
Imagem estourada, feita por fotógrafo amador, dos pilotos alegres no final da corrida
Pilotos e equipes finalmente desembarcaram na américa, mais precisamente em Sebring nos EUA, para a sétima etapa do campeonato de Formula D da Curitiba Lúdica. Com um final de semana de muito sol e frio apenas 6 pilotos compareceram à corrida. A baixa mais lamentável foi a da equipe No T, No Shade que teve o seu segundo piloto, André Modt, hospitalizado por causa de uma apendicite. O seu companheiro e líder do campeonato até o momento, Leonardo Miranda, decidiu abdicar de correr para ficar ao lado do amigo no hospital. Desejamos uma rápida recuperação André, Leonardo e sua equipe que ainda lutam abertamente pelos 2 títulos da temporada. A notícia triste do final de semana fica para o suposto abandono do piloto Pedro Miranda. A crise orçamentária e as disputas no padock parecem ter sido os motivos para a desistência do habilidoso e sensível piloto da Mirandas. E o polêmico piloto Gabriel Lodi da Spyro Giro’s não foi encontrado durante todo o final de semana, alguns boatos dão conta de que ele foi em busca de auxílio espiritual para a sua arrancada final do campeonato. A categoria tem levado vários golpes por conta dos grids esvaziados, mas mesmo assim, quem compareceu ao autódromo viu um belíssimo espetáculo, vamos aos destaques da prova.
Tudo em paz na Minardi
Depois de muita turbulência, conspirações e até uma possível troca de pilotos, a paz parece ter retornado à equipe Minardi. O final de semana começou pouco promissor depois do vazamento de que a equipe liberaria um carro com motor de apenas 80 cavalos de potência, câmbio manual e sem retrovisores para Fabiano “Alboreto” Pedroso, como retaliação às duras críticas que vem sofrendo do velho piloto. Mas a pole de Fabiano no sábado parece ter afastado um pouco as nuvens que rondavam o box italiano. Na corrida, Rafael “Bianchi” foi supremo, ele duelou por algumas curvas com o companheiro de equipe para logo despachá-lo e assumir a liderança. O domínio de Rafael foi tão grande que ele chegou a entrar nos boxes no final da prova para receber a bandeira quadriculada bem perto dos mecânicos da sua equipe. “Foi uma corrida perfeita, fico feliz pela equipe e pela minha pontuação. Acredito que sou o favorito agora!” Por outro lado, as coisas não andavam muito bem para o professor. Mesmo largando na pole, Fabiano rapidamente caiu para último ainda no meio da primeira volta, e reclamou abertamente no rádio com a equipe, “Perdi potência. Motor de kart! Motor de kart!”. No meio da segunda volta Giancarlo Minardi, o dono da escuderia, entrou no rádio e trocou palavras diretamente com Fabiano. Apenas a parte final do áudio foi liberado pela FIA, mas o que se viu depois disso foi um aumento imediato de potência e velocidade e uma recuperação estupenda de Fabiano “Alboreto”, que culminou com uma ultrapassagem nos últimos metros sobre Rafael Lodi, e que acabou lhe rendendo o segundo lugar. Fabiano se limitou a um comentário rápido no final da corrida ”Eu amo essa equipe! Eu amo esses mecânicos e engenheiros! Eu amo esse carro!”

Dobradinha da Minardi e festa com cachaça e cerveja
Ouça aqui
Áudio de Fabiano “Alboreto” e o Sr. Minardi
Hoje sim, hoje não!
A equipe Mirandas ressurgiu das cinzas nessa etapa dos EUA, e tudo graças a ótima corrida do novato Rafael Lodi. A equipe vem enfrentando sérias dificuldades e teve que juntar peças dos 2 carros para montar apenas 1 em condições de correr. Além disso eles tinham à disposição apenas 1 jogo de pneu, 1 galão de gasolina batizada e um mecânico. Com toda essa crise o esperado aconteceu, e o começo não foi nada promissor para a Mirandas. A classificação foi uma lástima, Rafael nem chegou a completar a volta tendo que voltar rebocado para os boxes. O que se esperava era uma corrida vergonhosa, mas o que se viu foi exatamente o contrário. Com um ajuste muito bem feito durante a noite e com uma estratégia de não parar, Rafael foi escalando o pelotão e faltando 3 curvas para o final da corrida ele ocupava um improvável segundo lugar. Parecia que essa seria a corrida de Rafael, mas a falta de recursos da equipe acabou lhe pregando uma peça. Com os pneus mais finos que bexiga de bode, Rafael não conseguiu contornar a curva Le Mans e acabou rodando sozinho. Esse erro custou toda a vantagem que ele tinha para Fabiano “Alboreto” e também a segunda posição do pódio. Ao final da corrida Rafael ainda se mostrou feliz e satisfeito com a terceira colocação, “Eu achei que o carro não iria aguentar, mas cheguei ao final. Estou bastante feliz. Até sinalizei com a mão que gostaria de pneus novos, mas não pude efetuar a troca. Soube depois que mesmo que conseguíssemos pegar um jogo de pneus usados do box ao lado não teria ninguém pra trocar eles pra mim.”

Disputa emocionante pelo segundo lugar
Os infelizes
O final de semana foi difícil para Marcos Khun e Osmar Neto. A dupla, por motivos diferentes, acabou bem insatisfeita no final de semana. Marcos mais uma vez sofreu com a sua inimiga mortal, a má sorte. Quando ele precisava acelerar o carro não andava, e quando precisava parar o carro não freava. E assim, nessa batalha kármica, Marcos seguiu quase sempre ocupando a última posição na pista. Com a quebra de outros adversários ele ainda acabou chegando em quarto lugar, bem longe da briga pelo pódio. Ao final da corrida ele comentou com os jornalistas a sua situação, “Eu não sei mais o que fazer, é toda corrida essa má sorte me perseguindo. Sei que sem ela posso vencer. Vou fazer um despacho para tentar acabar com esse azar de uma vez por todas.” Osmar Neto é outro que tem muito a lamentar, pois vinha fazendo uma corrida impecável e com grandes chances de vitória. O entusiasmo e a confiança eram tão grandes que, ainda na primeira volta, ele ficou na liderança por alguns momentos e chegou a enviar uma selfie para o seu companheiro de equipe, Gabriel Lodi. Para seu azar a foto vazou e a sua comemoração precoce foi motivo de chacota mais tarde. Na segunda volta Osmar abusou dos seus pneus macios e acabou abandonando a prova depois que um deles explodiu na curva Le Mans. O desapontamento foi tão grande que que Osmar deixou o autódromo sem falar com ninguém e, segundo alguns torcedores, chorando muito.

Osmar Neto no momento que saiu da corrida
A queda do ídolo
“Juan Pablo” Trentini não é o ídolo que merecemos, ele é o ídolo que precisamos! Essa é a melhor forma de expressar o sentimento dos fãs com o ídolo maior da categoria. Trentini é genial e bestial ao mesmo tempo, e o público americano pode vivenciar essas duas facetas do seu ídolo. “Juan Pablo” usou novamente sua estratégia agressiva de abusar dos pneus macios. Estratégia essa que deu certo em alguns momentos, pois Trentini sempre foi a maior ameaça ao líder Rafael “Bianchi”. No entanto, a virtuosidade deu lugar ao atrevimento e descontrole e, na última volta, Trentini se perdeu na curva Tower. Sem pneus ele se viu fora da corrida atolado na brita. Na coletiva de imprensa “Juan Pablo” estava irreconhecível, visivelmente alcoolizado e falando num dilmês desconexo, “Muito boa essa paçoca o que é 1,20 se são 2,40. Esse foi um bonito feio porque eu quando faço bonito não é feio. E o bom do dado é o valor do meio que é o começo do final, porque eu conto porque não confio nos números!” Esse comportamento alterado o levou ao bafômetro da polícia americana, que acabou descobrindo 3,00 mgl de álcool no sangue de nosso herói. A comissão de prova não pode comprovar se ele bebeu cachaça pelo sistema de hidratação de dentro do carro ou depois da corrida, e manteve o resultado. A polícia americana, no entanto, não gostou do que viu e acabou mandando Trentini para o México depois dele ter sido detido, e liberado após pagamento de fiança.

“Juan Pablo” espatifado
Encerramento
Essa foi a segunda dobradinha da equipe Minardi que reassume a ponta nos construtores, e foi também a segunda vitória de Rafael “Bianchi” que volta ao topo no campeonato de pilotos. O campeonato se encaminha agora para a reta final e a disputa pelos títulos de pilotos e construtores se intensifica. A classificação de pilotos, agora considerando os 2 descartes, segue bem acirrada: Rafael “Bianchi” 104, André Modt 84, Leonardo Oliveira 80, Fabiano “Alboreto” 78, “Juan Pablo” Trentini 73, Marcos Khun 53, Pedro Miranda 41, Osmar Neto 39, Rafael Lodi 31, Gabriel Lodi 27 e Leonardo Miranda 10.
E nos construtores: Minardi Cosworth 206, No “T”, No Shade 172, Eclipse Racing 148, Mirandas 72 e Spyro Gyro’s 66.
A próxima etapa seria no México, mas os comissários curitibanos não tiveram acesso ao Hermanos Rodrigues a tempo de liberá-lo. A FIA decidiu então transferir a corrida para Magny Cours, na França, no dia 30 de outubro.

Grid de largada: Fabiano “Alboreto” Pedroso, “Juan Pablo” Trentini, Rafael “Bianchi” Martins, Osmar Neto, Marcos Khun e Rafael Lodi.