Por Matthew S. (Prismattic)
Fonte: https://www.boardgamegeek.com/thread/1279969/timing-everything-review-spyrium
Spyrium é um jogo de alocação de trabalhadores notável pelo grande número de opções estratégicas em um pequeno número de rodadas. Este pode ser o único jogo que eu já joguei que me levou a dizer: "cara, eu queria que o jogo tivesse durado mais tempo." Isso não é uma crítica; é extraordinária a força do jogo. Os jogadores acostumados a jogos de alocação de trabalhadores que lhes permitem desenvolver uma estratégia cuidadosamente ao longo de 2-3 horas terão uma surpresa com Spyrium.
Existem várias maneiras diferentes para marcar pontos de vitória ao longo de seis rodadas. Flexibilidade estratégica é uma obrigação, em especial nas primeiras rodadas, porque é essencialmente impossível garantir a capacidade de acompanhar uma estratégia particular. Spyrium joga de 2 a 5 jogadores, mas eu acho que é melhor com 3 ou 4. Com 2, as oportunidades de explorar a mecânica do jogo são bem limitadas; com 5 fica tão caótico que é difícil manter estratégias.

Os trabalhadores podem ganhar PV (pontos de vitória), visitando determinadas cartas de personalidades no tabuleiro, ou trabalhando em fábricas e laboratórios, ou universidades que já tenham sido adquiridas pelo jogador. Alguns edifícios fornecem um número fixo de PV no final do jogo. Patentes, entretanto, fornecem um efeito de bônus durante o jogo e um número variável de PV no final do jogo. Patentes com bônus forte durante a partida tendem a ser menos valiosas no final do jogo, e vice-versa, embora eu ache que o equilíbrio é bastante forte durante e depois do jogo. Sempre que uma carta com o símbolo de residência é ativada, um jogador também enfrenta uma escolha difícil entre o aumento da sua renda em futuras rodadas ou receber PV igual à sua renda atual.
Exemplos de edifícios
Alguns edifícios fornecem recursos como maior renda ou trabalhador adicional imediatamente após a compra, enquanto outros permitem que um jogador empregue trabalhadores para ganhar cristais spyrium ou PV durante a fase de ativação.
Exemplos de patentes
A maioria das patentes pode reduzir o custo de uma ação ou aumentar o número de cristais spyrium ou PV que ganhou em um dos edifícios.
Exemplos de personalidades
Personalidades com fichas de símbolos sobre eles só podem ser visitadas um número limitado de vezes (1 a menos do que o número de jogadores); outras personalidades podem ser chamadas de "sem limite", tornando-as o único tipo de carta que é uma aposta certa para um trabalhador adjacente.
O tabuleiro de Spyrium é feito de cartas de 3 baralhos progressivamente mais poderosas que representam o progresso dos jogadores de um início humilde até um magnata industrial. Cada jogo de Spyrium será um pouco diferente, já que apenas 27 das 30 cartas no deck A e 18 de 20 cartas no deck B aparecem em um jogo (todas as 9 cartas no deck C sempre aparecem no sexto turno). Há 7 cartas de evento, uma das quais não ocorrerá durante as seis rodadas de qualquer jogo.
Exemplos de eventos
Considerando ser um jogo típico de alocação de trabalhadores escassos com espaços exclusivos para forçar difíceis escolhas táticas, Spyrium conta com a elegância do tempo. O jogador pode colocar um trabalhador entre as cartas de outros trabalhadores já colocados, mas deve escolher quando mudar a colocação dos trabalhadores para ativá-los, e a espera demasiada longa pode ver a carta que você estava procurando ficar debaixo de você. Enquanto isso, o custo de comprar uma carta é aumentado em 1 para cada trabalhador adicional adjacente a ela. Por outro lado, neste jogo de perder dinheiro, também se pode abrir mão de comprar uma carta e tirar um trabalhador para receber uma renda adicional para cada outro trabalhador na mesma carta.
Um jogo em andamento para 2 pessoas
Aqui você pode ver os jogadores empregando duas estratégias muito diferentes. Um adquiriu o número máximo de trabalhadores, a fim de explorar melhor as pessoas sobre o tabuleiro, enquanto o outro se especializou em mineração eficiente para maximizar o PV de processamento spyrium.
A ordem do turno passa no sentido horário de jogador para jogador. Ao contrário de um típico jogo de alocação de trabalhadores, ser o primeiro a jogar não é uma vantagem. Por um lado, ser o primeiro aumenta as chances de que você será capaz de mudar para a fase de ativação primeiro e pegar uma carta valiosa. Por outro lado, como os espaços não são exclusivos, a colocação de um trabalhador fornece primeiro a informação valiosa sobre sua estratégia, que ainda pode ser explorada por jogadores subsequentes. Você pode realmente arruinar o dia de alguém colocando um trabalhador que faz aumentar em 1 o custo de comprar uma carta necessária, sabendo onde ele colocou o seu trabalhador primeiro. Eu não vou sair e dizer que este é um mecanismo superior aos mais típicos, mas causa definitivamente uma boa mudança de ritmo.

A mecânica de Spyrium, com as curvas de oferta e demanda implícita, amarre-se bem a um tema econômico. Precisava ter sido um tema steampunk especificamente? Não, ele teria sido tão bem integrado como um jogo histórico sobre a revolução industrial. Como eu sou um jogador onde o apelo visual é importante, e como também sou um apaixonado por ficção científica e fantasia, no entanto, estou muito mais satisfeito com a escolha do tema. Minha única queixa é que, presumivelmente para independência de linguagem, os nomes das cartas, que são listadas no livro de regras, não são impressos nas próprias cartas. Qualquer um que jogar Spyrium pela primeira vez precisará consultar o livro de regras várias vezes para entender completamente a relevância temática de muitas cartas.
Eu paguei cerca de US$ 20 por uma nova cópia de Spyrium. Este não é o jogo mais barato que eu já comprei, mas contém profundidade mais tática e estratégica do que a maioria dos outros jogos com um preço semelhante. É agora um dos meus jogos favoritos, e eu o recomendo para quem gosta de euro peso médio.