Por Quintin Smith
Fonte: http://www.shutupandsitdown.com/blog/post/review-arctic-scavengers-recon/
OLÁ! Aqui é Quintin, do site http://www.shutupandsitdown.com/, e mantenham a sua voz baixa, pois avaliaremos o Arctic Scavengers: Base Game+HQ+Recon!
ARCTIC SCAVENGERS: RECON é uma grande expansão para este jogo de construção de deck fenomenal, de blefes gelados, totalmente compatível com a expansão "HQ" e o jogo base. Ele também está disponível em uma caixa que combina o jogo base + HQ + expansão Recon, o que é uma oferta interessante caso este jogo escapou-lhe da primeira vez.
Depois de descongelar sua cópia você vai perceber três coisas, nesta ordem.
- a pilha de cartas do tamanho de um punho fechado no jogo base quase dobra com a quantidade de cartas aqui.
- na medida em que a arte de
Arctic Scavengers conta uma história, seis anos entre o jogo base e
Recon se passaram, e as coisas não tem sido boas para a humanidade. O Assassino, o Guarda, o Sucateiro e o Espião falam de um futuro onde a humanidade não está apenas em guerra, mas fazendo algumas coisas impraticáveis, e gostando.
- finalmente, você vai folhear o manual para aprender como atualizar a sua experiência de
Arctic Scavengers e, possivelmente, vai ver que essa expansão não é para você.
Deixe-me explicar!
Algumas expansões que recomendamos (como
Cyclades: Titans ou qualquer um dos add-ons para
Cutthroat Caverns) anexam-se de forma confortável e simples ao jogo base como se estivesse adicionando uma ala extra para sua casa.
Arctic Scavengers: Recon adiciona um pouco mais, como uma escada de um porão que desaparece para baixo em total escuridão. Acrescenta não alegria, mas profundidade.
Recon não oferece alguns pedaços pequenos que podem ser adicionados a qualquer jogo de
Arctic Scavengers. O
Yardmaster e o
Swindler juntam-se ao grupo de líderes tribais potenciais no início do jogo, e o novo grupo de
Humanitários irá juntar-se a quem tiver as piores cartas de refugiados em seu deck no final do jogo. Isso é um adorável quebra-cabeça, impossível para você não se debruçar sobre ele. Quantas almas perdidas atrevem-se a experimentar?
Há também um tesouro congelado de gás lacrimogêneo, trenós de carga, médicos de combate e muito mais, fazendo com que dobre o tamanho do baralho de
Recursos Contestados, fazendo com que todos os jogadores briguem muito por eles. Antes de um jogo de
Arctic Scavengers você embaralha este deck (que dobra de tamanho com a expansão) e coloca metade de volta para a caixa. Você não tem ideia de que prêmios aparecerão em cada jogo. Arrumado.
Mas a simplicidade desta expansão pára aqui. Quando chamamos
Arctic Scavengers de um jogo quase perfeito, parece que o designer
Kyle Gabhart concordou com a gente. O restante das 140 novas cartas de
Recon chega ao jogo única e exclusivamente para desalojar as cartas já existentes, como uma gangue de assassinos treinados forçando as famílias saírem da cidade.
Alterar a "loja" de cartas disponíveis para os jogadores funciona bem para outros jogos de construção de deck como
Dominion,
Thunderstone ou
Trains, onde montar combos na loja é o jogo. Mas
Arctic Scavengers é um pouco mais complicado.
Como qualquer um que já jogou
Arctic Scavengers sabe que você não termina um jogo sem querer experimentar todas as cartas. Há uma muito delicada interação entre os diferentes decks e mercenários que você vai querer tentar de novo, utilizando tudo o que você aprendeu. Você não vai querer novas cartas imediatamente.
O que significa que você não vai querer jogar com os módulos de
Recon imediatamente. E se você é o tipo de pessoa que só joga seus jogos raramente, você não pode jogar
Arctic Scavengers com
Recon. Nunca. Esta caixa é para pessoas que jogam este jogo muito, e quem se considera bom naquilo que faz aqui.
Módulo # 1, "Spy Hunter", acrescenta espiões e binóculos para
Arctic Scavengers (pode encontrá-los depois que você procurar na pilha de ferro-velho e remover outra pilha do mercenário do mercado). Sua recompensa para isso são os binóculos noturnos que vão deixá-lo olhar secretamente a carta do topo da pilha de Esquemas, da pilha de descartes ou mesmo da pilha de recursos rejeitados, permitindo que você carregue os dados em sacos de lixos metafóricos. Espiões é ainda mais louco, deixando você olhar quatro cartas da mão de um jogador, de seu deck, ou mesmo dentro de um edifício.
É uma tonelada de diversão. A qualquer momento quando alguém usá-las quebrará a regra fundamental de
Arctic Scavengers, e você vai odiá-los por isso. Mas a questão é saber quando é preferível tomar informações de alguém ou apenas acumular recursos mais vitais, como alimentos e armas em seu baralho.
Módulo # 2, "Os mentirosos e ladrões", acrescenta assassinos, provocadores, trapaceiros e guardas para o mercado mercenário, e o envio de mais quatro pilhas de mercenários de volta para a caixa. Se você tivesse uma tática para ganhar combates
Arctic Scavengers (pegando pesado com os snipers, por exemplo), você não conseguirá fazer mais isso! O guarda pode acabar com franco-atiradores e sabotadores, e o provocador transforma uma multidão de não-combatentes em uma terrível turba, permitindo que você substitua seus pontos de "luta" pelo número de membros da tribo em sua mão.
Nas mãos de um provocador, famílias de refugiados do jogo base tornam-se os assassinos mais terríveis em todo o jogo. Coloque alguns chamarizes nas janelas e você tem uma força imbatível. A menos, é claro, que alguém acerte seu provocador...
Módulo # 3, "Expandindo as fileiras", substitui os antigos mercenários por alguns que deixam os jogadores jogarem com mais Inteligência com seus decks. O novo mensageiro oferece uma capacidade incomparável para compras através de seu baralho, mas você tem que descartar muito. O sargento pode pegar cartas gastas de sua pilha de descarte e trazê-las de volta em sua mão. Scrappers podem não só tirar do fundo da pilha de ferro-velho, como também podem colocar cartas de lixo de volta ao topo do baralho para ficar no caminho de todos.
Nada de intrinsecamente engraçado aqui, mas muitas coisas para incitar jogadores experientes para fora da trilha acostumada.
Não é apenas que qualquer um (ou dois, ou três) destes módulos levará a um jogo radicalmente diferente.
Arctic Scavengers é um jogo onde os grupos podem facilmente cair em padrões. É uma competição tão feroz, que os jogadores podem ser um pouco menos dispostos a experimentar outras estratégias, diferente de outros jogos, porque o custo do fracasso é tão óbvio e doloroso, seja perder um combate, perder força ou perder uma carta, seja lá quais bolas de neve podem causar mais perdas no futuro.
Além de misturar as coisas,
Recon funciona como uma caixa de ferramentas que pode corrigir tudo isso. Se o seu grupo vai mergulhar no ferro-velho, comprar todos os snipers ou jogar todos os seus refugiados em um monte de neve na primeira curva, ele oferece cartas que podem fazer com que a estratégia padrão seja a menos viável. Adicionando novas cartas na maioria dos decks, é como tentar um novo sabor de sorvete. Em
Arctic Scavengers, a adição e remoção de cartas deve ser o mais perto de dizer a alguém para limpar um monte de neve com uma pá quebrada pela metade.
Então, o
Recon é para você?
Só se você se sentir cansado com o jogo base. Mas eu estou feliz em dizer que o jogo
Arctic Scavengers: Base Game+HQ+Recon permite que você o experimente sem pensar na mudança.
Traduzido por mgstavale