Bom a pedido de alguns companheiros do foro vou começar a fazer alguns posts sobre pintura.
O intuito não é comentar técnica pois já houve outros que fizeram isso aqui na ludopedia, e sim dar conselhos abrangentes que possam se aplicar a qualquer tipo de projeto de pintura que vocês estiverem fazendo.
O que aparece neste log não é a biblia da pintura e certamente há maneiras melhores de fazer as coisas mas são coisas que eu aprendi pela experiencia e que me ajudam a ter melhores resultados com a pintura.
--------------------
A área de trabalho:

Vou começar por isso porqué um dos grandes erros que a maioria comete é achar que se não tiverem aquelas pinturas ou pinceis fantásticos não é possível pintar bem. No começo eu achava isso também, e só comprava pinturas da Games Workshop (na espanha são mais fáceis de encontrar que aqui), mas chegando no Brasil tive que me virar e começar a comprar produtos nacionais se queria sobreviver, e aprendi que todas as pinturas tem as suas vantagens e desvantagens. Umas cobrem melhor, outras se espalham com facilidade... com o tempo você conhece elas e aprende a utilizar todas para aquilo que elas se dão melhor. Eu por exemplo odiava as tintas da Rackham, tanto que só comprei 3 e jurei que nunca mais. Quando aprendi a utilizar elas bem se tornaram muito úteis, mas agora tenho que moderar com elas porque não tem mais reposição (XD).

Haverá quem diga que tenho pintura pra c***o mas eu herdei muitas de amigos que deixaram o hobby e levo pintando desde que tinha uns 15 anos - tem muitas tintas d'aquela época que não acabaram nem secaram ainda (já não fazem tintas como antigamente (XD)). Ter todas essas tintas não é em absoluto necessario, mas obviamente é muito mais prático que ficar misturando. De tintas que uso muito (Preto, vermelho, Osso, Pedra) costumo a ter 2 potes. Vivo com medo de acabarem ou esquecer abertas e secarem.
Pinceis

Nada demais. Se você tiver alguma loja de modelismo perto compre um pincel de modelismo para os detalhes, mas para o 80% do trampo você estará usando pinceis que você acha em qualquer casa de pintura ou papelaria. Como vocês podem ver meus pinceis estão completamente detonados. Não joguem fora os pinceis velhos, eles são uteis para pintar areas grandes em que errar não é problematico e necessários para algumas técnicas como Pincel Seco. Dá para ver que aqueles pinceis mais delicados estão com a capinha.
Luz

Os teus olhos agradecerão.
Paleta
Eu normalmente não uso uma paleta, faço as misturas direto na mesa (tem um mantel plástico). Mas um dia aprendi a fazer uma palheta úmida e realmente é prático para conservar pinturas por mais tempo quando você está misturando.

Você pode fazer muito fácil com papel de cozinha e papel de forno. Só umedeça o papel de cozinha e coloque no fundo e ponha o papel de forno encima. Ele vai conservar a umidade mais tempo e evitar que suas misturas sequem muito rápido (Ja tive cores aguentando a noite inteira sem secar nela).

Miniaturas em processo/ em espera

Na minha mesa sempre tem vaaaarias miniaturas em processo ou pendentes de começar por vários motivos.
Mão de vaca: Tem algumas tintas que tem conta-gotas (Vallejo). As vezes você aperta de mais e sai mais pintura do que necessário. Ter miniaturas próximas permite você mudar de miniatura rápido e aproveitar a tinta antes que seque em outra que use aquela cor.
Economia de tempo e uniformidade de cor: As vezes você sabe que você vai ter que usar uma certa cor em breve e você para todas as miniaturas que precisam d'aquela cor até acumular uma quantia maior. Por exemplo, tem vários spawn points na mesa precisando de uma mistura de lilás especifica. Se eu fizesse um por um, dificilmente acertaria a mescla, assim que quando todas as miniaturas estão prontas, eu faço a mistura de uma vez e aplico em todas.
Analisis paralisis: As vezes tem miniaturas que você não consegue ficar satisfeito ou não sabe continuar. As vezes ficam lá te olhando por meses até que você tem a ideia genial para acabar ela.
Preguiça: Especialmente certo quando pintando grupos de personagens, o processo é lento e você pode acabar passando na frente coisas que tá com mais vontade de pintar. Esses orcs no fundo dessa foto estão quase prontos, mas tão na mesa nesse estado ha mais de 4 meses. Já viram varias waves do Super Dungeon passar na frente deles e provavelmente ainda verão os heróis do Dorasure.

Essas 3 miniaturas do Arcadia Quest levam alguns meses na mesa. A Kanga não consigo considerar ela acabada (falta “Alguma coisa”). O Grom precisa só acabar a base, mas entra naquele caso de cima de esperar a que outras miniaturas estejam prontas para fazer todas as bases ao mesmo tempo. O Rei Maldito... digamos que eu recebi o Super Dungeon enquanto estava pintando ele.
Por hoje só, a próxima vez falarei sobre Teoria de Cor e como aplicar ela à pintura de miniaturas.