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  4. Fortune and Glory - Primeiras impressões

Fortune and Glory - Primeiras impressões

Fortune and Glory: The Cliffhanger Game
  • avatar
    Descolado30/03/15 23:20
    avatar
    Descolado
    30/03/15 23:20
    819 mensagens MD

    Acho que muitos aqui conhecem a empresa FLIYING FROG e seus jogos temáticos voltados para o cinema. Last Night on Earth nos trazia os antigos filmes B de Zumbis enquanto A Touch of Evil: The Supernatural Game nos transportava para os filmes de horror gótico.
    Eis que agora eu lhes apresento FORTUNE AND GLORY - THE CLIFFHANGER GAME, um jogo que trás para o tabuleiro todo o charme dos filmes de Aventura ao estilo INDIANA JONES e A MÚMIA, onde o jogador encara um aventureiro caçador de tesouros e relíquias antigas viajando por todo o planeta enfrentando desertos, mares, florestas e ainda tendo que encarar poderosas organizações criminosas e perigosos vilões que não apenas tentarão tirá-lo do caminho mas também perseguirão as mesmas relíquias que você está caçando.
    Prepare o seu chapeu, enrole o seu chicote, limpe suas pistolas e embarque no texto abaixo porque a aventura será de tirar o fôlego!

    COMPONENTES

    A caixa é GIGANTE (se ficar interessado no jogo, prepare o bolso) mas é perfeita para comportar a imensa quantidade de componentes que este jogo possui. 

    https://lh3.googleusercontent.com/-s_uHAo2FC9I/VRnTtpt7NoI/AAAAAAAAHog/CTUeBvKp3e8/s800/IMG_1060.jpg

    O manual de 31 páginas mais um Guia de Consulta Rápida seguem o mesmo padrão dos folhetins da FF, com ótima qualidade, mas a ausência de um ÍNDICE para tamanha quantidade de informações deixa o jogador muitas vezes completamente perdidos (aprenda bem as regras antes de jogar pois recorrer ao manual para tirar dúvidas pode deixar seus companheiros de jogo frustrados). 

    https://lh6.googleusercontent.com/-mAweEqjc2Hw/VRdZgnvET_I/AAAAAAAAHj4/SfTSn0Z19Bc/s640/100_6042.jpg
    O foco do jogo é o modo Competitivo, que devido a quantidade de informações, exigiu um "Guia de Consulta Rápida".

    https://lh4.googleusercontent.com/-YRYpKBZtUrs/VRdZgeXLwAI/AAAAAAAAHjw/oacaOb3-Rx4/s640/100_6044.jpg
    Manual ricamente diagramado, como sempre, mas um índice seria muito bem vindo num manual de 30 páginas...

    A Flying Frog surpreende com dezenas e mais dezenas de miniaturas cheias de detalhes. Apesar da caixa alegar que existem uma centena de peças dentro da caixa, não se engane, a maioria delas fazem parte do conjunto de "moedas", que representam o montante de Fortuna (moedas douradas) e Glória (moedas azuis) que o jogador tem que adquirir para vencer o jogo.

    https://lh3.googleusercontent.com/-eiiej36qSFs/VRdZ5xJwvqI/AAAAAAAAHlY/zpbIvQuTtHU/s640/100_6057.jpg
    Mafiosos (primeiro plano), Soldados nazistas (segundo plano) e Templos secretos ao fundo. 


    https://lh4.googleusercontent.com/-YQx_8h0dNVI/VRdaABOsfCI/AAAAAAAAHls/94KUDK2QKqk/s640/100_6061.JPG
    Os Mocinhos: Alguns até parecem mocinhos, porém outros parecem mais atores coadjuvantes...


    https://lh4.googleusercontent.com/-P5JXu_-m_bw/VRdZhEEMFdI/AAAAAAAAHj8/f_m4SIhLFpY/s640/100_6045.jpg
    O tabuleiro é muito bacana, com ótima ilustração do mundo.

    https://lh4.googleusercontent.com/-hMEd1sVCVEY/VRdZlbT3jaI/AAAAAAAAHkE/bhDv9y7f7rU/s640/100_6046.jpg
    Perdido na Floresta: Floresta com um círculo vermelho (Deep Jungle) podem fazer o jogador ficar perdido por várias rodadas até encontrar um Artefato ou uma Base secreta inimiga no local. Cuidado...

    Some-se a ele as tradicionais fichas dos jogadores - que seguem o mesmo padrão dos demais jogos da produtora.

    https://lh6.googleusercontent.com/-2APeZGEy5Hk/VRdZsYV91ZI/AAAAAAAAHkk/JiUURFb77jY/s640/100_6049.jpg
    A FF não muda as fichas dos jogadores...

    https://lh4.googleusercontent.com/-L1a6JCKz244/VRdZnTd7JII/AAAAAAAAHkU/tULzvA39D9I/s640/100_6048.jpg
    Apenas no modo Cooperativo é que todos os decks são usados. Desafio cavernoso!

    O JOGO

    Fortune and Glory é jogo temático ambientado na década de 30 onde até 8 jogadores disputam uma CAÇA AO TESOURO. O objetivo é conseguir juntar Fortuna e Glória (representados por moedas) suficientes para cumprir o objetivo - a quantidade de moedas a ser obtida muda conforme a quantidade de jogadores. 
    Para conseguir essas moedas os jogadores saem movendo suas miniaturas pelo mundo lutando contra inimigos, encarando vilões e enfrentando toda a sorte de perigos em busca de artefatos valiosos.

    https://lh3.googleusercontent.com/-MlHwnrSv3nY/VRdZ_FOTsxI/AAAAAAAAHlk/aKV5fUd_Xo8/s640/100_6060.jpg
    Fortuna (dourada) e Glória (Azul): A foto engana pois as peças douradas não são exatamente "douradas". Todas são peças plásticas que poderiam muito bem vir como papelão. Não achei muito legal, mas serve.

    No começo do jogo diversos artefatos são espalhados pelo mundo e os jogadores podem se deslocar pelos continentes através de terra, mar e ar (rolando dados para mover). Cada vez que visita uma cidade ele pode conseguir aliados e equipamentos (gastando fortuna e glória) que aumentarão seus atributos e o ajudarão a enfrentar os perigos.
    O jogo vem com os tradicionais modo BÁSICO e AVANÇADO comuns aos jogos da Flying Frog.

    O "X" MARCA O LOCAL DO TESOURO

    A maneira mais rápida de vencer o jogo é coletando Artefatos - preferencialmente os mais valiosos. Os locais onde ficarão os artefatos são sorteados por meio de cartas, porém há uma coisa interessante nesse processo: O jogador compra uma carta de artefato em combinação com uma carta de Aventura (que vai indicar o grau de dificuldade para se obter aquele artefato). Assim os jogadores podem saber antecipadamente o grau de dificuldade que terão para consegui-lo. 

    https://lh3.googleusercontent.com/-LVU6ay_3aYE/VRnydUnIeNI/AAAAAAAAHpo/4Q9AYKc0zwI/s640/100_2637.JPG
    Decks de Artefatos e Aventuras: Combine uma carta de Artefato com uma de Aventura, sorteie um local no tabuleiro e boa caçada! As vezes um Artefato pode ser um TEMPLO perdido, que só oferece Fortunas, mas quase sempre corre o risco de desmoronar sobre sua cabeça.


    https://lh3.googleusercontent.com/-VTubOGCuwfU/VRnbVK1VPUI/AAAAAAAAHpE/UKaove0zCuM/s640/Artefato.jpg
    Artefatos: Acima uma carta de artefato ("The Heart") oferece 4 moedas de Fortuna e na carta de baixo a quantidade de cartas de "Perigo" a serem compradas e superadas para alcançá-lo (o valor "3" no escudo).

    Para dar chances iguais para os jogadores, a mecânica das AÇÕES neste jogo é diferente. A fase de MOVIMENTO é realizada primeiro para todos, seguida da fase de ação (Aventura). Isso permite que todos cheguem no mesmo local e ajam simultaneamente, competindo ou cooperando para conquistar o mesmo artefato.

    NÃO PERCAM! PERIGO E SUSPENSE

    Durante sua jornada pelo mundo é bem comum ter que combater inimigos que aparecem ou obstruem o caminho. 

    https://lh3.googleusercontent.com/-ITNx8RaAIt8/VRdaVvYda0I/AAAAAAAAHnE/zYFBiZLNh_Y/s640/100_6077.JPG
    Esteja preparado para tudo: Nesse ponto o jogo é bem diversificado. Num turno você pode estar enfrentando uma tribo de Pigmeus africanos e no outro se ver atacando um tanque Panzer alemão.

    PERIGO: Você está pilotando um avião sobre o mar. Repentinamente os motores começam a falhar e você descobre que foi sabotado. Então você começa a realizar uma série de procedimentos para tentar recuperar o controle da aeronave e se safar com segurança desta situação.
    SUSPENSE: Se falhar, você decide saltar do avião porém descobre que não tem paraquedas... antes de começar a rezar, você opta por planar o avião e saltar dele quando estiver próximo do chão. Se conseguir, seu anjo da guarda merece um aumento. Se falhar... bem, no dia seguinte você acorda num hospital em sua cidade natal sem saber direito o que aconteceu.

    Esta situação acima descreve resumidamente uma (e apenas uma) das várias cartas de perigo e suspense que um jogador tem que comprar e superar para conseguir um artefato (cada artefato pode exigir compar 2 a 5 cartas destas em sequência!). 
    Se o jogador falhar em algum teste de PERIGO, ele tem que flipar a carta para o lado SUSPENSE e enfrentar novamente outra situação complicada, porém mais perigosa. 
    A cada PERIGO superado o jogador pode ACAMPAR (pular seu turno) para recuperar energia e receber moedas de Glória ou então continuar enfrentando os demais perigos necessários para pegar o artefato, sem recuperar energia e sem obter Glória. O problema aqui é que, se falhar em qualquer PERIGO que terá pela frente e cair no modo SUSPENSE, o jogador PERDE todo o bônus que não pegou. 

    https://lh3.googleusercontent.com/-c1H--aN49mU/VRnaJ2TWcJI/AAAAAAAAHo8/htqqeIV5N-k/s640/DangerCliff.jpg
    Perigo (esquerda) e Suspense (direita): Várias opções para tentar superar um Perigo (Danger), mas se falhar, flipar a carta para o lado Suspense (Cliffhanger) limita tudo a apenas uma única saída.

    Quando vai passar por um teste de SUSPENSE (que não envolva combates), o jogador pode sofrer ferimentos para adicionar dados extras à sua rolagem (apenas neste teste). Calcule bem quantos ferimentos vai sofrer pois pode precisar sofrer mais caso caia em outro Suspense mais à frente. 

    MARATONA DA MORTE

    É muito difícil conseguir um artefato sem antes estar bem preparado para enfrentar as cartas de PERIGO. Essas cartas são imprevisíveis, um jogador pode conseguir passar num teste com uma única rolagem bem como precisar de várias para superá-lo, mas enquanto suas rolagens obtiverem pelo menos 1 acerto, uma nova rolagem pode ser realizada, causando aquela típica sensação do "passar por um fio".

    Essas cartas podem exigir qualquer atributo do jogador (combate, astúcia, agilidade, etc), dando ao jogador a opção de escolher QUAL DELES deseja usar para passar no teste, por isso não basta ser bom em apenas um único fundamento e para melhorar seus atributos os jogadores precisam comprar de um deck de Itens, Ferramentas ou Aliados (estes sim, bem valiosos). 

    https://lh4.googleusercontent.com/-II6eQUVrCHA/VRdaQXGfYjI/AAAAAAAAHm0/ATpOum8cB_M/s640/100_6075.jpg
    Não confie em ninguém: Aliados aumentam significativamente os atributos dos Heróis, mas se um Evento do Vilão pedir um "Teste de Lealdade" e o teste falhar, até o teu cachorro te abandona...

    https://lh6.googleusercontent.com/-MAJccKN0rw8/VRdZyPmqHUI/AAAAAAAAHk0/tJh7wjbWNoE/s640/100_6053.jpg
    Canivete Suiço: Além das habilidades, cada Herói possui diversos atributos que serão postos à prova durante o jogo. Melhorá-los é ESSENCIAL.

    MALFEITORES

    No modo competitivo seus únicos oponentes serão seus amigos. Já o modo Cooperativo  acrescenta uma  tonelada de coisas novas e dificuldades que tornam o jogo infinitamente mais desafiante (e difícil de gerenciar). Neste modo de jogo temos Templos que podem desmoronar, uma Organização que espalha criminosos e soldados por todos os cantos e os temíveis VILÕES.

    https://lh5.googleusercontent.com/-Wg-B8W-TjL8/VRdaczxC8mI/AAAAAAAAHng/4h3TEWIQWQg/s640/100_6080.jpg
    Os Malfeitores: Típicos vilões de filmes de Aventura dos anos 30. Mafiosos ou Nazistas, eles vão disputar os tesouros mais valiosos.

    Existem 6 deles no jogo, cada um com suas próprias habilidades, no entanto apenas 3 deles podem ser usados ao mesmo tempo (dependendo da quantidade de jogadores). Basicamente eles são de dois tipos: Mafiosos ou Nazistas. Todos tem "vida própria" (são controlados pelo tabuleiro) e seu principal objetivo é... Conquistar o Mundo! (que novidade...).

    https://lh5.googleusercontent.com/-x3rs7rGI9QU/VRdaWDZB8eI/AAAAAAAAHnM/vt-jfw_ub_Y/s640/100_6078.jpg
    Eventos do Mal: Para alguns eventos não tem vacina...

    Eles quase sempre estarão tentando conseguir os Artefatos mais preciosos antes dos Heróis (e o pior é que eles são muito bons nisso). Se forem deixados sozinhos num local com um artefato eles terão maior facilidade, o que não ocorre quando algum Herói está presente - no entanto isso também dificulta as coisas para o Herói, que terá de enfrentá-lo enquanto tenta sobreviver às cartas de PERIGO. 

    https://lh3.googleusercontent.com/-eo3vMF_Uegc/VRnfR0SS2LI/AAAAAAAAHpQ/uy5ehL9ANsg/s640/Treza.jpg
    Sorrateiro: Antes de enfrentar um vilão sempre será possível tentar passar por ele sem ser notado. Escolha um número e role tantos dados quanto forem o "Search" do Vilão. Se ele rolar o seu número, ops, ele te achou!


    EXTORSÕES, SEQUESTROS, OCUPAÇÃO NAZISTA E UM ZEPPELIN

    Tudo o que foi visto até agora refere-se ao modo COMPETITIVO. Já no modo COOPERATIVO mais uma dificuldade é acrescentada: Uma ORGANIZAÇÃO que tanto pode ser Nazista quanto Mafiosa (os jogadores escolhem) e uma Régua de Rodadas que controla a quantidade de riquezas dos vilões e encerra o jogo se um valor limite for alcançado.

    https://lh6.googleusercontent.com/-jU-mEUCFu6c/VRdZtXH1CCI/AAAAAAAAHks/2qDEC2JeP2U/s640/100_6052.jpg
    Nazistas ou Mafiosos: Essa escolha também definirá o tipo de Vilões a serem enfrentados. 

    Essa organização surge no jogo em forma de QGs e bases secretas que se espalham pelo mundo e fazem brotar inimigos por todo o canto, além de disparar eventos que podem atrapalhar bastante os mocinhos. 

    Enquanto uma Organização de Mafiosos pode sequestrar aliados dos Heróis e tornar mais cara a compra de Itens/Ferramentas, Organizações Nazistas podem ocupar territórios e obrigarem os Heróis a enfrentarem soldados armados a cada cidade onde entrarem.

    https://lh6.googleusercontent.com/-33nhS9SpWZw/VRdaii14rhI/AAAAAAAAHoA/YO9VI1Vsygw/s640/100_6085.jpg
    Ladrão que Rouba Ladrão: Atacar bases inimigas trás ótimas recompensas, como Glória e recuperação de Artefatos dos Vilões, mas não é uma tarefa muito fácil...

    De longe a Organização Nazista me parece a pior das escolhas, tornando o jogo bastante difícil. Enquanto os Mafiosos só possuem bases fixas, os Nazistas contam com bases fixas e uma base móvel, um ZEPPELIN que fica se movendo pelo tabuleiro o tempo todo acumulando riquezas e distribuindo soldados por todo lugar onde passa, além de dar maiores poderes de combate a eles.

    https://lh3.googleusercontent.com/-MDhqZC8t62E/VRdZy99UfdI/AAAAAAAAHlA/e7dmcKHiywE/s640/100_6054.jpg
    Base remota: No modo competitivo, além de espalhar soldados, o Zeppelin acumula fortuna. Já no Cooperativo ele assume um "Estado de Guerra" e amplia os poderes de soldados adjacentes.

    https://lh5.googleusercontent.com/-WJl2FrbCvMI/VRn_XGn3ACI/AAAAAAAAHp4/hfywAPo7aUs/s640/Zeppelin.jpg
    Assaltar um Zeppelin: Qualquer um pode tentar invadi-lo sem ser detectado (é difícil), mas se for visto, nada de usar ARMAS contra a segurança. Vai encarar?


    CONCLUSÃO

    Assim como TOUCH OF EVIL se inspirou em filmes de horror gótico (como "A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça") e conseguiu portar para o tabuleiro toda a temática que circunda esses filmes, FORTUNE AND GLORY deixa bem claro em sua temática que se baseou totalmente em filmes como INDIANA JONES e A MÚMIA.

    FORTUNE AND GLORY é um ameritrash de encher os olhos. É difícil não se encantar com peças de ótima qualidade, miniaturas fantásticas, um tabuleiro vistoso e uma mecânica que trás para o tabuleiro todos os principais elementos encontrados em FILMES DE AVENTURA. Está tudo ali: Vilões ardilosos, criminosos armados, Artefatos raros cercados de perigos desconhecidos, Templos que desmoronam na sua cabeça, Organizações criminosas, roubos, trapaças e mais um monte de outras coisas.

    Tirando os tradicionais combates contra Soldados ou Criminosos e as habituais Cartas de Evento que tanto podem ajudar quanto prejudicar, basicamente o jogo se sustenta em cima do sistema DANGER/CLIFFHANGER (Perigo e Suspense), como foi explicado acima. Esse sistema é o "pulo do gato" do jogo, pois vai colocar o jogador diante de situações que ele terá que superar para seguir em frente ou fazê-lo cair numa enrascada maior ainda, deixando sua aventura por um fio. Falhar num teste de Perigo não decreta o seu fim, apenas te obriga a virar a carta e cair num outro teste, mais difícil, porém dando totais chances do jogador se recuperar e continuar sua aventura. 

    O fato destas cartas permitirem aos jogadores escolherem a forma como passarão nos testes (qual atributo usarão) e também o fato da maioria requerer várias rolagens para superá-las deixa o jogo bastante emocionante. Mas não se engane: FORTUNE AND GLORY é um jogo onde o FATOR SORTE pesa (como na maioria dos jogos da FF). Nas primeiras partidas apanhamos bastante até pegar o macete e aprender que tudo no jogo nos recompensa com Glória e isso é fundamental para ir atrás de Fortuna.

    Como principais defeitos deste jogo eu destacaria dois: A grande quantidade de "regrinhas" para gerenciar a bela simulação que o jogo trás para o tabuleiro (bem mais que em Touch of Evil na minha opinião) acaba por torná-lo um tanto COMPLEXO e difícil de aprender, requerendo muitas recorridas ao manual (que não explica tudo e o FAQ também não ajuda) e também o TEMPO DE JOGO (que eu dificilmente imagino ser menor que 3 horas).

    Enfim, FORTUNE AND GLORY parece ser uma mistura de "Ameritrash" com "Party Game" com diversos elementos para agradar tanto os jogadores COMPETITIVOS quanto COOPERATIVOS pois nos dois modos de jogo ele se sai muito bem, combinando de forma bem bacana o dueto DIVERSÃO e DESAFIO. Jogo pra zoar com os amigos.

    Os mocinhos:
    - Peças e tabuleiro de ótima qualidade, mantendo o padrão da Flying Frog;
    - Mecânica consegue simular de forma muito bacana um filme de Aventura;
    - Fornecimento de dezenas de Miniaturas, inclusive para os Vilões (ao invés das habituais fichas com seus rostos), trazendo mais imersão para o jogo;
    - Modos de jogo Cooperativo e Competitivo conseguem ser igualmente desafiantes e divertidos;
    - Tem regras para formação de Times e partida SOLO;

    Os Vilões:
    - Fator sorte pode atrapalhar em muitas situações;
    - Tempo de jogo questionável, podendo ter um mínimo de 3 horas;
    - Manual não esclarece várias situações de jogo, é preciso ir atrás de fóruns internacionais;
    - Dependência de Idioma para as cartas;

    2
    0
    18
  • bruno
    1633 mensagens MD
    avatar
    bruno30/03/15 23:29
    bruno » 30/03/15 23:29

    Excelente review Descolado, eu gosto muito do Fang.
    Tenho um carinho a mais por ele, desde que joguei ele. A empresa apesar de algumas regras que acho desnecessárias tem para mim os jogos que mais gosto como um todo. 

    0
  • Descolado
    819 mensagens MD
    avatar
    Descolado01/04/15 10:09
    Descolado » 01/04/15 10:09

    Não sei exatamente o que você classifica como "regras desnecessárias" meu caro bruno, deixo aberto para você comentar.

    No caso do FAG, a principal diferença dele para seus antecessores (LNOE e TOE) é que ele tenta simular de maneira muito mais aproximada o tipo de filme em que baseia. Como sempre acontece em qualquer jogo, COMPLEXIDADE = AUMENTO DE REGRAS e por isso o FAG vai pagar um preço maior que esses jogos, tornando-se mais complicado de gerenciar. Mas o bacana é que isso não necessariamente aumentou a quantidade de ROLAGENS do jogo, digo as rolagens feitas estão dentro da mecânica. Eu acho um pé no saco rolar para usar uma arma e depois ter que rolar novamente para testar se ela "quebrou". Bota um dadinho diferente no jogo e resolve isso com uma rolagem, caramba!

    Achei que a FLYING FROG comeu bola legal nesse manual. Ele tá bem confuso, regras que se contradizem entre o modo COMPETITIVO e o COOPERATIVO, informações importantes não tem nenhum destaque. Por exemplo, eu levei um tempão para descobrir COMO SE CURAR neste jogo porque não existe nenhum título sobre isso em todo o manual e como ele não tem INDICE, você tem que caçar 30 páginas para tentar elucidar essa informação "quase inútil" do jogo [risos]. 

    Existe uma série de questões abertas que não foram respondidas e acho que nem serão já que não achei nada no BGG desde 2011, portanto cabe a nós bolarmos uma solução.

    O resultado final do jogo ficou MUITO BOM. A sensação de se estar num filme aliado a qualidade das peças realmente compensa bastante esse excesso de gerenciamento e basta que o dono do jogo domine bem as regras para que ele flua bem com a galera. Eu recomendo FORTEMENTE montar um GUIA DO USUÁRIO, uma ficha resumo com todas as principais regras (e dúvidas) compiladas para consultar rapidamente (o meu guia tá praticamente pronto, só preciso botar bandeirinha, florzinha, etc).

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  • bruno
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    bruno01/04/15 10:54
    bruno » 01/04/15 10:54

    Descolado::Não sei exatamente o que você classifica como "regras desnecessárias" meu caro bruno, deixo aberto para você comentar.

    No caso do FAG, a principal diferença dele para seus antecessores (LNOE e TOE) é que ele tenta simular de maneira muito mais aproximada o tipo de filme em que baseia. Como sempre acontece em qualquer jogo, COMPLEXIDADE = AUMENTO DE REGRAS e por isso o FAG vai pagar um preço maior que esses jogos, tornando-se mais complicado de gerenciar. Mas o bacana é que isso não necessariamente aumentou a quantidade de ROLAGENS do jogo, digo as rolagens feitas estão dentro da mecânica. Eu acho um pé no saco rolar para usar uma arma e depois ter que rolar novamente para testar se ela "quebrou". Bota um dadinho diferente no jogo e resolve isso com uma rolagem, caramba!

    Achei que a FLYING FROG comeu bola legal nesse manual. Ele tá bem confuso, regras que se contradizem entre o modo COMPETITIVO e o COOPERATIVO, informações importantes não tem nenhum destaque. Por exemplo, eu levei um tempão para descobrir COMO SE CURAR neste jogo porque não existe nenhum título sobre isso em todo o manual e como ele não tem INDICE, você tem que caçar 30 páginas para tentar elucidar essa informação "quase inútil" do jogo [risos]. 

    Existe uma série de questões abertas que não foram respondidas e acho que nem serão já que não achei nada no BGG desde 2011, portanto cabe a nós bolarmos uma solução.

    O resultado final do jogo ficou MUITO BOM. A sensação de se estar num filme aliado a qualidade das peças realmente compensa bastante esse excesso de gerenciamento e basta que o dono do jogo domine bem as regras para que ele flua bem com a galera. Eu recomendo FORTEMENTE montar um GUIA DO USUÁRIO, uma ficha resumo com todas as principais regras (e dúvidas) compiladas para consultar rapidamente (o meu guia tá praticamente pronto, só preciso botar bandeirinha, florzinha, etc).


    É nos jogos da FF como um todo, meu irmão. Eu gostaria que não tivesse a regra de movimento de sempre rolar (já acostumei com ela e hoje em dia não importo), outro ponto é que eu acho a maioria deles com uma dificuldade leve poderia ser mais complicado, A Touch of Evil tem combos que são destruidores. Mas igual falei anteriormente não troco a empresa por nenhuma outra. Ainda quero fazer relatos de jogatinas aqui de todos os jogos. O único que não joguei ainda foi o Touch of Evil: Dark Gothic e o Shadows of Brimstone, todos os outros eu gosto e tenho um grande carinho por eles.

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  • Descolado
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    Descolado01/04/15 12:48
    Descolado » 01/04/15 12:48

    Bom, eu já joguei LNOE e achei bem dificil, mas é pelo fato de ser SEMI-COOPERATIVO então a presença de alguém comandando o lado mau sempre deixa o jogo mais desafiante.

    Já o TOE eu só joguei solo até hoje e o LOBISOMEM sempre me espanca até a morte, não consigo vencer esse bicho de jeito nenhum, mas o jogo insere regras opcionais para tornar as coisas piores, nem isso tem adiantado??? 

    Esse lance da regra do movimento parece que o FAG até sugere que cada jogador tenha um valor fixo (4 movimentos), mas a rolagem acaba sendo obrigatória já que sempre é preciso verificar se o jogador ganhou uma carta de evento. Só que por se tratar de um jogo que simula uma situação meio caótica, essa regra de movimento me parece justa, não? Digo, podem ocorrer situações onde uma pessoa não consiga ir em determinado lugar por ficar "preso" por algum motivo. 

    Enfim, acho que se for apenas por questões de movimento isso é fácil resolver, bota uma house rule aí que teus amigos concordem, não vai exigir cálculos mirabolantes e vai melhorar a fluidez do jogo sem necessariamente desbalanceá-lo.

    Shadows of Brimstone é um jogo que eu vou olhar (infelizmente) com muita ressalva porque o tema dele não é nada casual o que pode afastar aquele primo que te visita 1 vez por mês [risos]. 

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  • Descolado
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    Descolado01/04/15 18:27
    Descolado » 01/04/15 18:27

    Fala Bruno. Estou animado com o jogo meu amigo, já entrou na minha WISHLIST, mas é que no MM tá custando 400 dilmas então nem pensar por enquanto! Assim que o preço cair ou se eu achar por um valor melhor, ele vai entrar na minha coleção!

    Já que você se mostrou um entusiasta do jogo, que tal dirimir algumas dúvidas que não tem no manual?

    a) Cooperativo: Você está num CLIFFHANGER e um amigo seu chega no mesmo local que você. Pergunta: Ele pode tentar passar no teste no seu lugar?

    b) Vilain Phase, fase do OUTPOST: O que você faz primeiro: Rola para gerar novas bases ou rola para saber qual evento foi disparado pelos Outposts? Veja que essa questão é super importante porque dependendo da ordem destas ações, isso pode determinar se novos soldados inimigos vão entrar no tabuleiro NESTA VILAIN PHASE ou na próxima...

    c) Página 23, que diz: "Any Heroes present that are not the one taking the current Test are allowed to Exert to add extra Adventure Dice (even if it is not a Cliffhanger)."

    Qualquer herói presente que não esteja participando de um Teste é permitido realizar EXERT (tomar dano para ganhar dados extras) mesmo se não estiver num Cliffhanger.

    Não entendi. As regras dizem que eu só posso usar EXERT para passar num CLIFFHANGER portanto não faz sentido eu receber dados extras se estou num DANGER. 

    d) Se uma BASE SECRETA estiver numa DEEP JUNGLE, existe a possibilidade de eu ficar PERDIDO na floresta enquanto tento encontrá-la, assim como ocorre ao buscar um Artefato ou Templo?

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  • Descolado
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    Descolado08/04/15 09:25
    Descolado » 08/04/15 09:25

    Brunão, Brunão, você não está fazendo a lição de casa, heim!

    a) Cooperativo: Você está num CLIFFHANGER e um amigo seu chega no mesmo local que você. Pergunta: Ele pode tentar passar no teste no seu lugar?


    Depois de muito vasculhar no BGG, a FF respondeu que SIM, isso pode ser feito. É uma resposta não oficial, ou seja, não documentada (foi respondida via e-mail para um consumidor). Eu particularmente sou contra. Cliffhanger é uma situação onde o caboclo está sozinho, ele se meteu nessa enrascada sem ajuda e portanto tem que sair dela sem ajuda, mas enfim, fica a cargo de quem for jogar.

    b) Vilain Phase, fase do OUTPOST: O que você faz primeiro: Rola para gerar novas bases ou rola para saber qual evento foi disparado pelos Outposts? Veja que essa questão é super importante porque dependendo da ordem destas ações, isso pode determinar se novos soldados inimigos vão entrar no tabuleiro NESTA VILAIN PHASE ou na próxima...

    O manual não informa essa ordem, portanto fica a cargo dos jogadores. Tendo em vista que o jogo parece ser mais fácil no modo cooperativo (apesar das dificuldades incluídas no jogo - ainda preciso tirar isso a limpo), sugiro obviamente rolar primeiro para gerar novas bases e assim, no mesmo turno, fazer surgir novos HENCHMENS pra galera enfrentar.


    c) Página 23, que diz: "Any Heroes present that are not the one taking the current Test are allowed to Exert to add extra Adventure Dice (even if it is not a Cliffhanger)."
    Qualquer herói presente que não esteja participando de um Teste é permitido realizar EXERT (tomar dano para ganhar dados extras) mesmo se não estiver num Cliffhanger.

    Não entendi. As regras dizem que eu só posso usar EXERT para passar num CLIFFHANGER portanto não faz sentido eu receber dados extras se estou num DANGER.


    Essa eu ainda preciso assimilar, tenho que jogar uma partida completa para entender como funciona.

    d) Se uma BASE SECRETA estiver numa DEEP JUNGLE, existe a possibilidade de eu ficar PERDIDO na floresta enquanto tento encontrá-la, assim como ocorre ao buscar um Artefato ou Templo?


    A galera do BGG acha que sim, que como qualquer artefato, uma base secreta (sendo "secreta") deve estar num lugar bem escondido e portanto se estiver numa floresta, nada mais justo que o jogador encontrar dificuldades para encontrá-la, portanto "extra-oficialmente" a resposta é SIM.

    e) Se um vilão estiver no mapa procurando um artefato e outro estiver nocauteado em sua carta e um jogador comprar uma carta AGENT OF EVIL, qual dos vilões ele coloca na sua aventura: Aquele que está procurando um artefato ou aquele que está nocauteado?

    Sem resposta oficial, use o "bom senso". Apesar de saber que não se trata de bom senso (teoricamente NENHUM DELES poderia ser colocado em sua aventura uma vez que nenhum deles está "disponível"), acho que o ideal seria usar o vilão que está procurando um artefato já que existe uma regra para vilões nocauteados.

    Por enquanto, é isso. 


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  • bruno
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    bruno08/04/15 09:38
    bruno » 08/04/15 09:38

    Descolado::Fala Bruno. Estou animado com o jogo meu amigo, já entrou na minha WISHLIST, mas é que no MM tá custando 400 dilmas então nem pensar por enquanto! Assim que o preço cair ou se eu achar por um valor melhor, ele vai entrar na minha coleção!

    Já que você se mostrou um entusiasta do jogo, que tal dirimir algumas dúvidas que não tem no manual?

    a) Cooperativo: Você está num CLIFFHANGER e um amigo seu chega no mesmo local que você. Pergunta: Ele pode tentar passar no teste no seu lugar?

    b) Vilain Phase, fase do OUTPOST: O que você faz primeiro: Rola para gerar novas bases ou rola para saber qual evento foi disparado pelos Outposts? Veja que essa questão é super importante porque dependendo da ordem destas ações, isso pode determinar se novos soldados inimigos vão entrar no tabuleiro NESTA VILAIN PHASE ou na próxima...

    c) Página 23, que diz: "Any Heroes present that are not the one taking the current Test are allowed to Exert to add extra Adventure Dice (even if it is not a Cliffhanger)."

    Qualquer herói presente que não esteja participando de um Teste é permitido realizar EXERT (tomar dano para ganhar dados extras) mesmo se não estiver num Cliffhanger.

    Não entendi. As regras dizem que eu só posso usar EXERT para passar num CLIFFHANGER portanto não faz sentido eu receber dados extras se estou num DANGER. 

    d) Se uma BASE SECRETA estiver numa DEEP JUNGLE, existe a possibilidade de eu ficar PERDIDO na floresta enquanto tento encontrá-la, assim como ocorre ao buscar um Artefato ou Templo?


    Estranho, a ludopedia não me avisou desta msg, perdão.
    Ficou alguma duvida?

    0
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