por Fernando A. Celso Jr. - PUBLICADO EM http://onboardbgg.com/2015/05/14/expandindo-a-mesa-hades/

“As Cíclades estão em paz, mas o som de batalhas violentas ainda ecoa em nossas memórias. Será que a paz vai ser duradoura, ou tudo não passa de uma curta trégua? Há rumores de que Hades retornará em breve, trazendo suas falanges de mortos-vivos e navios fantasmas…
As cidades-estados precisarão demonstrar suas habilidades no recrutamento de heróis poderosos e obter o favor de todos os deuses do Olimpo, até mesmo do terrível Hades, para expandir sua supremacia às terras adversárias…”
Cyclades: Hades é a primeira expansão de Cyclades [confira nosso review aqui], lançada em 2011, e conta com os mesmos designers da caixa básica, acrescentando muitas novidades ao jogo base. Ela é composta de quatro módulos que podem ser adicionados para uso em conjunto ou separados ao jogo original.
Mecânica
– Controle de área
– Leilão/licitação
– Rolagem de dados
– Seleção de cartas
Caixa com todo o conteúdo da expansão
Módulo 1: Posicionamento Livre
Esse módulo é na verdade apenas um setup alternativo do jogo. Nem ao menos é necessário qualquer componente desta expansão para usar esta nova configuração inicial. Este setup propõe que os jogadores comecem com sete moedas ao invés de cinco. Entretanto, a partida começa com um leilão inicial do qual cada jogador terá um benefício a mais ao iniciar o jogo dependendo do deus que conseguir ofertar para si. Além disso, na ordem dos deuses ofertados (sempre de cima pra baixo) possibilitará aos jogadores escolherem suas ilhas iniciais, ao contrário do setup da caixa básica, cujas posições eram pré-definidas.
Dessa forma, cada jogador inicia com dois Exércitos e duas Frotas mais um bônus adicional dependendo do seu deus vencido no leilão: Poseidon (mais uma Frota), Ares (mais um Tropa), Atena (mais um Filósofo), Zeus (mais um Sacerdote) ou Apolo (um marcador de prosperidade).
Módulo 2: Hades e os Mortos-Vivos
No módulo da expansão que dá nome ao jogo, a peça de Hades tem duas faces, uma como de costume, indica os favores que o deus concede e, no verso, há uma marcação de contagem de 1 a 9. Sempre no inicio da fase 2 (fase dos deuses) é feita uma rolagem de dois dados e com o resultado da soma deles, deve-se avançar com a coluna apropriada neste marcador. Caso essa contagem atinja ou ultrapasse 9, Hades entrará em jogo, substituindo o deus que ficou posicionado acima de Apolo.
Hades, seu exército de mortos vivos e a Necrópole – Quem precisa de Ares e Poseidon agora?
Quem ofertar a Hades e conseguir o seu favor terá acesso ao exército de mortos vivos (peças cinzas). Como recompensa, o jogador receberá uma frota ou tropa de graça e poderá obter outras, conforme sua vontade, mesclando a compra entre tropas e frotas. Esse exército poderá ser movimentado juntamente com o exército da cor daquele jogador da mesma forma que é feita com Ares e Poseidon, porém a única exigência é que pelo menos uma tropa ou frota morto-vivo seja movida com elas. Em um combate no qual o jogador que tenha seu exército lutando juntamente com o de Hades, caso ocorram baixas do seu lado, ele escolherá quais deverão ser eliminadas. Ao final do ciclo, todo o exército do governante dos mortos é retirado do tabuleiro, aguardando uma nova oportunidade de ser chamado de sua terra sombria.
Hades também permite a construção de um edifício peculiar: a Necrópole. Só existe uma disponível e sua construção deverá ser feita numa ilha controlada pelo jogador, ocupando um lugar marcado para uma Metrópole. Para cada unidade militar normal (que não seja morto-vivo) eliminada do tabuleiro, uma moeda de ouro é colocada na Necrópole. Na fase de receita, o jogador que controla a ilha onde está a Necrópole recolhe todas as moedas que estão nela. A Necrópole permanece no final do ciclo, mesmo quando Hades e seu exército são retirados do tabuleiro. Quando Hades entrar novamente em jogo, se o jogador que o controlar decidir construir uma Necrópole, ela é retirada da sua posição atual e colocada no espaço da ilha daquele jogador à sua escolha.
Módulo 3: Heróis e Criaturas
Esta expansão contém quatro novas criaturas mitológicas: Cérbero (com miniatura), Caronte, as Erínias e Empusa e uma nova versão da carta do Quíron. Além delas, um novo tipo de carta entra em jogo: os Heróis.
São seis deles no total: Aquiles, Ulisses, Heitor, Perseu, Midas e Pentesileia, todos com suas respectivas miniaturas. Ao usar esse módulo, as novas cartas de criaturas e dos Heróis deverão ser embaralhadas em conjunto com as criaturas do jogo base, e como elas, estarão disponíveis para serem recrutados assim que aparecerem na trilha de criaturas mitológicas.
Ao contrário das criaturas, os heróis após serem recrutados não deixam o tabuleiro no próximo ciclo. Eles permanecem sob o controle dos jogadores que os recrutaram até serem mortos em batalha, serem sacrificados para o uso do seu poder especial ou não terem seu custo de duas moedas pago após cada fase de receita. Isso mesmo, para manter o seu Herói, o jogador deve pagar esse tributo, todo ciclo.
Cada Herói conta como uma unidade militar (tropa), mas também possui duas outras habilidades: Um Poder Militar, que lhe dará alguma vantagem específica durante os combates, e um Poder Especial que sempre envolverá o sacrifício do Herói, mas lhe resultará em um grande feito que trará uma boa vantagem para seu jogador.
É importante dizer que apesar dos Heróis serem recrutados a partir da trilha de criaturas, o poder especial de Zeus não tem efeito sobre eles, e os templos também não dão desconto na compra dos mesmos.
Os seis Heróis – Zeus não tem poder sobre eles!
Módulo 4: Favores Divinos
Aqui, três novos itens fazem parte deste módulo: as cartas de Sacerdotisa, os deuses “menores” com seus Favores Divinos e as cartas de Itens Mágicos. A Sacerdotisa pode ser descartada com duas finalidades: para não pagar o custo de manutenção de um Herói ou para não ter de descartar uma miniatura de criatura, prorrogando seu uso para mais um ciclo. Ela pode ser adquirida com alguns favores divinos.
Os deuses menores concedem Favores Divinos aos jogadores. Na fase 2, ao sortear os deuses, deve-se sortear também um dos oito Favores Divinos e colocá-lo junto ao deus ativo imediatamente acima de Apolo. O jogador cuja oferenda vencer o favor desse deus terá também o benefício do Favor Divino que está ao seu lado. Esses Favores Divinos sempre concedem de graça um Item Mágico ou uma carta de Sacerdotisa e permitem que os jogadores paguem por um favor adicional. Um exemplo é Dionísio que, por duas moedas, concede a construção de um edifício coringa (Teatro).
Caso esse módulo seja usado em conjunto com o de Hades, quando o deus do mundo inferior entrar em jogo, os favores divinos não poderão ser usados naquele ciclo.
Afrodite, Artemis, Deméter, Dionísio, Hefesto, Hera, Hermes e Héstia – Reforços Divinos
Por fim, existem os Itens Mágicos que são embaralhados e colocados em uma pilha ao lado do tabuleiro. Sempre que um Favor Divino presentear um jogador com um Item Mágico, o jogador deverá pegar uma dessas cartas e mantê-la consigo virada para cima até o momento de usá-la.
Promos: Hecate e Manticore
Existem duas cartas promocionais (promos) dessa expansão. A carta da Manticora (criatura mitológica) foi um brinde da revista Plato Magazine #40 em Outubro de 2011 e Hecate, foi dada como brinde na Spiel 2011em Essen, Alemanha.
A Manticore elimina o Herói de um oponente. Se ele estiver na mesma ilha que Quíron, entretanto, o Herói não poderá ser eliminado.
Já a deusa Hecate, com o seu Favor Divino, presenteia o jogador com uma carta de Sacerdotisa e permite que pelo custo de duas moedas de ouro, esse jogador coloque colunas em duas ilhas diferentes, independente de quem as possui. Essas duas ilhas permanecem conectadas por uma passagem subterrânea e poderá ser usada para mover tropas de uma dessas ilhas para a outra sem a necessidade de frotas. Se Hecate voltar ao jogo, o jogador pode mover qualquer destas colunas por duas moedas de outro. Do contrário, estas colunas ficam onde foram colocadas pela primeira vez.
Junto com Hecate, a “promo” também vem com as duas colunas (cinzas) e seis saquinhos de tecido personalizados para guardar as miniaturas, uma para cada exército de Cyclades e para o exército de Hades. Hoje, estas “promos” são facilmente adquiridas no site da Matagot ou em lojas especializadas e não possuem mais o caráter de raras.

Considerações Finais
Hades vem para complementar a caixa básica de Cyclades de uma forma muito agradável e surpreendente. A inclusão dos Heróis e Favores Divinos são adições valiosas ao jogo e abrem diversas novas estratégias que, com certeza, manterão os jogadores mais atentos à reviravoltas e às oportunidades de vitória. Obviamente, com o próprio Hades e seu exército em jogo, a possibilidade de aumento dos combates é quase certa e engana-se quem acredita que não compensa investir em um exército que irá desaparecer ao final do ciclo. Como os mortos vivos são mais baratos, podem fazer um estrago grande no exército inimigo tomando ilhas e metrópoles em um ataque arrasador, mesmo porque com Hades você pode fazer movimentos de frotas e tropas num mesmo ciclo. Já a Necrópole pode ser uma boa surpresa e uma ótima fonte de recursos, principalmente em jogos em que os combates são mais intensos.
Gosto muito de expansões que adicionem rejogabilidade e novidades aos jogos base e Cyclades: Hades com certeza é indispensável nesses quesitos!
Pontos Positivos
– Muitas novas estratégias poderão ser criadas, acrescentando maior rejogabilidade à caixa básica
– Módulos independentes: não é preciso jogar com todos, podendo “personalizar” cada partida
– Componentes belíssimos, como no jogo base
Pontos Negativos
– A inclusão dos Heróis no baralho de Criaturas Mitológicas pode diminuir um pouco a utilidade da ação especial de Zeus no jogo