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Alquimistas - Resenha Pedagógica

Alquimistas
  • avatar
    Ricardo Amaral16/11/15 15:00
    avatar
    Ricardo Amaral
    16/11/15 15:00
    163 mensagens MD

    Alquimistas
    Por Ricardo Amaral
    Publicado em 16 de novembro de 2015.
     
     

    Hoje vamos desenvolver uma aula prática no laboratório! Separem os caldeirões, juntem os ingredientes e vamos começar a lição misturando raiz de mandrágora com escorpiões e ver no que vai dar. (– Que ideia é essa, professor!?! A aula é de feitiçaria?) Não! Mas pode ser uma aula de Ciências, Biologia, Química ou Física! Apresentamos um jogo que vai levar seus alunos a se aproximarem do método científico, muito pertinente para ser trabalhado em turmas de Ciências no 9º ano do ensino fundamental ou em Física/Química/Biologia, no 1º ano do ensino médio. E então? Vamos aquecer o caldeirão?

     
     http://www.rpgnaescola.com.br/attachments/Image/alquimistas-caixa_1.jpg?template=generic

    Caixa do jogo: belíssima arte e disponível no Brasil!

     
    Publicado em 2014 (em português, no Brasil, em 2015), Alquimistas é um jogo de dedução em que se procura desvendar alguns segredos da natureza em busca de conhecimento, fama e riqueza. Comporta de 2 a 4 jogadores, em partidas que duram, em média, 90 minutos.  O objetivo do jogo é descobrir a constituição de diversos ingredientes, a partir de suas misturas na produção de poções mágicas. Mas é preciso ser rápido, pois além de você, outros alquimistas buscam o mesmo conhecimento e apenas o primeiro a publicar sua teoria ganhará o reconhecimento da Ciência.

     

    http://www.rpgnaescola.com.br/attachments/Image/texto-inicial_2.jpg?template=generic

    Texto inicial do manual de regras do jogo.

     


    Em Alquimistas, cada jogador pode experimentar os desafios e desventuras que acompanham esses homens na busca do conhecimento. E o que é melhor ainda, o jogo permite, dentro de um determinado contexto, apresentar e experimentar o método científico, tão comentado por nós, professores, nas aulas de Ciências.



    Todo o jogo é desenvolvido a partir da vida cotidiana de um alquimista: ir na floresta colher ingredientes; vender alguns deles na cidade para equipar melhor o seu laboratório; misturá-los no seu caldeirão para desvendar sua essência e solicitar ao seu ajudante que experimente a poção resultante para descobrir seus efeitos; publicar suas teorias acerca desses ingredientes; fazer demonstrações em praça pública e alcançar a tão sonhada fama.

     
    http://www.rpgnaescola.com.br/attachments/Image/tabuleiro.jpg?template=generic

    O belíssimo tabuleiro do jogo.

     

    O jogo traz uma semelhança incrível com o método dedutivo da ciência, e as etapas necessárias que o alquimista precisa vencer para alcançar o conhecimento não são, de forma alguma, diferentes daquelas vivenciadas pelos cientistas modernos.



    Mas o que é método dedutivo? Quando precisamos pensar acerca de um determinado fenômeno científico, geralmente o observamos, coletamos dados e o analisamos para chegar a algumas conclusões. A esse passo a passo damos o nome de método científico. Quando esse processo parte de ideias gerais, reconhecidas como satisfatórias, deduzindo delas várias suposições que se contrastam com os dados concretos, temos o chamado método dedutivo, de modo que partimos de um conhecimento geral para algo particular. Ou seja, partimos de uma ideia geral, normalmente baseada na observação, extraindo-se daí premissas, a partir das quais chegamos às devidas conclusões.

     

    http://www.rpgnaescola.com.br/attachments/Image/ingredientes.jpg?template=generic

    São oito ingredientes no jogo. Vamos fazer uma sopinha?

     

    Alquimistas brinca o tempo todo com o método dedutivo. No jogo, cada ingrediente (raiz de mandrágora, escorpião, sapo, flor de lótus, pé de galinha, pena de corvo, cogumelo e samambaia) tem um respectivo alquímico, composto por 3 aspectos: azul, verde e vermelho, que ainda podem ser positivos ou negativos e de tamanhos diferentes (podemos comparar esses alquímicos com as fórmulas químicas, por exemplo). A missão, então, é descobrir os alquímicos de cada um desses elementos. E como pode ser feito isso? Misturando os ingredientes, dois a dois. Ao se misturar os ingredientes, aspectos semelhantes se amplificam, o que resulta num determinado tipo de poção.

     http://www.rpgnaescola.com.br/attachments/Image/pocoes.jpg?template=generic

    Os seis tipos de poções possíveis de desenvolver no jogo


    Entretanto, ao misturá-los, apenas os aspectos de mesma cor e sinal, e de tamanhos diferentes reagem entre si, transformando-se num dos tipos de poção! Como cada ingrediente tem um único e determinado alquímico, produz-se uma poção a partir do aspecto mais abundante entre os dois ingredientes. Ao encontrar o resultado dessa mistura, o jogador poderá excluir uma relação de hipóteses, aumentando suas chances de descobrir o alquímico de determinado ingrediente. É aqui que entra o método dedutivo. A cada mistura, o jogador vai deduzindo premissas a partir de sua observação e experimentação, excluindo as várias possibilidades de alquímicos até chegar a uma única solução, a partir de uma tabela de resultados que acompanha o jogo. Veja o exemplo abaixo:

     

    http://www.rpgnaescola.com.br/attachments/Image/P1180146.JPG?template=generic

    Exemplo de ingredientes com alquímicos: raiz de mandrágora e escorpião.


    Considerando que o escorpião tem o alquímico 1 e a raiz de mandrágora tem o alquímico 2 (dados desconhecidos pelos jogadores), sua mistura fará amplificar o aspecto vermelho positivo, resultando numa poção de cura, visto que ambos possuem aspectos vermelhos positivos, porém de tamanhos diferentes. A partir dessa informação, o jogador poderá deduzir que nenhum desses elementos possui aspecto vermelho negativo, podendo excluir qualquer alquímico que o possua.

     
    http://www.rpgnaescola.com.br/attachments/Image/P1180144_1.JPG?template=generic

    O jogador marca com um X os alquímicos com vermelho negativo, diminuindo em 50% os alquímicos possíveis para o escorpião.

     
    Numa outra mistura, o jogador agora seleciona o escorpião (alquímico 1) e a flor de lótus (alquímico 3), resultando numa poção de paralisia, visto que o aspecto amplificado foi o verde negativo (ou seja, ambos possuem aspecto verde negativo. Embora possuam também aspectos vermelhos positivos, estes não reagem pois têm mesmo tamanho).
     

    http://www.rpgnaescola.com.br/attachments/Image/P1180147_1.JPG?template=generic

    Exemplo de ingredientes com alquímicos: flor de lótus e escorpião.

     

    Novamente, excluindo na tabela os alquímicos que não correspondem, sobram apenas duas possibilidades. Bem mais fácil deduzir agora do que as oito possibilidades iniciais. Se continuar misturando com outros ingredientes, deverá chegar ao alquímico correto.

     

    http://www.rpgnaescola.com.br/attachments/Image/P1180145.JPG?template=generic

    O jogador marca com um X os alquímicos com verde positivo, reduzindo para apenas dois alquímicos possíveis para o escorpião.

     
    Nesse sentido, comparando com o método científico dedutivo, o alquimista possui alguns conhecimentos gerais amplamente aceitos pela comunidade científica local, antes de começar suas observações:



    1) Cada ingrediente é formado pela mistura de 3 aspectos (verde, vermelho e azul) de sinais positivos ou negativos;

    2)  Cada ingrediente possui um único e exclusivo alquímico;

    3)  A mistura de cada par de alquímicos em alta temperatura (cozimento dos ingredientes) resulta em tipos de poções diferentes;

    4)  Essas poções são constituídas por aspectos de mesma cor e sinal, contidos nos ingredientes, desde que possuam tamanhos diferentes.

     

    A partir desses conhecimentos, ele consegue deduzir, a partir da mistura de diferentes ingredientes, qual o alquímico de cada um deles. Ou seja, a partir do método dedutivo, o alquimista, observando e experimentando as reações entre as misturas, vai de uma ideia geral para os conhecimentos específicos sobre cada ingrediente!



     Só por essa ideia fascinante, já valeira a pena utilizar Alquimistas nas aulas de Ciências. Mas não há só isso... tem muito mais a ser explorado no jogo!

     

    Uma vez descoberto o alquímico de determinado ingrediente, o alquimista deve publicar sua teoria, de modo a divulgar para a sociedade científica suas descobertas e receber os créditos por isso. Nesse sentido, o jogador atribui um determinado alquímico para o ingrediente que estudou em suas pesquisas e coloca um selo sobre a publicação, indicando aos demais jogadores qual foi o cientista que fez a descoberta.

     

    http://www.rpgnaescola.com.br/attachments/Image/P1180149.JPG?template=generic

    Ação do tabuleiro correspondente à publicação de uma teoria: Ainda precisa pagar uma moeda ao editor!

     

    Entretanto, o alquimista, no seu frisson em descobrir o alquímico, pode ter cometido algum erro! Caso algum outro cientista descubra o erro, pode derrubar a teoria anteriormente publicada e automaticamente publicar uma nova. Nesse caso, ele precisa provar que a teoria anterior está errada. Ele pode fazer isso comprovando que o alquímico atribuído àquele ingrediente corresponde a outro ingrediente, por exemplo. Ou ainda, mostrando que o alquímico daquele ingrediente é outro.



    Para encerrar com chave de ouro, no final de cada rodada há as assembleias, quando os alquimistas ganham prestígio para cada teoria publicada. E na última rodada do jogo é a vez da comunidade leiga ter acesso às suas descobertas! Cada alquimista tem a oportunidade de mostrar seus conhecimentos em praça pública, misturando ingredientes e apresentando os resultados para toda a sociedade.

     

    http://www.rpgnaescola.com.br/attachments/Image/P1180150.JPG?template=generic

    Hora de mostrar tudo o que sabe diante dos cidadãos. Não vá fazer feio!

     
    Perceba, caríssimo leitor, quão próximo do “fazer ciência” está o jogo. Não é dessa forma que o conhecimento científico é construído? Pesquisa-se profundamente uma determinada questão, muitas vezes através da observação e experimentação. Elencamos hipóteses que vamos testando uma a uma até obtermos resultados confiáveis. Publicamos nossos trabalhos em revistas especializadas e participamos de congressos para apresentar nossas teorias. Algumas vezes, essas teorias são testadas por outros que acabam descobrindo incongruências e elas são, então, refutadas.



    Por esse motivo, Alquimistas não pode ficar de fora de sua sala de aula. Prepare todos os ingredientes e faça muitas poções de sabedoria com seus alunos! Alquimistas é publicado no Brasil pela editora Devir.

     
    Para saber mais sobre o jogo, conhecer suas regras e assistir vídeos, acesse a ludopédia!

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    Comentários:

  • Motta
    78 mensagens MD
    avatar
    Motta16/11/15 17:36
    Motta » 16/11/15 17:36

    Unir o útil ao agradável. Nada melhor.
    Auxilia o ensino de forma didática, diverte e "catequiza" novos adeptos hehe...

    1
  • RodrigoFC
    161 mensagens MD
    avatar
    RodrigoFC16/11/15 19:03
    RodrigoFC » 16/11/15 19:03

    Como colocar em prática na sala de aula para tantos alunos ao mesmo tempo?

    1
  • daniboucas
    88 mensagens MD
    avatar
    daniboucas16/11/15 19:27
    daniboucas » 16/11/15 19:27

    Ricardo Amaral::
     

    O jogo traz uma semelhança incrível com o método dedutivo da ciência, e as etapas necessárias que o alquimista precisa vencer para alcançar o conhecimento não são, de forma alguma, diferentes daquelas vivenciadas pelos cientistas modernos.



    Mas o que é método dedutivo? Quando precisamos pensar acerca de um determinado fenômeno científico, geralmente o observamos, coletamos dados e o analisamos para chegar a algumas conclusões. A esse passo a passo damos o nome de método científico. Quando esse processo parte de ideias gerais, reconhecidas como satisfatórias, deduzindo delas várias suposições que se contrastam com os dados concretos, temos o chamado método dedutivo, de modo que partimos de um conhecimento geral para algo particular. Ou seja, partimos de uma ideia geral, normalmente baseada na observação, extraindo-se daí premissas, a partir das quais chegamos às devidas conclusões.

     


    Acredito que devemos ter muito cuidado ao ensinar para nossas crianças esse método científico. Pesquisas atuais sobre a Natureza da Ciência (NoS) vem criticando muito o ensino desse método, que passa para os estudantes a ideia de que o fazer ciência tem uma sequência linear e indutiva de passos, acredito que essa concepção de método científico é epistemologicamente equivocada, não é assim que se produz o conhecimento científico, não temos um receita de passo a passo a seguir, por isso acredito ser didaticamente incorreto ensinar o "fazer ciência" como um método.

    Alquimistas é o meu jogo favorito e o que podemos extrair da Natureza da Ciência desse jogo é realmente fantástico, mas acredito que a abordagem não deve incluir algo ultrapassado como o antigo método científico. Muitas pesquisas nos últimos anos vem destacando a importância da compreensão da Natureza das Ciências nos currículos escolares, inclusive nos PCNs há recomendações específicas a isso. No jogo acredito que a melhor ideia para se trabalhar é a refutação das teorias, podemos reforçar com os estudantes como o conhecimento científico tem sido historicamente construído, o jogo permite que a ideia de que os pressupostos científicos tem seus limites de validade, como demostrado em muitos casos históricos, seja claramente trabalhado, que a ciência não é um dogma inquestionável. Acho que essa parte da publicação, as assembleias e a refutação são realmente a pérola de ouro desse jogo para uma sala de aula.

    Mesmo com tanta potencialidade, para a sala de aula, acho que é algo inviável, sendo o jogo longo, pesado, caro e limitado a apenas quatro jogadores. Talvez quem sabe em um projeto extraclasse.

    Parabéns pela resenha, aguardo muitas outras.

    3
  • Ricardo Amaral
    163 mensagens MD
    avatar
    Ricardo Amaral16/11/15 19:40
    Ricardo Amaral » 16/11/15 19:40

    Caloi::Como colocar em prática na sala de aula para tantos alunos ao mesmo tempo?

    Caloi,
    Damos algumas sugestões sobre formas de aplicar jogos na escola no link:
    http://www.rpgnaescola.com.br/jogos-na-escola/resenhas-pedagogicas/uso-de-jogos-na-escola-como-fazer/

    3
  • Ricardo Amaral
    163 mensagens MD
    avatar
    Ricardo Amaral16/11/15 19:42
    Ricardo Amaral » 16/11/15 19:42

    Resenha publicada originalmente em http://www.rpgnaescola.com.br/jogos-na-escola/resenhas-pedagogicas/alquimistas/

    0
  • Ricardo Amaral
    163 mensagens MD
    avatar
    Ricardo Amaral16/11/15 19:54
    Ricardo Amaral » 16/11/15 19:54

    undefined:
    Acredito que devemos ter muito cuidado ao ensinar para nossas crianças esse método científico. Pesquisas atuais sobre a Natureza da Ciência (NoS) vem criticando muito o ensino desse método, que passa para os estudantes a ideia de que o fazer ciência tem uma sequência linear e indutiva de passos, acredito que essa concepção de método científico é epistemologicamente equivocada, não é assim que se produz o conhecimento científico, não temos um receita de passo a passo a seguir, por isso acredito ser didaticamente incorreto ensinar o "fazer ciência" como um método.

    [...]

    Mesmo com tanta potencialidade, para a sala de aula, acho que é algo inviável, sendo o jogo longo, pesado, caro e limitado a apenas quatro jogadores. Talvez quem sabe em um projeto extraclasse.

    Parabéns pela resenha, aguardo muitas outras.


    daniboucas,
    Entendo e concordo com sua opinião. O objetivo de nossas resenhas é explorar tudo (ou quase tudo) que podemos desenvolver ou apresentar aos nossos alunos com um jogo, sem julgamentos. Cabe sempre ao professor a palavra final do que deseja explorar em sua aula com cada jogo. A ideia é mostrar aos estudantes que muito do que a ciência produziu e produz, foi através da observação e experimentação.
    Sobre a viabilidade, apresentamos um link num comentário acima que traz sugestões sobre os usos dos jogos.
    Obrigado pelas palavras. nossa meta é publicar uma nova resenha a cada 15 dias, sempre intercalando entre ciências exatas e da natureza e ciências sociais e humanas.

    6
  • Oxente
    261 mensagens MD
    avatar
    Oxente10/07/16 07:43
    Oxente » 10/07/16 07:43

    Eu fiquei com uma dúvida que nenhuma resenha me esclareceu, aqui em casa não consigo jogar uma partida de mais de 2 horas, talvez menos, resolvo a situação "salvando" o jogo, tirando fotos para recomeçarmos exatamente onde pararmos. Em cada partida o apo desse jogo utiliza de forma randômica os  componentes de cada ingrediente, no app tem como "salvar partidas" ainda em curso?

    0
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