Produtora: Fantasy Flight Games
Numero de Jogadores: 2 a 4
Duração: 90 min
Ranking da Ludopedia: 136
Ranking na Boardgames Geek: 226
Minha Nota para o Jogo: 8.0
Novamente estou aqui para fazer uma resenha de um jogo menos conhecido, se trata de Nexus Ops, um jogo de guerra espacial. Nexus Ops é um jogo lançado pela Fantasy Flight Games no ano de 2005, com capacidade para 2 a 4 jogadores, com a duração média de uma partida entre 60 a 90 min. Em Nexus Ops os jogadores são líderes de grandes empresas de exploração que estão colonizando uma nova lua em busca de minérios preciosos, cada jogador basicamente joga com uma dessas empresas, e quem conseguir fazer os pontos necessários, determinados no começo da partida, ganha o jogo.
Temática
Nexus Ops tem o tema de exploração espacial. O jogo se passa no ano de 2.315 onde cientistas descobriam uma lua perdida em um sistema distante, nessa lua existe um minério muito raro e precioso chamado Rubium, ao descobrirem sobre esse minérios as grandes empresas foram até essa lua para poder extrair o minério do solo, mas além do precioso minério no solo o planeta também possui habitantes exóticos que foram logo recrutados para ajudar as organizações, tanto na extração do minério quanto nas lutas contra as outras empresas que estava no local. Na lua também há um gigantesco monólito que é o centro de cobiça de todas as organizações, nele há uma grande concentração de rubium, o que provoca uma luta entre as empresas pelo território local.
Mecânicas
Nexus Ops tem algumas mecânicas bem conhecidas por muitos dos jogadores, como controle de área, administração de recursos, rolagem de dados, combates, exploração e tabuleiro modular.
Durante o jogo os jogadores vão recolhendo recursos de áreas dominadas por eles para recrutar novas unidades e executar as missões em sua mão, somando assim os pontos necessários para ganhar a partida. A cada partida o tabuleiro tem uma nova formação, as peças são colocadas aleatoriamente durante o setup, assim como as peças de explorações, que ficam virada nas tiles.
Apesar de ser necessário uma sorte muito elevada devido as constantes rolagens de dados, isso pode ser combatido com uma boa formação das suas tropas. Uma grande quantidade de tropas no mesmo lugar pode fazer o seu inimigo pensar duas vezes antes de entrar em um território dominado por você.
Objetivo
Cada empresa tem objetivos secretos que são conquistados ao final de cada turno, quando um objetivo secreto é completado ele fornece pontos para empresa, o primeiro jogador que conseguir fazer uma quantidade de pontos determinada no começo da partida ganha o jogo. Uma partida pode variar entre 10 a 12 pts, dependendo do que os jogadores tenham escolhido no começo do jogo.
Além de missões secretas, os jogadores podem ganhar pontos vencendo batalhas contra outros jogadores e também dominando o monólito no centro do mapa.
Sequência do turno
Cada turno de Nexus Ops é executado em ordem e tem 6 etapas diferentes. Cada jogador faz as suas seis etapas em ordem e assim que tiver finalizado ele passa para o jogador a sua esquerda, o jogo segue esse sistema de turno até alguém ganhar a partida, a sequência de turnos de cada jogador está descrito abaixo.
1° - Deployment: ação em que os jogadores podem recrutar as suas unidades.
2° - Movement: o jogador move as suas unidades.
3° - Exploration: fase onde os jogadores exploram novos tiles em busca de recursos.
4° - Battle: Fase em que suas unidades entram em confronto contra outras unidades.
5° - Mining: nessa fase o jogador deve coletar os recursos fornecidos pelas suas fábricas.
6° - Draw: por último o jogador compra uma carta de missão secreta para saber seu novo objetivo no jogo.
Apesar de ter uma grande quantidade de ações no turno do jogador, as ações são bem simples e fáceis de memorizar o que se tem que fazer em cada uma delas. Após alguns turnos de jogo dá para desenvolver facilmente as suas ações, é algo que até jogadores que não são familiarizados com jogos entendem rapidamente.
As Empresas
Ficha da empresa The Galactic Syndicate
Existem quatro empresas na caixa básica do jogo, são elas Zyborg Technologies (Verde), Ares Inc. (amarela), Black Helix Industries (azul) e The Galactis Syndicate. Apesar de serem empresas diferentes, nenhuma tem habilidades ou alguma vantagem diferente da outra, são todas a mesma coisa, mudando apenas o nome de cada uma.
Unidades e Combate
Unidades do jogo
Cada empresa recruta unidades para lutarem por elas por território na lua, as unidades de cada empresa são basicamente as mesmas, nenhuma é diferenciada por ser de uma empresa diferente, as unidades são os Humanos, Fungoid, Crystaline, Rock Strider, Lava Leaper e Rubium Dragon. Cada unidade tem um custo em rubium que deve ser pago para ser recrutada e elas também tem habilidades especiais diferentes umas das outras, algumas também tem desvantagens em determinados tipos de terrenos, assim como vantagens em outros tipos de terrenos.
A sequência de batalha é determinada pelo poder da criatura em uma sequência de iniciativas, as criaturas mais fortes agem primeiro na rodada de combate fazendo o seu ataque contra as tropas inimigas, e a ordem vai em sequência até que todas as unidades tenham atacado, se tiver criaturas do mesmo tipo no tiles ambas atacam ao mesmo tempo, podendo ser eliminadas simultaneamente do jogo. Cada unidade tem um valor determinado em sua ficha que representa o valor que o jogador deve tirar no dado para considerar o ataque da criatura como um acerto, conseguindo o resultado em um ataque o jogador defensor deve então eliminar uma de suas criaturas da tile a sua escolha, quando todas as criaturas tiverem atacado ou tiverem sido derrotadas, a fase de combate nessa tile se encerra e vai para outra tile do jogador que possua unidades inimigas.
Componentes
Na caixa básica do jogo vêm muitos componentes, principalmente miniaturas das unidades, abaixo vamos falar um pouco de todos os componentes quem vem na caixa básica e a sua qualidade.
As cartas
Os conjuntos de cartas que vêm na caixa básica são poucos, são eles: cartas de recursos, missões secretas e cartas de pontos.
As cartas de missões secretas são basicamente os objetivos dados aos jogadores que eles matem em segredo para marcarem os pontos necessários para ganhar a partida, existem dois tipos de cartas de missões secretas, as vermelhas e as azuis. As missões vermelhas só podem ser feitas apenas uma no turno do jogador, já as missões azuis podem ser feitas em qualquer quantidade.
Cartas de Missões Secretas e Energia
Quando um jogador completa os requisitos da missão, ele coloca a carta virada para cima na sua frente e em seu canto superior direito há o valor em pontos que a missão forneceu ao jogador.
Assim como as cartas de missões tem dois tipos diferentes, as cartas de energia também têm, as verdes, que são usadas no começo do turno do jogador para coleta de recursos e auxílios as unidades da sua empresa, e as vermelhas que são cartas destinadas exclusivamente para o combate.
Cartas de Energia
O Tabuleiro
O tabuleiro do jogo é composto por pedaços de peças hexagonais que são colocados aleatoriamente para formar o tabuleiro do jogo, o número de jogadores em cada partida pode modificar o formato do tabuleiro, mas sempre são usadas todas as peças em uma partida. Todas as peças representam algum tipo de terreno especifico da nova lua, como as planícies de rochas, as florestas de fungos, os campos de cristais, os terrenos de magma, e no centro o grande monólito.
Tabuleiro montado para 4 jogadores
As Miniaturas
As miniaturas do jogo não possuem uma variedade muito grande, são apenas seis tipos de unidades diferentes que vem na caixa básica, mas a quantidade que vem é absurda, são 164 miniaturas representando cada criatura existente no cenário de Nexus Ops, a caixa do jogo serve basicamente para guardar as suas miniaturas, pois os demais componentes quase não ocupam espaço na caixa.
Os tipos de miniaturas que vem no jogo
A qualidade de todos os componentes que vêm na caixa é de ótima qualidade, desde as cartas até as miniaturas, as miniaturas são todas muito bem feitas, as cartas são de um ótimo material e os tiles que formam o tabuleiro do jogo também não deixam a desejar, o único problema que eu tive com os meus componentes foi o fato da quantidade de miniaturas que vêm na caixa ser muito grande, o que acabou entortando alguns dos meus Dragões de Rubium, deixando-os meio impossibilitados de ficar em pé, mas consegui desentortá-los um pouco e consegui deixá-los mais parecidos com o que era pra ser, mas isso são coisas do acaso, acredito que com algumas pessoas possa ter acontecido a mesma coisas e com outras não.
Modos de Jogo
Além do modo de jogo todos contra todos, os jogadores também podem optar por jogar uma partida em grupos de dois contra dois. As regras são basicamente as mesmas, sem nenhuma diferença, a única coisa que muda em uma partida de grupo é que o jogo acaba quando uma dupla fizer 20 pts.
Além de um modo de jogo de duplas, os jogadores também têm a opção de escolher dois modos de criaturas, que são o modo comum e o modo alternativo, quando os jogadores escolhem o modo alternativo para as suas unidades, todas as habilidades das suas seis unidades são alteradas para uma habilidade diferente, ao iniciar uma partida os jogadores escolhem se querem jogar com as unidades com o modo normal ou alternativo, assim como também podem escolher jogar com o modo solo ou de duplas.
Expansões
Infelizmente não existem expansões para esse jogo, o que é uma pena, pois algumas coisas novas adicionadas a caixa básica poderiam tornar o jogo ainda melhor, se em uma expansão viessem novas unidades para as empresas ou até mesmo novos marcadores de exploração, cartas de missões secretas e de energia, tornaria o jogo mais grandioso, digno de estar entre os 100 melhores jogos da atualidade
Considerações sobre o jogo
O grupo aqui gosta bastante do jogo, mais ele vem poucas vezes a mesa, todos aqui gostam do estilo matar e pilhar, e gostam mais ainda quando alguém com o exército significativamente maior que um rival perde em uma luta praticamente ganha devido aos dados, é algo que vai fazer o jogador ser zoado por alguns dias. Sei que muitos jogadores não gostam de deixar o destino a mercê da rolagem de dados, mas para mim isso é o que faz o jogo ser um caos, e nem sempre o que está garantido vai realmente ser o que vai acontecer, pois irá depender dos dados, mas tirando esses fatos, pelas opiniões do próprio grupo, todo o jogo em si é excelente, fácil de se pegar as regras para pessoas menos familiarizadas com jogos de mesa, o jogo é visualmente muito bonito com todas aquelas minis e suas tiles bem coloridas, mas o que eu acho que deixa um pouco a desejar é a variedade de cartas de energia e os token de exploração, acho pouca a quantidade que vem na caixa básica, deveriam ter feito uma variedade maior desses componentes, isso poderia dar uma rejogabilidade bem maior a caixa básica, mas é algo simples que eu acho que alguns jogadores mais dedicados podem fazer em casa mesmo algo diferente para adicionar ao jogo, tirando isso, não tenho do que reclamar do jogo excelente.
Bem e isso ai, por hoje e só, ate a próxima!
Se quiserem acompanha com antecedência os materiais do Canal curta também a nossa pagina do Facebook:
https://www.facebook.com/Mestre-dos-Dados-215269225343827/timeline/