Por Sean J.
Fonte: http://dailyworkerplacement.com/2015/08/05/love-in-the-bamboo-takenoko-chibis/
Então foi possível fazer um dos jogos mais fofos de todos os tempos mais fofo ainda. A família panda está aumentando um pouquinho... bem, está aumentando bastante com
Takenoko: Chibis. Considero que quem está lendo já tenha jogado
Takenoko alguma vez e seja familiar com as regras e se ainda não jogou... o que há de errado com você? É um ótimo jogo!
Chibis adiciona três grandes elementos: a figura da Mamãe Panda e suas nove fichas de bebê, novos tiles e novas cartas de objetivo.
Os novos tiles de canteiro e cartas de objetivo são misturadas ao jogo base. Mamãe Panda começa o jogo fora do tabuleiro. Quando o primeiro canteiro de
Chibis for adicionado ao jogo no jardim (indicando o rostinho da mamãe panda no tile), a mamãe panda é adicionada ao tabuleiro. A partir daí é possível mover ela assim como se move o papai panda usando a ação do panda normalmente, ou seja, quando fizer a ação de movimento, o jogador decide qual panda moverá. Isso acontece até que outro tile com a face dela apareça. Então é magicamente transportada para lá.
Se a mamãe terminar seu turno no mesmo tile do papai, então pode-se descartar um pedaço de bambu (porque todos sabemos que comida é o melhor caminho para o coração de um panda) e produzir uma ficha bebê da mesma cor. Existem três bebês em cada cor. Eles valem 2 pontos ao final do jogo, mas também garantem um bônus especial: uma ficha que dá um canal de irrigação gratuito, um upgrade grátis e um que permite trocar as cartas de objetivo. Jogadores que tiverem os bebês podem usar o bônus imediatamente, apenas ficando com a ficha para marcar pontos no final do jogo.

As novas cartas de objetivos são bem interessantes. Existem para as três categorias (jardineiro, panda e canteiros). Os objetivos do jardineiro demandam bambus de diferentes tamanhos ou então vários talos de bambu com um tamanho mínimo. Os novos objetivos de canteiro usam os tiles de mamãe panda como elementos nas formações de canteiros ou então requerem um número mínimo de canteiros irrigados de uma certa cor ignorando a formação dos mesmos. Novas cartas de panda demandam que o panda esteja descansando em uma lagoa antes que ele... bem... "processe" o bambu em seu estômago para ganhar pontos.
O elemento mais legal de todos são os novos tiles de canteiros, eles são muito interessantes e podem apimentar bem o jogo como um todo. Existe uma nova piscina, a lagoa celestial. Funciona exatamente como a lagoa inicial irrigando todos os canteiros adjacentes e permitindo que canais de irrigação sejam construídos a partir dali. Os jardins kami permitem cultivar bambus das 3 cores e funciona como coringa quando se faz cartas de objetivo de canteiro. Quando o jardineiro termina o seu turno na Cabine do jardineiro ele pegará as cartas do topo de cada pilha de cartas de objetivo e ficará com uma. Finalmente, existem as Colinas sagradas em três cores diferentes. Quando o jardineiro termina o seu turno ali, todos os tiles daquela cor crescem bambu e não só os adjacentes.
Chibis é uma pequena expansão divertida que faz um bom trabalho adicionando conteúdo sem muita complexidade. Eu geralmente sou cauteloso de adicionar elementos à um design tão perfeito, mas acho que nesse caso eles conseguiram realizar tudo necessário para agradar qualquer tipo de fã do jogo base. Se você possui
Takenoko, certamente vai querer dar uma chance ao
Chibis. Agora, se eles puderem fazer uma versão gigante de luxo da expansão seria perfeito!
Traduzido por Rodrigo Deus