Por Lawrence Low
Fonte: https://boardgamegeek.com/article/17625842#17625842
Esta é uma verdadeira joia, um jogo muito subestimado, talvez devido a ser mal interpretado como um jogo de guerra, ou a falta de exposição, ou porque não foi facilmente categorizado.
Eu começo dizendo que não entrarei com as principais regras e mecânicas do jogo, e o livro de regras é a melhor referência. Em vez disso, eu escrevo por que eu adorei este jogo, e o que eu amo sobre ele, de modo que alguém que está pensando em comprá-lo ou jogá-lo terá alguma ideia se é algo que ele / ela irão gostar.
Aviso legal - eu confesso, eu me tornei um fã dos jogos de
Peter Hawes, e este foi o jogo que fez isso por mim. Ele chamou minha atenção pela primeira vez enquanto navegava na lista de um leilão no ano passado, mas infelizmente eu não ganhei. Portanto, 2 semanas atrás eu consegui adquirir 3 jogos de Peter Hawes em uma só compra. Eu também tenho
Triassic Terror e
Francis Drake, mas não tenho
Colonial Diplomacy e
Heads of State.
1) Este é de longe o melhor jogo que reflete essa Era esquecida na história
Eu sou um fã de história, especialmente de conflitos militares e as razões e campanhas por trás deles. EU AMO jogos cuja mecânica reflete o tema, mas não eurogames puros e insípidos com temas pregados na mecânica ou ameritrash puro que são mecânicas pregadas no tema. Eu também tive o suficiente da maioria dos jogos de guerra, dos quais 95% são da GMT e Avalon Hill – jogos com duração longa para 2 jogadores, rolagens de dados para decidir jogadas, tabelas de resolução de conflitos, mesas de atrito, fichas de unidades / blocos, e um pesado e seco livro de regras (lembrou
Advanced Squad Leader?). Mas eu amo “waros” (euro + jogos de guerra) no estilo de Martin Wallace, que integram perfeitamente tema e mecânica de forma relevante e pensativa. Feito direito, pode ser cativante e envolvente. Este jogo é feito apenas de acertos, e é tão bom quanto qualquer coisa que Martin Wallace já projetou.
2) Se você é um fã da série da HBO como Game of Thrones ou Roma, ou seja, rico drama histórico, este jogo é para você!
Como alguns de vocês devem saber, George RR Martin baseou sua popular série de Game of Thrones sobre as Guerra das Rosas e a dinastia César. Eu li livros como de Sharon Kay Penman, The Sunne in Splendour, e, claro, Richard III de Shakespeare. Conn Iggulden está apenas começando uma nova série de romances baseados nos conflitos. De repente, a história medieval inglesa está ficando sexy novamente! Você vai sentir-se nos papéis de Edward IV, Richard III ou Kingmaker. Planeje para despistar seus adversários. E QUE envolvente! Durante a sessão, o nosso grupo normalmente barulhento foi tão silencioso que você podia ouvir uma moeda caindo durante a fase de planejamento.
3) É uma mistura perfeita de várias categorias e mecânicas, mas tudo de uma maneira que faz sentido
Você tem um jogo de guerra, controle de área e um pouco de otimização de recursos + licitação cega + cronometrar suas ações + antecipar ações dos adversários, e cooperação / competição jogado em boa medida. Não existem dados, e há 2 mecanismos de recuperação muito claros dentro do jogo, bem, então você nunca está realmente fora da conquista. E você não pode culpar uma pobre rolagem de dados. E sua cabeça pode rolar com pobres táticas de curto prazo e pobres estratégias de longo prazo...
Os componentes são bonitos e reflete a obra de arte da época (até a parte de trás do tabuleiro é bem utilizado mostrando todos os campos de batalha). Mas o mais importante, tudo muito funcional. Com jogos desta profundidade e complexidade, muitas vezes você precisa parar e consultar o livro de regras várias vezes durante o jogo. Em nossa primeira partida, fomos apenas duas vezes consultar a referência. O tabuleiro de planejamento serve como uma “ajuda” ao jogador. Nada é desperdiçado.
4) Quem pode não gostar do jogo?
Até agora fui efusivo sobre Wars of the Roses. Mas quem entre vocês podem não gostar?
- se você é um jogador casual ou social que gosta de jogos rápidos e não precisa exercitar muito o cérebro. Este é um jogo de pensadores.
- se você é um euro puro, que deve ter cubos de muitas cores, a oportunidade de construir um motor econômico complicado, e modernizar os edifícios várias vezes durante o jogo, de uma maneira ordenada e progressiva, este não é para você. Seu reino cuidadosamente construído pode desmoronar a qualquer momento, devido a traições de aliados, ataques a seus acervos, ou seus nobres sendo subornados à distância. Em nosso último jogo, eu estava liderando por uma margem de 200% em PVs no final do turno 3, e no turno 4, dois outros jogadores tinham me ultrapassado por cerca de 8-10 pontos e eu tinha perdido 80-90% dos meus nobres e construções.
- se você é um Grognard do tipo tradicional, este jogo pode não ser para você. Ele joga em 2-4 horas, e não existem dados ou tabelas para consultar. Você pode se sentir perdido, como Adolf na Eurolândia.
5) E quem pode gostar do jogo?
- se você é um fã de Ameritrash, você ainda pode gostar dele. Na verdade, você pode adorar! É Ameritrash com atitude e é realmente imersivo. Além disso, este jogo tem grande longevidade.
- se você é um sujeito de mente aberta que gosta de jogos exclusivos, que são historicamente precisos, ainda assim originais em mecânicas, e se você gosta de profundidade com escolhas difíceis de tomada de decisões, este jogo é para você um presente estratégico.
Eu acho que
Wars of the Roses é melhor do que o
A Game of Thrones: The Board Game (Second Edition)! Talvez eu deva chamá-lo de
Game of ThRoses?