Dixit – Review
Overview:
Já foi dito que uma imagem vale 1.000 palavras, então quantas palavras possíveis se encaixam em um jogo que tem como principal mecânica, a imaginação de seus jogadores? Essa é a ideia de Dixit, um jogo diferente de todos os outros, deixe suas ideias fluírem, e veja se seus adversários compartilham com a sua imaginação, ou se você foi o único que pensou diferente de todos.
Componentes:
Dentro do jogo temos um tabuleiro para contar pontos, algumas peças para marcar votos, 84 cartas, e 6 pequenos lindos coelhos feitos de madeira com cor diferente, muito melhor do que os pinos de plástico comumente usados em jogos nacionais para marcar posição do jogador ou pontuação. O que merece destaque no jogo, são as 84 cartas, compostas por desenhos surrealistas, abstratos, e muitas vezes consideradas pelos jogadores, como malucas, porém a arte delas é fantástica, sendo extremamente bem desenhadas.
Gameplay:
Mas então, como funciona o jogo? É extremamente simples, começamos o jogo com uma mão de 7 cartas, colocamos nossos coelhos de madeira no início do contador de pontos, e uma das pessoas, em geral aquela que disser que tem uma ideia boa, é a primeira a começar. Ela passa a ser o contador de histórias daquele turno, escolhe uma das cartas da sua mão, e diz o que pensou. Essa é a parta mais interessante, a história contada pode ser absolutamente qualquer coisa, pode ser um poema, uma frase qualquer, um barulho qualquer, o nome de alguém ou de um personagem, podendo até mesmo ficar em silêncio, ou dizer o nome de um filme ou série famosa, mas logo irá perceber que ser muito óbvio em sua escolha não é muito interessante, e grande parte da diversão está em achar algo diferente. Depois de escolher a carta e contar a história, o contador de história espera até que todos os outros jogadores procurem em sua mão, alguma carta que lembre de algum modo o que o contador falou, escolhendo e entregando a ele, para que todas sejam embaralhadas e colocadas no tabuleiro.
Ao abrir todas as cartas, ficando elas numeradas, todos os jogadores exceto o contador de histórias tenta achar dentre elas, qual foi escolhida pelo contador. A escolha de cada um é feita escondida dos outros, e depois todas são reveladas ao mesmo tempo. O jogador que conseguir encontrar a carta certa ganha 3 pontos, no entanto, se algum jogador errar, e votar na carta de outro jogador, ele não ganha nenhum ponto, porém esse outro jogador ganha um ponto extra, por ter escolhido bem e enganado seus adversários. Já o contador de histórias, ganha 3 pontos a partir do momento que algum jogador acerta sua carta, porém não todos eles. Se nenhum jogador acertar, ou todos acertarem, o contador não ganha nada, e todos os outros ganham 2 pontos, ou seja, o contador da vez não pode dizer algo que não vá lembrar sua carta, ou algo que seja extremamente óbvio, o certo é fazer com que alguém acerte, mas não todos. Depois disso, todos compram uma nova carta, e o contador de histórias passa para o jogador a esquerda do anterior.
Opinião:
Dixit é um jogo leve, que gera boas risadas e nada mais do que um ótimo passatempo para a família, mas isso não quer dizer que jogadores menos casuais não irão gostar, é tão interessante e diferente para eles como para seus pais, ainda não tive uma pessoa que tenha jogado, e tenha achado o jogo fraco, pode-se dizer que nem todas as cartas vão te dar uma boa ideia sobre algo pra falar ou colocar quando alguém contar a história, mas ela pode despertar ideia na mão de outro jogador.
Não se joga Dixit para ganhar, não é para correr atrás dos pontos, e sim para se divertir, pensar na história que possa ser mais engraçada dentro do seu grupo de jogadores, você irá se frustrar se quiser desesperadamente ganhar, por que depende que os outros jogadores pensem como você, e jogando irá perceber muito rápido, que o que é óbvio para um, nem passou perto na cabeça de outro. Esse é o ponto forte de Dixit, a imaginação.
Conclusão:
O jogo é para todos. Mulher, filho, amigos e jogadores sérios, é realmente abrangente, as mecânicas simples fazem com que seja muito fácil de explicar, e o jogo flui de maneira rápida, muitas vezes com os jogadores pedindo para jogar de novo, e de novo.
Vale ressaltar que com 84 cartas, o jogo tem uma boa rejogabilidade, porém, se jogar muito com o mesmo grupo de amigos, pode ser que comecem a ficar sem ideias e se tornar um tanto repetitivo, mas será necessário uma grande quantidade de partidas para isso acontecer. Felizmente, o jogo já possui expansões, e outras versões, o que pode deixar o seu deck com mais de 400 cartas!! Isso irá permitir que o jogo se torne imprevisível e completamente diferente durante muito tempo, mesmo com o mesmo grupo de pessoas.
Recomendo fortemente o jogo para todos que buscam um jogo divertido, com mecânicas simples, e que toda a família possa jogar.
Review por André Abib Azevedo