Esta semana chegou em casa o meu kickstarter do Argent: The Consortium, um dos que eu mais estava aguardando esse ano. Já de início sentei para traduzir ele, mas a patroa decidiu não esperar e colocar logo na mesa assim que ontem já botamos para rodar.
O Jogo
Para quem não conhece Argent é um jogo euro, porém muito temático e com muitas opções. O jogo acontece na universidade mágica de Argent (pense Hogwards e não estará muito longe do que é). O Chanceller da universidade renunciou à vaga dele, e os jogadores entram pela corrida a ser o novo Chanceler. Para isso eles terão que descobrir quem são os votantes que participarão da eleição final (O Consorcio) e tentar conseguir o que eles querem para ganhar o seu voto.
Cada turno os Candidatos colocaram o seus Magos ao redor da faculdade para ganhar mais influência, recrutar novos apoiadores, investigar feitiços. Tudo para ganhar o maior número de votos.
Para deixar as coisas mais divertidas ainda cada Mago (worker) tem habilidades diferentes dependendo do departamento da universidade que ele estuda. Alguém ocupou o lugar que você precisava? Sem problema, Conjurador e bola de fogo nele! Você quer colocar 2 magos este turno? Use magos planares e manipule o tempo a seu favor!
Os seis departamentos (No centro), junto com o Arquimago (branco) e os novatos (amarelo)
Jogatina
Setup pronto e magos escolhidos: A
Lunamarx jogará de Burman, o candidato dragão (em forma humana) do departamento de conjuração, e eu jogarei com Riflam Lenshear, do departamento de Tecnománcia. Cada um ganha automaticamente 2 magos do departamento então ela tem 2 magos vermelhos e eu 2 laranjas.
Esquece Dilma e Aécio, aqui a eleição vai ser na porrada mesmo.
A primeira fase começa com o Draft de magos até cada candidato ter 5. Como eu vi que ela tinha bastantes magos vermelhos resolvi jogar defensivo, peguei um Druida (imune a duelos) um Teúrgo (imune a feitiços) e um mago planar.
Eu descobri um votante que votaría quem tivesse marcado mais votantes, o que para mim ia ser sussa com a habilidade do meu personagem, já o segundo votaria em quem tivesse mais itens consumíveis (poções), e na mesa não tinha nenhum para comprar.
O primeiro turno foi tranquilo, começamos a nos espalhar pela universidade, investigar nossos primeiros feitiços e marcar alguns votantes. Ai começou o segundo turno e a putaria começou. A lunamarx tinha comprado mais um feitiço de dano, e mandou dois magos meus para a enfermaria e exilou um terceiro de volta para mim. Além disso, ela começou a jogar uma estratégia de controle do tempo muito agressiva, pegando as cartas de relógio (que controlam o fim do turno) mesmo quando ainda tinha ações para usar. Na segunda rodada o turno acabou e eu ainda não tinha acabado de recuperar os meus magos feridos então ela já começou a ganhar mais recursos e ficar na frente.
Pense em um jogo que ocupa mesa... eramos só 2 jogando e ainda a caixa com os tokens estava em uma mesa ao lado
Na terceira e quarta rodada já começamos a definir as estratégias, eu tinha visto mais dois votantes que iriam votar em quem tivesse mais sabedoria e pesquisa, eu comecei a pesquisar feitiços druídicos de defesa para não tomar outra surra, e cruzando os dedos para que algum votante que eu não tinha revelado votasse quem tivesse mais magia druídica.
A Lunamarx tava juntando muitos apoiadores, influencia e consumíveis. Mesmo sem ela saber que ia ter um voto para quem tivesse mais consumíveis, eu tive que desistir desse voto e focar na pesquisa.
Chegou a última rodada, e as jogadas a ficar cada vez mais sacanas. A Lunamarx matou as duas cartas de relógio cedo na rodada para me negar a influência e ouro que elas davam, porém, precipitando o fim (o primeiro que tivesse que passar turno fecharia o jogo).
Eu tinha visto muitos votos, porem em muitos a Lunamarx tinha já vantagem. Tentei focar em influência pois ela resolve os desempates, com sorte, eu conseguiria ganhar algum voto a mais desse jeito. Coloquei o meu mago verde para pegar influencia (imune aos magos vermelhos, pelo que é melhor para segurar o local) e ainda usei uma poção para mandar um Tecnomante para outra dimensão e reclamar o mesmo espaço 2 vezes. 4 de influência me colocariam na frente na corrida. Além disso tentei colocar os outros em lugares de item para ver se ainda conseguia pegar os consumíveis suficientes para ganhar o voto.
O jogo acabou precipitadamente, eu tive que comprar a última carta de relógio e a Lunamarx ainda não tinha colocado metade de seus magos, a sua estratégia de controlar o ritmo do jogo se voltou contra ela e impediu ela aproveitar bem a última rodada. Eu fiz isso em parte pq ela tinha um feitiço super apelão que mandava para a enfermaria todos os magos de uma sala e não quis arriscar a ela ter tempo de usar.
A votação final:
Ufa, no último turno eu consegui virar e conseguir mais influencia o que me garantiu um dos votos. Consegui dois consumíveis a mais também o que me empatou com a Lunamarx porem como influencia resolve desempates eu ganhei o voto dos consumíveis também na última rodada!
Revelamos os votantes e somamos os votos.
A universidade e os votantes mudam em cada jogo então a estratégia nunca é a mesma.
A Lunamarx tinha mais ouro, apoiadores, e controlava os departamentos de Conjuração, Divinidade e Planar, além de ter mais diversidade entre as cartas que possuía.
Eu tinha mais influência, sabedoria, votantes marcados, consumíveis, e tinha feito mais pesquisa, além de controlar o departamento de Misticismo.
6 votos para cada um! Mas como eu tinha virado a luta por influencia no ultimo turno, a vitória final foi minha. Riflam Lenshear é o novo Chanceler!
Impressões
WOW!! Não perai... WOW!!
Esse jogo é muito foda!!
Eu não sou muito fã de euro pq normalmente a temática é uma bosta, e a ideia de trazer negros da Africa para cultivar o meu arroz nunca me empolgou demais. Mas isso aqui... isso aqui é legal.
Muitas opções, muitas decisões importantes. Não é so colocar magos, é importante quem você coloca e quando você coloca. Você tem que se preocupar em se defender ou tomarão os seus espaços, você tem que se preocupar em descobrir os votantes e correr atrás do que eles querem ou você perderá a votação final!
O jogo fica disputado até a última rodada, e como você não sabe que votantes os outros jogadores descobriram, você tem que ficar de olho no que eles estão fazendo para tentar atrapalhar o jogo deles.
Nos votos que os dois descobrimos, como a mina que vota em quem tem mais Misticismo, o jogo vira uma competição encarniçada para roubar o voto do outro.
Eu e a Lunamarx adoramos o jogo. A pesar de ter durado umas 2 horas, a gente mal viu o tempo passar, e só não jogou outra seguido pq era a hora da janta. Tem tudo o que você pode querer, planejamento, temática, facadas pelas costas. A gente estava tão focado que eu que estava querendo tirar uma fotinho do gameplay no fim da rodada com a mesa cheia, ficava esquecendo direto.
10/10
Espera, não vou dar 10 apenas por um pequeno detalhe.
Quem foi o corno do designer que escolheu essas duas cores!
A pesar do meu departamento ser Tecnomancia eu tive que usar durante o jogo a cor Azul do departamento de Divinidade para a gente não confundir as fichas com as de Conjuração.
Até ai foi de boa, ai guardando o jogo no fim do jogo a Lunamarx misturou os dois saquinhos... Imaginem a tragédia depois para separar.
9.5/10
Você gostará se:
- Gosta de euros mais complicados.
- Gosta de ferrar com as jogadas dos seus amigos.
- Você é fã de Harry Potter. (Se você é fã de Harry Potter, esse é o único jogo que você PRECISA ter)
Você não gostará se:
- Você gosta de jogos simples com poucas coisas a controlar.
- Você dá valor à amizade.
- For daltónico. (Serio, se você for, fica longe desse jogo)