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  3. Star Wars: Imperial Assault
  4. Review: STAR WARS IMPERIAL ASSAULT!!!

Review: STAR WARS IMPERIAL ASSAULT!!!

Star Wars: Imperial Assault
  • avatar
    Groo13/01/15 11:55
    avatar
    Groo
    13/01/15 11:55
    488 mensagens MD

    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/834/ehxvc3.jpg


    "A long time ago in a galaxy far, far away..."

    Ok, nem tanto tempo atrás, e nem tão tão distante assim... :angel:

    No último final de semana nós estreamos aqui na Gruta o Imperial Assault, um dos jogos mais aguardados nos últimos meses. :woot:

    O Imperial Assault é o novo dungeon crawler da Fantasy Flight Games, criado por Corey Konieczka, Justin Kemppainen e Jonathan Ying, com temática baseada na fortíssima franquia Star Wars (o jogo acontece logo após a destruição da Estrela da Morte).

    Bom... Fantasy Flight + Konieczka + Star Wars = Fórmula de sucesso, disso não há dúvidas, mas e o jogo??? :ermm:

    Peguem a pipoca e guardem seus sabres de luz, vamos falar um pouco dele nos próximos parágrafos. ;)


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/836/t6k5q3.jpg


    As más notícias (ou nem tanto, já que quase todo mundo já sabia disso) são que o Imperial Assault é bastaaaante parecido com o Descent (quem não curte Descent dificilmente irá gostar dele), e as boas notícias são que o Imperial Assault é bastaaaante parecido com o Descent (quem curte o Descent provavelmente irá adorar Imperial Assault!!!). :D

    Não tem como deixar de falar dessa similaridade, pois apesar do Imperial Assault apresentar mudanças e melhorias (algumas realmente ótimas) em relação ao Descent, a jogabilidade, as decisões e as opções táticas são bastante semelhantes nos dois jogos.


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/867/yr8ry3.jpg


    Ambos são jogos semi-cooperativos onde um jogador controla o tabuleiro como overlord (ou como o Império, no caso do Imperial Assault), tentando frustrar os planos de vitória dos demais jogadores (que no Imperial Assault são os Rebeldes). Ambos utilizam um sistema de cenários (a cada vez é jogado um cenário diferente) que podem ser jogados como uma campanha, ambos possuem tabuleiros modulares (praticamente idênticos nos dois jogos) com o mesmo tipo de malha e a mesma mecânica de exploração, personagens com poderes variáveis e habilidades únicas, cartas de equipamentos com habilidades especiais, etc, etc, etc.

    Ok, ok, outros jogos também tem estas mesmas coisas, mas o além disso o Descent e o Imperial Assault exigem praticamente o mesmo tipo de planejamento e decisões táticas (um tanto limitadas, em ambos os jogos) dos jogadores, fazendo com que tenham um feeling muitíssimo parecido... é quase como jogar o mesmo jogo, só que com temáticas diferentes. (se isso é um ponto positivo ou negativo, cabe a você julgar... ;))


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/358/sxz6wh.jpg


    Semelhanças comentadas, vamos falar do que tem de novo no Imperial Assault! :woot:

    Para começar, o Imperial Assault muda um pouco aquele velho sistema de todos os players jogarem os seus turnos para só então o overlord jogar o seu. Nele os turnos são intercalados, um player joga e passa a vez para o overlord (que poderá ativar todos os seus personagens de um mesmo tipo), depois joga outro player e volta a vez para o overlord (que ativará os personagens de outro tipo), e assim por diante até que todos os personagens (dos players e do overlord) tenham sido ativados e encerre-se a rodada.

    Essa mecânica de turnos intercalados confere bastante dinâmica ao jogo... O overlord não precisa mais esperar um tempo enorme entre cada jogada sua, além de poder interferir nas ações dos jogadores de forma bem mais eficiente. E os jogadores, por sua vez, passam a ter um jogo com decisões mais importantes, desde a ordem em que cada um resolverá o seu turno, até as improvisações táticas necessárias após cada jogada do overlord. Ficou ótimo. ;)


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/606/f3019b.jpg


    Os conceitos de alcance e mecânicas de tiro à distância também são bem diferentes no Imperial Assault... As armas não apresentam um valor de alcance, como na grande maioria dos jogos (se não em todos), este valor é delimitado pela quantidade e pelas cores dos dados que a arma permite rolar.

    O jogo traz diversos dados em cores diferentes, onde cada cor indica em que aquele dado é melhor: ataque corpo-a-corpo, ataque a distância, defesa, etc. Cada dado pode conter diferentes símbolos (inclusive em uma mesma face), que definem os hits dados no inimigo, o valor de defesa após um ataque, a ativação das habilidades especiais da sua arma, etc, e um destes símbolos é um valor numérico que define exatamante o alcance que aquele resultado fornecerá. Portanto, se o seu personagem estiver a 5 espaços de distância do alvo, terá que rolar pelo menos um resultado 2 e um resultado 3 (por exemplo) para atingí-lo.

    É claro que armas de longa distância usarão dados que possuam valores de alcance, mas você não sabe quanto de alcance terá até que role os dados... Por um lado isso acrescenta ainda mais sorte ao jogo, pois mesmo que consiga os hits necessários para causar dano no oponente, você pode não conseguir o alcance necessário para sequer acertá-lo. :(  Mas, por outro lado, essa mecânica traz um conceito bem interessante para o jogo: "Quanto mais perto do seu inimigo, melhor". :)

    Ou seja, há também um conceito de "mira" nessa mecânica do alcance, já que quanto mais longe o seu personagem estiver do oponente, mais difícil será rolar os resultados necessários para acertá-lo (e vice versa). Não podemos negar que é temático... ;)


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/134/xn01g6.jpg


    Outra coisa que ficou ótima no Imperial Assault foi o sistema de Campanha, onde jogam-se os cenários em ordem, acompanhando a história de background.

    "Ah, mas vários jogos já possuem esse sistema de campanha..." :'(

    Sim, praticamente todos, mas no Imperial Assault não há a repetição de cenários, ou seja, mesmo que os Rebeldes percam a partida a campanha segue para UM DOS cenários seguintes." :)

    Isso significa que o próximo cenário a ser jogado depende de quem vença, Império ou Rebeldes, e na nossa campanha isso foi até um pouco além: o Império venceu o primeiro cenário e abriram 2 opções para a partida seguinte, como se houvessem dois caminhos possíveis para os Rebeldes (nós escolhíamos qual seguir). EXCELENTE sistema, nada mais chato que precisar jogar 3 ou 4 vezes o mesmo cenário, como acontece na maioria das campanhas de dungeon crawlers!!! :woot:


    Na transição entre cenários também ocorre uma evolução dos personagens, onde tanto os Rebeldes quanto o Império ganham XP e créditos, podendo gastá-los na compra de mais habilidades, equipamentos, cartas de agenda, etc.

    Acho que aqui não ficou faltando nada, aprovadíssimo o sistema de Campanha do Imperial Assault. ;)


    https://www.ludopedia.com.br/uploads/01/048/41oxb4.jpg


    Enfim, Imperial Assault é um daqueles jogos cheios de regrinhas que eu não vou ficar dissecando aqui. Foquei nas principais evoluções à partir do Descent, mas é óbvio que tem muito mais do que isso para se conhecer, inclusive um modo de jogo Skirmish PvP (aguardem os vídeos de gameplay!!! \o/). A arte está linda, as miniaturas são legais, a jogabilidade é boa, as histórias de background são envolventes, e o tema... bom, do tema nem preciso falar, né? Star Wars rulez!!!! :woot:

    Então vale a compra???? Aí só depende de você, meu caro padawan... Quem não curte Descent dificilmente vai gostar do Imperial Assault, mas quem curte certamente vai adorar. Creio que as preferências entre um e outro acabarão ficando mais por conta das temáticas do que pelos jogos em si. ;)


    Valeu!
    Groo


    http://www.medlei.com.br/boardgames/imagens/AvatarGroo.png
    Marcelo "Groo" Medeia é um dos sócios da Gigante Jogos, programador visual, board gamer semi-profissional, nunca escreveu nada, nunca publicou nada, nunca... enfim, basicamente ele nunca fez nada, só joga board games e escreve umas besteiras para você, que também é aficcionado por esse mundo dos Jogos Modernos. ;)

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  • bruno
    1633 mensagens MD
    avatar
    bruno13/01/15 12:27
    bruno » 13/01/15 12:27

    Parabens pelo review, Groo.
    Quando minha irma, disse que jogou. Eu já imaginei que se ia fazer review. :devil:
    Eu vi por aqui 2 missões com amigos e não me deu tesão.
    Talvez seja o tema, talvez seja por achar o descent o mais fraco DC dos atuais em venda.Espero que lancem coisas inovadoras mas por enquanto.. está aonde o descent está... Atrás de todos os DCs.

    E vou falar de novo, esses DCs cinzas são muito FEIOS.......

    1
  • jackbezerra
    941 mensagens MD
    avatar
    jackbezerra13/01/15 13:09
    jackbezerra » 13/01/15 13:09

    Parabens, Groo, pelo excelente review (como de costume!).

    Só uma duvida: eu tenho o Descent e ainda não consegui jogar, mas já li todo o manual e o livro de campanhas etc....ou estou muito enganado, ou a Campanha do Descent também segue essa premissa - ou seja, se os jogadores ganham, a próxima aventura será a aventura A, mas se a partida termina com a vitória do Overlord, a próxima aventura será a B. Ou estou enganado?

    O que de fato não vi é a abertura de duas opções, ou seja, no caso da vitória dos jogadores eles poderiam escolher entrer ir para A1 ou A2, mas o fato de ir para aventuras diferentes dependendo de quem vence, existe no Descent. O meu é o mais novo, Second Edition.

    1
  • Groo
    488 mensagens MD
    avatar
    Groo13/01/15 14:22
    Groo » 13/01/15 14:22

    jackbezerra::Parabens, Groo, pelo excelente review (como de costume!).

    Só uma duvida: eu tenho o Descent e ainda não consegui jogar, mas já li todo o manual e o livro de campanhas etc....ou estou muito enganado, ou a Campanha do Descent também segue essa premissa - ou seja, se os jogadores ganham, a próxima aventura será a aventura A, mas se a partida termina com a vitória do Overlord, a próxima aventura será a B. Ou estou enganado?

    O que de fato não vi é a abertura de duas opções, ou seja, no caso da vitória dos jogadores eles poderiam escolher entrer ir para A1 ou A2, mas o fato de ir para aventuras diferentes dependendo de quem vence, existe no Descent. O meu é o mais novo, Second Edition.


    Valeu Jack, e da forma como eu tinha escrito realmente estava dando a entender que o Descent ainda não tinha isso, editei lá. ;)

    1
  • Mandr4ck
    3 mensagens MD
    avatar
    Mandr4ck14/01/15 22:39
    Mandr4ck » 14/01/15 22:39

    Cara esse jogo chamou muito minha atenção, pena que no meu grupo inglês é um problema, mas se um dia vier em português é compra certa. Parabens pela resenha Groo, ficou excelente.

    0
  • gpereira
    97 mensagens MD
    avatar
    gpereira15/01/15 18:11
    gpereira » 15/01/15 18:11

    Se me lembro bem Groo, o esquema de ataque a distância do Descent 2.0 também já é exatamente como você descreveu. Os dois jogos parecem mesmo muito similares, eu preferia que eles já tivessem lançado o jogo com um modo co-op contra o tabuleiro, sem overlord.

    Uma coisa que eu ouvi mas não sei se procede, é que no Imperial Assault os monstros controlados pelo Overlord em uma determinada sala só aparecem no cenário quando os rebeldes abrem a porta, isso é verdade? Seria uma tensão a mais, diferente do Descent onde os heróis já sabem onde se encontram todos os monstros, mesmo aqueles localizados em salas fechadas.

    Att,
    Gustavo Pereira

    1
  • edilsoncs
    228 mensagens MD
    avatar
    edilsoncs15/01/15 19:02
    edilsoncs » 15/01/15 19:02

    Sensacional Groo !! atiçou a compra por aqui !!

    0
  • Groo
    488 mensagens MD
    avatar
    Groo15/01/15 20:59
    Groo » 15/01/15 20:59

    gpereira::Se me lembro bem Groo, o esquema de ataque a distância do Descent 2.0 também já é exatamente como você descreveu. Os dois jogos parecem mesmo muito similares, eu preferia que eles já tivessem lançado o jogo com um modo co-op contra o tabuleiro, sem overlord.

    Uma coisa que eu ouvi mas não sei se procede, é que no Imperial Assault os monstros controlados pelo Overlord em uma determinada sala só aparecem no cenário quando os rebeldes abrem a porta, isso é verdade? Seria uma tensão a mais, diferente do Descent onde os heróis já sabem onde se encontram todos os monstros, mesmo aqueles localizados em salas fechadas.

    Att,
    Gustavo Pereira



    Sim Gustavo, o overlord só faz o setup da sala quando ela é aberta pelos rebeldes. Além disso, tem triggers nas missões onde entram mais inimigos. Jogamos novamente depois desse review e conforme a missão foi rolando entrou uma galera forte que nem sabíamos que apareceria (inclusive o Vader :'().

    1
  • Douglas Knupp
    168 mensagens MD
    avatar
    Douglas Knupp16/01/15 09:46
    Douglas Knupp » 16/01/15 09:46

    Review empolgante!

    Vou esperar mais um pouquinho para adquirir o meu, ainda não li o manual, mas com meu péssimo inglês, acho que vou esperar os coleguinhas traduzirem para eu ler em portuga.:D

    1
  • bbacelar
    177 mensagens MD
    avatar
    bbacelar04/02/15 16:05
    bbacelar » 04/02/15 16:05

    Groo, após ter jogado imperial assault, o Level 7 Omega Protocol ainda é uma das (se não melhor) experiência em DC para você?

    0
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Star Wars: Imperial Assault - Review: STAR WARS IMPERIAL ASSAULT!!!
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