Por Jeff Smith
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1248946/critical-review-game-i-love
Como o título diz, eu realmente gosto deste jogo. Eu joguei apenas dez partidas até agora, incluindo várias partidas solo (onde joguei de ambos os lados) e o fluxo do jogo tem sido diferente a cada vez. Tal como o seu irmão mais velho,
War of the Ring (second edition), este jogo conta uma grande história. Toda vez que eu termino de jogar qualquer um dos dois jogos há essa sensação de "Uau, isso foi algo especial", e eu fico sempre ansioso para voltar a jogar.
Mas chega de “babação”. Prometi a mim mesmo uma revisão crítica, então deixe-me chegar a ela.
COMPONENTES:
Eu realmente não tenho muito a dizer de crítica aqui. As minis são grandes (eu acho que terei de pintá-las). As cartas estão de volta ao pequeno tamanho utilizado na primeira edição do War of the Ring. Tudo é muito fácil de ler, mas ter se acostumado às cartas do tamanho tarot da segunda edição de War of the Ring me parece um pouco de retrocesso. As cartas de personagem, por outro lado, são de um tamanho muito bom.
Os marcadores de papelão são de qualidade muito agradável, mas eu definitivamente não sou um fã dos triângulos. As fichas de danos, Ira de Beorn, Anel de Bilbo e Guarda Pessoal de Bolg são todas triangulares. A princípio, isso parece muito legal, mas na prática a forma é uma dor em termos de manuseamento e empilhamento. Isto é especialmente um problema com as fichas de danos enquanto estas acabam espalhadas pelo tabuleiro e os exércitos se envolvem uns com os outros.
O mapa é bonito, mas novamente estou muito mal acostumado pelo tamanho maior do mapa de War of the Rings. No entanto, desde que os exércitos estão limitados a 5 unidades por região as únicas coisas que ficam congestionadas são os vários marcadores que começam a acumular.
Ainda assim, todos os componentes são muito agradáveis e o jogo parece ótimo sobre a mesa.
Livro de Regras:
As regras estão escritas de forma muito clara e com exceção de algumas confusões quanto às Áreas de Reunir Goblins e as passagens da montanha, eu fui capaz de encontrar respostas para as minhas perguntas rapidamente nos primeiros jogos.
Posso dizer que mesmo eu, que sou bastante familiarizado com as regras do WOTR, há um pouco de coisas novas acontecendo neste jogo e eu fui surpreendido por uma curva de aprendizado mais íngreme do que eu esperava. Mas tudo ficou muito claro até o final da minha segunda partida. Assim, além de um aviso de que este jogo não é, na minha opinião, mais leve do que WOTR, não tenho nada de ruim a dizer sobre o livro de regras.
Jogabilidade:
A caixa diz que o tempo de jogo é mais de 60 minutos. Hmmm, gostaria de acrescentar mais tempo para isso. Acho que se as pessoas gratuitamente jogarem muito mal ou estiverem com extrema má sorte no jogo, a partida poderia terminar em 1 hora ou até menos, mas nunca consegui quebrar a marca de duas horas, e muitos jogos chegaram a 2:30 horas. Enquanto isso, WOTR anuncia um tempo de jogo de 3 horas, o que é muito parecido com o tempo da maioria dos jogos que fiz, com talvez 3:30 horas sendo o mais longo. Eu definitivamente não me importo de jogar The Battle of Five Armies por 2:30 horas. Eu aproveitarei cada minuto dele, mas se você está realmente à procura de um jogo que atinja a marca de 60-90 minutos, este não é o seu jogo.
A mecânica do jogo apresenta para cada jogador várias decisões difíceis em seu turno. Uma queixa que tenho visto alguns fazerem sobre War of the Rings é que há muita sorte, ou pelo menos muita aleatoriedade. Eu certamente entendo por que alguns podem se sentir assim. Afinal, sorteio de cartas, sorteio de fichas de corrupção, ações determinadas aleatoriamente, e muitos dados para rolar no combate. Para ser claro, eu não tenho nenhum problema com este aspecto do WOTR. No entanto, se você não gostou da aleatoriedade desse jogo, eu acho que você realmente odiará a aleatoriedade de Battle of Five Armies.

Uma parte muito importante deste jogo é o Rastro do Destino. Na minha experiência até agora as Peças de Destino cumprem talvez o papel mais importante na determinação de quem vai ganhar, ou, pelo menos, quem terá um caminho mais fácil para a vitória. Então, novamente, se você é o tipo de jogador que fica frustrado pelo fato de que, apesar de suas táticas brilhantes, você perdeu o jogo por causa do sorteio de peças que foram retiradas aleatoriamente de um saco, este jogo pode não ser para você.
A última área de crítica é que este jogo muitas vezes fica um pouco complicado, e com isso quero dizer brincar com todos os pedaços e peças em movimento. Combate em WOTR sempre pareceu muito limpo e rápido. Até mesmo as batalhas que vão por várias rodadas poderiam ser jogadas rapidamente. Ambos os lados rolam os dados, talvez jogam uma carta de combate, as unidades são removidas com sucessos (em geral, 5 ou 6), e em seguida, repetem até que um lado ganha a batalha. O combate em The Battle of Five Armies é muito mais detalhado, como deveria ser para um jogo desta dimensão. Mas o aumento de detalhes é fornecido com um aumento na complexidade.
No início de uma batalha, você verifica se há superioridade no terreno que dá ao jogador uma carta extra. Cada jogador cria um baralho de combate que consiste em todas as suas cartas de eventos atuais, além das cartas de manobra para as unidades envolvidas no combate. Cada rodada de combate ambos os jogadores jogam uma carta a partir deste baralho de combate, em seguida rola o número apropriado de dados com base na força de combate. No entanto, muitas vezes você rola tanto dados pretos quanto brancos com base na carta de manobra que você joga. Tal como acontece em WOTR você geralmente inflige dano em seu oponente com uma rolagem de 5 ou 6 (nem sempre), mas em vez de simplesmente remover uma figura para cada dano, agora você coloca fichas de danos, essas complicadas fichas de danos triangulares. No final de cada rodada, se o número de fichas de danos exceder o número de unidades, as unidades devem ser eliminadas, tipicamente numa proporção de uma unidade para cada duas fichas. O que isto significa é que muitas vezes se acumulam tantas 5-8 fichas de danos ao lado de seu exército, no final de um turno de combate; fichas que não se empilham muito facilmente. Em cima delas pode haver várias fichas de líder e talvez até mesmo uma ficha de controle de sombra no espaço. As coisas podem ficar confusas rapidamente. Ah, e eu quase me esqueci de que, se você está lutando por uma área fortificada, pode haver também uma pilha de fichas de dano específicas para mostrar a quebra da fortificação. Ah, e também pode haver fichas de reunião de unidade no espaço também. Então, como eu disse, as coisas podem ficar muito complicadas, especialmente quando você adiciona os personagens, os morcegos e as águias.

Assim, com todo este lamento e reclamação, por que
eu amo este jogo? Porque é divertido! A sorte pode desempenhar um grande fator na determinação do resultado? Sim. Será que o jogo demora mais do que o dobro do tempo para jogar como indicado na caixa? Sim. Pode colocar todas as peças necessárias para acompanhar tudo e ficar um pouco confuso e complicado? Absolutamente. E se essas coisas realmente o incomodam, então este não é o jogo certo para você.
Por outro lado, o jogo é incrivelmente envolvente. O tema realmente brilha através de qualquer desordem e problemas que possam existir. Quanto à aleatoriedade, a mecânica mais importante do jogo é chamada de Rastro do Destino! Pelo amor de Deus, é claro que a sorte é importante! Ela está diretamente ligada ao tema do jogo. E funciona muito bem.
No final, apesar das críticas, eu realmente gosto deste jogo. A única coisa que posso acabar fazendo é utilizar algumas mini-fichas de poker vermelhas e azuis para substituir as fichas de danos. Dessa forma, elas serão empilhadas facilmente e será muito mais difícil de acidentalmente confundir fichas entre os exércitos. Eu ainda usarei os originais para marcar dano em fortificação.
Eu já classifiquei o meu War of the Rings com uma nota 10. É verdadeiramente o "precioso" das minhas coleções de jogos, não só porque ele é tão especial, mas porque é o meu jogo favorito de todos os tempos. Como é que posso comparar com The Battle of Five Armies? Eles estão muito próximos. Acho que agora eu classificaria The Battle of Five Armies com um sólido 9. Eu gostaria que o combate fosse de alguma forma um pouco mais limpo, e eu gostaria de ser capaz de obter o tempo de jogo na marca de 90 minutos. Mas todas as partidas que eu joguei até agora tem sido uma grande experiência e me sinto confiante de que este será um dos meus favoritos por muito tempo.