A editora holandesa
PLAYthisONE vai liberar um par de títulos de
Reiner Knizia no início de Setembro de 2015.
RevoltAAA é um jogo de cartas rápido onde 3-5 jogadores determinam o lado vencedor de uma batalha entre patos contra robôs (

). Em mais detalhes:
Revolução é a palavra chave, e a questão é: qual lado prevalecerá? Patos ou robôs? Escolha o seu lado com cuidado, porque no final ele determina quantos pontos você ganhou de verdade!
RevoltAAA consiste de um baralho de 66 cartas, com 7×0, 6x1, 5x2, 5x3, 5×4, e 5×5 cartas tanto de patos (vermelho) quanto robôs (azul). Cada jogador começa com 11 cartas na mão, e 11 cartas são colocadas em um baralho sobre a mesa. A cada rodada, revele a carta do topo do baralho; cada jogador, então, seleciona uma carta da mão e as revelam simultaneamente. Seja qual for o lado - pato ou robô – que tiver a maior soma ganhou a rodada, e quem quer que tenha jogado a carta mais baixa deste lado ganha estas cartas. (Em um empate sobre a menor, a próxima carta com valor mais baixo deste lado ganha; se nenhuma carta do lado vencedor for única, então, o baralho vence). O vencedor empilha estas cartas e coloca uma carta do lado vencedor no topo dessa pilha, e em seguida, uma nova rodada começa.
Assim que um lado ganhar quatro vezes, o jogo termina com esse lado sendo vitorioso. Cada jogador ganha um ponto para cada pilha na frente deste lado e um ponto por cada carta deste lado ainda na mão. Quem tiver mais pontos ganha! (Alternativamente, jogue uma série de jogos de valor igual ao número de jogadores e some seus pontos ao longo desses jogos.)
RevoltAAA inclui uma variante “bananas” em que o baralho virado para baixo não é usado e as cartas não são jogadas simultaneamente. Em vez disso, um jogador leva uma carta com a face virada para cima, e em seguida, cada jogador baixa uma carta por turno, com o vencedor sendo escolhido da mesma forma e com o primeiro jogador sendo decidido pelo desempate. O vencedor de uma rodada conduz a próxima, e os pontos são marcados como no jogo original.
O segundo título de
Knizia da
PLAYthisONE,
Stingy, caracteriza aqueles piratas amigáveis e familiares que os jogos sempre apresentam. Segue uma visão geral do jogo:
Como um capitão pirata, é difícil roubar uma pilhagem - mas é ainda mais difícil de compartilhar esse montante de forma igual. Se você puder ser mais esperto que seus companheiros piratas usando seu cérebro e habilidades de negociação, você provavelmente acabará com a pilhagem mais valiosa!
Stingy é um jogo de troca de pilhagem interativo para 2-6 jogadores, com a pilhagem em questão sendo rum, papagaios, moedas, diamantes, e bandeiras de pirata; estes primeiros quatro itens vêm em quatro cores, com 3-6 tiles de cada item nessas cores, enquanto as bandeiras de pirata vem apenas em preto (como você esperaria).
Cada jogador começa com seis tiles compradas de forma aleatória, com o restante dos tiles sendo dispersados virados para baixo sobre a mesa ou colocados na embalagem incluída. Em um turno, você troca tiles com um jogador companheiro, e em seguida, compra 1-2 tiles e adiciona-os à sua coleção. Quando você troca, você escolhe um adversário, então pega todos os tiles de um grupo (símbolo correspondente e cor correspondente) e adiciona à sua coleção. Cada grupo tem um valor, com os valores sendo principalmente piramidal (1 tile = 1, 2 tiles = 3, 3 = 6 tiles, etc.). Em contrapartida, este oponente então pega um ou mais grupos de você que somem, no máximo, o mesmo valor que você roubou. Se é impossível pegar grupos desta forma, o oponente pode levar grupos que somem um valor inferior ou demandar que você entregue grupos que somem um valor mais alto, e você escolhe de quais grupos desistirá.
Quando você coletar todas as peças em um grupo (por exemplo, quatro papagaios azuis), você coloca esses tiles virados para baixo à parte. Ninguém pode tirar estes tiles de você.
Após o último tile ser comprado, cada jogador tem um turno final, então os jogadores pontuam - mas apenas para os grupos completos que eles coletaram. Quem tiver mais pontos ganha.
Stingy inclui regras para dois jogadores que introduzem um pirata fantasma com o qual os jogadores podem negociar, uma variante em que os jogadores também marcam pontos para o número de grupos de cores diferentes que recolhem, e uma variante “Captain Sly”, em que um adversário que não pegar tiles que valem mais que os que você pegou não ganham nada. Boa sorte tentando fazer essas trocas injustas!
Tradução de Neox1981