vinicius_::Oi, parma
Queria fazer uma pergunta sobre a concepção do jogo:
Como foi o processo para decidir que o jogo seria para 2 jogadores?
Pergunto isso, pois a maioria dos títulos que vemos por aí são para mais ou menos 4 jogadores.
A proposta era 1x1 desde o início ou houve tentativas que mostraram que 2x2 / 1x1x1x1 não ficaria tão legal?
Boa sorte na empreitada!
Abraço.
Tudo bem Vinicius? Primeiro, obrigado pelo interesse no Supernova.
Bom, para te responder vou me estender um pouco e falar como começou o nascimento do Supernova. O desenvolvimento do Supernova começou lá por meados de 2008/2009. Na época ainda existiam poucos grupos de jogos aqui no Brasil e as vezes formávamos no máximo 2 mesas. Por várias vezes participava da Euroliga na Ludus ou da Jogasampa com no máximo 6 pessoas (bem diferente de hoje).
Por muitas vezes ficávamos esperando uma partida com 3 ou 4 jogadores acabar para dividirmos o pessoal ou então jogar algo para todo mundo. E na ocasião (e ainda hoje) existiam poucos jogos para dois jogadores que oferecessem um desafio interessante e ao mesmo tempo fossem rápidos o suficiente para não atrapalhar a composição das mesas.
Daí surgiu a idéia de criar o Supernova.
O tema espacial sempre me agradou então já era meio caminho andado. Pensei por uns dias sobre o enredo e achei bem legal a história que montei. Humanos, marcianos e um terceiro elemento que seria a supernova. Me agradou bastante e vi que existia um público para isso...
De início o jogo era bem mais simples, com 5 quadrantes espaciais e com poucas cartas de efeitos especiais. A pontuação também era apenas limitada ao domínio dos quadrantes, não envolvendo set collection com os cubos. Estava muito inspirado em jogos como Battleline, Ballon Cup ou Lost Cities, e não trazia muitas novidades legais.
O tempo fo passando e por outras obrigações profissionais e familiares o desenvolvimento do supernova ficou meio parado até que no início deste ano retomei o projeto.
De imediato comecei a tentar estrutura-lo com mais regras, inclusive integrando o terceiro elemento (sol) no jogo, de uma forma que ele iria modificando as ações e influenciando nos jogadores dependendo do número de turnos jogados (dando um sentimento de urgência e corrida contra o tempo). Enfim, coloquei várias outras regras que deixaram o jogo mais complicado, porém, mais burocrático e demorado. Achei que não iria funcionar para os propósitos que pensei (ser um jogo imersivo, altamente estratégico, porém rápido). De qualquer modo, essas regras especiais servirão para uma possível expansão a depender do sucesso comercial do supernova.
Foi então que consegui achar uma forma de deixar o jogo bem estratégico, com várias mecânicas de jogo interligadas (como blefe, controle de área e até dedução) e que fosse ao mesmo tempo desafiado e divertido, agradando assim quem curte jogos mais casuais ou quem prefere algo mais hardcore!!! E o resultado esta ai no Supernova....
Já com relação à quantidade de jogadores, como disse, pensei inicialmente em um jogo que atendesse à uma parcela (ainda que reduzida) que curtisse jogos estratégicos e, ou não conseguisse formar mesas com mais pessoas (por exemplo, marido contra mulher), ou ainda que servisse como um passatempo enquanto duas pessoas aguardasse outros jogadores terminarem uma partida de outro jogo.
Outra questão que dificultaria bastante o jogo para mais de 2 jogadores é o formato do tabuleiro, que é criado através da junção de 9 tiles hexagonais. Em termos práticos ficaria difícil a disposição das cartas, com as regras como foram feitas, para mais de 2 jogadores.
Porém, mais uma vez, a depender do sucesso comercial do supernova, já estou estudando e colocando em prática expansões do jogo para incluir mais de 2 jogadores, mas não de uma forma simplista, apenas adicionado novos componentes e colocando o pessoa para "baixar cartas". O que estou elaborando é um modo ainda mais divertido e desafiador, criando ainda mais mind games para os jogadores. Quem conhece e já jogou o Shadows Over Camelot ou o Battlestar Gallactica sabe do que estou falando...
Enfim, qualquer eventual expansão do supernova trará novas formas de jogar, novos componentes e também novas civilizações. Um dos motivos que estou torcendo para o Supernova dar certo é poder ver essas outras idéias sairem do papel e servirem como um passatempo divertido, estratégico e rápido para a turma do tabuleiro.
Bom Vinicius, acabei me estendendo bem mais para responder o que você perguntou, mas de certo modo te mostrei bastante do que tem sido o desenvolvimento do Supernova e do que eu espero daqui para frente para este universo (sim, universo, quem sabe o que vem por ai)....
Espero que goste do jogo, se divirta com ele e recomende para seus amigos.
Lembrando que a pré-venda começa amanhã, por volta das 12:00s no site
www.ludofy.com
Qualquer dúvida, comentário, crítica ou sugestão é só me chamar.
Abraços,