Por Brandon Wu
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1330562/reluctant-enemies-introduction-ocs
Esta postagem foi escrita a partir da perspectiva de um completo novato em MMP’s Operational Combat Series. Ao invés de oferecer uma revisão do sistema de OCS, irei compartilhar algumas opiniões sobre o quão bem Reluctant Enemies serve como uma introdução ao sistema.
Eu sou provavelmente o público-alvo a quem se destina o jogo
Reluctant Enemies; ou seja, eu sempre apreciei jogar jogos de guerra de baixa e média complexidade, mas não tenho medo de ocasionalmente encarar algo mais pesado (sou um fã do
Advanced Squad Leader – mas nem de longe um jogador veterano, embora minha coleção possa indicar o contrário). Antes de jogar
Reluctant Enemies eu nunca havia jogado nada da série
Operational Combat, mais por uma questão de falta de oportunidade do que por falta de interesse. Eu joguei um pouco de
Burma, mas não o suficiente para aprender sobre o funcionamento geral do sistema.
Reluctant Enemies foi apenas o incentivo que eu precisava para começar a explorar o
OCS de maneira séria. Reluctant Enemies
foi concebido como uma introdução ao sistema para jogadores iniciantes. Como tal, ele oferece vários aspectos que interessam aos novatos: é relativamente barato, pelo menos em comparação com outros jogos OCS, é um único mapa com baixa densidade de marcadores e inclui uma série de materiais introdutórios incluindo 4 páginas com o resumo das regras e 16 páginas com o "Starter Guide", que detalha as regras específicas deste jogo e utiliza a maior parte das regras do sistema OCS, além de ilustrar situações estratégicas de forma linear e com fácil entendimento.
Vamos a seguir comentar sobre cada um destes aspectos:
Relativamente barato: atualmente $52 é o preço de tabela para a versão da
Multi-Man Publishing, podendo encontrar opções mais baratas em alguns outlets (EUA). Eu não considero este valor barato, especialmente dado ao tamanho deste jogo, mas se compararmos a todos os outros jogos OCS impressos, exceto o
Burma, todos custam ao menos $90 no varejo.
Marcadores com baixa densidade: um tabuleiro com um tamanho padrão (22"x34") e uma folha de papel com os marcadores. Eu gosto de aprender a jogar jogos utilizando poucos marcadores. Uma das coisas que me impediu de explorar totalmente o OCS foi a enorme quantidade de marcadores de alguns dos jogos. Os marcadores em
Reluctant Enemies são totalmente gerenciáveis.
Materiais introdutórios: este é um ponto importante; a inclusão destes materiais foi realmente o diferencial para mim.
O resumo das regras com quatro páginas contém uma prévia da sequência do jogo e as descrições de alguns conceitos-chave (modos, suporte, equivalência regimental, etc.), com uma página dedicada a dicas de estratégicas básicas. Considero o resumo de regras um pouco abaixo do esperado e, sinceramente, eu nunca achei particularmente útil, a não ser pelas dicas de estratégia. Certamente não substitui a leitura atenta do livro completo de regras do OCS (e não tem a pretensão de ser) - qualquer um que leia o resumo e comece a jogar se sentirá muito desapontado.
Em contrapartida, o "
Starter Guide" é uma descrição precisa das regras em dezesseis páginas. Ao invés de um resumo ou introdução às regras, é essencialmente um relatório cuidadosamente elaborado. O "Starter Guide" é realmente excelente, cheio de notas sobre a mecânica do jogo; bem como dicas estratégicas. A primeira coisa que fiz depois de uma rápida leitura das regras do OCS, foi antes de configurar o jogo, ler atentamente o "Starter Guide".
Nota: é importante fazer o download e ler a
errata do Starter Guide; há algumas informações essenciais do setup que não constam na versão impressa.
Na minha pouca experiência, eu aprecio os tutoriais que incluem os playbooks, como nos jogos
Fire in the Lake e
Andean Abyss da série COIN da
GMT Games, que tornam sua aprendizagem divertida e fácil (apesar de serem menos complexos). O "Starter Guide" do OCS chega próximo a esse padrão, e certamente de forma eficiente, pois no momento em que eu o joguei pela primeira vez tive o entendimento necessário a respeito dos mecanismos básicos do OCS. Sendo assim, ele atende a seu propósito.
A versão "
extendida do Starter Guide”, disponível para download, inclui uma grande quantidade de dicas. Enquanto o “
Starter Guide” é uma descrição do primeiro turno do jogo, a versão extendida aborda todas as suas etapas, que neste caso compreende quinze rodadas. Definitivamente eu recomendo aos iniciantes que leiam este suplemento.
Regras: as regras do jogo são detalhadas em algumas páginas de forma simples e clara, incluindo um resumo das regras navais e comando anfíbio. A principal diferença em relação a outros jogos de OCS é, provavelmente, a redução da escala (o turno dura meia semana e todas as unidades de combate terrestre ou batalhão dão um passo, independentemente de seu tamanho), mas apesar disso o jogo foi concebido para utilizar a maioria das regras do OCS.
Reluctant Enemies faz pleno uso da maioria das regras da série OCS. Não há
hipshoots, nenhum extensor, não há formações, não há condições climáticas adversas, sem transporte aéreo, não há ouriços (tipo de obstáculo anticarro) exceto pela regra opcional, não há portos, e como mencionado anteriormente, as regras navais são muito abrangentes. Mas, enquanto parece existir uma longa lista de coisas que não estão no jogo, o núcleo do conjunto de regras OCS estão muito bem representados e pelo menos para este novato, ele agradou.
Situação estratégica: aqui é onde chegamos ao coração do jogo. Como tem sido bem cobertos em outros lugares, a Commonwealth (
organização intergovernamental composta atualmente por 53 países membros independentes) é dividida em três eixos para atacar o Vichy (
França de Vichy foi a denominação do Estado Francês de 1940 a 1944. Foi formado após a derrota francesa ante ao Império Alemão (Terceiro Reich) na Segunda Guerra Mundial): um ao longo da costa, onde o terreno é relativamente aberto, mas há apenas um estreito corredor que requer várias travessias de rios; um através das montanhas, com terreno acidentado que favorece defensores; e um através de um deserto muito mais aberto. No geral, a situação é bastante linear, sem muito espaço para grandes manobras de acompanhamento, o que torna fácil de entender para um novato, mas pode significar que Reluctant Enemies tem jogabilidade bastante limitada para os veteranos do sistema.
É difícil escrever sobre um jogo OCS sem falar sobre suprimentos. Este jogo envolve um desafio de suprimentos bastante simples, especialmente para o jogador Commonwealth, a respeito de como alocar suprimentos entre as três frentes. Naturalmente, não há fornecimento suficiente para ataques de grande escala em todas as frentes ao mesmo tempo. A natureza da rede rodoviária e ferroviária significa que a mudança de suprimentos de um eixo da batalha para outro é relativamente fácil para o jogador Vichy e mais difícil para o jogador Commonwealth, aumentando o desafio para o atacante.
Ambos os lados têm também poder aéreo suficiente para fazer este tipo de batalha interessante, mas sem tantas opções, fazendo com que um novo jogador possa enfrentar paralisia de análise (AP). Combate no ar é bastante intuitivo, mas Reluctant Enemies oferece muita oportunidade para aprender a fazer uso de varreduras e missões, bem como as opções abertas para a construção de novas bases aéreas.
No geral, o jogador Commonwealth atacando parece ter decisões mais interessantes em relação ao jogador Vichy na defesa. Em muitos casos (tanto devido ao terreno e à escassez de unidades de proteção altamente móveis) a melhor defesa parece ser cavar em pontos chave onde o terreno é mais amigável, ao invés de se envolver em contra-ataques oportunistas. Mas esta conclusão pode apenas refletir minha inexperiência com o sistema e uma falta de imaginação quando se trata de defesa. E a exceção é o combate no deserto, onde se é possível realizar muitas manobras em ambos os lados.
O Veredicto
Como mencionado antes, eu não tenho certeza se jogadores experientes jogarão mais que duas partidas de Reluctant Enemies. Há realmente apenas um cenário - jogo de campanha de 21 turnos e uma versão truncada de 9 turnos que é exatamente a mesma coisa que o jogo de campanha, exceto com as condições de vitória, adaptados para a duração do jogo. E, como mencionado, a situação estratégica é completamente linear.
Dito isto, o jogo é ideal para os iniciantes em OCS. É ideal não só por causa dos materiais introdutórios que estão incluídos, mas também porque a batalha que está sendo simulada é relativamente simples, mas ainda oferece um vislumbre de todo o escopo que o OCS tem para oferecer.
Resumindo, achei o livro de regras excelente e depois de jogar Reluctant Enemies estou ansioso para ver como o sistema funciona em uma escala maior. Este jogo certamente me fez ter interesse em todos os outros produtos OCS, e este certamente era meu objetivo.