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  3. Supernova: Um Novo Êxodo
  4. Supernova: review pelo On Board

Supernova: review pelo On Board

Supernova: Um Novo Êxodo
  • avatar
    Lukita12/07/15 18:58
    avatar
    Lukita
    12/07/15 18:58
    790 mensagens MD

    por Fernando A. Celso Jr. - PUBLICADO EM http://onboardbgg.com/2015/07/12/on-preview-supernova-um-novo-exodo/

    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/07/11748814_1006399596045208_1528505037_n-262x300.jpg


    “Após vários anos de estudo e desenvolvimento, finalmente a raça humana obteve a tecnologia necessária para explorar o planeta Marte e, em sua primeira viagem espacial para o pequeno vermelho, encontrou uma nova forma de vida inteligente e hostil… Depois deste episódio, a terra passou a ser vista como uma ameaça para os marcianos que já formularam um plano para invadir nosso planeta e destruir a raça humana. Neste conflito espacial, surge ainda uma nova ameaça: O sol começa a se transformar em uma supernova e vira o prelúdio da destruição de todas as formas de vida ao seu redor. Entretanto, humanos e marcianos possuem tecnologias únicas e distintas, armazenadas em diversos pontos do sistema solar, e que se alcançadas poderão determinar um novo êxodo para a espécie dominante salvando vidas da iminente destruição. Supernova: Um novo êxodo, se passa no decorrer deste conflito espacial entre as duas raças, humanos e marcianos, que lutam pela soberania tecnológica, tudo antes que o sol se torne apenas um resquício na memória.”

    Com essa empolgante ambientação de ficção científica, Supernova: Um Novo Êxodo é o primeiro jogo de tabuleiro da Ludofy Creative Games, que tem Rafael Verri como designer e conta com a incrível arte de Daniel Bogni. Seu lançamento comercial será em 31 de agosto deste ano, porém sua pré-venda inicia-se em 15 de julho e, como de costume, com vários atrativos para quem comprar antecipadamente pelo site da empresa (www.ludofy.com).



    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/07/aliens.png


    Na partida, um jogador assumirá o controle da raça Humana e o outro controlará os Marcianos. Durante os turnos, irão alocar suas Unidades (Cartas de Força) e Ações Especiais (Cartas Especiais) em cada planeta ou território em conflito para tentar superar seu adversário e conquistar aquele quadrante e tomar posse das Tecnologias e Artefatos contidos nele. Vence aquele que obtiver maior pontuação no final do jogo e para isso, terá quatro maneiras diferentes de pontuar: através da conquista de um quadrante (Planeta ou área espacial), estabelecendo primeiro o domínio daquele quadrante (baixando cartas e completando todos espaços permitidos para aquele quadrante), acumulando conjuntos diferentes de várias Tecnologias e Artefatos (representado pelos cubos) e ao dar o fim à partida, o jogador responsável receberá 5 pontos de vitória.


    Mecânicas
    – Controle de área
    – Movimentação de peças
    – Gerenciamento de cartas
    – Colecionar Componentes
    – Dedução
    – Blefe


    Setup
    A disposição inicial dos tiles dos quadrantes segue uma ordem lógica, com os planetas Terra e Marte nas extremidades e o Sol no centro. Entre o Sol e os Planetas principais existem quadrantes que representam outros planetas, satélites artificiais, naturais, cometas entre outros. Cada um desses quadrantes possui uma bela ilustração e quatro informações: nome do quadrante, Pontos de Vitória (Número Maior), Número de Comando (Número menor) e uma Representação gráfica de ordem e sentido de alocação de cartas.



    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/07/Terra.png

    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/07/Marte.png


    A quantidade de pontos de vitória também influência na disposição dos tiles, tendo o Sol no centro com 10 pontos e seguindo uma ordem decrescente até os planetas Terra e Marte com 2 pontos cada.



    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/07/Board-Supernova.jpg


    O Tabuleiro Montado. Hora da disputa!



    Com o tabuleiro configurado é o momento de distribuir as Tecnologias e os Artefatos, representados pelos cubos de diversas cores que estão misturados dentro do saquinho de veludo. Através de sorteio, uma quantidade de cubos é colocado em cada quadrante espacial, respeitando o limite conforme o Número de Comando de cada quadrante.


    Cada jogador separa suas cartas conforme o tipo para montar dois baralhos distintos: o deck de Força e odeck Especial e depois compra quatro cartas de Força e duas cartas Especiais formando assim, sua mão inicial de cartas.


    Os dois foguetes, um Terrestre e um Marciano, são colocados no quadrante Solar, onde se dará o início do jogo e a partida inicia-se com o último jogador que teve contato com um alien!!! Boa sorte para ele!



    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/07/thumb_IMG_5292_1024.jpg

    Partida com o Protótipo.


    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/07/thumb_IMG_5313_1024.jpg

    Partida com o Protótipo.


    Durante o turno, os jogadores irão receber e gastar seus pontos de comando, sempre se revezando até que o jogo termine.


    1- Fase de Planejamento
    Nessa fase, o jogador recolherá uma quantidade de Fichas de Comando igual ao Número de Comando do quadrante que ele está localizado quando inicia o turno.



    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/07/Capturar.jpg


    2- Fase de comando
    Durante essa fase, o jogador irá gastar suas fichas de comando adquiridas na fase anterior entre as ações disponíveis. Isso poderá ser feito em qualquer ordem e de forma alternada enquanto ele tiver fichas de  comando.
    – Ação de Movimento – (Custo: 1 Comando por movimento) –  Para cada ficha de comando que o jogador gasta, ele pode se deslocar para um quadrante adjacente.


    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/07/Capturar2.jpg


    – Ação de Recrutamento
     – (Comprar carta de Força – Custo: 1 Comando) – Com essa ação, o jogador poderá comprar novas cartas de Força para sua mão, desde que não ultrapasse o limite de sua mão (seis cartas, não existe descarte).

    – Ação de Pesquisa – (Comprar carta Especial – Custo: 2 Comandos) – Com essa ação, o jogador poderá comprar novas cartas especiais para sua mão, desde que não ultrapasse o limite de sua mão (limite de seis cartas, não existe descarte).

    Alguns exemplos de cartas especiais:

    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/07/carta-opera%C3%A7%C3%B5es.png
    Operações Especiais: assim que for jogada, o jogador poderá mover até dois cubos de qualquer cor em qualquer quadrante, independente da distância. Com essa ação poderá ser alterada a quantidade de cubos de algum quadrante.


    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/07/carta-prisioneiro.png


    Prisioneiro: na pontuação, utilize uma carta de força de seu oponente do mesmo quadrante que se encontra sua carta de prisioneiro. Essa carta de força não será computada para o seu oponente.


    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/07/carta-equipe.png


    Trabalho em Equipe: na pontuação a carta que estiver imediatamente abaixo da carta “Trabalho em Equipe” terá sua força computada em dobro.



    – Ação de Ataque – (Custo: 1 Comando para cada carta alocada) – Cada jogador, na sua vez, poderá enviar suas tropas (pelas Cartas de Força) ou Ações Táticas (pelas cartas especiais que não são de Ações Especiais) da sua mão alocando-as em um espaço da coluna dentro do quadrante em que está localizado. Isso deve ser feito obedecendo a ordem, sentido e forma (Carta aberta ou fechada) de alocação das cartas.
    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/07/Capturar4.jpg

    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/07/Capturar3.jpg


    Exemplo de Ação de Ataque



     – Ação de Inteligência – (Jogar carta de Ação especial – com símbolo de estrela) – Custo: 1 Comando) – Ao jogar esse tipo de carta, ela terá efeito imediato e sua ação não estará limitada ao quadrante em que o jogador estiver, podendo afetar qualquer outro quadrante.
    Quadrantes Conquistados – Quando um jogador já tiver alocado todas as cartas possíveis dentro do limite de cartas a serem alocadas num quadrante, o mesmo é considerado conquistado. Então, esse jogador pegará o marcador de domínio da sua espécie (3 pontos/Conquistado) e marcará esse quadrante. Se ele fizer isso antes do que o outro jogador, o marcador deverá estar virado na posição “3 pontos” e valerá essa pontuação no final do jogo. Caso ele faça isso após o outro jogador, seu marcador deverá estar na posição “Conquistado”.


    Final do Jogo e Pontuação
    O final do jogo é acionado imediatamente caso ocorra qualquer uma das seguintes condições:
    A – Quando algum jogador tiver cinco marcadores de 3 pontos.
    B – Quando algum jogador possuir seis quadrantes adjacentes conquistados.
    C – Quando algum jogador possuir sete quadrantes quaisquer conquistados.
    D – Quando algum jogador ficar sem cartas na sua mãos não tiver mais cartas para comprar.


    O jogador que causou o final do jogo recebe a carta de Jogador Inicial que valerá 5 pontos de vitória a ser computada na contagem geral.
    Nesse momento, todas as cartas ocultas que estão na mesa são reveladas e a contagem de força é feita para determinar quem venceu cada batalha em cada quadrante e com isso reivindicar os Pontos de Vitória e os cubos de Tecnologia e Artefatos ali localizados.


    As cartas especiais alocadas também tem seus efeitos e alteram os resultados das batalhas conforme o poder de cada uma.
    Importante dizer que as batalhas nos quadrantes são resolvidas no sentido do Planeta Natal do jogador que acionou o final da partida em direção ao Planeta do seu adversário.



    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/07/Capturar5.jpg


    Tabela com a pontuação recebida pela combinação de cubos de Tecnologia e Artefatos de cores diferentes.



    O manual apresenta ainda duas variantes simples de regras: “Wormhole” e “Perdidos no Espaço”, que não joguei, mas pareceram interessantes.


    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/07/Supernova-cartas-011.jpg


    O belo design e arte das cartas.



    Considerações Finais
    Supernova: Um Novo Êxodo é uma grata surpresa para o mercado nacional de board games. Tive a oportunidade de jogar várias partidas e realmente gostei do que vi. Raramente gosto de jogos para duas pessoas (ou 1 x 1), mas esse filler realmente conseguiu agradar bastante! Rápido, dinâmico e com uma boa dose estratégica, possui diversas maneiras de pontuar e a briga pelos pontos é acirrada, fazendo com que cada carta que será jogada seja vital nessa conquista.


    O blefe pode ser feito de diversas maneiras, tanto nas cartas que você joga abertas, sejam elas de Força ou Especiais, nas ações especiais que você executa imediatamente, ou ainda nos ataques realizados nos quadrantes (ou na suposta intenção de atacar).


    Senti um bom desafio de dedução versus blefe. Durante minha experiência, passei por vários apuros e perdi batalhas que tinha como vitória certa por não perceber a estratégia do oponente (ou deduzi-la de forma errada). As cartas especiais, mais caras de comprar, são essenciais para a vitória e ampliam a estratégia de forma significativa, portanto, o conhecimento dos poderes de todas é essencial para o equilíbrio entre os jogadores. Porém, isso não é proibitivo, pois uma rápida conferida no manual resolve essa questão.


    Em uma das partidas, tentei pontuar o mais rápido possível e terminar o jogo e graças a uma combinação de cartas e estratégia, consegui vencer de forma avassaladora. Já em outro jogo, ganhei suado com meu oponente trazendo bastante dificuldade. É importante também se movimentar bastante entre os quadrantes pois se o final do jogo ocorrer e seu oponente for o único a ter cartas em um determinado quadrante ele o conquistará sem resistência nenhuma.


    Gostei bastante do fato da quantidade de Fichas de Comando que você recebe serem determinadas pelo quadrante no qual você se encontra no começo do turno. Você consegue mais Fichas nos quadrantes que possuem menos pontos de Vitória, porém eles são os que têm mais cubos de Tecnologia e Artefatos e, por outro lado ainda, são os mais difíceis de serem dominados e conquistados, pois necessitam de mais cartas alocadas. Esse equilíbrio aumenta a estratégia e as possibilidades nas partidas.


    O jogo não é complexo, basicamente você tem de conquistar o maior número de quadrantes possível e primeiro, porém não quer dizer que isso seja fácil, afinal, seu oponente quer o mesmo!


    Joguei com o protótipo, porém tive acesso aos componentes finais e eles estão muito bons. As cartas serão maiores (no protótipo eram mini euro, a alteração foi uma opção para para ressaltar a arte) e contam com uma boa gramatura. Todos os outros componentes (cubos, miniaturas dos foguetes, tiles, tokens) são de ótima qualidade.


    NOTA DO AUTOR: O manual está disponível para consulta, aproveite para conhecer mais sobre o jogo!http://issuu.com/ludofycreative/docs/manual/1


    Pontos Positivos
    – Arte muito bonita e imersiva
    – Muito dinâmico e rápido, conciliando boa dose de estratégia, dedução e blefe
    – Regras simples e de fácil aprendizagem
    – Constante interação entre os jogadores


    Pontos Negativos
    – Senti falta da diferença tecnológica entre humanos e marcianos refletida nas cartas e ações, porém o designer justificou essa ausência informando que foi uma opção para manter o jogo dinâmico e simétrico. Algumas expansões prevendo componentes do jogo que irão incluir essa diferença tecnológica estão nos planos conforme o sucesso da caixa básica.

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  • parma
    413 mensagens MD
    avatar
    parma12/07/15 19:45
    parma » 12/07/15 19:45

    Fale pessoal.

    Sou o autor do jogo e espero que gostem das idéias que colocamos nele. Realmente estamos tratando com bastante carinho a produção e desenvolvimento do Supernova e tentamos colocar uma arte bem legal nas cartas.

    Dêem uma olhadinha lá no preview que o pessoal do OnBoard fez pois extraiu bastante do que é o jogo, dando uma bela visão sobre as regras e as mecânicas do jogo.

    Qualquer dúvida é só me chamarem aqui.

    Abraços e uma ótima semana para todos.
    Rafael Verri (parma)

    7
  • Tes-Hahn
    222 mensagens MD
    avatar
    Tes-Hahn13/07/15 00:19
    Tes-Hahn » 13/07/15 00:19

    Confesso que quando comecei a ler o review, não me empolguei muito com o jogo. Mas conforme o Fernando foi detalhando o jogo, fiquei bem interessado. E só no final percebi que era um jogo nacional.

    A arte está realmente linda, parma, e o jogo parece bem promissor para o que se propõe!

    3
  • marvincode
    19 mensagens MD
    avatar
    marvincode13/07/15 01:52
    marvincode » 13/07/15 01:52

    Parece interessante realmente

    3
  • Marcolino
    1406 mensagens MD
    avatar
    Marcolino13/07/15 03:29
    Marcolino » 13/07/15 03:29

    O Link do texto onde deveria lincar para ludofy está linkando na verdade para o Onboard e está dando erro.

    3
  • Lukita
    790 mensagens MD
    avatar
    Lukita13/07/15 07:02
    Lukita » 13/07/15 07:02

    Marcolino::O Link do texto onde deveria lincar para ludofy está linkando na verdade para o Onboard e está dando erro.

    Valeu pelo toque! Já foi arrumado! 

    2
  • Wild Joker
    1004 mensagens MD
    avatar
    Wild Joker14/07/15 10:24
    Wild Joker » 14/07/15 10:24

    Tes-Hahn::Confesso que quando comecei a ler o review, não me empolguei muito com o jogo. Mas conforme o Fernando foi detalhando o jogo, fiquei bem interessado. E só no final percebi que era um jogo nacional.

    A arte está realmente linda, parma, e o jogo parece bem promissor para o que se propõe!


    Foi essa intenção Tes-Hahn. Hehehe
    Acho que consegui então explicar com sucesso como o jogo é de fato.
    E garanto que ele é divertido. ;)

    Abraxx

    4
  • vinicius_
    28 mensagens MD
    avatar
    vinicius_14/07/15 10:52
    vinicius_ » 14/07/15 10:52

    parma::Fale pessoal.

    Sou o autor do jogo e espero que gostem das idéias que colocamos nele. Realmente estamos tratando com bastante carinho a produção e desenvolvimento do Supernova e tentamos colocar uma arte bem legal nas cartas.

    Dêem uma olhadinha lá no preview que o pessoal do OnBoard fez pois extraiu bastante do que é o jogo, dando uma bela visão sobre as regras e as mecânicas do jogo.

    Qualquer dúvida é só me chamarem aqui.

    Abraços e uma ótima semana para todos.
    Rafael Verri (parma)


    Oi, parma

    Queria fazer uma pergunta sobre a concepção do jogo:
    Como foi o processo para decidir que o jogo seria para 2 jogadores?
    Pergunto isso, pois a maioria dos títulos que vemos por aí são para mais ou menos 4 jogadores.
    A proposta era 1x1 desde o início ou houve tentativas que mostraram que 2x2 / 1x1x1x1 não ficaria tão legal?

    Boa sorte na empreitada!
    Abraço.

    4
  • parma
    413 mensagens MD
    avatar
    parma14/07/15 13:22
    parma » 14/07/15 13:22

    vinicius_::Oi, parma

    Queria fazer uma pergunta sobre a concepção do jogo:
    Como foi o processo para decidir que o jogo seria para 2 jogadores?
    Pergunto isso, pois a maioria dos títulos que vemos por aí são para mais ou menos 4 jogadores.
    A proposta era 1x1 desde o início ou houve tentativas que mostraram que 2x2 / 1x1x1x1 não ficaria tão legal?

    Boa sorte na empreitada!
    Abraço.

    Tudo bem Vinicius? Primeiro, obrigado pelo interesse no Supernova.
    Bom, para te responder vou me estender um pouco e falar como começou o nascimento do Supernova. O desenvolvimento do Supernova começou lá por meados de 2008/2009. Na época ainda existiam poucos grupos de jogos aqui no Brasil e as vezes formávamos no máximo 2 mesas. Por várias vezes participava da Euroliga na Ludus ou da Jogasampa com no máximo 6 pessoas (bem diferente de hoje).

    Por muitas vezes ficávamos esperando uma partida com 3 ou 4 jogadores acabar para dividirmos o pessoal ou então jogar algo para todo mundo. E na ocasião (e ainda hoje) existiam poucos jogos para dois jogadores que oferecessem um desafio interessante e ao mesmo tempo fossem rápidos o suficiente para não atrapalhar a composição das mesas.

    Daí surgiu a idéia de criar o Supernova.
    O tema espacial sempre me agradou então já era meio caminho andado. Pensei por uns dias sobre o enredo e achei bem legal a história que montei. Humanos, marcianos e um terceiro elemento que seria a supernova. Me agradou bastante e vi que existia um público para isso...

    De início o jogo era bem mais simples, com 5 quadrantes espaciais e com poucas cartas de efeitos especiais. A pontuação também era apenas limitada ao domínio dos quadrantes, não envolvendo set collection com os cubos. Estava muito inspirado em jogos como Battleline, Ballon Cup ou Lost Cities, e não trazia muitas novidades legais.

    O tempo fo passando e por outras obrigações profissionais e familiares o desenvolvimento do supernova ficou meio parado até que no início deste ano retomei o projeto.

    De imediato comecei a tentar estrutura-lo com mais regras, inclusive integrando o terceiro elemento (sol) no jogo, de uma forma que ele iria modificando as ações e influenciando nos jogadores dependendo do número de turnos jogados (dando um sentimento de urgência e corrida contra o tempo). Enfim, coloquei várias outras regras que deixaram o jogo mais complicado, porém, mais burocrático e demorado. Achei que não iria funcionar para os propósitos que pensei (ser um jogo imersivo, altamente estratégico, porém rápido). De qualquer modo, essas regras especiais servirão para uma possível expansão a depender do sucesso comercial do supernova.

    Foi então que consegui achar uma forma de deixar o jogo bem estratégico, com várias mecânicas de jogo interligadas (como blefe, controle de área e até dedução) e que fosse ao mesmo tempo desafiado e divertido, agradando assim quem curte jogos mais casuais ou quem prefere algo mais hardcore!!! E o resultado esta ai no Supernova....

    Já com relação à quantidade de jogadores, como disse, pensei inicialmente em um jogo que atendesse à uma parcela (ainda que reduzida) que curtisse jogos estratégicos e, ou não conseguisse formar mesas com mais pessoas (por exemplo, marido contra mulher), ou ainda que servisse como um passatempo enquanto duas pessoas aguardasse outros jogadores terminarem uma partida de outro jogo.

    Outra questão que dificultaria bastante o jogo para mais de 2 jogadores é o formato do tabuleiro, que é criado através da junção de 9 tiles hexagonais. Em termos práticos ficaria difícil a disposição das cartas, com as regras como foram feitas, para mais de 2 jogadores.

    Porém, mais uma vez, a depender do sucesso comercial do supernova, já estou estudando e colocando em prática expansões do jogo para incluir mais de 2 jogadores, mas não de uma forma simplista, apenas adicionado novos componentes e colocando o pessoa para "baixar cartas". O que estou elaborando é um modo ainda mais divertido e desafiador, criando ainda mais mind games para os jogadores. Quem conhece e já jogou o Shadows Over Camelot ou o Battlestar Gallactica sabe do que estou falando...

    Enfim, qualquer eventual expansão do supernova trará novas formas de jogar, novos componentes e também novas civilizações. Um dos motivos que estou torcendo para o Supernova dar certo é poder ver essas outras idéias sairem do papel e servirem como um passatempo divertido, estratégico e rápido para a turma do tabuleiro.

    Bom Vinicius, acabei me estendendo bem mais para responder o que você perguntou, mas de certo modo te mostrei bastante do que tem sido o desenvolvimento do Supernova e do que eu espero daqui para frente para este universo (sim, universo, quem sabe o que vem por ai)....

    Espero que goste do jogo, se divirta com ele e recomende para seus amigos.

    Lembrando que a pré-venda começa amanhã, por volta das 12:00s no site www.ludofy.com

    Qualquer dúvida, comentário, crítica ou sugestão é só me chamar.

    Abraços,

    6
  • vinicius_
    28 mensagens MD
    avatar
    vinicius_14/07/15 15:00
    vinicius_ » 14/07/15 15:00

    parma::Tudo bem Vinicius? Primeiro, obrigado pelo interesse no Supernova.
    Bom, para te responder vou me estender um pouco e falar como começou o nascimento do Supernova...


    Que bacana essa explicação!
    Não imaginava que viria uma resposta tão esclarecedora.
    Estou sinceramente agradecido pelo trabalho que você teve em escrever um texto tão detalhado. =)

    Realmente espero que o Supernova seja um sucesso.
    Grande abraço.

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Supernova: Um Novo Êxodo - Supernova: review pelo On Board
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