"Você está sentado confortavelmente na taverna da cidade ouvindo as conversar de outros sobre grandes aventuras e antigos tesouros. Você já caminhou longas horas hoje, através de atalhos para atravessar as Riverlands até a Ponte Vermelha, mas consegue sentir o peso das milhas andadas indo embora. Um jovem aparece repentinamente na porta e grita em bom tom que um dragão foi visto em Mennara's Teeth. "Não se preocupe", você responde enquanto levanta. "Esse aí é meu"."
A Fantasy Flight Games anuncia Runebound (Third Edition), um tabuleiro de feitos heroicos e altas aventuras no reino de Terrinoth.
Seja bem-vindo a Terrinoth, aventureiro! Você é um dos poucos verdadeiros heróis, andando pelo reino e realizando missões conforme as mesmas aparecem. Mas agora um novo terror de séculos passados acordou e ameaça jogar toda a Terrinoth em completa escuridão. Apenas um inigualável herói - como você - pode derrotar este mal e salvar o reino. Talvez você seja aquele que salvará Terrinoth e terá seu nome gravado na história como uma lenda viva!
Os jogadores já entraram no reino de fantasia Terrinoth na primeira edição, há mais de 10 anos atrás. Desde então, já foram convidados em voltar para Terrinoth em jogos como Descent: Journeys in the Dark (second edition), BattleLore (Second Edition), Rune Age e Runewars. Agora podem voltar ao reino com uma nova versão de Runebound, o jogo que apresentou o reino de Terrinoth.
Em Runebound, você será desafiado para se tornar o maior herói do reino e salvar o mesmo. Você e seus heróis rivais irão se aventurar pelas terras de Terrinoth, batalhando contra monstros, navegando por encontros tensos e explorando ruínas perdidas e florestas esquecidas. Conforme se aventura, seu herói ganha poder, desenvolve habilidades e adquire armas poderosas antes de enfrentar um oponente mortal no combate épico final. Apenas o mais poderoso de todos será lembrado para sempre!
Uma aventura épica
Em cada jogo de Runebound você constrói sua própria história enquanto joga como um dos seis heróis procurando por aventuras através das terras de Terrinoth. O reino está cheio de encontros para você ter diferentes experiências, aventuras para se juntar e missões para cumprir. Você pode batalhar contra um poderoso Ettin, pegar um trabalho de contrabando ou ainda pegar uma missão para explorar o alto Madman Pass. As escolhas que você faz, como aventuras escolhidas, são somente suas, o que dá a Runebound uma alta rejogabilidade.
Aventuras estão espalhadas por todo o mapa e representadas por gemas. Essas gemas de aventuras existem em três cores diferentes, onde cada uma corresponde ao tipo de aventura que você encontrará pelo caminho: combate, social e exploração. Enquanto você determina a história do seu herói, você também é livre para escolher quais serão as aventuras que o mesmo irá encarar. Pode focar em combate, exploração, encontros sociais ou uma mistura dos três. Claro que, para encarar essas aventuras, precisará desbravar as terras selvagens de Terrinoth. Movimento em Runebound é governado por um dado de terreno. Você pode se mover nas estradas de maneira rápida e fácil, pode cortar caminho pelo interior ou ainda pegar atalhos que podem se mostrar demorados se o dado não colaborar com os resultados que você precisa.
Elder Mok rola três dados de terreno e usa o resultado para se mover
Batalhas em Runebound são rápidas e táticas, usando um sistema inovador baseado em fichas. Cada herói tem um número de fichas de combate e quando você entra em batalha, pega todas as suas fichas e as joga na mesa como dados ou vira-as como moedas. Assim que você e o seu oponente colocam suas fichas de combate, vocês gastam os turnos causando dano e se defendendo de ataques, virando as suas fichas ou as fichas do oponente ou ainda acumulando fichas para aumentar o poder de ataque.
Jogadores jogam fichas de combate e usam seus turnos para engajar em combates tensos e táticos
Tanto heróis quanto inimigos também possuem um certo número de habilidades que podem ser acionadas durante a batalha. Os efeitos quase são ilimitados e decidir que habilidades serão usadas é fundamental para vencer as batalhas.
O despertar do mal
As aventuras os aguardam em cada curva das estradas de Terrinoth, mas quando o seu jogo de Runebound começa, um antigo terror também desperta para praguejar o seu futuro. Dois únicos cenários oferecem vastas ameaças diferentes para você encarar em seus jogos. Você pode vir a enfrentar o pavoroso inferno de Margath o Dragonlord ou pode ainda enfrentar hordas de mortos-vivos com Vorakesh, um poderoso necromante.
Em adição às cartas de aventuras normais, cada cenário oferece cartas de aventuras específicas para serem utilizadas com o deck de aventuras padrão, dessa forma fazendo com que cada cenário seja diferente do anterior e dando a ambos alta rejogabilidade. Você pode procurar por cobertura quando batalhar contra os dragões de Margath ou ainda pode procurar o Pântano Blackwing pela cidade dos mortos que contém informações preciosas de como derrotar Vorakesh. Além dessas cartas únicas de aventura, cada cenário introduz um deck de cartas de história que conduz toda a ação e oferece missões adicionais. Quando você enfrenta as hordas de Vorakesh, enfrentará seus zumbis onde quer que apareçam e também recrutará valiosos parceiros que poderão ajudar na aventura. Não importa quantas vezes você tenha jogado, a grande quantidade de aventuras e missões fazem com que cada jogo pareça novo.
Esmagar os exércitos de Margath e Vorakesh não será suficiente se você falhar contra o mestre final. Uma vez que seu personagem ganhou poder suficiente, você pode se aventurar no coração do perigo e enfrentar o seu nêmesis em uma batalha até a morte! Nos dois cenários incluídos em Runebound o primeiro jogador a derrotar o seu nêmesis ganha o jogo, mas se falhar está eliminado do jogo! Se você deseja derrotar seu adversário e se tornar uma lenda em Terrinoth, você precisa ganhar novas habilidades e itens poderosos, mas cuidado para não demorar muito. Se muito tempo passar antes que um herói derrotar Margath ou Vorakesh, todos os heróis perdem o jogo!
Personalize seu herói
Claro que antes do seu herói poder derrotar Margath ou Vorakesh, ele(a) deve começar de maneira bem humilde até se tornar lendário. Você precisará aprender habilidades e adquirir itens poderosos se pretende derrotar todos os inimigos e se tornar o salvador de Terrinoth.
Para ganhar cartas de habilidade é necessário usar troféus que você obtém ao completar aventuras. Essas cartas oferecem habilidades variadas desde mais velocidade até magias poderosas. Todo herói possui três atributos: corpo, mente e espírito. Você pode testar estes atributos durante certas aventuras, mas os atributos também determinam quantas habilidades o seu herói pode ter. Por exemplo, se o seu herói tem valor 1 de atributo para o corpo, você só pode ter uma habilidade de corpo por vez. Entretanto, cartas de habilidade possuem benefícios adicionais que vão além das habilidades. Você frequentemente precisará se esforçar para conseguir atingir determinado objetivo e isso vai quase sempre requisitar o descarte de uma carta de habilidade da sua mão.
Você também poderá melhorar seu herói comprando espólios (itens) de uma das quatro cidades livres na região de Terrinoth. Quando você viaja para uma dessas cidades terá a opção de comprar algum espólio vendido nos mercados. Você conseguirá um certo lucro carregando um item de um local até outro como uma fortaleza próxima ou ainda um templo remoto. Além disso, você conseguirá novas habilidades e fichas de combate ao equipar novas armas, roupas e equipamentos em geral. Durante as aventuras, certamente você gastará um pouco do seu ouro nos mercados das cidades livres. Será possível personalizar o seu herói de diversas formas, ainda que se jogue com o mesmo herói, tornando cada partida diferente uma da outra.
Torne-se uma lenda
Antigos maus ameaçam pilhar Terrinoth, jogando o reino na escuridão. Apenas você e alguns outros heróis tem a chance real de derrotar esta ameaça e salvar todo o reino. Será que você se tornará uma lenda viva ou o seu nome sumirá na história juntamente com os outros heróis que chegaram tarde demais? Decida o seu destino e o destino de Terrinoth em Runebound! Assista o vídeo abaixo para uma breve introdução da nova versão de Runebound!
Runebound será lançado no quarto trimestre de 2015.
Fonte: Fantasy Flight Games Tradução por Rodrigo Deus
A segunda edição de Runebound não vale a pena não.
Agora, essa terceira edição esta com uma cara muito boa. Quero esperar sair e ver as análises.
Pelo o que vi da apresentação acima, achei que são jogos parecidos na questão exploração/design, porém a abordagem e aprofundamento de cada um me parece diferente.
Só pela questão das quests e mini quests e de não ser deck building, para mim já diferencia bastante do MK, e vale para diferenciar a estratégia.
Tenso é esse universo não chegar por aqui... Ou é facilo da Galápagos achar que esse universo não teria público aqui ou deve ter problemas juridicos para esses jogos não poderem chegar até nossas mesas....
Em todo caso, parece que é mais um sucesso que será sucesso é sua pós-nova-vida...
Hoje realmente não vejo nenhum jogo nesse estilo em português. É uma pena. O que mais chega perto no quesito exploração de mundo/fantasia, dessa leva de jogos atuais, seria Andor.
Ontem mesmo mandei um mail para a Galápagos perguntando. Vamos ver se eles respondem hehehe
Mas acredito que o melhor mesmo é já ir guardando um grana para importar!!!