Por Russell Waddel
Fonte: http://www.boardgamegeek.com/thread/1309698/tomorrows-wartoday
Após ler alguns comentários depreciativos em vários fóruns sobre este jogo, eu gostaria de acrescentar meus pensamentos sobre a segunda edição de Tomorrow's War.
Você pode se perguntar o que é Tomorrow's War? Bem, é um sistema de jogo de miniaturas Sci-Fi publicado pela
Ambush Alley.
Sistema
Tomorrow's War usa um sistema exclusivo para o gênero de miniaturas. Ao invés de usar um tipo de dado específico (como um d6), ele usa quatro tipos diferentes de dados para calcular "Qualidade da Tropa " e "Moral". Os tipos de dados são: d6 (baixa qualidade / moral), d8 (média qualidade / moral), d10 (alta qualidade / moral) e d12 (excepcional qualidade / moral). Muitos dos cenários exigem que você tenha unidades D8 e D10. Além disso, o dado de moral de cada unidade pode ser diferente, dependendo do cenário. Muitas das rolagens diferentes no jogo são baseadas nestes quatro tipos de dados. Além disso, em vez de ter rolagens de moral separada (como
Warhammer 40,000), as rolagens são tratadas por “reação de qualidade e moral" juntas. Coisas como ser preso, franco-atiradores e várias outras situações que podem surgir no campo de batalha estão sujeitos a estes testes de reação.
Miniaturas não estão inclusas no jogo
Os turnos não possuem uma ordem determinada, e você rola os dados para iniciativa. Rolagens mais altas jogam primeiro. O movimento é realizado em polegadas, com o mesmo estilo de restrições devido ao terreno, edifícios, etc. Eu realmente não notei muita diferença de outros jogos de miniaturas neste aspecto. Durante sua fase de movimento, você pode selecionar as unidades em "Overwatch", com linha de visão para uma unidade inimiga ou uma outra unidade amiga. Estas unidades "Overwatch" reagirão em primeiro lugar. Seria como uma unidade em um prédio observando uma outra unidade em movimento no meio da rua. Caso essa unidade estiver debaixo de fogo, a unidade em overwatch lhes daria cobertura. Se a unidade estiver em Overwatch, eles ficam nesta posição até o próximo turno. Então, eles podem se mover novamente. O combate se inicia depois de mover todas as unidades. Falarei do combate mais tarde. Depois do combate, você rola novamente a iniciativa e começa tudo de novo. É um sistema bastante básico.

Manual
O livro é colorido, com muitas perfumarias e grandes figuras. Muitas das miniaturas nas imagens são profissionalmente pintadas (as miniaturas não são inclusas no jogo), artisticamente colocadas e as imagens mostram-nas em grandes poses. A obra de arte é grande, e dá um sentido aos mundos que estão no livro. Uma coisa que eu tenho a reclamar é a organização e falta de mapas. Deixe-me explicar. Eles têm uma seção inteira dedicada a um novo sistema de energia solar / planetas, mas não há mapas para explicar os mundos ou no que eles são semelhantes. É realmente frustrante, porque se você quer fazer uma campanha, esta falta de visão geral torna essa tarefa muito difícil. Além disso, a organização está realmente ruim. Isso torna mais difícil quando você está lendo alguma coisa, e a conclusão fica em outra página. É frustrante às vezes. Mas eu recomendo a leitura do livro minuciosamente, porque há regras para tudo, incluindo alienígenas e robôs.
Cenário de Star Wars
Combate
O coração de qualquer jogo de miniaturas. Aqui temos 2 tipos de combates: de infantaria e veículos. Há muitas regras para cada um, e os veículos podem ser qualquer coisa como Tanques, Hovertanks e até mesmo veículos de Rastreamento e Walker. Ele é um grande sistema e permite muita liberdade. O combate é resolvido através da rolagem de dados “qualidade de tropas” para cada membro da unidade. Você causa danos e em seguida, o seu oponente atira de volta. Qualquer unidade em overwatch pode atirar antes que outras unidades resolvam o seu combate. Danos são marcados no final do ataque e a unidade precisa fazer um teste de qualidade de tropas para evitar o pânico se a respectiva unidade sofrer perda de mais da metade de seus pontos de vida. No início do seu próximo turno, você faz uma primeira rolagem para determinar a natureza das lesões da unidade. Qualquer unidade não morta durante o tiroteio pode ser "evacuada".
Cenário de Star Wars
Aspecto das Miniaturas
Não há muitas miniaturas específicas para jogar com o sistema de Tomorrow's War. Uma verificação recente no site da
Ambush Alley Games revelou que a
Ground Zero Games criou uma linha de miniaturas para este jogo, mas você pode usar quase qualquer miniatura do mercado, desde que ela tenha uma arma nas mãos. Peguei alguns paraquedistas britânicos da Segunda Guerra Mundial, e estou construindo um plantel com eles, alguns tanques de minha coleção e alguns robôs da Dollar Store. Enquanto a miniatura se adaptar à escala, ela pode ser utilizada neste jogo.
No geral, este é um grande jogo. Sim, o livro tem algumas falhas, mas pode ser ignorado se você está disposto a colocar algum tempo para ler as regras cuidadosamente. Eu realmente amo este jogo, e não posso esperar para jogar mais alguns cenários com meu grupo.