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  3. Claustrophobia
  4. Claustrophobia - Sem Saída

Claustrophobia - Sem Saída

Claustrophobia
  • avatar
    tiagovip16/04/15 10:29
    avatar
    tiagovip
    16/04/15 10:29
    415 mensagens MD

    Após as explicações sobre as regras (nada exageradamente complexo, por sinal) jogamos o 1o cenário - Sem Saída (Dead End) onde o objetivo dos poucos sobreviventes humanos é escapar dos túneis subterrâneos, enquanto os demônios precisam eliminar todos os humanos. Em números: dos 4 sobreviventes, pelo menos 2 têm que escapar para dar a vitória aos humanos. Se somente 1 sair e 3 forem eliminados, há empate. De outro modo, os demônios vencem.

    Eu joguei com os demônios e o Marcelo com os humanos - 1 Redentor, 1 Bruto condenado e 2 Mercenários condenados - o "condenado" refere-se ao fato de que eles são criminosos, prisioneiros destinados à morte e, portanto, foi-lhes dada a oportunidade de lutar contra os demônios e, com isso, conseguirem alguma forma de redenção.


    *************

    Os humanos, assustados, abalados pela morte de tantos companheiros, encontram-se na sala do Pentagrama, de onde partem quatro caminhos, ainda desconhecidos - o quinto caminho, o fosso por onde desceram, não é mais uma opção, pois somente a morte sanguinária os aguarda nas passagens acima.

    https://cf.geekdo-images.com/images/pic925280_md.jpg



    Havia, ali, um vago tremular das chamas das velas e, com base nisso, o Redentor afirmou que o caminho para o sul ia para a saída, pois havia ar fresco vindo de lá. Sob seu comando o mercenário moreno seguiu em frente, entrando no túnel. Foi cuidadoso, mas não o suficiente para evitar a armadilha posta ali - o solo falso se partiu que o mercenário deslizou para dentro do poço coberto por lanças. O gritou do condenado atraiu o Redentor e o outro mercenário: ambos viram que o outro segurava-se de modo precário pouco acima das pontas propositalmente sujas e malevolamente afiadas as lâminas. O braço do mercenário moreno parecia deslocado e um corte profundo, feito pelas pedras do poço, tingia com sangue a parede escura. O Redentor conseguiu resgatar o condenado e tratar o ferimento como podia. Os três seguiram em frente, com o Bruto mantem-se sempre atrás para manter a retaguarda segura.

    O caminho adiante curvou-se para a direita, a oeste, e seguiu reto até uma interseção de dois túneis: um seguindo para o norte e outro para o sul. A opção escolhida foi manter-se seguindo para o sul, o que terminou num espaço sem saída. A situação agravou-se quando, de fissuras pequenas demais para os humanos, surgiram bandos de trogloditas, que atacaram os mercenários e o Redentor, causando vários ferimentos antes de serem destruídos pelos humanos, que recuaram para a interseção e ali se mantiveram, exceto o mercenário loiro. Este, menos machucado, foi enviado para explorar a passagem norte, que a princípio estava tomada por um poça negra, fétida, mas que parecia se mexer lentamente. O mercenário vadeou a água, buscando seguir seu curso - talvez fosse o modo de sair daqueles malditos túneis. Meio andando, meio nadando, o mercenário chegou até o ponto em que a água escorria para dentro de uma abertura na pedra. Ele ousou prender o fôlego e nadar pelo leito estreito até onde sua coragem temerária permitiu, posto a escuridão ser completa e não haver sinal do leito subterrâneo findar. Assim, o mercenário recuo enquanto ainda tinha algum ar - por aquele caminho, não havia saída.

    Os outros três sobreviventes foram novamente atacados pelos trogloditas e o Redentor notou que havia alguma loucura assassina nas ações frenéticas das criaturas - era a vontade demoníaca de seus mestres que os impulsionava para o ataque, não importando se vencessem, eram apenas recursos dispensáveis com o único intuito de minar a resistência dos humanos, preparando-os para eles.

    Quando do retorno do mercenário loiro e seu informe funesto, o moral dos sobreviventes mingou para quase nada, agora que deveriam retornar até a sala do Pentagrama. Numa ação desesperada, o Redentor bradou que o condenado loiro mentia, sendo um fraco e covarde. O caminho tinha que estar certo e, portanto, avançou para dentro do túnel alagado e nunca mais foi visto.

    Os três condenados esperaram pelo regresso do Redentor por tempo demais, logo descobririam. A demora em refazer o caminho e tentar outra túnel permitiu que o demoníaco Caçador dos Subterrâneos, a infernal criatura que controlava os trogloditas, agregar sua força de servos e bloquear o túnel sul. Sem ter para onde recuar ou fugir, os condenados, feridos e sem escolha, correram para o combate.

    Houve gritos, sangue e morte. Nenhum humano escapou daqueles túneis. Na escuridão o exército demoníaco crescia.

    ******************

    Claustrophobia pareceu-me um jogo bastante bom. Diferente do Space Hulk, ele é quase totalmente tático: no começo de seus respectivos turnos, o jogador que controla os humanos e o que controla os demônios rolam dados e ajustam suas ações de acordo com o resultado. É possível, sim, valer-se de alguma estratégia: eu, por exemplo, foquei em colocar trogloditas em jogo, vários, em cada rodada, se possível deixando-os em frenesi (rolam de novo os dados que não causaram dano). Mas os dados definem se e o quanto eu poderei fazer. O jogador dos humanos rola um número de dados igual ao de sobreviventes e deve alocar um para cada - assim, não há como ter certeza de rolar um 2 para poder usar uma das habilidades especiais do Redentor. Além disso, as peças do mapa são reveladas uma por uma, por isso não há como prever (bem, até há se conseguir usar a habilidade de Prognosticar do Redentor, mas quem encaixa as peças é o jogador que controla dos demônios) o que virá, e as peças têm efeitos (como ter uma armadilha, ser estreito, estar alagado, etc). Então, eu avalio como algo de 60% tático e 40% estratégico.


    https://cf.geekdo-images.com/images/pic733058_md.jpg

    Detalhe das fichas dos humanos


    Uma vantagem do Claustrophobia para o Space Hulk é o tempo de preparação: o mapa do Claustrophobia vai sendo montado durante a exploração dos humanos, portanto o jogo começa muito mais rápido, além de o cenário poder variar bastante mesmo jogando a mesma missão. Outro ponto positivo é que, em ambos os lados, há mais o que fazer: as escolhas táticas são várias, ainda mais para o lado demoníaco - opções entre ganhar cartas, ganhar Threat (é o que paga para trazer trogloditas e o Caçador dos Subterrâneos), deixar os trogloditas mais resistentes, rápidos ou ferozes, etc.


    https://cf.geekdo-images.com/images/pic860772_md.jpg

    Detalhe do mapa e da ficha de ações possíveis àquele que joga com os demônios


    O contraponto é que, tendo um nível elevado de aleatoriedade, pode ocorrer o que aconteceu na partida: de começo estava fácil para os humanos, que chegaram a abrir 8 peças do mapa (com 10, encontram a saída) sem eu ter chance sequer de efetivamente machucá-los. Então, um peça permitiu que eu deixasse sem saída do caminho sul, assim tornou-se necessário retornar até a sala inicial e escolher outro túnel. Como o local onde eu podia colocar os trogloditas e o demônio era justamente naquele sala, o retorno virou um túnel polonês e os humanos sequer conseguiram chegar perto da sala do Pentagrama. A facilidade no entanto não deveu-se somente à sorte: os humanos protegeram-se bem, impedindo que eu colocasse os trogloditas perto deles e, depois, eu me ataque os pontos fracos dos humanos e, os que restaram não tiveram condições de fazer frente aos demônios. De qualquer forma, se não é algo totalmente determinante, a sorte tem grande influência e é preciso ter isto em mente ao jogar o Claustrophobia. Eu não me importei e achei as mecânicas eficientes e jogo como um todo bem legal.

    E foi isso!

    Abs,


    Nota: Imagens (em ordem) por Grim6, Hex_Enduction_Hour e matthewguidry.

    4
    0
    10
  • tiagovip
    415 mensagens MD
    avatar
    tiagovip16/04/15 10:29
    tiagovip » 16/04/15 10:29

    Também publicado no blogue: http://curitibaludica.com.br/2015/04/16/claustrophobia-sem-saida/

    1
  • Pangtong
    262 mensagens MD
    avatar
    Pangtong16/04/15 17:47
    Pangtong » 16/04/15 17:47

    Tiago tu mestra RPG né ??? Muito massa sua descrição do jogo...XD curti a mecânica do jogo...:)

    1
  • Urick Lins
    565 mensagens MD
    avatar
    Urick Lins16/04/15 20:38
    Urick Lins » 16/04/15 20:38

    Muuuito massa a sua narrativa Tiago, nem parece que isso tudo aconteceu em um simples jogo! :D
    Abraço. 

    0
  • tiagovip
    415 mensagens MD
    avatar
    tiagovip17/04/15 11:15
    tiagovip » 17/04/15 11:15

    Pangtong::Tiago tu mestra RPG né ??? Muito massa sua descrição do jogo...XD curti a mecânica do jogo...:)


    Opa, sim.

    É mesmo um jogo bem bom.

    Abs,

    0
  • yxhjsk
    732 mensagens MD
    avatar
    yxhjsk17/04/15 11:43
    yxhjsk » 17/04/15 11:43

    Cara, um amigo comprou esse jogo uns meses atrás... mas ainda não foi pra mesa... fiquei (mais) curioso pra jogá-lo agora... 

    Excelente report... ;)

    0
  • evandro_c
    4 mensagens MD
    avatar
    evandro_c17/04/15 13:46
    evandro_c » 17/04/15 13:46

    Valeu Tiago por compartilhar sua experiência e parabéns pelo texto.
    Não tinha achado muita informação sobre o jogo na nossa língua.
    Abraços

    0
  • yxhjsk
    732 mensagens MD
    avatar
    yxhjsk19/04/15 00:17
    yxhjsk » 19/04/15 00:17

    Cara... hoje rolou nossa primeira partida.... :D

    Gostei do jogo, heim... muito (muuuuito) mais do que Descent... :unsure:

    Claro que ele não é exatamente um jogo no esquema do Descent, mas se conaiderarmos Overlord vs. 1 player, seria algo similar...

    Mas algo que apreciei MUITO no Claustrophobia foi a simplicidade das regras.... mesmo com uma boa quantidade de escolhas, como o @tiagovip comentou no report, as regras envolvidas são muito poucas e simples, o que dá muita agilidade aos turnos,  às decisões e ao jogo como um todo... gostei bastante.

    Aqui, rolou vitória dos humanos... 8-)

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/730/f5j3ny.jpghttps://www.ludopedia.com.br/uploads/01/047/rwp3vb.jpg

    3
  • tiagovip
    415 mensagens MD
    avatar
    tiagovip19/04/15 14:14
    tiagovip » 19/04/15 14:14

    É isso daí, yxhjsk, o Claustrophobia é, para mim, muito superior ao Descent, principalmente considerando o esquema 1x1 (o Descent, claro, te as vantagens de campanha e acomodar mais pessoas, mas, jogo x jogo, o Claustrophobia atropela, ainda mais porque seus cenários são efetivamente equilibrados).

    Um jogo dinâmico, cheio de decisões para ambos os lados. Recomendo o Claustrophobia sempre que posso.

    Abs,

    1
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Claustrophobia - Claustrophobia - Sem Saída
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