Por Charlie Theel
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1289120/sci-fi-pilot-worth-view
X-COM: ele levanta cabelo na parte de trás de milhares de pescoços dos jogadores. X-COM: é uma das mais belas propriedades intelectuais de ficção científica que está cheio de nostalgia e imaginação. X-COM: é um dos temas mais solicitados para um jogo de tabuleiro, desde a negociação no Mediterrâneo. Muito antes da Fantasy Flight anunciar o jogo de tabuleiro
XCOM: The Board Game, a Ares trouxe Galaxy Defenders para o Kickstarter, financiou-o com sucesso, e então entregou uma caixa de enorme qualidade recheada de papelão grosso e plástico detalhado. Esta é a coisa mais próxima que nós chegaremos a uma experiência do tamanho de X-COM tático.
Dados personalizados
Ares é uma empresa que deixou de fazer enormes caixas de jogos que remontam ao passado e nós jogadores Ameritrash não podiam deixar de comê-las. Este jogo vem com vários tabuleiros grandes de mapa, centenas de fichas e placas, e 28 miniaturas de qualidade. A caixa está transbordando para o preço e está vazando com excelentes dados personalizados gravados, dois manuais belamente ilustrados, muitas ajudas ao jogador, e dezenas e dezenas de componentes de alta qualidade. O grande volume e atenção aos detalhes é excelente e isso definitivamente qualifica-se como um trabalho feito com amor.
Então, este é um Jaguar todo cromado com um motor de má qualidade? Claro que não; esta é uma Ferrari, rasgando a rodovia como uma equipe de fuzileiros navais passando por cima de uma horda de cadáveres alienígenas. Este jogo se destaca com influências de títulos do gênero lançados anteriormente, como
Gears of War: The Board Game, os jogos da família D&D Adventure System, e até mesmo
Doom: The Boardgame. Jogadores cooperam para controlar uma equipe de fuzileiros navais do espaço, onde são atribuídos um personagem específico com equipamentos, talentos e habilidades únicas. A jogabilidade é baseada em cenários, que você encontrará em um livro de história que contém uma grande quantidade de missões com script, onde todas trazem surpresas únicas e layouts inteligentes.

Os jogadores se revezam ativando o seu agente e, em seguida, ativando os alienígenas antes que o jogo passe para o próximo agente. No seu turno, você pode mover por vários hexágonos, atacar, e executar uma ação em qualquer ordem que desejar. Atacar consiste em rolar os dados personalizados vermelho ou azul à procura de danos. O defensor, em seguida, rola um certo número de dados azuis igual ao número de acertos que você marcou e tenta rolar escudos para cancelá-los. Há algumas particularidades e elementos táticos interessantes em que os símbolos adicionais provocam a perda de munição, e acionam armas ou habilidades especiais. A resolução é surpreendentemente rápida, e uma vez que você ganha o ritmo, uma grande variedade de efeitos são obtidos com uma mecânica simples e direta.

O sistema que forma a inteligência artificial dos inimigos é tipicamente uma reminiscência do excelente Gears of War. Algumas cartas ativarão tipos de alienígenas específicos (Xeno Alphas, Aracnos, Spine Critters, etc.), outras cartas ativarão todos os alienígenas que estão feridos, e algumas ativarão todos os alienígenas que estão em combate corpo a corpo. É dinâmico e imprevisível e atinge um nível altíssimo de tensão. Além disso, cada alienígena tem o seu próprio ataque e prioridade de comportamento encontrados em sua carta de status que confere personalidade e distinção. Alguns alienígenas vão preferir manter distância enquanto outros vão querer chegar e acertar vários personagens no corpo a corpo. É interessante e contribui para a disputa mental ao tentar avaliar as melhores ações para a sua equipe e como abordar uma situação rápida de batalha.

O elemento mais importante que este projeto tem a seu favor quando comparando-o com os seus pares é o construído em modo de campanha. Este é o modo recomendado de jogo que você começará na Missão 1 e se ramificará em uma série de cenários diferentes, dependendo do seu sucesso ou fracasso. Eventos e efeitos específicos também mudarão em um determinado cenário com base em sua missão anterior e quão bem você fez. Isto é inteligente e uma ótima maneira de criar uma narrativa abrangente sobre o que dá cada propósito e significado da sessão. Eu também gostei do evento do tabuleiro onde você compra uma única carta no final de cada turno. Este baralho de eventos é montado com base no cenário e geralmente inclui uma infinidade de efeitos interessantes, como o clima ou o movimento errático dos alienígenas. Isso dá uma enorme flexibilidade e é onde você encontrará referências a sucesso ou fracasso do cenário anterior.
A segunda faceta do modo de campanha que é de interesse primordial é o sistema de experiência que você tem no meio das missões. Se você matar um alienígena, poderá rolar dados no início da próxima rodada para procurar símbolos GD e acionar uma subida de nível. Esta premiação de benefícios diferentes, tais como habilidades ou módulos de tática, proporcionam efeitos especiais e poderes. É uma mecânica de subida de nível simples e elegante que ainda oferece uma grande variedade de opções quando se seleciona habilidades sem atolar o jogo com enormes árvores de classe ou um sistema de desenvolvimento exagerado. É elegante e se encaixa perfeitamente com o resto do design de uma maneira perfeita.

Galaxy Defenders possui um design agradável de mecânicas com um dos melhores sistemas de campanha para um jogo deste tipo. No entanto, tem um enorme lote de jogos no mesmo estilo. A concorrência é feroz com uma série de jogos de miniatura táticos que já enchem o mercado, assim como vários monstros que sairão em breve.
Seu maior obstáculo é o fato de que é baseado em uma nova propriedade intelectual sem definição prévia estabelecida. Ele tem uma forte semelhança com X-COM e certamente se sente semelhante enquanto sinais de movimento no mapa revelam os alienígenas, bem como elementos de coleta de fragmentos de armas alienígenas para construir armas de energia. No entanto, ele não chega a se sentir plenamente realizado em escopo e amplitude aqui. Este jogo base se sente mais como um piloto sólido para um programa de televisão emergente que está sobrecarregado com a necessidade de preparar o terreno e estabelecer os parâmetros de qualidade. Eu tenho esperança de que as duas expansões recentemente financiadas introduzam psiônicos e armaduras de poder. O horizonte parece extremamente promissor nesse sentido.

Galaxy Defenders é um título de qualidade que empurra quase todos os meus botões Ameritrash. Ele fornece tensão e difíceis decisões táticas durante o enquadramento de toda a experiência em uma história intrigante de campanha que apresenta progressão do personagem. Tem um elevado fator de brinquedo e dá-lhe aquela estranha sensação de que está jogando com GI Joes na sala de estar do seu pai enquanto ainda participa da estrutura de um jogo para superar um árduo desafio. Não é bem o meu shooter tático perfeito, mas é quase uma ambientação perfeita para X-COM, e que deve ser suficiente para trazer qualquer jogador temático para a mesa.