Um jogo que me surpreendeu, confesso. Já sou jogador, deste estilo, desde o lançamento do Star Wars: X-Wing Miniatures Game e curti muito a mecânica do jogo, mas como sou jogador de D&D há 20 anos, não tinha como D&D Attack Wing (DDAW) não chamar minha atenção.
No início achei que seria apenas um X-Wing com Dragões e só, mas não é bem por aí, ele possui realmente uma mecânica semelhante, assim como o Star Trek: Attack Wing também possui, mas ele acrescentou alguns elementos que tornaram mais interessante ainda, que é o combate em mais de um nível, não apenas ar-ar, mas também ar-solo, solo-solo e solo-ar, com tropas no chão que podem atacar criaturas no ar.
Quem produz o jogo é a Wizkids e isso me deixou com um pé atrás, conheci a empresa quando jogava MechWarrior, lá no início dos anos 2000 e eu vi o que ela fez com o jogo, mas resolvi a arriscar e vi no jogo excelentes componentes, miniaturas belíssimas e uma possibilidade de um grande jogo.
No DDAW você constrói uma legião (como um squad em X-Wing) para combater contra o outro jogador, não existe restrição quanto ao tipo de tropas colocar em uma legião, como alinhamento por exemplo, ou seja, podem ter unidades malignas jogando lado a lado com as boas, isso pode ser ruim para ambientação dirão alguns, mas é só você criar seus builds temáticos e fim de papo.
Uma ferramenta criada pela comunidade par você conhecer melhor as expansões e unidades do jogo é o Legion Builder, ótima ferramenta, aprendi bastante com ela e decidi o que comprar por lá.
Mecânica
A mecânica do jogo, para quem não conhece nenhum dos jogos já citados, é de ação/movimento programado. Em uma fase de planejamento ambos jogadores, secretamente planejam o seu movimento, utilizam para isso discos de movimento, que especificam qual movimento será realizado por cada miniatura. Após isso, é revelado e então feito o movimento, desta forma ninguém sabe qual será o movimento do inimigo, mas conhecendo bem as possibilidades, já dá para prever um pouco cada ação.
O combate no jogo é feito de forma bem simples, em cada carta existem informações de Ataque, Defesa, Vida e Escudo. O ataque é para atacar, Defesa para evitar os ataques, vida é de onde se subtrai o ataque e escudo impede você de receber danos, caso tenha sido acertado. No combate o atacante joga o número de dados de acordo com o seu valor de ataque (ou do upgrade utilizado) e o defensor usa o total de dados defesa que possui. Alguns valores podem eliminar os valores de ataque, assim, ele impede ou não de ser atingido. Caso ele seja atingido e tenha valor de escudo, ele remove um valor de escudo para cada valor sofrido.
Neste meio tempo existem ações que podem modificar cada valor de ataque e defesa, além de habilidades que auxiliam movimentação ou outros aspectos do jogo. Sim, também encontramos magias, itens mágicos e muito mais para utilizar em cada tropa.
Starter Set
Para adquirir o jogo o início é com o Starter Set, que vem o suficiente para ter umas boas partidas de 1 até 3 jogadores, já que vem 3 miniaturas que podem jogar de forma independente. Com a composição desta caixa inicial, você terá os elementos básicos do jogo, que são: réguas de medição de movimento, dados de ataque e defesa, cartas de dano além das cartas de upgrades das miniaturas que vem nele.
São 3 miniaturas iniciais: Dragão Vermelho, Dragão Azul e Dragão de Cobre. Cada miniatura vem com sua carta para jogo, com duas opções, a versão genérica e um personagem único. Neste ponto que achei beeeem bacana, pois não são dragões inventados, são dragões que para quem joga RPG, talvez até já tenha cruzado com eles em alguma aventura. São o Balagos, Galadaeros e Eshaedra.






Expansões
Assim como outros jogos do estilo para você aproveitar mesmo vai precisar (e acredite, você vai querer também) ter as outras expansões. Em cada uma você terá a miniatura correspondente, cartas de upgrade que poderão ser usadas por elas ou outras miniaturas que já possui, além de uma aventura, sim, no jogo você também pode jogar uma campanha que se forma através de cada aventura que vem em uma expansão.
Algumas delas seguem a baixo:



Serão várias ondas de lançamento, mensais (prepare o bolso). Na Wave 1 foram lançadas:
- Green Dragon
- Frost Giant
- Sun Elf Troop
- Dwarven Ballista
- Sun Elf Wizard
- Hobgoblin Troop
- Wraith
Para a Wave 2 (já lançada nos EUA):
- Shadow Black Dragon
- Movanic Deva Angel
- Aarakocra
Já existem listadas até a Wave 9, então, tem muita coisa pela frente já definida.
Temática
Hoje o D&D está em sua 5a Edição (D&D Next), junto com esta nova edição chegou uma mega campanha chamada Tirania dos Dragões, como estratégia da Wizards, tudo lançado neste momento está conectado a este arco, com o Attack Wing não foi diferente, você encontrará nas expansões personagens e NPCs que encontrará na campanha e isso eu achei bem bacana.
Existe uma campanha dentro do jogo que é formada através da junção de cada aventura presente na Wave 1 das expansões.
Tem Campeonato sim senhor
Lá nos EUA a Wizkids tem os OP (Organized Play) que são os eventos de competição com excelentes premiações, serão 6 meses dentro do Arco da Tirania dos Dragões, com cada mês tendo como premiação uma miniatura que virá apenas depois para compra e no final dos 6 eventos terá como premiação Tiamat!! (a mesma miniatura do Icons of Realms, porém com as peças para incluir no DDAW).
Por aqui, com a vinda do jogo pela Devir pode ser que tenhamos isso também, vamos aguardar para ver, mas hoje, qualquer loja inscrita na Wizkids poderá realizar tais eventos com as premiações.