Ela se aproximou da sala onde o resto dos amigos íntimos de seu ex-marido estavam reunidos. Nenhum deles parecia familiar, então eles também não a reconheceriam. Rapidamente, ela tirou a maquiagem, suas pérolas, e amarrou o cabelo para trás antes de entrar no quarto. "Oi, gente", ela os cumprimentou com um sorriso atípico e um falso sotaque texano. "Fiquei sabendo que o Sr. Vargas bateu as botas, aí pensei em passar por aqui para prestar uma homenagem. Sou sua Chef particular. Prazer em conhecê-los."
A Fantasy Flight Games anunciou uma nova edição de
Hoax (second edition), um jogo de identidades secretas criado por
Bill Eberle,
Ned Horn,
Jack Kittredge e
Peter Olotka.
Hector Vargas construiu um glorioso império multibilionário através da promoção de negócios obscuros e esquemas de pirâmide. No entanto, sua vida terminou de forma inglória quando uma rolha de champanhe atingiu sua traqueia e ele sufocou antes que alguém pudesse ajudá-lo. Agora, você tem uma chance de herdar sua inconcebível imensa fortuna. Tudo que você tem que fazer é provar que é digno, mostrando que é tão inteligente, cruel e enganador quanto ele era.
Em
Hoax, cada um dos três a seis jogadores assumem a identidade secreta de um membro ou agregado da família Vargas. Não importa qual seja sua identidade, seu objetivo é eliminar todos seus concorrentes ao pegá-los na mentira - embora fazer uma acusação falsa possa fazer você ser eliminado do jogo. Se você quiser fazer acusações fundamentadas, deverá acumular recursos e gastá-los para investigar outros jogadores. Para vender, você deve tanto evitar acusações quanto fazê-las criteriosamente, enquanto faz seus oponentes acharem que suas mentiras são verdadeiras.
Essa edição, elaborada com a ajuda de
Bill Eberle e
Peter Olotka, traz o jogo para um cenário contemporâneo de rivalidade familiar, ressentimento entre classes e impressionante riqueza corporativa. A quantidade de personagens foi aumentada de seis para sete, e os privilégios e imunidades de cada personagem foram aperfeiçoados. Fichas de referências inclusas ajudam a registrar identidades assumidas e mentiras passadas, e um novo sistema de pontuação o convida a jogar
Hoax por várias rodadas e descobrir quem dentre você e seus amigos é o melhor mentiroso.
Falsas Identidades
A riqueza de Hector Vargas foi originalmente conseguida através de meios nefastos, então é natural que sua família e agregados usem de meios dissimulados para herdá-la. Você começa o jogo com nada além de seu personagem secreto, e algum dinheiro, prestígio ou evidência. Você precisará gastar algum dinheiro, prestígio e evidência a cada vez que você investigar um de seus rivais, logo vai precisar adquirir mais além da quantidade inicial. Isso pode envolver certa... fabricação.
A ação “reivindicar" permite-lhe adquirir recursos usando um privilégio específico de um personagem, seja esse personagem seu ou não. Digamos que sua identidade secreta seja o Chef, e você possui uma ficha de dinheiro e uma de evidência, mas não possua prestígio. O Chef pode trocar recursos apenas com outros jogadores - você tem que sacrificar um recurso para ganhar outro. O privilégio do Primo Distante, que permite a você conseguir prestígio imediatamente, seria muito mais útil. Então você diz que você é o Primo Distante e tenta usar seu privilégio.


Contudo, antes que você agarre o prestígio, espere. Outro jogador pode suspeitar (ou mesmo saber) que você não é o Primo Distante e falar “Farsa!”, parando suas ações. Então, todos que disputam a fortuna tem uma chance de conversar e votar se você está mentindo ou não. Se eles acreditarem em você, não importa se você está falando a verdade ou não, você pode prosseguir e pegar o recurso. Mas se eles o pegarem fazendo uma reivindicação falsa, você deve confessar, perdendo tanto a chance de adquirir o recurso quanto à habilidade de personificar o Primo Distante no futuro.
Se você for mesmo o Primo Distante e eles não acreditarem em você, então você venceu o jogo. A cada reivindicação feita, você tem algumas escolhas. Você pode falar a verdade, e usar somente o privilégio de seu personagem. Ou você pode mentir para conseguir os recursos que você precisa. Se você falar a verdade, você é beneficiado quando os outros pensam que você está mentindo. Se você mentir, você quer que eles acreditem que você está falando a verdade.
Acusações Verdadeiras
Ficar apenas acumulando recursos não eliminará seus oponentes. Você deverá investigá-los, deduzir suas identidades verdadeiras e acusá-los de falsidade. Para investigar um oponente, gaste fichas de dinheiro, prestígio e evidência (uma de cada), e escolha seus alvos. Aquele jogador vai lhe entregar quatro cartas de suspeitos: uma é a verdadeira identidade dele e três são apenas para confundi-lo. Essa informação pode ser incompleta, mas ao combinar com pistas de outras investigações e com o conhecimento que você conseguiu através das reivindicações falsas de outros jogadores, você pode ser capaz de acusar alguém baseado em conjecturas sólidas, se não com certeza.

Faça sua acusação selecionando a carta que você suspeita que seja a verdadeira identidade de seu oponente e entregue-a a ele. Ele deve revelar se ela coincide ou não com sua identidade, mas nunca revelando qual é a identidade dele. Se sua acusação for verdadeira, ele é eliminado do jogo, mantendo a identidade intacta. Se sua acusação for falsa, então você acaba de ser eliminado.
Com essas três ações e sete possíveis identidades, você e seus rivais pela fortuna de Vargas podem tecer uma tremenda teias de enganações conforme você tenta enrolar e engabelar uns aos outros. Você também pode incorporar imunidades no jogo, que impede que outros jogadores roubem seus recursos. É claro, sempre que você reivindica uma imunidade, alguém pode dizer “Farsa”, então tenha cuidado ao dizer suas verdades e mentiras.
Fique Podre de Rico
Na luta implacável pelas riquezas de Hector Vargas, as mentiras são onipresentes e a verdade é indescritível. Você sabe quem podem ser seus rivais, e suspeita que eles são muito diferentes do que eles afirmam ser. Você tem mais a ganhar fingindo ser outra pessoa do que professando sua verdadeira identidade.
Hoax demanda uma mistura de verdade e ficção, execução de estratégias inteligentes e deduções sagazes. Somente um mestre em mentiras, em descobrir a verdade e evitar situações difíceis conseguirá herdar a riqueza de Vargas, ficando podre de rico, e vencendo.
O jogo chegará às lojas no quarto trimestre de 2015.
Fonte: Fantasy Flight Games
Traduzido por BIGG