Por Rodrigo Deus
Em Traders of Catharge (lançado originalmente em 2006) os jogadores são mercadores que querem embarcar quatro tipos diferentes de mercadorias de Alexandria para Carthago. Os jogadores afetam diretamente a velocidade dos seus navios e ativam ataques piratas que podem custar os produtos dos seus oponentes. Traders of Osaka (2015) também utiliza a mesma mecânica só que em outro continente e em outra era, com os jogadores agora tentando entregar cargas de Osaka para Edo, porém o resto permanece o mesmo.

O jogo possui um pequeno tabuleiro que mostra a rota que os navios vão seguir, também demarcando portos seguros e águas perigosas. O tabuleiro também tem dois espaços para a pilha de compras e a pilha de descartes e ainda mostra onde as cartas de Mercado e Fazenda ficarão disponibilizadas. O jogo também contém um baralho de cartas que é de uso múltiplo, 48 fichas de conquistas para quando se vende os produtos, 4 meeples de barcos para marcar o avanço das embarcações no mar, 4 peças de comerciantes para indicar as pontuações dos jogadores, quatro peças de reserva para que os jogadores possam marcar cartas que desejam comprar ou usar em outras rodadas futuras e um livro de regras.
O jogo em si é de coleção de componentes. Os jogadores precisam colecionar produtos que permitam que eles peguem cartas que serão usadas como pontos no final do jogo.
Durante o jogo, cartas podem ser usadas para representar produtos que são disponibilizadas na frente dos jogadores; ou para representar ouro para comprar os produtos (quando são usadas a partir da mão do jogador) ou ainda urnas que os mesmos usam para proteger produtos dos piratas. Decidir como e quando usar as cartas é a base de todo o jogo.
Em seu turno, um jogador pode realizar uma dessas três ações: comprar produtos, pegar moedas ou reservar uma carta.
Mercado
Comprar produtos direciona o jogador a comprar cartas do mercado. Sempre existirá um determinado número de cartas viradas para cima no mercado. Cada uma possui um valor em ouro que também indica o quanto a mesma vale (valores de 2, 3 ou 5). Quando um jogador comprar produtos no mercado, deve comprar todas as cartas disponíveis utilizando as que tem em mãos para isso. Se um jogador não pode comprar tudo do mercado, então não pode realizar essa ação.
Toda e qualquer carta comprada fica na frente do jogador e representam que essas mercadorias estão no barco do jogador nesse momento. Então o jogador move o seu meeple de barco da sua cor 1 ou 2 espaços em direção a Cathargo (1 espaço se uma carta daquela cor for comprada e 2 se duas ou mais cartas daquela cor foram compradas). Se um navio se move até Carthago, um pagamento ocorre e piratas atacam (isso será explicado mais tarde em detalhes). Se o mercado for todo comprado ou se o jogador atual não consegue comprar algo (por conta de reserva de cartas), as cartas na Fazenda (3 viradas para cima) são movidas até o Mercado. Então mais 2 cartas são compradas da pilha de compras e adicionadas ao mercado. Por último, outras 3 cartas são compradas para compor novamente a Fazenda e colocadas viradas para cima.
Pegar moedas faz com que o jogador pegue uma única carta do mercado e coloque em sua mão. A carta agora vale como dinheiro (ouro) e o seu valor é indicado pelos números nos cantos da carta. Essa é a única forma dos jogadores aumentarem o valor de dinheiro que possuem.
Pontuação
Reservar uma carta faz com que o jogador coloque seu marcador de reserva em cima de uma carta da Fazenda ou do Mercado. Essa carta agora esta indisponível para todos os outros jogadores. O marcador de reserva agora está comprometido com aquela carta específica e não pode ser retirado até que o jogador ou compre a carta em questão como produto ou adquira a mesma como dinheiro. O jogador pode pegar a carta reservada no seu próximo turno ou realizar outra ação que seja possível.
Depois de realizar sua ação em seu turno, o próximo jogador realiza sua ação e assim por diante até o fim do jogo.

Se um pagamento (piratas) ocorre, cada jogador que tiver um bem naquele navio participa. Primeiro, os jogadores contam a quantidade do bem daquela determinada cor que eles possuem. Então observam qual desses bens é o que possui o maior valor. Então multiplicam esse valor pelo número de cartas no conjunto, arredondando para 5 ou para 10. Por exemplo: se um jogador possui 3 bens amarelos e o bem de maior valor for 3, simplesmente ele multiplica 3 por 3 para conseguir 9 e arredonda para 10. Por fim, o jogador pega esse resultado e divide por 5. O resultado final indica quantas cartas daquele conjunto que o jogador pode ficar. Ainda no exemplo anterior, o jogador dividiria o resultado de 10 por 5 e obteria 2. Isso quer dizer que o jogador poderia ficar com 2 cartas do seu conjunto de 3. O jogador a perder as cartas por conta do ataque fica sempre com as cartas de menor valor primeiro e vai preenchendo sua mão até chegar no limite. Essas cartas são guardadas com a face para baixo em frente aos jogadores com seus respectivos marcadores em cima, para indicar que aquela pilha é a pilha de pontuação de cada um. No final do jogo, cada carta vale 1 ponto. O processo se repete para cada navio que chegar até Carthago. Esses navios são movidos de volta para Alexandria, prontos para outra viagem. Cada jogador que participou no ataque dos piratas pega uma ficha de conquista para cada cor que pontuou (não para cada carta).
Se durante um ataque pirata, cada jogador que pontuar tiver uma ficha de conquista da cor daquele produto, soma-se o número de fichas ao valor mais alto das cartas que se possui e aí conta quantas cartas que pode ficar é realizada. Por exemplo: um jogador possui 3 cartas azuis com maior valor sendo 5. Além disso também possui 2 fichas azuis. Então o jogador soma 2 (por conta de suas fichas) para o 5 e obtém um 7. Depois multiplica 7 por 3 obtendo um 21 e arredonda para 25. Por fim, divide 25 por 5 e fica com 5 cartas na mão. Se um jogador pode ficar com todo o conjunto de cartas, como neste exemplo, ele fica com essas cartas e se for necessário comprar mais cartas da pilha de compras, adiciona estas últimas à sua pilha de cartas para pontuação final, viradas para baixo.
Setup para 4 jogadores
Depois do pagamento, qualquer navio que estiver nos dois espaços de piratas são atacados. Nesse momento os jogadores descartam cartas de sua mão para proteger os bens nos navios. Cada carta possui 2, 1 ou nenhuma urna nelas. Quando se descarta a carta que tenha 2 urnas, dois produtos daquela cor são protegidos. Por exemplo, se um jogador tem dois produtos azuis e descarta uma carta azul com 2 urnas, ele pode escolher quais duas cartas estarão protegidas. Depois que todos terminarem de descartar suas cartas (o que é voluntário, ninguém é obrigado a proteger mercadorias), os navios atacados são movidos ao porto mais próximo e depois poderão ser movidos em direção a Carthago.
O jogo se encerra quando um jogador tiver 8 ou mais fichas de conquistas. O vencedor é quem tiver mais pontos (número de cartas). Se existir um empate, o critério de desempate é o número de fichas que os empatados possuírem cada um. Se ainda assim existir um empate, então a vitória é compartilhada.
Detalhes de alguns componentes