Por Christopher Richter
Fonte: http://www.boardgamegeek.com/thread/1309896/boardgaming-ftw-reviews-builders-middle-ages
Imagine que você voltou para Idade Média. Onde os grandes mestres construtores fizeram o seu melhor trabalho. Enquanto eu jogo The Builders: Middle Ages, posso ouvir os sons de formões sendo martelados, serras de moagem através da madeira, telhas sendo colocadas no lugar, e os mestres artesões dando ordens aos seus aprendizes.
Este é um grande jogo em uma lata pequena com um preço muito baixo. Este é um jogo que você pode trazer sempre para a mesa. Um que pode ser jogado por toda a família.
Publicado em 2012 pela Asmodee para 2-4 jogadores e geralmente levando cerca de 30 minutos para jogar, The Builders: Middle Ages é um daqueles jogos que nunca serão jogados da mesma forma duas vezes seguidas.
Para começar cada jogador recebe 5 moedas de prata e uma moeda de ouro. Cada moeda de ouro vale 5 moedas de prata. Cada jogador também recebe um aprendiz. Uma vez que todos têm um aprendiz, o resto deles serão embaralhadas no deck com os outros artesãos. Em seguida, compre para o centro da mesa as cinco cartas superiores do baralho de artesãos e cinco cartas do baralho de edifícios.
É dada a carta de primeiro jogador para que as outras pessoas não se esqueçam de quem foi o primeiro a jogar. Cada jogador pode fazer três ações. Há um monte de coisas que você pode fazer nestas ações: pegar um trabalhador da mesa, construir um edifício com ferramentas, colocar o trabalhador em um edifício pagando seu custo, ou ignorar uma ação para conseguir dinheiro.
Em seu primeiro turno, você deve dar uma boa olhada nos edifícios e trabalhadores que estão em cima da mesa e tentar obter uma construção que terminará facilmente. Eu recomendo pegar um mestre artesão, logo que você veja um, mesmo se você só tiver uma última ação. Estes mestres artesãos têm as melhores habilidades no jogo.
Há quatro coisas que você precisa para terminar uma construção: carpintaria, alvenaria, arquitetura e telhado. Nem todos os trabalhadores têm essas habilidades ao mesmo tempo. Há também ferramentas que são misturadas no baralho de construções. A maioria delas podem construir dentro de 1 turno, elas valem pontos, e você pode usá-las como trabalhadores não-remunerados. Ferramentas custam uma ação para colocá-las em jogo.
Um exemplo de turno é você pegar um edifício, pegar um trabalhador, e em seguida, colocar o trabalhador no edifício pagando seu custo. Você também pode pagar 5 moedas para fazer uma outra ação. Terminar um edifício não custa uma ação. Quando souber que precisará de moedas, então você deve ignorar a sua vez. Ignorar a sua vez vale seis moedas.
O primeiro jogador que chegar a 17 pontos iniciará o final do jogo. Edifícios e ferramentas concedem uma certa quantidade de pontos. Para cada dez moedas que você tem no final do jogo também vale um ponto. Se o jogo terminar com o último jogador da vez, a partida se encerra automaticamente. Porém, se o primeiro jogador alcançar 17 pontos, todos os outros jogadores terão pelo menos mais 1 vez com a esperança de recuperar o atraso para um empate ou de superar a maior quantidade de pontos.
Joguei algumas partidas onde aconteceram mais seis ou sete ações na última rodada. Além disso, tivemos muitos jogos onde o vencedor ganhou pelo saldo de pontos em moedas.
Este é um jogo fácil, ótimo para toda a família. Eu gosto de jogar este jogo com o meu grupo e ele emite a mesma vibração de um
Splendor. The Builders: Middle Ages é um jogo que eu definitivamente recomendo.