensa.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/246/j1e41m.jpg

    Barões da Indústria


    No jogo completo, cada jogador tem uma província onde começa aleatoriamente e uma soma aleatória de dinheiro (em algum lugar entre $ 10,000 e $ 12,000), com um pagamento pequeno de bônus para os jogadores no final da ordem do turno (que é aleatória no turno 1). Antes do início do jogo, cada jogador vai colocar 1 ou 2 soldados da paz e desenvolver uma indústria em suas províncias.

    Link para arquivo com a sequência do jogo

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/790/lalmqc.jpg

    Cartas de Ministros


    Primeiro, os jogadores tentam controlar, por uma rodada, um dos 3 ministros que compõem a parte relevante do governo: Defesa (colocação e movimentação de tropas do governo), Finanças (manipulação de preços de commodities) e Interior (tomando medidas semelhantes às do jogadores em nome do governo). Você tem exatamente um lance; o jogador inicial faz seu lance primeiro, e os outros podem oferecer qualquer montante de US$ diferente de qualquer lance anterior. A parte interessante: Para ganhar uma licitação, você tem que dobrar a oferta atual. Uma jogada psicológica interessante está envolvida aqui.

    Em seguida, uma jogada de dados determina se os preços de mercado das exportações aumentarão em 1, 2 ou 3 passos.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/659/gj3q9h.jpg

    Cartas de Suporte


    Finalmente 3 cartas de suporte são reveladas. Todas estas cartas representam a assistência internacional e oferecem algum benefício como dinheiro, assumir o controle de uma indústria, turnos duplos etc, e cada jogador escolhe uma destas cartas por rodada gratuitamente; a oferta é sempre de 3 cartas e é substituída completamente no final de cada rodada.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/457/valmk4.jpg

    Cartas de Ação


    Agora, um turno de 4 rodadas de ação começa, com uma ação por rodada a ser realizada, por cada jogador. Cada ação na rodada começa virando-se uma carta de ação que determina:
    - Uma província em que uma grande insurreição começa (ou uma insurreição menor se transforma em uma maior),
    - 2 províncias em que insurgências menores começam (ou maiores transformam-se em uma menor),
    - Quantas tropas do governo (1-3) o Ministério da Defesa pode colocar / mover ou ser forçado a remover,
    - Quanto dinheiro o ministro do interior irá adicionar ao seu capital de giro e
    - Para quais tipos, 1 ou 2 da indústria, o ministro das Finanças irá ajustar os preços de mercado.

    Agora, nos lugares onde o ministro de defesa coloca ou remove tropas, acontece o combate, que ocorre automaticamente nas províncias onde os principais insurgentes se opõem ao jogador ou as forças de paz governamentais. Em seguida, o ministro das Finanças altera os preços de 1 ou 2 tipos de recursos do mercado. A cena já está definida para as próximas ações dos jogadores.

    É claro que, no caso dos ministros, os jogadores que ganharam o lance sobre eles vão tomar as decisões, mas cada ministério subornado tem um modo padrão que funciona em detrimento dos jogadores.

    No seu turno, um jogador pode implantar suas forças de paz (até um máximo de 2 por província por jogador) para manter os insurgentes em cheque, a um custo de US$ 1000 por figura; se ele quiser, ele pode também iniciar o combate com qualquer um de seus soldados de paz. Então, ele tem exatamente uma ação, a ser escolhida a partir de:
    - Indústria da construção civil: Coloque uma indústria em qualquer província não totalmente controlada por insurgentes, a um custo de US$ 1000 (agricultura) para US$ 4000 (óleo).
    - Coloque um transporte: Estabelecer uma ligação ferroviária ou aquática em certas fronteiras ($ 2000), ou um serviço de caminhão em qualquer uma ($ 1.000) , isso se nenhuma das províncias adjacentes é controlada por insurgentes. Transporte é necessário para transportar os cubos de recursos para as províncias de exportação.
    - Desenvolver uma cidade: construir ou desenvolver uma cidade; isso é feito em 3 etapas (nível 1, 2 e 3, que custa respectivamente US $ 2.000, $ 4.000 e US $ 6000), um nível por ação. Pode existir apenas uma cidade em qualquer província, e você pode desenvolvê-la até o nível de que necessita com muitas indústrias (de tipos diferentes) naquela província ou adjacente a ela. Em seguida as indústrias (geralmente, qualquer indústria só pode fazer uma coisa por rodada, produzir ou contribuir para o desenvolvimento da cidade) agem. Cada etapa de desenvolvimento da cidade dá-lhe uma medalha imediatamente, e avança o marcador de desenvolvimento da cidade em 1; se esse marcador encontrar o marcador-alvo agora, o jogo termina após esta rodada.
    Note-se que o governo, representado pelo ministro do Interior, tem um lugar na ordem do turno, tal como qualquer jogador, e ele pode realizar as mesmas ações que os jogadores. É importante saber que, quando ele assume uma das ações anteriores, o jogador controlador pode retirar dinheiro da conta do governo (50% do valor que a ação do ministro valia) e colocar em seu próprio bolso (no espírito de "você coça minhas costas e eu coço as suas", eu acho), e as medalhas por cidades construídas pelo governo são concedidas para o jogador que a está controlando atualmente.
    - Produção: Todas as suas indústrias produzem bens (cubos colocados em cima dos símbolos da indústria) se quiser. Algumas indústrias produzem 2 cubos se não há insurgentes presentes, todos os outros 1 cubo.
    - Venda de recursos: Você pode vender recursos, neste momento, normalmente porque você precisa de algum dinheiro com urgência, ou para lucrar com os preços de mercado atualmente vantajosos. Outras maneiras de obter dinheiro no jogo é mover o marcador de medalha para trás (US$ 1000 por espaço) ou descontar em diamantes (US$ 500 cada).

    Isso se repete até que todos os jogadores fizeram suas 4 ações (passar é uma opção em casos desesperados).

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/409/u1n4o5.jpg


    Recursos normalmente são vendidos na próxima fase da rodada, depois que todos os jogadores fizeram suas ações. A maneira como isso funciona é um jogador (na ordem do turno) vender todos os cubos de um tipo de recurso. Quando ele tem uma rota para uma província de exportação não ocupada por insurgentes, ele pode vender os recursos pelo preço dado na tabela de commodities, com queda de preços para cada 3 cubos entregues. Em seguida, o jogador seguinte repete o processo, e assim por diante. Os recursos que não podem ser entregues para a exportação (por exemplo, porque a rota está bloqueada por insurgentes ou não têm a capacidade necessária) devem ser vendidos a um preço muito mais baixo no mercado local. A energia hidrelétrica é ligeiramente diferente na medida em que não é exportada, mas vende para cidades próximas; grandes cidades pagam melhor do que as pequenas.

    Quando um jogador não tem mais nada para vender na sua vez, sua rodada termina; a ordem de término de venda determina a sua vez para a próxima rodada: o primeiro a terminar, sendo o último a reproduzir diversidade de recursos produzidos é recompensado com bons lugares na ordem do turno.

    Ah, eu me esqueci de dizer: o transporte é construído, e de propriedade individual, mas pode ser usado gratuitamente por qualquer pessoa! Antes de comprar, verifique se a rota criada pode beneficiar os seus adversários mais do que a si mesmo (falo por experiência própria).

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/24093_l.jpg


    A venda de recursos praticamente conclui a rodada, a última fase é principalmente o serviço de limpeza: mover o marcador-alvo em direção ao marcador de desenvolvimento da cidade por 2 ou 3 espaços, ajustando a tabela de recursos para um novo preço base abaixo do último preço de venda, lidando com novas cartas de ação e de apoio e movendo o marcador de turno. Se o marcador de desenvolvimento da cidade e o marcador de alvo não se encontram agora, uma nova rodada acontece, caso contrário ele marca o fim de jogo.

    Para a pontuação final, os ativos são convertidos em "medalhas": cada transporte de propriedade e cada contagem de indústria, valem uma medalha, e cada cidade valem duas vezes o seu nível (mas indústrias / cidades na mão de insurgentes não suprimidos são inúteis). Até 3 diamantes convertem para uma medalha cada um. Finalmente, quantias de dinheiro maior do que $ 3.000 também dão medalhas, (até 5, se você tem $ 25,000 ou mais). Isso se soma na pontuação final, com a ordem do turno como desempate.

    O tempo de jogo com 4 jogadores é mostrado como 3 horas, o que é correto se todos os jogadores conhecem o jogo; um jogo sozinho não leva mais do que 90 minutos, e o setup é bastante rápido em qualquer caso.

    No jogo solo você joga contra o tempo (máximo 6 rodadas) para ganhar 50 medalhas (minha própria pontuação máxima é de 47), mas para conseguir uma vitória "nacional" você tem que fazer melhor do que isso desenvolvendo cidades mais rapidamente, tornando as cidades alvos de mercadores antes do jogo terminar. O jogo solo tem apenas mudanças mínimas nas regras, mas se você perder o conflito contra seus oponentes você sofrerá com o tempo, e os insurgentes e escritórios do governo não poderão ser subornados nesta rodada. Dada a interatividade extrema do jogo multijogadores, ainda é um modo surpreendentemente interessante e vale a pena jogar, mas você simplesmente não têm a pressão que você sente quando outros jogadores estão ao seu redor, e você provavelmente será ativo somente em uma pequena parte do tabuleiro porque você não consegue fazer muito contra os insurgentes.

    Então, o que eu penso do jogo? Que é uma experiência fascinante e considero-o um muito, muito bom jogo. O dinheiro é apertado, você deve decidir se você quer usar suas indústrias (produzir recursos ou construir cidades), não é apenas a quantidade correta de aleatoriedade temática, e você constantemente precisa ajustar os seus planos para aproveitar as oportunidades locais. É uma batalha complexa e intensa o tempo todo, com curtos períodos de alívio, quando alguns elementos aleatórios seguem o seu caminho (provavelmente criando problemas para os outros ao mesmo tempo). Há períodos de desespero, quando os seus planos bem definidos ficam pequenos, ou você vê que uma das suas ações vai construir uma ponte de ouro para alguém (eu sou bom nisso). É possível ficar efetivamente fora do jogo cedo, se você tomar algumas decisões realmente ruins, mas com jogadores experientes e competentes o resultado final pode ser muito apertado (tivemos um jogo para 4 pessoas com 3 jogadores terminando em 26, 26 e 27 medalhas, com o quarto 12 medalhas ou algo assim atrás). 

    Para mim, este jogo ganhou um lugar muito alto na categoria de jogos de desenvolvimento econômico e controle de área.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/940/t4tu7u.jpg


    Oh... eu esqueci: há dinheiro de papel no jogo. A boa notícia: não é do tipo frágil, mas impresso em papelão fino e muito fácil de manusear. Espero que isso não seja um problema para você, porque você perderá um jogo excelente. E se não curtir este dinheiro, dá para investir em algumas fichas de poker!

    Traduzido por mgstavale

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/686/714cbd.jpg

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    Comentários:

  • amarcelo
    29 mensagens MD
    avatar
    amarcelo09/12/15 14:10
    amarcelo » 09/12/15 14:10

    Alguém tem para vender?

    0
  • Luiz Felipe
    73 mensagens MD
    avatar
    Luiz Felipe19/12/15 19:47
    Luiz Felipe » 19/12/15 19:47

    Ótimo texto. Gosto de jogos nesse estilo. Me chamou a atenção.

    1
Responder
DRCongo - Análise: DRCongo
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