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  3. Scythe
  4. Preview: Scythe

Preview: Scythe

Scythe
  • avatar
    Ricardo Gama16/10/15 05:50
    avatar
    Ricardo Gama
    16/10/15 05:50
    4575 mensagens MD

    Por chris broadbent
    Fonte: https://boardgamegeek.com/thread/1433140/scythe-beautiful-thematic-35x-game-stonemaier-game

    Total de partidas: 9 (meus agradecimentos a Mark e Colin por jogar comigo)
    2 jogadores: 2 partidas
    3 jogadores: 4 partidas
    4 jogadores: 2 partidas
    5 jogadores: 1 partida
    Tempo de jogo: 70-90 minutos (120-150 com novos jogadores)


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/102/oyu40n.jpg


    Eu tive a oportunidade de participar da terceira rodada de playtest do jogo Scythe, que está em financiamento coletivo no Kickstarter. Esta avaliação incidirá sobre 4 itens: beleza, tema, 3.5X (não completamente 4X) e Stonemaier. Não entrarei nos detalhes das mecânicas. As regras foram otimizadas e modificadas desde que eu joguei, mas os mecanismos básicos ainda estão lá. 

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/398/0i3j39.jpg


    Beleza

    Você pode encontrar alguns trabalhos de Jakob Rozalski em seu site ou em seu facebook. A arte nos arquivos do protótipo que eu joguei era uma versão preliminar do que Jakob está preparando para o jogo lançado. É cativante. Quando minha esposa perguntou em voz alta o que eu estava fazendo, sentado no chão, cortando o print & play do jogo, eu comentei com ela que é o jogo mais bonito que eu já joguei. Eu não quero menosprezar a arte de qualquer outro jogo. Muitos jogos têm arte de alta qualidade criada para eles. No entanto, com Scythe, a arte veio primeiro, e depois o jogo foi desenvolvido, inspirado pela arte. Claro, isso levanta a questão - a jogabilidade sofre, restringida pela obra de arte? Bem, leia e descubra! :)

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/30047_l.jpg
    Personagens


    Tema

    A história de Scythe diz que você é um herói de guerra, enviado para as terras desertas ao redor da Fábrica, e reclamá-las para a sua Facção, evitando que outras facções façam o mesmo. Todas as suas decisões, ações e habilidades se relacionam com o passado de sua facção e a história de seu personagem. Aqui estão alguns exemplos de como o tema impulsiona os mecanismos do jogo.

    O personagem Crimean usa seu companheiro falcão para espiar os acampamentos de batalha de um oponente - antes de cada batalha, o jogador Crimean rouba uma carta de combate ao acaso da mão do adversário.

    Você está nestas terras para estabelecer a presença e dominação de sua Facção; você não pode destruir a vila, pilhar a terra e esperar que o povo fique feliz - cada vez que você obrigar os trabalhadores do adversário a recuar, você perde 1 ponto de popularidade por trabalhador.

    Os seus trabalhadores exigirão algumas de suas tropas para supervisioná-los, e se você for duro com eles, eles reclamarão e protestarão - quando você tem 4 ou mais trabalhadores no tabuleiro, você tem que pagar um Poder (poder militar) cada vez que você produz bens; com 6 ou mais trabalhadores nos campos, você tem que pagar um poder e uma popularidade (eles não gostam de trabalhar, e você pode culpá-los?).

    Seu personagem ocasionalmente encontrará situações e eventos que ocorrem na vida diária dos povos locais - quando você compra uma carta de encontro, você escolhe 1 das 3 ações únicas para fazer, cada uma com seu custo e benefício. As ações são consistentes com a sua descrição, quer você seja bom, oportunista ou brutal.

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/30051_l.jpg
    Mechs


    Confissão: eu sou um jogador de abstratos. Eu normalmente não considero o tema de um jogo. Quando eu ensino jogos para minha cunhada, muitas vezes ela me pede para contar a história. "Não há nenhuma história", eu digo: "Você só quer ganhar pontos." Parece-me que uma boa mecânica e design são muitas vezes sacrificadas aos caprichos do tema. Para mim, Scythe é uma dessas peças raras de trabalho onde o tema e as mecânicas são tecidas em conjunto de uma forma que se complementam e faz com que a jogabilidade fique mais intuitiva. O tema e o próprio tom do jogo foram definidos por Jakob Rozalski. Se você gosta de RPG, não será difícil para tornar o jogo uma experiência de imersão - para compreender e se relacionar com o seu personagem e tomar decisões como se fosse ele.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/498/12b0ek.jpg


    3.5X

    Scythe é similar, mas não totalmente alinhado com o estilo de jogos 4X. Segue uma rápida visão geral do que é um jogo 4X para aqueles que não estão familiarizados com o termo.

    Jogos 4X são uma família maior de jogos que estão ligados através de 4 categorias de jogabilidade que formam elementos cruciais para o jogo:
    - Descobrir (explore) significa que os jogadores enviam batedores através de um mapa para revelar áreas vizinhas.
    - Expandir (expand) significa que os jogadores reivindicam novo território através da criação de novos assentamentos, ou às vezes estendendo a influência dos assentamentos existentes.
    - Explorar (exploit) significa que os jogadores coletam e usam os recursos em áreas que eles controlam, melhorando a eficiência de várias coisas.
    - Exterminar (exterminate) significa atacar e eliminar os jogadores rivais. Você precisa eliminar a presença de um rival para alcançar uma maior expansão de territórios.


    Descobrir

    Seu personagem vai se aventurar para cantos distantes do tabuleiro, correndo para ter os "encontros", que eu mencionei acima, antes dos outros jogadores. Cada encontro oferece a oportunidade de um ganho rápido, muitas vezes, a um preço bastante reduzido. O tabuleiro não é obscurecido por uma névoa de guerra, mas você sente como se estivesse enviando seus batedores para os confins do mapa. Os encontros na Fábrica fornecem um benefício exclusivo e muitas vezes poderoso.

    Expandir

    Sua força expedicionária começa com um personagem e dois trabalhadores. Você precisará adquirir mais trabalhadores, construir alguns edifícios, implantar seus mechs, e assumir o controle dos hexágonos que cercam e que se estendem para além do seu local de início. Cada facção começa um pouco isolada. Você tem acesso imediato a três hexágonos, repartido do resto do tabuleiro por um rio, onde você deve construir um prédio ou implantar um mech para atravessar. Uma vez fora da sua região inicial, recursos e oportunidades adicionais estarão disponíveis. No final do jogo, cada território que você controla concede moedas, dependendo de sua popularidade (o jogador com o maior número de moedas ganha).

    Este isolamento inicial fornece um grau de segurança para você estabelecer-se na terra. No entanto, se você ficar sempre atrás de seu rio, você não terá acesso a dois tipos de recursos, não vai adquirir uma nova tecnologia da Fábrica, e verá como os seus adversários têm encontros que proporcionam benefícios como se abrissem um baú de tesouro. Há vantagens concretas para se aventurar adiante de seu local de início. E não há nenhuma garantia de que um de seus oponentes não invadirá seu território inicial para pegar o seu arsenal de recursos.

    Explorar

    Ao longo do jogo, você empregará trabalhadores para minerar, recolher madeira e colher alimentos. Cada recurso produzido é colocado no hexágono em que o trabalhador produziu; ele permanece lá até ser usado para construir, implantar, atualizar ou recrutar. Ou até que um adversário derrote-o em combate neste hexágono, pegando os recursos como despojos. Recursos que você controla no final do jogo também estão incluídos em seus totais de moeda.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/341/p6deq5.jpg


    Exterminar

    O combate é onde Scythe se distancia um pouco do modelo 4X. E, para alguns, isso pode significar que não deve ser considerado um jogo 4X. Isso é justo; e eu acho que você ainda deve considerar jogá-lo, mesmo que ele não seja um 4X para você.

    Foi no combate durante os testes onde alguns jogadores tiveram uma desconexão entre o que eles esperavam e o que realmente é o jogo. Vou gastar um pouco de tempo extra sobre este assunto para ajudar a esclarecer o que Scythe é e o que não é.

    Para mim, Scythe pode ser explicado como uma história (é verdade!). A primeira vez que joguei Catan: Cities & Knights com meu irmão, nós dois estávamos animados com a nova profundidade que esta expansão ofereceu para um velho favorito. No entanto, cerca de 2/3 do jogo, meu irmão perguntou se os cavaleiros podiam atacar os outros jogadores - destruir seus assentamentos - ou de alguma forma ter um benefício em seu esforço para obter os recursos necessários. "Não, desculpe, você não pode", foi minha triste resposta.

    Em Scythe, você pode. Scythe não é um jogo de abertura como é Catan - é um jogo profundo e desafiador de produção e proteção de recursos. De exploração e de entrincheiramento. Controle de território e aquisição de riqueza. O que isto significa é que se você quiser que o seu jogo Euro seco tenha alguma interação mais direta entre os jogadores e você gosta da ideia de ter que proteger o que você produziu, Scythe deve animar e envolver você. 

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/681/adieqc.jpg


    Se você estiver procurando por um jogo de guerra de combate intenso, com batalhas freqüentes, complexas e prolongadas, onde também deve ser vigilante para garantir que suas tropas são suportadas, então Scythe não vai te agarrar. Scythe é um jogo clássico Euro, envolto em uma fita bonita temática, e polvilhada com combate de jogador contra jogador. Combate não se destina a ser um ponto central, ou mesmo uma parte principal do jogo. O ponto do jogo é uma intersecção entre agricultura e guerra (daí os comentários sobre Agricola encontra Kemet). O conflito é um pouco mais do que uma guerra fria - postura com uma batalha ocasional. Na verdade, isso se alinha bem com o tema. A Grande Guerra terminou; o mundo está cansado de lutar, mas ninguém está disposto a deixar alguém controlar a Fábrica, então a postura e posicionamento procuram ganhar os corações e mentes das pessoas que habitam as terras ao redor da Fábrica. Vença com lealdade, manobrando as outras facções para garantir a paz e a estabilidade da sua facção. Pelo menos por enquanto.

    Eu vejo o combate mais como uma "colisão", semelhante a Euphoria: Build a Better Dystopia da Stonemaier Games. Se você deseja possuir um hexágono, você tem que fazer A e B e pagar X e Y. Por esse custo, você pode tomar posse de algum hexágono. Se você tentar pegar um hexágono que você não pode pagar, você pode ganhá-lo se funcionar seu blefe, mas há um preço alto se perder. A maioria das batalhas irão para o atacante. E, muitas vezes, o atacante ficará aberto a contra-ataques do defensor ou de outro adversário.

    Essas escaramuças ou confrontos fronteiriços também se encaixam perfeitamente no contexto temático: o mundo passou por uma guerra massiva, alimentada pelos mechs que a Fábrica produziu. Enquanto todo mundo agora está acostumado a ter as bestas gigantescas em seu meio, eles ainda são armas intimidantes. Ninguém quer uma nova guerra. Os líderes das facções e personagens só enviarão suas tropas ao combate em situações onde pensam que podem facilmente afugentar a outra facção sem iniciar uma guerra total ou se expor muito. Escaramuças com facções opostas são breves, intensas e geralmente evitadas. A menos que as recompensas valem o risco!

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/679/0nh2xa.jpg

    Player Mat


    Stonemaier Games

    Stonemaier Games é uma nova e pequena equipe de design e editora de jogos. Eles fizeram o seu nome, no entanto, por duas coisas: 1) campanhas Kickstarter bem executadas e 2) componentes excepcionais. Eles foram longe ao criar (é claro, utilizando Kickstarter) vários baús de tesouro com tokens de recursos realistas. Seus meeples de mineiro em Euphoria têm picaretas. Eu não espero que Scythe seja diferente. A versão premium do jogo terá moedas metálicas inspiradas nas cinco Facções. A versão de colecionador terá tokens de recursos realistas e um tabuleiro imenso. 

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/413/b9cs12.jpg


    Considerações Finais

    Para mim, e muitos do nosso grupo, este pode, eventualmente, ser o nosso jogo favorito. Nós gostamos de interação entre jogadores. Nós gostamos de um pouco de ataque, sem que nossos rostos sejam moídos no chão. Para nós, este jogo é incrível - ele nos permite tentar construir um motor, para produzir e colher recursos, a fazê-lo sob pressão e ameaça de conquista, e isso requer que fiquemos conscientes do que outro jogador está fazendo - muito consciente - para que os nossos próprios planos se ajustem. Toda decisão tem uma tensão que cresce ao longo do jogo. Você pode desenvolver uma estratégia, com base na sua Facção / local de partida que você pode seguir ao longo do jogo, mas você precisará de boas decisões táticas se quiser que o seu motor arranque antes que alguém dispare o fim do jogo.

    O nosso grupo adorou Scythe, e estamos animados com ele, como não ficamos animados com qualquer outro jogo novo que jogamos ultimamente. Cada vez que jogamos, enviamos e-mail uns para os outros nos dias seguintes sobre a forma de como foi a partida, o que nós pensamos sobre ela, como podemos jogar melhor; não nos deixem sozinhos! A jogabilidade é rica e suave; existem profundidades táticas e estratégicas, alimentadas pelas condições assimétricas iniciais, que deixam você querer jogar mais, para sondar as profundezas do jogo.

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/516/agekea.jpg


    Quem gostará deste jogo: Euro gamers que estão à procura de interação um pouco mais direta entre jogadores.
    Quem não apreciará este jogo tanto quanto poderiam: as pessoas que esperam um jogo de guerra com um pouco de gestão de recursos.

    Obrigado!

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/686/714cbd.jpg

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    Comentários:

  • Rodrigo Neves
    1716 mensagens MD
    avatar
    Rodrigo Neves16/10/15 06:32
    Rodrigo Neves » 16/10/15 06:32

    Que texto bacana... muito informativo. Parece que este jogo do tipo daqueles que marcam.  Valeu pela tradução Ricardo.

    2
  • Neo Arcanum
    21 mensagens MD
    avatar
    Neo Arcanum16/10/15 07:28
    Neo Arcanum » 16/10/15 07:28

    Muito bom preview. Já estou na espera. Ainda falta um ano...Quero a versão completa !

    1
  • danilopatro
    266 mensagens MD
    avatar
    danilopatro16/10/15 08:01
    danilopatro » 16/10/15 08:01

    Muito feliz por cada atualização sobre este jogo! Fica ainda maior a sensação...

    https://2982-presscdn-29-70-pagely.netdna-ssl.com/wp-content/uploads/2015/04/Shut-up-and-take-my-money.jpg

    2
  • igorknop
    953 mensagens MD
    avatar
    igorknop16/10/15 08:18
    igorknop » 16/10/15 08:18

    Ricardo Gama::(...) com Scythe, a arte veio primeiro, e depois o jogo foi desenvolvido, inspirado pela arte. Claro, isso levanta a questão - a jogabilidade sofre, restringida pela obra de arte? Bem, leia e descubra! :)(...)


    Muito bom o texto e a tradução. Estava procurando alguma resenha um pouco menos emocionada e essa chegou quase no ponto.
    A frase acima que dá o caminho para o texto resumiu toda a minha preocupação com o jogo (e empresa). O autor deixa claro pelos supostos 750+ reports de play teste que não é o caso.  A duração parece excelente.
    Essa carinha bonita -> super produção de componente -> game desgin parece uma tendência crescente.
    Entretanto, mais um jogo deles que vou passar. Esse quero jogar primeiro antes de tomar uma decisão.
    https://thespindiaries.files.wordpress.com/2013/09/misc-nothing-to-do-here-l.png?w=360&h=270

    5
  • Victor
    2521 mensagens MD
    avatar
    Victor16/10/15 08:33
    Victor » 16/10/15 08:33

    Igualmente, Igor. Decidi que não comprarei antes de jogar.

    2
  • tricologan
    897 mensagens MD
    avatar
    tricologan16/10/15 08:58
    tricologan » 16/10/15 08:58

      Ansioso para jogar esse jogo

    0
  • marino
    922 mensagens MD
    avatar
    marino16/10/15 09:55
    marino » 16/10/15 09:55

    Muito bom o texto.
    E que venham mais informações sobre o jogo para ajudar na decisão! 

    0
  • gebson
    1112 mensagens MD
    avatar
    gebson16/10/15 11:04
    gebson » 16/10/15 11:04

    Eu estou muito afim de pega esse jogo no financiamento, mais com esse dólar nas alturas, e com a noticia de que o jogo vai vim em versão nacional no final do ano que vem, acho bem provável que passe dessa vez e espere pela versão nacional, mais o jogo e muito bonito, e as mecânicas me parece se ótimas, vou fica no aguardo dele aqui pelo Brasil mesmo.

    0
  • Muradux
    244 mensagens MD
    avatar
    Muradux16/10/15 11:34
    Muradux » 16/10/15 11:34

    gebson::Eu estou muito afim de pega esse jogo no financiamento, mais com esse dólar nas alturas, e com a noticia de que o jogo vai vim em versão nacional no final do ano que vem, acho bem provável que passe dessa vez e espere pela versão nacional, mais o jogo e muito bonito, e as mecânicas me parece se ótimas, vou fica no aguardo dele aqui pelo Brasil mesmo.


    Qual empresa traduzirá esse jogo?

    0
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