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  4. Análise: Kaosball: The Fantasy Sport of Total Domination

Análise: Kaosball: The Fantasy Sport of Total Domination

Kaosball: The Fantasy Sport of Total Domination
  • avatar
    Ricardo Gama09/10/15 05:50
    avatar
    Ricardo Gama
    09/10/15 05:50
    4575 mensagens MD

    Por Ben Nietzel

    Eu sou um jogador de miniaturas há muito tempo (17 anos) e tenho jogado, lido e assistido a vídeos de jogos de tabuleiro fortemente nos últimos 5 anos. Eu sou um apoiante kickstarter do jogo Kaosball: The Fantasy Sport of Total Domination, que prometeu também por 2 equipes extras e um pacote de liga. Eu ainda me considero nos estágios iniciais de aprendizagem deste jogo, mas eu joguei mais de 5 partidas completas, além de vários jogos testando regras. 

    Deixe-me ir direto ao ponto e começar dizendo o que eu realmente aprecio neste jogo.

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/34800_m.jpg


    Eu estava muito nervoso sobre este jogo antes de recebê-lo. Eu fiquei muito animado durante o Kickstarter, e foi por isso que eu apoiei ele. Tinha muita coisa acontecendo neste projeto: belas miniaturas (e muitas delas), um excelente e comprovado designer (Eric Lang), e uma promessa de ser um jogo de esportes de fantasia em uma caixa. Eu possuo tanto Blood Bowl (Third Edition) quanto DreadBall – The Futuristic Sports Game, e eu não posso levá-los para a mesa porque sua complexidade exige um investimento de tempo do grupo de jogo. Eu esperava que este jogo imitaria a melhor parte desses jogos, e ainda seria simples o suficiente para ensinar e jogar com um grupo de jogos que tem pouco tempo para ficarem juntos. 

    Uma vez terminado o kickstarter, porém, eu comecei a ficar nervoso quando chegamos mais perto do lançamento do jogo. Primeiro, os vídeos postados fizeram eu olhar para o jogo de forma aborrecida pois parecia simples demais.

    Permitam-me um pequeno discurso, por favor. Porque na Terra tem tantas empresas kickstarters apresentando uma jogabilidade horrível através de seus próprios vídeos? Há pessoas que fazem vídeos caseiros incríveis que são muito, muito melhores do que eu vejo muitas dessas empresas produzirem. Esses Youtubers muitas vezes nem sequer têm um incentivo, a não ser o seu amor pelos jogos, e produzem muito mais. Eu só acho que essas empresas poderiam fazer melhor.

    Em seguida, houve um silêncio quase total da empresa em relação ao jogo. Dada a empresa que é a Cool Mini or Not, eu não duvidava que teríamos o jogo, mas eu estava preocupado que seria uma bomba. Bisbilhotando pela internet, eu tenho certeza que eu não estava sozinho. Para minha grande alegria, meus receios foram infundados. Este é um jogo divertido e eu estou extremamente feliz que eu ajudei a financiar este jogo. Abaixo eu apresentarei alguns pontos positivos, alguns negativos e algumas considerações finais.

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/34807_l.jpg

    Pontos Positivos

    1. Produção: a produção deste jogo é típica da Cool Mini or Not. Há muito amor nestas miniaturas. Elas são incríveis, e estão gritando para serem pintadas, se esse é o seu questionamento. O tabuleiro é muito agradável, com cores vibrantes que fazem sentido e ficam bem juntas. Todos os extras levam a um próximo nível: marcadores de crânios feridos, paredes em 3-D, tokens de chamas de plástico, bustos de treinadores como peças de pontuação e um legal, mas quase inútil, dado de "equipe" que marca o período do jogo. Em uma das peças mais inteligentes de design que eu vi, os tabuleiros são magnéticos, e suas melhorias de time "grudam" no tabuleiro. Pura genialidade e classe. O único aspecto negativo que eu posso dar são as cartas que parecem um pouco frágeis, mas não super frágeis.

    2. Interações da equipe: O jogo tem interação muito divertida baseada nas regras especiais de equipes. A verdadeira alegria deste jogo é utilizar as regras especiais das várias equipes para interagir com o jogo e com os adversários. Por exemplo, os Bárbaros ficam mais fortes depois de tomar o dano ao passar pelos tokens de fogo. Os Ogros podem deixar cair uma parede no tabuleiro e depois bater um inimigo nela, para derrubá-los. Os Samurais ganha um ponto cada vez que eles declaram uma carta em um desafio, mas eles também podem mentir. Então é um jogo mental. Acrescente a isso a capacidade dos Ninjas que lhes permitem ganhar qualquer competição em que eles jogam a mesma carta contra um adversário! 

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/34805_l.jpg
    Ringers do jogo base


    3. Upgrades, ringers e draft: As atualizações são uma grande mecânica. Elas permitem que você refine ainda mais sua equipe com regras especiais e bônus. Tem uma equipe que se destaca no abate, pegue a melhoria "ódio" para marcar um ponto cada vez que você fazê-lo. Se sua equipe for melhor no combate, pegue a melhoria "Pile Driver" para fazer a mesma coisa com tackles. É um sistema muito legal que dará ainda mais brilho à sua equipe. Ringers são ainda melhores. Estes são personagens especiais que você pode recrutar. Estes personagens são divertidos e adicionam um monte de diversidade ao jogo. Como os upgrades, enquanto todos os ringers podem ajudar qualquer equipe, alguns tem definitivamente melhor sinergia com equipes específicas. Eles tendem a ser grandes alvos, e pelo menos em nossos jogos eles não pareciam muito poderosos para causar desbalanceamento, apesar de suas regras especiais. Finalmente, o draft é surpreendentemente divertido. A melhor parte do futebol de fantasia é o draft, e este jogo dá-lhe essa sensação. Fazer com que os seus oponentes paguem mais do que deveriam para ter o que eles querem é se divertir ainda mais. Ele também adiciona um toque agradável ao jogo. Ao contrário dos jogos onde você seleciona regras especiais, a natureza competitiva do draft significa que você precisa considerar não só a seleção de coisas que você quer, mas também de coisas que seu oponente quer. Isso é legal.

    4. Jogabilidade: A jogabilidade é muito tática. Eu estava preocupado com que fosse muito simples, mas não é. A jogabilidade tem profundidade real, mas não é excessivamente complicada. As cartas de táticas adicionam um pouco de variedade agradável, e o risco / recompensa das cartas de trapaça realmente mitigam seu poder. Eu encontrei-me realmente querendo usar todas as minhas cartas de trapaça, mas às vezes não fiz para evitar faltas. Como falei no começo deste review, eu joguei um número limitado de partidas até agora, mas, pelo menos, até este ponto, senti o jogo bem equilibrado. Eu também desfruto do blefe ao jogar as cartas. Ele adiciona um elemento de diversão, mas eu admito que pode não ser para todos. 

    5. Variedade: Como eu disse, eu fui um apoiador kickstarter e eu comprei duas equipes extras. Isso significa que tenho 9 equipes para escolher e algo como 21 Ringers para escolher. Então, eu estou um pouco influenciado neste meu ponto de vista, mas mesmo na caixa base há uma tonelada de variedade. Entre upgrades, ringers e equipes, você pode colocar um monte de quilometragem para o jogo antes de você ver a mesma estrada. Se você pegar mais algumas equipes ou ringers, a jornada aumenta exponencialmente.

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/34809_l.jpg

    Pontos Negativos

    1. Kaos Ball?: Uma coisa que você perceberá muito rapidamente é que a bola não é tão importante quanto você pensa. Isso não quer dizer que não é importante, porque o controle da bola em alguns pontos críticos podem direcionar uma partida. Dito isso, com certeza não fica tão importante, especialmente para um novo jogador. A bola é muito difícil de reter e marcar pontos. Além disso, no final do período qualquer um em pé no espaço de pontuação pode marcar, com ou sem a bola. Isso não faz o jogo ruim, longe disso. Só é estranho no começo para um jogo "esportivo", que tem "bola" no título. Para discorrer sobre isso, muitas vezes se sente mais como um jogo de posicionamento do que uma simulação de esportes. Isso não é ruim, mas se você está procurando um jogo centrado em torno de agarrar uma bola e fazer corridas finais emocionantes e passes heroicos, Kaosball não é isso.

    2. FAQ: Um olhar em torno do manual, e vocês encontrarão algumas perguntas sobre regras que parecem um pouco ambíguas e poderiam ter algum esclarecimento oficial. Eu não estou muito estressado com isso e quase todos os esclarecimentos sobre estas regras parecem vir da combinação dos vários upgrades e poderes da equipe, e para mim a grande diversidade do jogo vale a pena um pouco de confusão. Ainda assim, eu ficaria surpreso se você não tiver algumas perguntas depois que começar a jogar.

    3. Curva de Aprendizado: Eu não acho que isso é uma fraqueza, mas eu acho que vale a pena mencionar que este jogo tem uma curva alta de aprendizado. Logo no início, os novos jogadores podem esperar obter algumas derrotas esmagadoras. E quando você ganha experiência, você terá uma enorme vantagem sobre os novos jogadores. Isso não é ruim, mas se você possui o jogo e só apresenta para os jogadores uma primeira ou segunda vez (ao invés de ter um grupo de jogo fixo), este pode ser um problema. Eu posso ver isso ficar obsoleto rápido. A mitigação de grande parte da "sorte" no jogo cria uma barreira significativa para os novos jogadores contra os experientes.

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/34810_l.jpg


    Considerações Finais

    No geral, eu realmente amo este jogo. 2 meses atrás este jogo foi o meu maior arrependimento de Kickstarter. Agora, pode ser a melhor compra Kickstarter que eu fiz. Ele tem um monte de profundidade, capacidade de repetição excelente (até mesmo o conjunto base), e é muito divertido. Essa é talvez a melhor parte. Encontrar grandes interações entre sua equipe, ringers, upgrades e cartas é muito divertido.

    A mecânica de draft é realmente grande. Eu sei que há outros jogos de draft por aí, embora eu não sou muito familiarizado com eles. Mesmo assim, o tema esportivo faz com que o jogo sinta os leilões comuns no futebol de fantasia. Ele também tem um divertido equilíbrio tenso entre gastar muito dinheiro com atualizações impedindo de obter ringers. Gastar muito dinheiro com ringers significa que você não pode trapacear sem arriscar uma grande penalidade no placar. Por outro lado, ver um adversário pagando um extra de $2 sobre um upgrade pode fazer que upgrades e ringers fiquem mais fáceis para você no futuro. Esse é um ótimo projeto de design para mim, porque cada escolha informa aos outros os impactos sobre elas.

    Kaosball se sente como uma boa, se não louca, mistura de xadrez, pôquer, futebol de fantasia, e jogos táticos de miniaturas. Meu irmão está de volta da Rússia, o que ele faz uma vez por ano. Nós amamos Warmachine, Mage Wars Arena, e muitos outros jogos, mas Kaosball tem sido o jogo mais jogado desde que ele esteve de volta. Essa é a mais alta recomendação que posso dar-lhe.

    https://www.ludopedia.com.br/images/jogos/anexos/34808_l.jpg

    Uma nota final: é um substituto para Bloodbowl e/ou Dreadball. Eu comprei este jogo porque eu queria que fosse. Eu realmente amo esses jogos, e possuí-los mas nunca tocá-los devido ao tempo, me frustra bastante. Aqui é a minha opinião. Se sua razão para querer Kaosball para substituir esses jogos é devido ao custo, então eu diria que não. Bloodbowl e Dreadball podem custar mais, mas oferecem uma experiência muito mais profunda, especialmente se você executar um campeonato. Se o seu motivo (igual ao meu) era por causa do tempo, então eu digo que sim. E este jogo não é tão complicado como Bloodbowl ou Dreadball. No entanto, este é um jogo que eu posso levar em qualquer lugar, colocar fora da caixa com um grupo de pessoas que nunca joguei, e sair jogando em 15 minutos. A opção de quatro jogadores significa que eu posso adotá-lo muito mais fácil para um grupo maior, e isso é ainda mais verdadeiro se você pegar um kit League Pass. Nesse sentido, é um ótimo substituto porque eu sei que eu nunca terei uma liga Bloodbowl, mas este jogo eu consigo levá-lo à mesa.

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    Comentários:

  • meguer
    77 mensagens MD
    avatar
    meguer09/10/15 20:50
    meguer » 09/10/15 20:50

    Excelente review. Eu já havia lido coisas boas sobre o jogo.

    Pretendo adquirí-lo futuramente. Só esperar esse dólar acalmar, porque atualmente não dá!

    2
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Kaosball: The Fantasy Sport of Total Domination - Análise: Kaosball: The Fantasy Sport of Total Domination
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