Lukita, bom texto como sempre, mas nesse tenho algumas ressalvas:
Concordo com você quando diz que o manual é norteador de tudo, que vai te dizer se aquele jogo tem real potencial para te agradar ou não, mas, assim como no cinema ou na literatura, para mim, o que vende a ideia inicial, o que dá aquele comichão primário, ainda são os trailers (filmes) e resenhas (filmes e livros). No caso dos board games para mim não é diferente, com os mencionados reviews (tanto em vídeo quanto escritos).
Eu não acho que você deva comprar um jogo pelo vídeo (aprendi minha lição com o Smash Up) mas assim como os trailers para filmes ele serve sim (pelo menos no meu caso) como um primeiro contato mais válido.
Ninguém lê um livro de 800 paginas, de capa preta, sem qualquer menção ao tema ou escritor antes de compra-lo. Para mim os board games também são assim, por isso sempre preferi um contato inicial por meio de review, em comparativo a manuais.
O review ao meu ver serve como uma sinopse/trailer: me diz algo a respeito das mecânicas (no comparativo com livros, seria algo como a sinopse dizer se aquele título se trata de um suspense, romance, biografia e etc), me mostra os componentes (sim, por mais que um bom jogo não necessariamente tenha de ter componentes maravilhosos, isso ainda ajuda na venda e na aceitação para muitos jogadores, bem como uma boa capa reflete positivamente quando atrelada a um bom livro) e esse mesmo review ainda me diz algo a respeito do autor (assim como nos livros, eu sei o que esperar de um novo título do Dan Brown, bem como tenho noção do que esperar de um novo jogo do Knizia).
O que estou querendo resumir aqui é: um trailer de filme, ou resenha escrita, vai me dar um gostinho do todo, e a partir dele eu posso desistir de vez de um título que não me agradou nesse primeiro contato (manual nenhum vai me fazer querer comprar um "Zombicide" afinal, não é meu estilo de jogo, e pude perceber isso com poucos minutos de review) ou me certificar de que esse título pode realmente me agradar, e assim sendo, o próximo passo deve ser, sem sombra de dúvidas, mergulhar no manual.
Mas, assim como os trailers no cinema, existem alguns reviews que podem vender um jogo, que para você seria apenas mediano, como sendo um grande título fantástico (e por isso a necessidade ainda maior do manual para o tira teima). Como já mencionado por mim acima, isso ocorreu pessoalmente com o título Smash Up (vou comparar o review que assisti com aqueles famosos trailers de comédia em que todas as boas piadas são condensadas naqueles 2 minutos, vendendo uma ideia errada sobre o todo final). Mas temos ainda aquele trailer horroroso que vende mal um bom filme (transformar um sci-fi como Gravidade em um romance, para atrair outros públicos), ou um review ruim que vende mal um bom jogo (vou parando por aqui, afinal, hoje é quinta feira e não sou grande fã das tretas).