Por Chris Marling
Fonte: https://goplaylisten.wordpress.com/2014/12/12/ancient-terrible-things-a-four-sided-game-review/
Ancient Terrible Things é um jogo de dados no estilo Yahtzee com um tema Lovecraft / Cthulhu que adiciona elementos de gestão de mão e poderes especiais para elevar um pouco mais o nível. Mas se você é um jogador relativamente novo, não desanime. Enquanto não há lotes de cartas na caixa não há muitas opções; este é definitivamente um jogo tático, em vez de estratégico.

As partidas de Ancient Terrible Things tendem a durar cerca de uma hora, com pouca variação entre o número de jogadores, que é de dois a quatro jogadores. Quanto ao tema de horror, é muito cartunesco e não há nada com que se preocupar em termos de faixa etária. Seu primeiro pensamento deve ser: eu gosto de jogos de dados que abusam da sorte? Se assim for, continue a ler. O valor comercial do jogo é definitivamente caro para este tipo de jogo de dados. No entanto, os componentes são de altíssima qualidade, a partir da caixa para o tabuleiro e passando também pelos dados, de modo que vale o seu dinheiro.

Em uma rodada de Ancient Terrible Things cada jogador vai tentar derrotar uma criatura rolando a combinação necessária em cinco dados (um par de 5 ou superior, um terno de três etc). Sucessos dão-lhe a carta de criatura, que concede pontos de vitória no final do jogo. Cada turno você também pode obter recursos e fazer uma ação. Recursos permitem que você use cartas, compre equipamentos, derrote criaturas ou altere suas jogadas de dados - com cartas de ações e equipamentos fazendo mais do mesmo, ou dando pontos no final do jogo.
Ensinando
Enquanto Ancient Terrible Things é muito mais que um jogo Yahtzee, este tem vantagens e desvantagens. Enquanto de um lado é fácil de ver se as pessoas podem gostar do jogo e dá às pessoas uma base sobre o que esperar, por outro lado também faz as coisas de forma diferente o suficiente que possa complicar para alguns. A principal coisa que você precisa explicar é como rolar novamente os dados. Ao contrário dos jogos padrão do estilo Yahtzee, se você quiser jogar novamente, você não pode simplesmente colocar de lado os dados que escolher. Em vez disso, você tem que gastar uma ficha de foco em cada dado que você não quer jogar novamente - caso contrário, você tem que refazer tudo. Isso pode levar algum tempo para se acostumar, mas funciona bem.

Além disso, existem vários outros tipos (cores) de dados que funcionam de forma diferente: dados vermelhos são de tiro único (não podem ser rolados novamente), dados amarelos de "sorte" trabalham como um dado Yahtzee padrão (pode ser sempre rolado novamente gratuitamente), entre outros. No entanto, estes só aparecem através de equipamentos ou cartas, tão raramente, que não precisam de explicações logo de cara para não acrescentar muita confusão. Além disso, o jogo faz um ótimo trabalho de se auto-explicar com as cartas. Há uma pilha de equipamento (para comprar) e cartas de talento (você sempre tem três destas na mão, no início de uma rodada), mas mesmo na primeira partida a maioria dos jogadores não precisarão perguntar como elas funcionam.
Os Quatro Lados
Os quatro lados abaixo tratam-se de mim, além de três amálgamas fictícios extraídos ao observar meus amigos, e suas respectivas peculiaridades e estilos de jogo.
O escritor: embora o tema de Ancient Terrible Things poderia ser qualquer outra coisa, o estilo e arte deste jogo ajudam a gerar uma atmosfera - mesmo que ela não seja nada muito imersiva; a fonte no estilo Comic e a paleta verde escura chamará a atenção em qualquer um com um pouco de amor pelas coisas da mitologia de Lovecraft. Há decisões interessantes a serem feitas na maioria dos turnos, mas sempre volta para a sorte nos dados. Sempre esperamos que possa equilibrar a cada rodada, mas nenhuma quantidade de cartas pode salvar da terrível sorte persistente.
O pensador: enquanto grande parte do jogo é tática, há alguns elementos estratégicos. Criaturas vêm em quatro cores e ser o primeiro a derrotar um determinado tipo lhe dá uma carta de bônus para a pontuação no final do jogo – mas este bônus pode ser tirado de você, se alguém o alcança em uma cor (como acontece com o bônus de estrada em
The Settlers of Catan). Você também pode obter pontos negativos por não conseguir derrotar uma criatura - mas às vezes vale a pena tomar este soco no queixo se for para atrapalhar alguém de receber uma criatura de uma cor que você não quer que eles tenham.
O ameritrasher: eu amo os rolamentos de dados e um tema de horror, enquanto Ancient Terrible Things lhe dá muitas maneiras de mexer com as pessoas - mas nenhuma delas deve ser desagradável o suficiente para assustar os bebês. Grandes riscos podem dar grandes recompensas enquanto o fracasso nunca é punido, encorajando-o a ir para grandes rolagens. E ter quatro tipos de ficha realmente permitem que você siga em uma rota escolhida ou escolha várias rotas para a vitória. Eu gosto disso.
O novato: enquanto horror nunca será a minha primeira escolha de tema para um jogo, este é feito cartoon o suficiente para atrair-me. Os dados claros são lindos e há um bom humor que atravessa o jogo, apesar de que tudo é um pouco úmido e escuro - o que pode ser complicado na luz baixa. Mas o mais importante, mantém o fator diversão de um bom jogo de dados, sendo mais tático / estratégico do que
King of Tokyo, sem ser tão “na cara”.
Principais observações
A brigada de jogadores dizem, essencialmente, que "este jogo é ok... é apenas um jogo Yahtzee com um pouco mais de opções ". Na verdade eu não posso discutir com isso e se você não sente que precisa deste estilo de jogo em sua vida, é hora de ir embora. Mas, se você realmente gosta de Cthulhu, ou adora rolar dados, vale a pena verificar Ancient Terrible Things - apenas prepare-se para um preço caro por este estilo de jogo. Os críticos mais severos irão chamá-lo de chato, dizendo que as decisões que você faz não importa para o resultado. Enquanto sobre o jogo ser chato é, obviamente, uma opinião pessoal dos críticos, os comentários sobre as escolhas que me confundem. Será que o jogador que rola melhor ganha o jogo? Possivelmente. Será que alguém que rola terrivelmente por todo o jogo perde? Sim. Mas é um jogo de dados! E eu já vi combos de bons equipamentos ganharem o jogo, independente de quem lança os dados, o que é bom o suficiente para mim.
Finalmente, há inevitáveis comparações com
Elder Sign. Inevitável, mas na minha mente, equivocada. Pessoalmente, vejo um erro ao comparar um jogo competitivo com um jogo cooperativo. É claro que se você gosta mais de cooperativos, vá para Elder Sign - mas não há realmente nenhuma outra base para comparar os dois jogos.
Conclusão
Eu troquei King of Tokyo rapidamente, porém eu não odeio ele, quero jogá-lo novamente (na verdade, eu amei o estilo e componentes), mas simplesmente não consegue ter rejogabilidade o suficiente para me fazer querer levá-lo para a mesa. Para mim, Ancient Terrible Things faz isso. Pode ser um pouco de estilo sobre a substância levando a melhor sobre mim, o que é raro - mas eu amo a arte deste jogo, apesar de ser um pouco escura em alguns lugares. Para mim, o estilo lúdico é confortável aqui e eu adoro olhar para este jogo sobre a mesa.

Tem aquelas rolagens de dados em momentos de aperto que você levanta da cadeira, tem aqueles momentos em jogadas de dados surpreendentes ou terríveis que você grita “não!”, e ao mesmo tempo, rolamentos ruins não conseguem deixá-lo de fora da vitória. Minha única reserva é o preço. King of Tokyo e Elder Sign possuem mais custo/benefício. Enfim, estou muito feliz com minha compra, e o jogo é uma ótima opção para mim, mas eu seria mais feliz recomendá-lo se vocês conseguissem obtê-lo por um preço mais baixo.