Por John Bandettini
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1409909/my-name-bond-vlaada-bond
Eu concentro minhas análises em dois aspectos do jogo. Primeiro, uma visão do que você realmente adquire na caixa: os componentes e uma geral na quantidade e qualidade. Depois disso, em segundo tento relatar minhas experiências com o jogo incluindo o que eu gostei e tudo o que eu não gostei.
Desta vez falarei sobre
Codenames. É um jogo feito por
Vlaada Chvatil e publicado pela
Czech Games Edition.
Vlaada realmente faz muitos jogos diferentes em diversos gêneros diferentes. Um dos jogadores com quem eu joguei este jogo se surpreendeu, “
Este é um jogo do cara que fez Mage Knight Board Game?” Sim, e você não conseguiria um jogo tão diferente. Eu já vi gente dizer que este é um Party Game. Não sei se eu o chamaria de party game, mas ele certamente flerta com este estilo.
Ele vem numa caixa de tamanho médio, é maior do que a maioria dos jogos de carta, mas menor do que um jogo de caixa grande. Tem uma capa discreta com a silhueta de uma mulher e um homem parecendo muito com espiões treinados. As palavras pequenas na capa também complementam bem com o jogo. Com a mulher dizendo “Altamente secreto” e o homem dizendo “Jogo de palavra”. Realmente é um jogo de palavra com tema de espião.
Então o que há na caixa?
Um livro de regras pequeno, não é um jogo complexo. É muito fácil seguir os diagramas, exemplos e diversas ideias para variantes ou como dizem, regras avançadas. Também há regras para dois ou três jogadores. Eu não posso comentar estas regras, pois eu não as experimentei. É um jogo em que você pode facilmente abrir e jogar cinco minutos depois.
O jogo em si é jogado entre dois times, o time Vermelho e o time Azul. Cada time tem um líder, o mestre espião e o resto dos jogadores são agentes de campo. Os mestres espiões sentam em um lado da mesa, e os agentes no outro lado.
Grade
Não há tabuleiro, ao invés disso os jogadores usam cartas para construir uma grade cinco por cinco. Estas cartas são os codenames. Cada carta tem apenas uma palavra. Tem uma enorme variedade de palavras, alguns exemplos como Campo, Ouro, Telescópio, Trem e Berlin. Desta grade os jogadores tentarão identificar os outros agentes. As cartas na grade representam agentes de ambos os times, inocentes e assassinos.
Os mestres espiões tiram uma carta chave e colocam em sua frente. Por isso eles sentam oposto dos outros jogadores, eles agora podem ver o traçado da grade e os lugares de todos os personagens. O cartão chave também irá mostrar se o azul ou o vermelho começará o jogo. Cada mestre espião tem oito tiles de sua cor, que são apenas um pouco maiores do que as cartas na grade. Eles jogarão estes tiles na grade conforme os jogadores tentam identificar quem é quem nela. Também há sete tiles espectadores, um tile assassino e um tile de agente duplo. O tile de agente duplo é vermelho de um lado e azul do outro. O time que começar pega o tile de agente duplo virado para cima e terá que achar nove agentes para ganhar, o outro time terá que achar oito agentes para ganhar.
Os mestres espiões se revezam para dar pistas ao seu time, para tentar achar os agentes. As pistas são no formato de uma palavra e um número. Em certas circunstâncias duas palavras podem ser usadas, por exemplo, nomes de lugares como New York e se combinado previamente nomes completos como Barack Obama. O número indica para quantas cartas esta pista serve. Quanto maior o número, mais agentes podem ser encontrados.
Após receber a pista, os agentes discutem quais cartas eles acham que o mestre espião está se referindo. Eles podem tocar as cartas uma de cada vez (se estiverem tocando mais de uma). Se estiverem certos o mestre espião coloca um tile de agente de sua cor sobre a carta e eles podem continuar. Se eles escolherem uma carta inimiga, um tile de agente do outro time é colocado sobre a carta e o turno acaba. Finalmente se eles tiverem o azar de pegar o assassino, o jogo acaba e o outro time vence.
Se eles conseguirem completar todas as pistas com sucesso, os agentes podem tentar mais uma carta. O primeiro time que identificar todos os agentes vence o jogo.
O que eu acho do jogo?
É o jogo com maior procura que eu tenho no momento e apesar de que parte disto se deve porque o jogo ainda não está genericamente disponível ainda, mas também porque as pessoas que jogaram querem jogar novamente. É daqueles jogos que você não jogará somente uma vez. E as editoras têm sido muito perspicazes em fazer as cartas de codenomes dupla face, assim tudo o que você deve fazer para jogar novamente é virá-las.
O jogo me lembra um pouco
Mysterium no sentido de que muita coisa depende do mestre espião (ou Fantasma). Um bom mestre espião vencerá muitos jogos pelo seu time. Primeiramente ele deverá ser bom em identificar conexões numa ampla variedade de cartas. É bem fácil dar pistas que apontem para uma única carta, mas não vencerá muitos jogos desta forma. Para se dar bem você precisará dar pistas que serve para diversas cartas, e isso é mais difícil do que você imagina. Todo mundo que encara o papel de mestre espião comenta o quão difícil isto é, e todos demoram um pouco decidindo quais pistas fornecer. O jogo inclui uma ampulheta em casos onde as pessoas estão demorando muito para pensar nas pistas. Ainda não precisei usá-la, mas já tive que ameaçar usá-la algumas vezes.
Um erro muito comum de cometer como um mestre espião novato é não considerar todas as cartas e se concentrar somente nas cartas do seu time. O perigo aqui é que você pode dar pistas que apontem para cartas que você não quer que sejam retiradas. Em um dos jogos que eu joguei, o mestre espião deu pistas que referenciavam a duas cartas de seu time, mas falhou em perceber que elas também se aplicavam a três outras cartas na grade. E isso não acabou bem.
Você também deve estar imaginando qual a utilidade de poder escolher outra carta depois que você achou todas as cartas que o mestre espião te deu dicas. Bem, suponhamos que no turno anterior os agentes erraram uma, eles podem ter uma ideia de qual eles erraram, então isso lhes dá a chance de tentar novamente. Claro que é sempre um risco.
Eu já joguei com seis e com oito pessoas e eu acho que estes são provavelmente os melhores números para se jogar. Dá pra jogar com quatro e existem regras especiais para três e dois jogadores. No momento não estou tendo problemas para achar pelo menos seis jogadores, mas é melhor ter em mente que isso é possível se você costuma jogar com menos jogadores.
As cartas possuem boa qualidade, os tiles são firmes e grossos. No geral, tudo na caixa serve bem ao seu propósito.
Dito tudo isso, é um jogo leve e divertido que dura aproximadamente 20 minutos e deixa os jogadores querendo jogar mais. Eu acho que é um sucesso

.
Traduzido por HighDensity