Produtora: EAG
Numero de Jogadores: 2 a 6
Duração: 60 min
Ranking da Ludopedia: 410
Ranking na Boardgames Geek: 2006
Minha Nota para o Jogo: 7.0
Olá galera! Estou trazendo uma nova resenha, dessa vez com um jogo menos conhecido, estou falando do Rush n’Crush, um jogo de corrida muito louco. Rush n’ Crush foi lançado pela empresa AEG no ano de 2009, o jogo tem capacidade para 3 a 6 jogadores, mas em minha opinião quanto mais melhor. A duração média do jogo é de 60 minutos, dependendo do tamanho do circuito montado, no seu tema traz as corridas de carros, com muitas armas, explosões e destruições.
Temática
Em Rush n’Crush você assume o papel de um dos corredores em um mundo devastado por guerras, onde o único lazer das pessoas são as corridas, você é integrante de uma das grandes equipes de corrida, correndo por glória contra outros corredores que querem lhe destruir. Como se não bastasse outros corredores querendo lhe matar, ainda temos um circuito extremamente perigoso, e os carros ainda são equipados com serra, metralhadoras, lança chamas, entre outras armas de destruição.
Mecânicas
O jogo traz as mecânicas de rolagem de dados, tabuleiro modular e habilidades variadas de personagens.
Todas as mecânicas do jogo são bem simples de se usar dentro dele, você vai montar o circuito de corrida usando qualquer quantidade dos 10 tabuleiros dupla face que vêm na caixa do jogo. É importante lembrar que quanto maior o circuito, mais tempo vai levar para terminar uma partida. Você deve montar um circuito onde os carros possam dar voltas nele, logo, o circuito tem que ser fechado, após montar os circuitos, os jogadores também devem decidir com quantas voltas se ganha a partida, a quantidade de voltas também influencia fortemente no tempo de uma partida.
A mecânica de habilidades variadas deve-se aos personagens pilotos que têm habilidades que os diferenciam, cada piloto tem um conjunto de duas habilidades diferentes que vão lhe dar vantagens em certos pontos na corrida ou em certo momento do jogo.
A rolagem de dados é a mecânica mais presente no jogo, pois é ela que vai lhe dizer quantas curvas que o seu carro pode fazer no circuito naquela rodada, geralmente essa parte é a mais angustiante do jogo, pois as vezes você precisa de algumas curvas para não bater em um obstáculo e acaba não conseguindo esse valor, o que o força a colidir contra alguém ou contra a um obstáculo na pista.
Objetivo
Existem dois modos para se ganhar uma corrida, cruzando a linha de chegada em primeiro lugar, ou se todos os outros carros se destruírem e você for o único na pista. Geralmente aqui no grupo o vencedor sempre é o ultimo da pista, acho que poucas vezes alguém ganhou cruzando a linha de chegada em primeiro, o pessoal aqui gosta de ver explosões, destroços de carros na pista, carros pegando fogo e explodindo.
Sequência do Turno
Cada jogador só pode fazer uma ação das quatro disponíveis no seu turno, cada ação é bem simples e fácil de memorizar após algumas rodadas, as ações disponíveis para os jogadores estão listadas abaixo.
1° - Acelerar: você move o seu marcador de marcha para frente ou para cima, seguindo sempre a linha sólida da ficha do seu personagem.
2° - Desacelerar: você move seu marcador de marcha uma casa para baixo ou para trás, seguindo sempre a linha sólida da ficha do seu personagem.
3° - Manter Velocidade: escolhendo essa ação nada vai mudar, você apenas mantem a velocidade do seu carro.
4° - Trocar de Marcha: você move seu marcador de marcha horizontalmente quantas casas quiser, seguindo sempre a linha tracejada.
Não existe uma ação de parar ou voltar, aqui os corredores não param
.
As Equipes
O jogo base possui três equipes de corrida, são elas: Oni zombie Team, Kosmos Team Red Glock e U.N.A. Dream Team, cada equipe tem dois corredores e dois carros.
As equipes não fornecem nenhum tipo de bônus aos jogadores, são usadas apenas para diferenciar cada corredor e cada carro do jogo, esse não é um jogo de equipes, então se o seu companheiro de equipe ganhar a corrida não quer dizer que você também ganhou a partida, cada corredor corre separadamente.
Logo das equipes
Os Carros
Cada jogador pode escolher com qual carro quer correr, desde que seja um dos carros da mesma empresa que o jogador. Os carros disponíveis na caixa básica são R-13 Thuerbolt, B-52 Rolling Fortress, R-35 Doonsday Machine, R-67 Howling Zombie, R-24 Meteor e o B-41 Pulsar.
Ilustração de uma dos carro da U.N.A.
Cada carro tem um conjunto de armas, freios, turbo, direção, proteção e motor, alguns desses valores ou acessórios, podem parecer ou ser totalmente diferentes de outros carros, mas a velocidade que cada carro corre é sempre a mesma, não vai ter um carro que corra mais que o outro, mas pode ter carro mais fácil de manobrar, abaixo será explicado a ficha de corredor juntamente com o seu carro.
Ficha de um carro com o seu corredor
1 – Estrutura: cada carro tem um valor de estrutura, sempre que o carro leva dano, esse valor é reduzido da estrutura do carro, quando o marcador chega na caveira, o carro é destruído.
2 – Temperatura do Motor: a temperatura do motor sempre sobe quando você acelera seu carro além da capacidade normal que o motor aguenta, quando você aquece demais o seu carro o valor de temperatura sobe e se o marcador chegar na caveira o seu carro explode.
3 – Direção: esse valor indica quantas curvas o seu carro pode fazer além do valor normal rolado nos dados.
4 – Freios: você pode usar os freios do seu carro para frear uma quantidade adicional além da sua ação de desacelerar.
5 – Turbo: o turbo no seu carro faz com que você passe a marcha mais rápido, podendo passar marchas adicionais além da sua ação de acelerar.
6 – Acessórios do Carro: cada carro vem com dois acessórios que vão lhe ajudar durante a corrida, esses acessórios podem variar de minas terrestres, parachoques frontais, computador de bordo e outros, esses acessórios se juntam com as habilidades de seu piloto para formar uma máquina de guerra.
7 – Painel de Marcha: os painéis de marcha dos carros são iguais, cada carro pode passar até 18 marchas (tipo os carros de Velozes e Furiosos), quanto mais alta a marcha do seu carro mais rápido ele vai andar, mas também fica mais difícil de se fazer as curvas. Por exemplo, se o seu carro está na marcha 8 azul, o jogador joga 3 dados e escolhe o melhor resultado, esse valor corresponde a quantidade de vezes que o jogador vai poder trocar de pista, já se ele está na marcha 12 azul, ele vai jogar 3 dados também, mas nesse caso os dados pretos indicam que ele vai ficar com o pior resultado dos três dados. No painel das suas marchas também tem o aquecimento de motor por aceleração, marcado nas cores azul, amarela, laranja e vermelho. Sempre que você fizer uma ação de aceleração em que o seu pino de marcha fique em qualquer cor que não seja a azul, isto indica que você forçou o seu motor demais e ele corre o risco de aquecer, jogue uma quantidade de dados igual ao número de dados no lado esquerdo da sua marcha, a cada 1 ou 2 nos dados lançados você aquece 1 ponto no motor.

carros em uma Tile de pista.
Os valores de freios, turbo, direção e estrutura do seu carro nunca podem ser recuperados, apenas a temperatura do motor pode ser diminuída, então muito cuidado como você vai usar seus recursos, pois eles são escassos e podem acabar muito antes do que você imagina.
Os Corredores
Na caixa básica do jogo há seis corredores diferentes, dois para cada uma das três equipes, são eles: Tombstone e Totentaz da Oni Zombie Team, Komet e Miss Meteor pela Kosmos Team e Wonder Bart e X-Caliber pela U.N.A. Dream Team.
Cada corredor tem um conjunto de quatro habilidades que eles podem usar durante a corrida, duas dessas habilidades são sempre diferentes a de outros corredores, mas as outras duas habilidades, que são o Propulsor e o Extintor, são padrão para todos os corredores, todos eles têm essas duas habilidades.
Corredores podem escolher qual dos dois carros da equipe ele quer pilotar, quando escolher o carro a ficha do jogador vai ter no total de 6 habilidades, duas do carro e quatro do corredor, certas combinações de carro e pilotos são muito boas, então é muito bom dá uma olhada melhor no que você vai escolher, pois isso pode fazer uma boa diferença na hora da corrida.
Komet, corredor da equipe Kosmos Team Red Glok
As Habilidades (Acessórios)
Todos os acessórios do seu carro começam a partida desativados, durante o seu turno você pode livremente ativar dois deles, usar dois deles que estejam ativados ou usar um que esteja ativado e ativar um que esteja desativado, você nunca pode ativar um acessório que tenha sido usado nesse turno, deve sempre ativar um item e usá-lo no mesmo turno que ativou
. Quando você ativa um dos seus acessórios você deve mover o marcador do acessório para o lado mais claro, já quando você usa um acessório você deve mover o marcador daquele acessório para o lado mais escuro, para marcar que o acessório está desativado.
A lista de acessórios para os carros está descrita rapidamente abaixo.
Extintor: quando usado serve para reduzir o aquecimento do motor.
Propulsor: faz com que se mova casas adicionais apenas em linha reta, mas pode aquecer o motor do carro.
Blindagem: dá ao carro pontos extras de estrutura.
Computador de Bordo: dá ao carro pontos extras de direção.
Parachoque de Combate: quando o carro faz alguma colisão de frente ele pode causar mais danos.
Lançador de Minas: coloca minas pelo circuito.
Metralhadora: pode atirar em um carro a frente do seu.
Parachoques Laterais: ajuda a empurrar os carros em colisões laterais.
Serra Circular Lateral: causa dano quando faz uma colisão lateral.
Lança Chamas: pode soltar chamas em carros atrás de você, fazendo o motor do carro aquecer.
Imagens dos acessórios retiradas do manual traduzido pelo usuário da Ludopedia swami.
O Circuito
O circuito é feito pelos jogadores no começo da partida, usando as dez tiles dupla face que vem na caixa básica do jogo, após escolher como vai ser o circuito, os jogadores devem posicionar o marcador de largada em algum lugar do circuito, aquele ponto marca a partida e chegada do circuito, assim o primeiro jogador que passar aqui, após concluir o número de voltas que foi determinado pelos jogadores, ganha a partida.
Tiles de Circuito
Em todas a tiles de circuito existem linhas, que são contadas como pistas, e quadros de movimentos, e são por essas pistas e quadros que os carros dos jogadores se movem após escolherem qual ação vão fazer. O jogador deve jogar uma quantidade de dados igual ao valor mostrado no final da marcha onde ele está, esses valores vão dizer quantas vezes o jogador pode mudar de pista, e o valor da marcha na qual o seu carro esta diz quantas casas o seu carro vai se mover.
Algumas vezes você vai precisar trocar de pista e não vai ter valores suficiente para isso, sempre que isso acontecer você pode bater nos obstáculos que têm na pista ou em carros que estão na sua frente, essas colisões podem ser fatais, muito cuidado com a velocidade que você anda.
Componentes
São poucas as quantidades de componentes que vêm no jogo, a caixa básica fica bem vazia quando você tira o “insert” que vem nela, basicamente os componentes são dez tiles dupla face de pistas para fazer o circuito, 6 tiles dos corredores e carros, seis carrinhos para representar cara corredor na pista, os marcadores de habilidade e o pino de macha.
Todos os tiles são de boa qualidade, não empenam facilmente e encaixam direitinho o final de uma pista com o começo de outras, minhas reclamações são quanto aos carrinhos e aos marcadores transparentes de habilidades. Os carrinhos na minha opinião poderiam ser um pouco maiores, é muito ruim de manuseá-los na pista porque são muito pequenos, sem falar que eles são duas pecinhas que encaixam uma na outra para formar o carro, e essas duas pecinhas não se encaixam muito bem e ficam soltando constantemente, porém é um problema que dá para resolver com um pouco de cola, já os marcadores eles vem em duas corres vermelha e transparente, não tem nenhum problema quanto a vermelha, mais a transparentes, se você não tomar muito cuidado, eles ficam por cima da mesa e você nem percebe, sendo muito fácil de perdê-los, minha esposa mesmo já achou alguns em cima da mesa e até no chão após alguns dias do jogo ter sido usado.
Amostra dos componente na mesa prontos para jogar
Expansões
Não há expansões para esse jogo, e acho que nem vai chegar a sair, o jogo já esta a muito tempo no mercado e acredito que não fez muito sucesso lá fora, mas adicionar alguns novos acessórios, pilotos e carros não seria difícil, depois eu posso até tentar fazer algo para esse jogo, no estilo homemade.
Considerações sobre o Jogo
O jogo é sempre muito bem aceito quando vai a mesa, ele vai a mesa poucas vezes, mas sempre que nós o jogamos é uma diversão muito boa. Eu, assim como todo meu grupo, sou do tempo de Rock’n Roll Race, Vigilante 8 e Twister Metal, e sei que o único meio para vitória é destruindo todos os outros corredores, acho que poucas vezes nós terminamos uma partida com um ganhador que tenha completado o número de voltas, geralmente no meio da segunda volta só há um corredor sobrando na pista.
O jogo é muito bom, dá aquela emoção pilotar um carro cheio de armas pronto para explodir os inimigos a sua frente, é muito legal, ele tem um grande fator de sorte devido aos dados que você sempre vai ter que jogar no seu turno para saber quantas mudanças de pista você pode fazer, mas com uma redução antes das curvas sempre dá para contornar isso. No geral ele não chega a ser um jogo excelente, mas o considero um jogo de regular a bom, dá sempre para garantir boas risadas do seu amigo que não conseguiu fazer aquelas curvas e se explodia na parede, ou daquele outro que mal começou a corrida e já foi destruído, é sempre bem divertido de jogá-lo.
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