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  3. Memoir ‘44
  4. Memoir 44: review pelo On Board

Memoir 44: review pelo On Board

Memoir ‘44
  • avatar
    Lukita22/05/15 07:53
    avatar
    Lukita
    22/05/15 07:53
    790 mensagens MD

    por Lucas Andrade - PUBLICADO EM http://onboardbgg.com/2015/05/22/sobre-a-mesa-memoir-44/

    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/05/m44-300x300.png


    A Segunda Guerra Mundial inspirou nos últimos setenta anos, centenas e centenas de filmes, séries ou programas diversos de TV, livros, jogos eletrônicos e jogos de tabuleiro. E que assim seja por muito tempo. Um conflito desta magnitude, motivado por questões políticas e ideológicas tão nefastas não pode ser esquecido e cada obra lançada reaviva um pouco a curiosidade e, por que não, a discussão. Benefício ainda maior para as novas gerações que acreditam que os anos 40 estão muito longe dos dias de hoje, na típica visão deturpada ingenuamente pela pouca idade.
    Recriar cenários de batalhas e guerras é inerente ao ser humano e as atividades lúdicas de simulação ou estudo de situações estratégicas ou táticas no campo de batalha são seculares. Longe deste review discorrer sobre este histórico, mas saiba apenas, caro leitor, que a quantidade de jogos ambientados na Segunda Grande Guerra é colossal, com ofertas de todos os graus de complexidade e duração. Desde épicos que necessitam de dias para serem concluídos, até breves e leves jogos de cartas que duram minutos.



    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/05/IMG_3614.jpg


    Em 2004, celebrando os 60 anos do desembarque das tropas aliadas na Normandia, a Days of Wonder lançouMemoir 44, um jogo tático de complexidade leve que, nesta última década, firmou-se como um dos jogos mais queridos e conhecidos do público, figurando em diversas listas pessoais e agradando, pasmem, até alguns dos adeptos dos jogos monstros (monster game é um termo usado no meio para descrever os títulos de extrema complexidade).


    Mecânica
    – Controle de área
    – Gerenciamento de mão
    – Movimentação em grade
    – Tabuleiro modular
    – Rolagem de dados


    Memoir 44 é disputado em cenários prontos em uma das várias missões que acompanham a caixa básica (mais sobre isso nas Considerações Finais). Cada um deles apresenta um local e data real, com instruções para o posicionamento das tropas e terrenos, além de itens diversos, como pontes, cidades, bunkers etc. Após montado o mapa, um jogador assume o lado Aliado, geralmente os americanos, mas podendo ser os britânicos ou a resistência francesa e o outro assume o lado alemão em busca de medalhas. Após um lado atingir a quantidade de medalhas estipulada pelo cenário, a partida se encerra. Recomenda-se até que os jogadores troquem de lado e disputem a mesma missão, primeiro porque a duração do jogo permite, segundo porque os cenários tendem a ser desbalanceados por questões de acuidade histórica e assim ninguém discute os favoritismos iniciais. Com tudo pronto, cada jogador compra uma quantidade de cartas de comando e estamos prontos para começar.



    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/05/687474703a2f2f6933392e74696e797069632e636f6d2f78617166796f2e706e67.png
    Uma das faces do tabuleiro, ainda sem as peças de terreno



    As cartas de comando são o meio no qual o jogador ordena suas unidades em campo. Este método de ativação é comum em todos os jogos Commands & Colors (Commands & Colors: Ancients e Napoleonics,BattleLore, Samurai Battles, Battle Cry) e é um dos motivos principais de crítica dos que não gostam deMemoir 44. O tabuleiro, impresso dos dois lados por sinal, um com uma área campestre e o outro representando uma praia, é dividido em três setores, esquerdo, central e direito. As unidades ficam disponíveis para utilização conforme sua região no mapa e a carta de comando que indica esta mesma região. Perceba as linhas tracejadas vermelhadas dividindo as regiões na figura acima.


    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/05/mm_card-pincer-194x300.jpg



    Vejamos um exemplo de ativação de unidades. Com a carta Pincer Move ao lado na mão, você pode, em seu turno, escolhê-la para ser sua carta da vez (você joga apenas uma carta por rodada) e, com ela, escolher duas unidades no flanco esquerdo e duas unidades no flanco direito para ativá-las. Isso inclui unidades que estejam em hexágonos sobre as linhas vermelhas, já que esses espaços são considerados estarem no centro e em um dos flancos simultaneamente. As cartas mais comuns são estas de ativação por setores. Existem ainda cartas que permitem movimentações especiais, reforços, suporte aéreo e outros eventos.

    Há basicamente dois tipos mais importante de unidades: infantaria e tanques. A infantaria é formada por quatro miniaturas em um mesmo espaço, os tanques por três peças. Existem variações nestas quantidades conforme tropas e divisões especiais dentre os inúmeros cenários e expansões, no entanto. Esta quantidade de peças que forma uma unidade seria uma espécie de medidor de saúde, não poder de fogo. Ao ter a última peça de uma unidade eliminada, esta é destruída, dando mais uma medalha ao adversário.  Cada unidade tem valores distintos de movimentação e potência de poder de fogo conforme a distância do alvo. Tudo muito simples, facilmente memorizável, mas mesmo assim temos cartas de referência com todos os números e modificadores para unidades, terrenos e obstáculo.
    Uma infantaria, tomemos o exemplo da unidade mais comum, pode, quando ativada, ficar parada ou mover-se um espaço para ter o direto de atacar ou ainda mover-se dois espaços e não atacar. Obviamente, existem cartas e tipos de unidades que modificarão este princípio, estou atendo-me ao básico. Os números usuais de ataque da infantiria são 3-2-1, isto quer dizer que ao atacar, a partir de onde está a unidade, contamos 3 (para os hexágonos adjacentes), 2 (para os hexágonos a dois espaços de distância) e 1 (para os hexágonos a três espaços de distância). Estes números indicam a quantidade de dados usados na rolagem do ataque. Aplique os modificadores de terrenos (por exemplo, unidades atacando inimigos em florestas rolam um dado a menos pela cobertura vegetal) ou obstáculos quando preciso e role os dados!



    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/05/mm_photo3.jpg

    Os dados de Memoir 44



    Os belos dados têm as seguintes faces: infantaria (representa uma baixa em uma unidade deste tipo), tanque (representa uma baixa em uma unidade deste tipo), granada (representa uma baixa em qualquer tipo de unidade), estrela (erro) e bandeira (recuar). A cada face obtida, resolve-se o efeito e pronto. Pode ir para a próxima unidade ativada. Muito rápido e muito simples.



    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/05/IMG_3505.jpg

    Unidades em plena saúde!



    Alternam-se os turnos desta maneira, jogue uma carta, execute os efeitos dela, ative as unidades possíveis, mova, ataque, compre uma nova carta…


    Considerações Finais
    Você ouvirá duas críticas comuns à Memoir 44. A primeira é que o sistema de cartas pode deixá-lo sem ações úteis durante algumas rodadas. Verdade. Tanto que o próprio autor adotou em BattleLore a possibilidade do jogador descartar qualquer carta sem fazer seu efeito para ativar uma unidade à escolha. Os defensores alegam que muito da rejogabilidade das partidas está nesse gerenciamento limitado da mão. Estou neste segundo time. Já joguei algumas missões mais de dez vezes e nenhuma delas, repito, nenhuma delas foi sequer parecida. Com o setup fixo do cenário cada um terá de se virar com o “que tem para hoje”! Tematicamente é comum a defesa de que isso simularia às dificuldades de mandar as ordens no calor da batalha. Em certa parte faz sentido, mas em alguns casos é forçar a barra. Como mecanicamente funciona acrescentando imprevisibilidade a cada rodada, não vejo problemas. Outra coisa, não jogue esperando pelas cartas, jogue conforme as cartas. Se sua mão inicial veio apenas ordens para o flanco esquerdo em um cenário que inicialmente tem uma ameaça maior à direita, espere, use o terreno, explore as coberturas, passe a vez…

    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/05/mm_figure-panther.jpg


    Miniatura de um Panzer IV


    Segunda crítica comum: o jogo é muito leve! Fato! Tão leve que você ensina-o em menos de dez minutos e, em uma hora, uma hora e meia, você jogará duas, três partidas. Falei acima do rol de jogos de guerra complexos monstruosos e gosto demais deles, existem até outros jogos mais “introdutórios” como Tide of Iron ou, o um pouco mais pesadoConflict of Heroes, mas na simplicidade de Memoir 44 reside, para muitos, uma fraqueza; para mim, uma qualidade pela sua proposta. Tenha, contudo, isso em mente. Óbvio que rolagem de dados com leve complexidade resultará em algumas batalhas decididas pela sorte, contudo as partidas são tão breves e divertidas que, neste caso, a revanche imediata é irresistível!


    A força de Memoir 44 está na produção impecável das miniaturas, cartas e dados, do apoio da Days of Wonder à comunidade com centenas (não estou exagerando) de missões disponíveis online, da rejogabilidade graças ao sistema Commands & Colors, das várias expansões que acrescentam os teatros de guerra do Pacífico, do Norte da África, do Leste Europeu, novas unidades, livros com missões interligadas, mapas novos, regras opcionais, incluindo opções de batalhas gigantes com tabuleiros e componentes extras, um mundo quase infinito de possibilidades.



    http://onboardbgg.com/wp-content/uploads/2015/05/winter.png

    Cenário de inverno da expansão Eastern Front



    Memoir 44 é um de meus jogos favoritos. Lindo, histórico (claro, de maneira breve e não tão minuciosa), fácil de ensinar, rápido de jogar, mas extremamente divertido e tenso e com uma das maiores possibilidades de expansão e rejogabilidade do mercado. Uma verdadeira homenagem à melhor geração de todos os tempos que poderá ser uma homenagem a sua coleção!  


    Pontos Positivos
    – Muitas miniaturas, principalmente belíssimos tanques
    – Rápido e muito dinâmico
    – Altamente expansível e customizável


    Pontos Negativos
    – Sorte pode decidir algumas partidas
    – A limitação de ações pode frustrar em algumas situações

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  • Anibal_ae
    25 mensagens MD
    avatar
    Anibal_ae22/05/15 11:14
    Anibal_ae » 22/05/15 11:14

    Show de Bola! Fiquei com mais vontade de comprar!

    0
  • Wild Joker
    1004 mensagens MD
    avatar
    Wild Joker22/05/15 14:52
    Wild Joker » 22/05/15 14:52

    Excepcional com sempre Lukita!

    Mais um jogo pra me levar a falência!

    Abraxx

    0
  • utamir
    222 mensagens MD
    avatar
    utamir22/05/15 22:14
    utamir » 22/05/15 22:14

    Amigo, você ou quem tiver esse e o Tide of Iron  poderia me dar uma boa explicação da difefenca entre eles?
    Se algumas pessoas acham simples demais, o acrescimo das expansoes nao resolveria isso?

    0
  • XANDAO13BR
    908 mensagens MD
    avatar
    XANDAO13BR23/05/15 11:02
    XANDAO13BR » 23/05/15 11:02

    O Lukita, como falei no facebook, é o coisa ruim, o cão, o mochila de criança, o meeple de plástico, o cubo defeituoso, o homemade de boardgame, o tradução da Devir.....

    Ele sempre me apresenta mais um jogo que eu não sabia que queria tanto! :D

    1
  • djavani
    15 mensagens MD
    avatar
    djavani23/05/15 12:36
    djavani » 23/05/15 12:36

    Otimo post, só me deixa com mais vontade de jogar...

    0
  • Descolado
    815 mensagens MD
    avatar
    Descolado23/05/15 15:21
    Descolado » 23/05/15 15:21

    utamir::Amigo, você ou quem tiver esse e o Tide of Iron  poderia me dar uma boa explicação da difefenca entre eles?
    Se algumas pessoas acham simples demais, o acrescimo das expansoes nao resolveria isso?

    Bom, utamir, até que alguém que possua OS DOIS JOGOS entre aqui para responder à sua pergunta, vou postar a minha e depois, se alguém quiser corrigir alguma bobagem que eu tenha postado, por favor vou agradecer.

    Eu não tenho um M44 mas já o joguei uma vez. Basicamente a diferença entre eles é a ESCALA.

    Enquanto o M44 está numa escala menor (um soldado representa um grupo de 20 ou 30 homens e um tanque pode representar uns 10 ou 20 veículos), o TIDE OF IRON a escala é maior, um esquadrão (representado por 4 soldados) representa um grupo de 6 a 10 soldados). Portanto eu consideraria M44 mais estratégico e o TOI mais tático.

    Isto posto, tenha em mente que o TIDE OF IRON vai possuir diversas ferramentas para trabalhar na sua escala (tática), o que não implica afirmar que ele é "melhor" que o MEMOIR 44.
    Por exemplo, Tide of Iron possui armas mais táticas, como METRALHADORAS e MORTEIROS, possui ataques de Supressão (para abalar o moral de tropas inimigas) além da possibilidade de colocar unidades em modo PRONTIDÃO (Op Fire), além de uma série de outros detalhes.

    O M44 não poderia ter tudo isso devido à sua escala de jogo, que engloba uma quantidade maior de soldados e veículos (portanto isso não é um "defeito" do M44 e sim uma característica natural do seu tipo e combate).

    Não sei se fui "honesto" com o M44, mas acho que a diferença básica seria essa. Se quiser algo mais abrangente, menos detalhado (e portanto com menos regras e mais fácil de aprender), ou seja, mais ESTRATÉGICO, vá de M44.
    Se quiser algo mais específico, mais detalhado (várias e várias regrinhas), ou seja, mais TÁTICO, vá de TIDE OF IRON.

    Qualidade do material e portanto "imersão" no jogo AMBOS estão empatados pois possuem peças MARAVILHOSAS e vão te levar pra dentro do tabuleiro.

    3
  • andre
    168 mensagens MD
    avatar
    andre23/05/15 21:15
    andre » 23/05/15 21:15

    Memoir 44 não é estratégico, é puramente tático (a movimentação das tropas segue possibilidades de acordo com a sua mão de cartas, que varia de 4 a 6 na maioria dos cenários). Portanto, não dá pra 'programar longo prazo' num jogo que você sequer sabe quais cartas irá comprar (se na direita, esquerda, centro, se combate corpo a corpo, longa distância, etc.). Se ficar preocupado com estratégia, pensamento de longo prazo, etc. o adversário vai lá conquista as ~5 medalhas dele e ganha o cenário. MM44 é 100% tático.

    Qto às outras unidades citadas: morteiros e metralhadoras, MM 44 também tem em suas expansões. Inclusive tem arma anti-tanque, sniper, tanque tiger, carro de patrulha, cavalaria, trem, navio, artilharia móvel, 'big guns', entre outros que utilizam-se de tokens para marcar as unidades principais: artilharia, infantaria e blindados, sendo que na expansão Equipment Pack esses tokens de papelão quee estão nas outras expansões ainda podem ser substituídos pelas respectivas miniaturas em plástico.

    ToI é igualmente tático (a 'escala' de representação de número de unidades não faz a menor diferença na comparação entre os dois jogos), a diferença principal reside tanto no esquema / modo de jogo em que se movimenta as tropas quanto como se combate, fazendo desse jogo, igualmente tático, menos dependente de sorte. (menos simples mas menos sorte)

    1
  • Tes-Hahn
    222 mensagens MD
    avatar
    Tes-Hahn25/05/15 00:02
    Tes-Hahn » 25/05/15 00:02

    Eu ouvi vocês falarem desse jogo no episódio sobre Wargames do Zero Bit Show, e agora lendo essa resenha, sempre muito bem escrita, me deu uma vontade enorme de possuir e jogá-lo!
    Já entrou na minha wishlist, mesmo sem saber se terei grupo ("rival", melhor dizendo) para isso.

    0
  • fabriciobnu
    251 mensagens MD
    avatar
    fabriciobnu25/05/15 09:13
    fabriciobnu » 25/05/15 09:13

    Maldito Lukita!!! + 1 pra wishlist

    0
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Memoir ‘44 - Memoir 44: review pelo On Board
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